domingo, 23 de agosto de 2009

[Ed. 26#] DiscoveryHemp: Manipulação e Transgenia!

por Dr. Moura Verdini

O ser humano é rapidamente identificado por algumas características que o tornam especial. Dentre elas, a brilhante capacidade de perceber os problemas ao seu redor e inventar soluções criativas a partir de um conhecimeno prévio obtido pelo acúmulo de experiências. Um objetivo central para todo ser vivo é a manutenção de um balanço energético favorável, ganhando mais energia com a alimentação do que o gasto na busca por alimentos. Quando o homem deixou de ser nômade e passou a formar sociedade, este problema começou a ser resolvido a partir da domesticação de algumas espécies de animais e plantas. Com o acúmulo de experiências e conhecimento sobre o funcionamento das leis naturais, o homem pôde melhorar essas culturas para um melhor aproveitamento de suas características benéficas em detrimento daquilo que é desnecessário ou prejudicial.

A maconha é  uma das muitas plantas que foi domesticada pelo homem , e suas qualidades podem ser utilizadas de forma a garantir o cumprimento de muitas necessidades humanas. Uma forma básica de manipular vegetais é o cruzamento entre linhagens selecionadas de modo a garantir um aumento ou diminuição de determinada característica que se queira controlar. No caso da maconha, o homem pode selecionar as linhagens com maior quantidade de THC e entrecruzá-las, para se gerar um híbrido com ainda mais quantidade de THC e outras substâncias psicoativas. Isto, de fato, é feito e muitas das variedaes que nós conhecemos hoje, como o skunk, por exemplo, nasceram de cruzamentos entre linhagens selecionadas. Da mesma forma que podemos aumentar a concentração de canabinóides, podemos também diminuir a sua concentraçào através do cruzamento de linhagens com baixo teor de substâncias psicoativas.

Há algum tempo atrás, na Rússia, um aumento da necessidade da produção de papéis e fibra para a confecção de roupas, além do potencial uso alimentar fez com que cientistas pesquisassem uma forma de aumentar a produção de fibras de maconha. Porém, havia a preocupação com um possível aumento do uso da erva como substância psicoativa. Por isso, os cientistas cruzaram linhagens tentando obter híbridos que garantissem uma alta produção de fibras e que tivessem baixas concentrações de canabinóides. O resultado foi a criação de três linhagens de  híbridos, que garantiram um aumento na produção de fibras e um teor de THC mais de 5 vezes menor do que o comum em Cannabis sativa.

Um outro objetivo que pode ser contemplado com esse tipo de hibridização é um aumento na resistência a pestes e a pesticidas. Hoje em dia, com o aumento da tecnologia, temos outras formas de manipular os organismos. Uma dessas formas, que por sinal é bastante discutida e controversa, é a transgenia, ou seja, tranferência de genes de uma espécie para outra, com o objetivo de que o receptor dos genes expresse determinada característica. Poderíamos, dessa forma, criar linhagens com mais ou menos THC, maior produção de fibras, mais resistência a pragas e a pesticidas. Poderíamos ter plantas com crescimento mais rápido. Porém a transgenia tem diversos inimigos e vários pontos contra, como possíveis danos ambientais e à saúde, além da forma como grandes empresas se apropriam de uma tecnologia cara para oprimir pequenos produtores. Bem, a questão é bem longa e não cabe ser discutida agora. Os trangênicos são uma realidade e consumimos muitos produtos. Portanto, é importante que estudemos do que se trata e que estejamos bem informados sobre o assunto. Segue uma pergunta então:

Você  fumaria um baseado apertado com maconha transgênica, com uma quantidade muito maior de THC do que o normal?

12 comentários:

  1. Prefiro cultivar plantas "normais".
    Gosto de pensar que a planta e sua capacidade de te deixar "chapado" sao um presente da natureza, nao curto a ideia de cientistas mudando a quantidade de thc da planta...
    Nao e que eu nao gosto de transgenicos... na maconha nao me agrada, creio que o nivel de thc de uma planta "normal" e o que a natureza julga ser o suficiente, para voce usar..

    ResponderExcluir
  2. nao..procura nao usar nd trangenico

    ResponderExcluir
  3. nada q altere a natureza é bom

    ResponderExcluir
  4. experimentar com ctz, mas nao pra uso regular..

    ResponderExcluir
  5. Não vejo a menor necessidade de sujeitar o planeta à possibilidade de um desequilíbrio ambiental só pra ficar mais chapado. A natureza é sábia: lhe dá o que vc necessita. Simples assim.
    []ões

    ResponderExcluir
  6. O LANCE DE HÍBRIDOS SE TRATA EM QUE ELES PERDEM A LONGEVIDADE, E A MACONHA QUE JA É ARBUSTIVA NÃO Á TEM MUITO, É DIFICIL CULTIVAR UMA MACONHA DURANTE 9 ANOS, PARA OBTER A FLORAÇÃO MAIS PSICOPOWER, E ESSES HIBRIDOS AI NEM CHEGAM À 6 ANOS, UMA PLANTA DE CANNABIS DE 6 METROS DE ALTURA, COISA QUE SÓ O NATURAL FAZ MESMO.
    E NEM FALO SOBRE O EQUILIBRIO ENTRE BCO/THC. NÃO MISTURE MACONHA COM HAXIXE QUE VC QUEBRA ESSE EQUILIBRIO. QUE CADA MACONHA TEM EM ESPECIAL, ESSES HIBRIDOS NOVOS COM 40/50% DE THC É COISA DE LOUCO NÃO EXISTE EQUILIBRIO.

    ResponderExcluir
  7. tanto faz, nao acho necessario esse tipo de coisa, eu passo o meu dia com uma minibola ao acordar, e consigo fazer a chapaçao ficar até eu ir durmir, mais é logico que nao é aqueeeeeeela coisa, mais a positividade e o sentimento bom ainda vai ta sincronizando na minha cabeça, que PRA MIN é o mais importante da cannabis, essa coisa de xapar muito, é um modo de se desligar de tudo isso.Temos mesmo é fica mais ligado doque nunca, e ligar sim pra nossa situaçao... bye♥

    ResponderExcluir
  8. Não vejo necessidade em causar danos ao meio ambiente a à saúde só pra tentar arranjar um baseado mais pancado do que o normal. Se bem que, na minha terra, galera tem fumado coisa muito pior do que um green transgênico. Pau podre de brasília até merla tem... Se botassem a saúde na frente, não existia mercado

    ResponderExcluir
  9. 'Se bem que, na minha terra, galera tem fumado coisa muito pior do que um green transgênico'

    Falo tudo brother, eu fumo do prensado (infelizmente), se me oferecem um-dois de um grow transgenico eu não penso duas vezes!

    ResponderExcluir
  10. Pq naum?

    Não vejo nenhum problema em fazer cruzamentos com acessos de maconha...galera só de pensar nesta prensada com um teor de THC mais elevado, eu viajei aki ó...será que algum cientista desses já tentou fazer biocombustiveis de THC? todos aki sabem né! biocobustíveis são misturas de ésteres alquílicos resultantes da reação de transesterificação de óleos/gorduras vegetais ou animal, em presença de um catalisador.

    Com certeza se existisse acessos de maconha com teor de THC elevadíssimos seria até mais um precursor pra a biomassa...

    fica a dica!!



    Bote um transgênico aew pra nóizz....Salve...salve

    ResponderExcluir
  11. Com certeza!!! Nenhum preconceito contra transgenia. Transgenia é apenas uma técnica, não foi provado que faz mal à saúde, o problema são os usos que se podem fazer dela.

    ResponderExcluir