Parece cada vez mais que a legalização está para chegar no Brasil, mas não somente pelo ímpeto de nossos competentes políticos, e sim por evidências cada vez mais claras que rodam o mundo afora e o Hempadão trás pra cá, em primeira mão. Hoje vamos falar sobre alguns dos mais importantes assuntos da semana sobre a Santa Maria. Primeiro vamos esmiuçar um pouco a seguinte manchete: “Maconha pode fazer bem ao seu cérebro”.
E antes que acusem a gente de apologia, o lance é tragar fundo e refletir não sobre uma frase a esmo, mas sim sobre o estudo realizado por uma junta médica internacional. Segundo o experimento feito em ratos com uma substância equivalente ao THC para humanos, os canabinóides são capazes de auxiliar a vida dos neurônios, tornando-os maiores e até mais eficientes. O link para a matéria em inglês você encontra aqui, mas o fragmento de maior importância segue abaixo, com link no final para o texto inteiro:”
“Esqueça o estereótipo de maconheiros dopados. Maconha pode fazer bem ao seu cérebro.
Enquanto outros estudos mostram que o uso periódico de maconha pode causar perda de memória, problemas no aprendizado e muitas outras coisas, uma nova pesquisa sugere que a droga pode trazer alguns benefícios potentes, quando bem administrada.
A maioria das “drogas de abuso”, como o álcool, heroína, cocaína e nicotina impedem o crescimento de novas células cerebrais. Porém, os pesquisadores descobriram que os canabinóides promoviam a geração de novos neurônios nos hipocampos de ratos.
Hipocampos são a parte do cérebro responsável pelo aprendizado e memória. O estudo confirmou tanto para os canabinóides derivados da planta quanto para os sintéticos.
“Isto é uma surpresa”, disse Xia Zhang, um(a) professor(a) associado (a) à Unidade de Pesquisa Neuropsiquiátrica na Universidade de Saskatchewan, em Saskatoon.
“O uso crônico de maconha pode, na verdade, melhorar a memória de aprendizado e os novos neurônios no hipocampo podem amadurecer em dois ou três meses”, ele adicionou.
A pesquisa de Dr. Zhang e um grupo de pesquisadores internacionais vai ser publicada na edição de Novembro do Journal of Clinical Investigation, mas suas conclusões estão online agora.”
Leia o artigo completo, traduzido pelo Hempadão!
Mas não acaba por aí, porque esse semana também foi veiculada a informação de que a cannabis pode ter o papel importante na prevenção de uma doença comum na terceira idade, a osteoporose. A matéria foi da BBC você pode ler em inglês clicando aqui. Outros veículos no Brasil deram a notícia, como o próprio G1. Um fragmento da tradução do texto original, você vê aqui:
“Pesquisadores constataram que o efeito da cannabis nos ossos varia de forma dramática conforme a idade do usuário. O estudo descobriu que, enquanto a droga pode reduzir a força dos ossos na juventude, também pode proteger da osteoporose (um enfraquecimento dos ossos) na vida adulta.
Um grupo de cientistas da Universidade de Edimburgo chegou à essas conclusões comparando os efeitos da droga em ratos. A osteoporose afeta até 30% das mulheres e aproximadamente 12% dos homens, em algum momento de suas vidas.
O grupo descobriu que a cannabis pode ativar uma molécula encontrada naturalmente no corpo que é chave para o desenvolvimento da osteoporose.
Quando o CB1 entra em contato com a cannabis, há um impacto na regeneração dos ossos.”
Outra notícia importante, que tende sem dúvida a decidir o futuro da história do Brasil em relação à política de drogas, foi a criação da nova Comissão Brasileira Sobre Drogas e Democracia (CBDD), composta por atletas, juristas, jornalistas, atores e especiailistas da área social e médica. A lista que não é nada fraca conta com um total de 27 nomes, divulgados em primeira mão pelo blog SobreDrogas, da Globo. Se liga só:
1. Carlos Costa - Líder comunitário
2. Carlos Velloso - Ministro do Supremo Tribunal Federal
3. Celina Carpi - Presidente do movimento "Rio Como Vamos"
4. Celso Fernandes - Presidente da Visão Mundial Brasil
5. Daiane dos Santos - Ginasta olímpica
6. Dráuzio Varela - Médico e escritor
7. Ellen Gracie - Ministra do Supremo Tribunal Federal
8. Edmar Bacha - Economista, ex-diretor do Banco Central
9. Joaquim Falcão - Diretor da Escola de Direito da FGV
10. João Roberto Marinho - Vice-Presidente das Organizações GLOBO
11. Jorge Hilário Gouvea Vieira - Advogado
12. Cel Jorge da Silva Cel PM, Ex-Chefe do Estado Maior da PM do Rio, Doutor em Sociologia
13. José Murilo de Carvalho - Doutor em Ciência Política, membro da Academia Brasileira de Letras
14. Lilia Cabral - Atriz
15. Luiz Alberto Gomes de Souza - Sociólogo
16. Maria Clara Bingerman - Decana da Faculdade de Teologia da PUC RJ
17. Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça - Ensaísta e poeta, membro da Academia Brasileira de Letras
18. Paulo Gadelha - Presidente da FIOCRUZ
19. Paulo Teixeira - Deputado Federal (PT/SP)
20. Pedro Moreira Sales - Presidente do Conselho Itaú Unibanco
21. Popó - Ex-campeão mundial de boxe
22. Regina Maria Filomena Lidonis De Luca Miki - Coordenadora da CONSEG e ex-Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Diadema
23. Regina Novaes - Antropóloga, Ex-presidente do Conselho Nacional da Juventude
24. Roberto Lent - Neurocientista, UFRJ
25. Rosiska Darcy de Oliveira - Escritora, co-presidente do movimento "Rio Como Vamos"
26. Viviane Senna - Presidente da do Instituto Ayrton Senna
27. Zuenir Ventura – Jornalista
Matéria completa no SobreDrogas
A reunião para a consolidação e exposição pública dos ideais do coletivo acontecerá na próxima sexta, dia 21, no Rio de Janeiro. A evolução desse projeto você certamente acompanhará aqui na Hempada. As mudanças na lei atual, elaboradas pelo deputado Paulo Teixeira, será um dos assuntos tratados na reunião de sexta, que será fechada à imprensa. Mas a programação e mais detalhes do evento podem ser colhidos no site da organização VivaRio. O Chapa2 de hoje termina cheio de esperança, convidando cada um dos leitores a entrar na roda e dizer o que acha sobre esse momento histórico do qual somos todos contemporâneos.
Mudança na lei, comissão brasileira sobre drogas e democracia, FHC sendo astro de documentário sobre drogas e redes de televisão não esplorando o "sensacionalismo caretóide" em suas matérias relacionadas a drogas...
ResponderExcluirParece sonho, mas ao que parece a previsão da legalização para 2015 pode não estar tão distante OU estamos todos "muito chapados".
Mais do que nunca:
LEGALIZE JAH
Falei e disse
ResponderExcluirLegalização é questão de tempo.
Quanto tempo, só depende da gente.
2015 ou antes, legalização no Brasil [será?]
realmente, as coisas podem estar mudando.
ResponderExcluirfim ao preconceito, informação ao povo.
Realmente,as coisas parecem estar mudando.Pouco tempo atras,acendi uma perninha de grilo numa balada aqui,e o segurança e o gerente só faltaram me matar por isso,os cabeçudos não sabiam que ha 5 anos eu fumava ali,além de ser colaborador da casa...resultado:os dois foram demitidos na hora.Pouco tempo depois numa blitz,os "homi" descobrem 3 pernas de grilo comigo,não fazem nada e ainda me devolvem os becks...Acho que as pessoas estão começando a perceber que estamos em 2009!Chega de preconceito e ignorância!
ResponderExcluirentao, esse CBDD é só galera q qer que legalize, ou é apenas uma comissao para ver as politicas sobre drogas?
ResponderExcluirNossa, parece que está tudo mudando tão drásticamente ultimamente. Nos últimos anos a discussão sobre a política de drogas é um tabu, e hoje em dia está sendo cada vez mais discutida. Vamos torcer para quero tudo ocorra a nosso favor na reunião.
ResponderExcluirE tem o FHC estrelando filme!! isso aumenta muiiiitooo minha esperança na legalizaçao!! mano quando acontecer vo ficar muito feliz e dar muita risada dos caretas!!
ResponderExcluirNao tem por que rir dos caretas.
ResponderExcluirTemos que rir dos politics malditos que apoiaram anos de guerra cívil e mortes diárias.
O careta deixa ele na caipirinha enquanto eu acendo meu greenzinho, sem problemas com a lei (parece sonho)
e que tudo ocorra bem na reuniao..
ResponderExcluiraaaaaaa eu conheço uns caretas que da vontade de dar uma baforada seguida de risada na cara e dizer:VC ESTAVA ERRADO!!
ResponderExcluirSabe aquele tipo de pessoa que em um dialogo sobre a legalizaçao da maconha so vem com preconceito,passagens da biblia, e afirmaçoes erroneas que ja sao antigas(porta de entrada, c vc fumar vc vai mata alguem, que maconha vicia a ponto de vc vender sua mae em troca de maconha etc etc), e quando vc apresenta FATOS comprovados pela ciencia, e ate mostra pessoas que fumam regularmente e sao exemplos de seres humanos , novamente vem uma afirmaçao sem base nenhuma mas que para essa pessoa e suficiente para "rebater" tudo o que vc estudou e sabe que esta certo!
Um cara que merecia uma baforada na cara e o demostenes torres( nao fiz questao nem de colocar maiuscula nem saber como escreve o nome dele!), o maluco burro! nao sabe literalmente NADA sobre o assunto(3 plantas para fazer um beck hauhauahuahua) e vem falar merda!
Mas de uma coisa eu tenho certeza o movimento ganha cada vez mais força e logo logo nao terei mais medo de ser pego com minha plantinha aqui em casa!!
Bem lembro a todos que a Ministra Ellen Gracie, Ilustrissíma senhora, com todo o respeito, ao longo dos tempos tem demonstrado uma postura totalmente contra e em desfavor aos usuários da cannabis.
ResponderExcluirNão custa lembrar que a maioria dos juízes, digo, ministros do STF, já decidiram e optaram por um posicionamento, digamos mais relax.
Não sou contra que ela opine, participe, mas sempre lembrando que não é assim que a maioria dos seus colegas pensam e que não é assim o determinado pela ONU, pela União Européia...
enfim....... o debate é proposto e assim é democrático..
mas gostaria de saber se tem algum na lista que é auto declarado usuário, portador para uso, enfim, EXISTE?
grato.
Rapaz, tem gente se declara contrário e está compondo essa Comissão..
ResponderExcluire aí............ tem alguém que se declara a favor, publicamente... dos da lista?
'tá ruim ein..
;)
Venho percebendo que a maior rede de TV e mais manipuladora (Rede Globo) vem discutindo mais sobre o assunto que era praticamente proibido em redes nacionais.
ResponderExcluirCom programas que a maioria do povão (leia-se caretas ignorantes) assiste, como A Grande Familia, Fantastico, Jornal da Globo, o assunto é discutido livremente, sem preconceitos.
Vejo que algo grande está por vir.
Essa nova comissão pode ser um grande passo para um debate democrático sobra a cannabis. Reunir representantes de diversas alas da sociedade para um debate me parece pertinente. "O jogo´só acaba quando termina", diria um jogador de futebol, portanto, aguardemos o andamento dos trabalhos. Paz.
ResponderExcluirInformação, é a unica saida!
ResponderExcluirOi Sr. Anônimo que falou da Rede "Grobo"
ResponderExcluirsabe q eu também percebi isso, q tipo a referida instituição anda digamos, como que suavizando a situação do usuário de cannabis, tanto é q vi em uma reportagem de um jornal seu jovens na região onde tem bastante viciado em crack lá em sp, q o jovem q faz (ou ao menos na reportagem fez) trabalho de visita a esses dependentes.. falou no microfone do repórter, como que perguntando ao cidadão viciado em crack, "vim te ajudar" daí o viciado: "é? então me dá 10 reais" daí o rapaz: "pra q?" aí o viciado: "pra usar crack", daí o jovem vira: "ah então vc não quer dinheiro pra maconha, vc quer pro crack?"
bem não entendi bem qual o propósito, mas na minha opinião serve pra desvencilhar os estigma de que viciado é viciado e acabou-se, tem viciado em crack, outros em jogos, enquanto uns dão uma gasparzinho com "nosso" dinheiro público...
mas q pena não ver minha pergunta respondida..
ResponderExcluiré pelo jeito a lista desses ilustres pensadores que se reunirão na sexta-feira, não tem um autodeclarado amante da cannabis como tem ferrenhos oposicionistas...
e ainda tem gente comemorando aí..
pra mim aqui no Brasil, como ainda vivemos uma época de conscientização sobre o uso de bebidas como cerveja, como por exemplo, como a "lei seca" que visa evitar o uso abusivo do alcohol e a direção..
enfim.. para mim parece ser tudo conectado, exemplificando ainda sobre a bebida.. se não conseguimos impedir que um menor de 18 anos, compre, use e abuse de alcohol, como vamos impedir que o mesmo não ocorra com ganja legalizada e comercializada legalmente, obviamente..
Um outro caso que costuma me intrigar e me parece ser também uma clara demonstração da falta de maturidade ainda para atingirmos certos estágios da liberação, cito o exemplo das máquinas de caça níqueis, destarte a discussão se são legalizadas ou Não, as mesmas deveriam (assim como no caso dos fliperamas), caso viessem a existir, em áreas afastadas de escolas e colégios (evitar aglomeração onde se reúnam jovens e pessoas que ainda não atingiram a idade legalmente permitida para o consumo), bem o ponto de vista nesse caso é o seguinte: se ainda não respeitamos as leis q mandam-nos afastar fliperamas dos jovens, como conseguiriamos garantir que coffe shops (ou locais para adquirir e fazer uso da cannabis) também o fossem......
bem espero ter contribuído para o ponto de vista de alguns e estou aberto a sugestões e críticas..
aqui fica o relato de um agente reprimido por anos de brutalidade, em uma batalha desproporcional, enquanto de um lado sempre tem o aparato estatal com homens altamente armados do outro vem vindo um jovem franzino com gramas de ganja no bolso (se tremendo e suando de medo) rss
desculpa o desabafo, mas encerro por aqui, sugerindo a leitura das ações constitucionais (remédio processual para sanar decisões viciadas) nomeadas de "Habeas Corpus", de números HC 92961, HC 94583 do STF, pode acessar no site www.stf.jus.br
Pode apertar em jurisprudência e pesquisar por Habeas E Corpus E Militar E Posse E Maconha..
muito interessante como o ponto de vista do STF mudou de decisões do ano 2000 para cá, bruscamente, da não aplicação do princípio da insignificância para casos de posse e consumo de maconha por parte de militares. Até atingirmos o atual posicionamento que claramente descriminaliza a posse e uso da cannabis, pena que muito tempo depois de a pessoa responder um processo penal, ser sentenciado pela sociedade (desde que responde um processo criminal, vejam q muitas das vezes responder um processo é pior ainda do que a própria sentença, pois esta pode até ser de absolvição, mas até lá muito dano já causou..)
enfim... Não custa nada lembrar, a Ministra Ellen Gracie é voto vencido na questão e em dia de julgamento de processos que envolvam a mesma matéria ELA SIMPLESMENTE JUSTIFICA SUA AUSêNCIA E CORRE!
isso é assédio moral, vc evitar conversar sobre uma controvérsia e apenas se retirar, deixando que "os outros" batam cabeça sobre o assunto, eu falei isso no outro comentário e acabei de ver aqui de novo na pauta do dia 19. de agosto recente, ela Faltou de novo!!!! e mais um caso de HC por porte e uso fez (mesmo q muito tardiamente) justiça, e sem a ajuda da Ministra!
Ministra Ellen Gracie, que posicionamento é esse?
Ao invés de incentivar o debate, vc está fugindo ao mesmo só porque é contra?
Foi assim que a senhora construiu sua carreira no direito? Quando todos opinavam contra sua vontade, batia o pézinho no chão e saía de cena para chorar pro papai?