quinta-feira, 27 de agosto de 2009

[Ed. 26#] Hemportagem: Tommy Chong – Ícone da Massa!

por Pietro

O Hempadão sempre deixa o leitor por dentro da vida dos artistas da cultura canábica, alguns artistas acabaram levantando bem alto a bandeira de legalização e desde então carregaram à eternidade o fardo da nossa luta. São músicas, atos, palavras, que foram carregados com o tempo e hoje ecoam no nosso presente. Frases de efeito como “Estenda-se pelos seus direitos” e como “Uma erva natural não pode te prejudicar” sempre foram ouvidas e ecoadas aos arredores dos burburinhos da fumaça.

Dentre tantos, um deles especificamente se destaca pela sua historia de luta em busca da conquista do habeas corpus da nossa querida plantinha. Da famosa dupla “Cheech and Chong”, Thommas Chong nasceu no Canadá. Na década de 60 Chong e seus amigos formaram uma banda cujo o nome era “Little Dady and the Bachelors” que alguns anos mais tardes viria a se chamar “Four Nigger and a Chink”. Este foi o primeiro passo de Tommy no mundo da fama, mas este sonho não iria muito longe e então Tommy foi demitido por causa de problemas com a migração.

Em 1985 1978 Chong viria a gravar o filme que lhe abriu as portas para o sucesso, que lhe deu as caras que ele tem hoje, o filme praticamente tinha dado a seda e o fumo agora só restava Tommy apertar. E ele fez muito bem, atuando ao lado do seu grande amigo Cheech Marin, Chong agora já não era mais Tommy, ele fazia parte de um conjunto: o Cheech and Chong.

Quinze anos se passaram desde a primeira estréia de Cheech Chong, agora eles já tinham 6 filmes e Chong buscava abrir o seu próprio negócio. Por volta de 2002 Chong abre uma rede de lojas para vender acessórios para se fumar, sim os famosos bongs, pipes e vaporizadores.

Em 2003 Chong foi alvo da guarda negligente americana, durante as operações “Pipe Dreams” e “Headhunters” Chong foi preso por distribuir 7.500 bongs pela internet. Com uma decisão “sensata e justa” da corte, Chong foi condenado a 9 meses de reclusão, uma fiança de vinte mil dólares e a perda de todos os produtos da sua loja.

Com a condenação, centenas de advogados e civis foram as ruas com suas idéias nas mãos e elas diziam bem claramente: “FREE TOMMY CHONG”.As operações Pipe dreams e Headhunters tinham como alvo 54 supostos criminosos, porém apenas Chong havia sido preso. O tema gerou uma controvérsia afinal o Chong havia sido preso apenas por ter o seu rosto marcado pelo tabu que é o mercado canábico.

Em 2004 Tommy se apresentou na Broadway com um Stand-up sobre um monólogo da maconha, o show chamava-se “The Marijuana-Logues mas teve que ser cancelado devido ao excesso de fumaça. Em 2006 ele escreveu um livro sobre as chongpostersuas experiências na cadeia e sobre sua vida, o nome do livro é “The I Chong: Meditations from the Joint”. E em 2008 é feito o documentário a respeito da vida de Tommy. “A.k.A Tommy Chong” estará disponível para download no downdois dentro de algumas edições. Após ser solto Tommy não desistiu da vida de estrela de cinema e nem tão pouco baixou o mastro da nossa bandeira. Tommy se tornou diretor de filmes enfumaçados e é por isso que Thommas “Chong” é um dos maiores defensores e revolucionários do nosso pedido por mudança nas leis.

Onde há Chong, há fumaça. Pra quem quiser ver o trailer do filme, clique aqui!

Até semana que vem!

11 comentários:

  1. Amigos,o texto não está correto.Cheech & Chong já faziam shows e gravavam discos desde o começo dos 70,o primeiro filme,"Queimando Tudo" é de 1978,não 1985.P/ quem procura,tenho tudo dos caras em dvd.Mande mail p/ alelorax@hotmail.com
    Abraços e continuem assim,o blog está excelente!

    ResponderExcluir
  2. Também esqueci de dizer,eles estão de volta,acho q já tem 1 ano,fazendo shows em clubes pela america do norte...

    ResponderExcluir
  3. T. Chong também participou de 'That 70's Show', como sempre roubando a cena com a sua cara de eterno lesado, hehehe.
    []ões

    ResponderExcluir
  4. Alex, as fontes sao nao mais nao menos do que o wikipedia, o site celeb stoner e o filme A.K.A tommy chong

    ResponderExcluir
  5. Pietro,então,talvez todas essas fontes estejam erradas,pois como eu disse,eles já se apresentavam e gravavam desde o começo dos 70,e o primeiro filme é de 78,o que os tornou famosos em 85 talvez seja a participação no Afterhours(Depois de Horas)do Scorcese,que é muito bom.E quem quiser a coleção Cheech & Chong c/ legendas em português,escreva p/:alelorax@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Alguem aê tem os stand up do Chong com legendas? Pode ser no youtube...

    ResponderExcluir