domingo, 30 de agosto de 2009

[Ed. #27] DiscoveryHemp: Fungos na Cannabis! A Praga…

por Dr. Moura Verdini

Como todo ser vivo que se preze, a Cannabis tem seus inimigos naturais, sendo vítima tanto de herbivoria, como de doenças. O tema que o Discovery Hemp vai tratar hoje são as diferentes doenças que podem ser causadas na maconha e seus diferentes vetores.

Os principais grupos de organismos que causam doenças na Cannabis são fungos, bactérias, vírus, nematodeos e outras plantas parasitas. Pouquíssimas dessas doenças podem ser transmitidas para humanos, porém temos algumas excessões.

No mínimo 88 espécies de fungos diferentes podem causar doenças na Cannabis e mais espécies são descobertas todo ano, portanto hoje, esse número deve ser bem maior. A doença mais significante causada por fungos é de longe o bolor cinza, causado por um fungo que vive em regiões úmidas com temperaturas de frias a moderadas. Nessas condições esse bolor pode alcançar situações epidêmicas e destruir uma safra inteira em uma semana apenas. Este fungo pode atacar a planta ainda quando semente; e se desenvolvida, ataca o caule e os ramos. Plantas fêmeas são mais suscetíveis a essa doença, que também ataca as flores, deixando os pistilos (órgãos sexuais femininos) marrons. Em poucos dias a planta está completamente envolvida pelo fungo sendo levada à morte. As plantas estão mais sensíveis ao ataque dos fungos durante a sua floração. Algumas variedades de maconha possuem certa resistência ao ataque desse fungo, porém outras são totalmente indefesas, principalmente as variedades que se desenvolveram em climas tropicais e nunca tiveram contato com esse fungo evolutivamente.

Uma outra doença importante causada por fungos é conhecida em inglês como hemp canker. Esse fungo ataca plantações na Europa, América do Norte, Austrália, Tasmânia e Índia. Os sintomas aparecem como lesões ensopadas de água no tronco e nos ramos da planta quando estas chegam perto da maturidade. Depois as lesões se tornam negras. Essa doença também leva as plantas à morte.

Além de doenças que atacam os ramos e o tronco, também temos doenças que atacam as sementes, levando elas à morte antes do início do desenvolvimento da planta. Outros fungos atacam as folhas. As duas doenças mais comuns nas folhas deixam elas amareladas e marrons. Estas doenças dificilmente matam a planta, mas atrapalham seu crescimento e reduzem sua produtividade. Alguns fungos que atacam as folhas também podem atacar os ramos. Outros fungos atacam as raízes da planta causando grandes perdas. As doenças de raízes estão entre as mais virulentas e destrutivas em muitos lugares no mundo, como Europa e Índia, chegando a destruir 80% das plantações na Índia. Alguns desses fungos que atacam as raízes receberam atenção especial e são estudados para serem utilizados como controle biológico de plantações de maconha.

Hoje o Discovery Hemp discorreu sobre as doenças causadas por fungos na hempa. Os maiores inimigos de plantas em geral são os fungos, portanto a variedade de espécies que atacam a Cannabis é grande, visto que temos espécies que atacam todas as partes da planta, desde a semente até a planta madura, com algumas doenças atacando as ainda jovens. Há doenças nas raízes, caules, folhas e flores.

Em outros posts escreveremos sobre doenças causadas na Cannabis por outros grupos de organismos que não sejam fungos. Até lá!

9 comentários:

  1. O meu maior inimigo e a mosca minadora.... a larva dela cresce dentro das folhas e vai se deslocando e deixando um caminho branco!! eu desenvolvi a tecnica do aperto, e so voce aperta a regiao da folha que a larva se encontra com os dedos e ela morre!! essa tecnica ta funcionando muito bem comigo!!
    Graças a deus nao deu mais nada na minha !!

    ResponderExcluir
  2. Eu nem planto, mas é bom saber né... vai que um dia eu preciso.

    ResponderExcluir
  3. estou com o problema citado acima de folhas amarelada e marrom , li um poucó na internet e vi que podia ser falta de magnesio ,comprei o famoso sal de epsomita pulverizei e notei q a folha nao ficou tão seca mais na resolveú o problema.Ela esta afetando apeńas as folhas de baixo e continuando crescendó.Queria sabeŕ śe o caro colega tem alguma dica pra que elas se desenvolvam sem esta doen]çá.Rafaelvlw.

    ResponderExcluir
  4. Também aconteceu com toda a minha plantação. No inicio as folhas apresentavam pintas pretas e começaram a secar. Depois as folhas começaram a amarelar de baixo para cima. Será duas doenças diferentes?

    ResponderExcluir
  5. Como faço pra ter maior durabilidade em relação ao tempo da berlotas ja colhida? tem como não deixar o fungo cinzas aparecer em por ex 500g da colhida e armazenada em casa?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O meu maior inimigo e a mosca minadora.... a larva dela cresce dentro das folhas e vai se deslocando e deixando um caminho branco!
    sera que se eu ferver agua com tabaco "fumo oliveira" e puverizar resolve esse problema???

    ResponderExcluir
  8. a minha planta tambem estava com esse problema pulverisei com veneno de formiga deu certo

    ResponderExcluir
  9. so corte a area da larva e pronto.... o quanto antes cortar é melhor...

    ResponderExcluir