sábado, 12 de setembro de 2009

[Ed. 28#] Ervamundi ------------------------------------> Bélgica!

O Ervamundi de hoje dá sequência a nossa fila alfabética de letras no intuito de desvendar a cultura da maconha em cada local remoto desse planeta! E o país a ser estudado neste post é a Bélgica, um país bem pequeno, localizado na Europa Ocidental, com litoral ao Mar do Norte e fronteira com Alemanha,  Holanda, Luxemburgo e França. Encontramos muitas informações desencontradas sobre esse país, mas tudo indica que por lá o consumo de maconha é descriminalizado para o usuário, sendo possível até mesmo o porte e em alguns casos a plantanção para auto-consumo.

Na Bélgica o uso teraupeutico também é permitido, assim como na Holanda e em alguns Estados dos EUA. Desde 2001 o consumo foi autorizado, e em 2003 foi de uma vez legalizado o porte de até 5 gramas da nossa Santa Erva, no entanto o consumo e venda em locais públicos sejam ainda proibidos. Nas farmácias desde 2004, a maconha de fato representa algo pra eles muito diferente do que para nós, afinal, educação e competência política se somam no combate ao preconceito e hipocrisia. É bom deixar claro que além do uso médico, na Bélgica assim como na Holanda é pemitido também o uso recreativo.

A onde de legalização na Europa se deve basicamente a um estudo feito pela União Euroéia que revelava o seguinte: entre 20 a 25% dos cidadãos da Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Holanda e Reino Unido já consumiram cannabis ou haxixe pelo menos uma vez na vida. Logo, pra que proibir? Com a legalização a monarquia parlamentar da Bélgica passa a ter um controle muito maior, podendo assim legislar insclusive para a proteção da adicção entre menos de idade. Por lá, fumar maconha na presença de menores de idade é prática passível a punição, assim como dirigir sob efeito ou causar qualquer problema ao outro devido o seu hábito de fumar. As penas são aplicadas sob o que eles chamam de “consumo problemático”. Ao passo do abrandamento das leis para o usuário, a Bélgica também aumentou a repressão aos traficantes e prometeu promover campanhas nacionais contra o uso de todas as drogas.

Em 2001 a então Ministra da Saúde Magda Alvoet proferiu algo que nós sonhamos  ouvir de nosso ministro por aqui: "A justiça não vai mais interferir na vida de pessoas que usam a maconha na vida privada, sem criar problemas ou se sem tornarem dependentes". Apesar disso, alguns relatos confirmam que em determinados casos a guarda se mostra negligente e acaba confiscando a droga mesmo se ela for em pouca quantidade, mas isso não é o normal, afinal a maioria dos policiais se apresenta com conduta tolerante ao uso de adultos que não incomodem ninguém.

Por estranho que possa parecer, em francês eles chamam haxixe de “shit” e a maconha ganha o significante de “behud”. Portanto se você estiver nessa trip e na fissura por um fino, já sabe como achar. Procure populações jovens, que são tão onipresentes quanto a ganja em lugares predominantemente universitários como a cidade de Leuven. Um lugar dessa cidade onde possivelmente será possível achar a Santa Maria é no chamado “mercado velho”, ou então partir para a famosa cidade de Antuépia, onde diversos relatos confirmam um forte cheiro verde no ar, principalmente no bairro chamado Groenplats.

Em Bruxelas, capital do país, a Rue de La Posta era o melhor pico para se achar a erva, mas agora está babado, portanto talvez a melhor opção seja mesmo você seguir até a Holanda, de carro ou trem, que saem de hora em hora. O preço da maconha na Bélgica é parecido com o preço Holandês, portanto com uma média de 3 a 5 euros a grama, evidentemente com todas as variações relativas à qualidade e quantidade adquirida. Em Bruxelas, especificamente, são necessários 125 euros para que se consiga comprar 25 gramas de Haxixe.

Em relação à legislação sobre drogas, eles estãso muito à frente do Brasil, mas deem só uma olhada na Marcha da Maconha dos caras, algo muito esquisito para os nossos padrões carnavalescos de manifestação política. Se liga:

Semana que vem nós vamos viajar para uma tripa cabulsa em direção à América Central. E então, quem nos acompanha rumo ao país chamado Belize? Até lá!

6 comentários:

  1. puta bagulho doido mano huahuahua represento !

    ResponderExcluir
  2. Behud! \õ/ aeaeae
    UAUUHAUHAUHAAUAHA
    gostei :D asuidasid

    ée, tem um link aki..
    "Vamos descriminalizar a maconha? Então preparem os hospitais..."
    http://www.jblog.com.br/realidade.php?itemid=15167#nucleus_cf

    ele fala sobre legalizar o porte de pequenas quantidades, que com isso ia precisar ter mais hospitais e clinicas por causa dos "zumbis" que iam aparecer por lá pra sair do vício (¬¬), dependência quimica (¬¬²), que a maconha é a porta pra outras drogas (¬¬³),...
    enfim, por ae... --'

    flw galera, hempadão tá ótimo (;
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Muito diferente ! mas o motivo e o mesmo!

    ResponderExcluir
  4. bem legal conhecer a cultura cannabica de outros lugares hehe
    ;D

    ResponderExcluir
  5. eu provo que as leis belgas nao sao tao assim moro em antuerpia . estava fumando meu beck que comprei na holanda de boa . super lemon haze muito boa comprei no coffeshop em breda 30 minutos de trein bom estava em casa fumando um vizinho fez uma denuncia , entao a policia federal bateu em casa com cachorro e tudo ai encontrar minha pastinha kit de ervas : dichavador , papel seda , a sacolinha quando se compra a erva guardado vazia , e mais 4 gramas no meu bolso entao , eles me bateram e disseram voce vem do seu pais sujo para usar essa merda fui preso levei um monte de tapa na cara me chamaram de maconheiro ignorancia dos federais , ate hoje penso porque fizeram isso comigo eu sou usuario nao tranficante e um absurdo isso foi uma injustica , e me disseram na delegacia que vao ficar de olho em mim nao entendo galera essa lei belga as vezes penso so vale para os belgas ? porque fizeram isso comigo me pegaram a erva o dichavador...... e as 4 gramas PORQUE.... valeu . e torco para legalizarem.

    ResponderExcluir
  6. eu provo que as leis belgas nao sao tao assim moro em antuerpia . estava fumando meu beck que comprei na holanda de boa . super lemon haze muito boa comprei no coffeshop em breda 30 minutos de trein bom estava em casa fumando um vizinho fez uma denuncia , entao a policia federal bateu em casa com cachorro e tudo ai encontrar minha pastinha kit de ervas : dichavador , papel seda , a sacolinha quando se compra a erva guardado vazia , e mais 4 gramas no meu bolso entao , eles me bateram e disseram voce vem do seu pais sujo para usar essa merda fui preso levei um monte de tapa na cara me chamaram de maconheiro ignorancia dos federais , ate hoje penso porque fizeram isso comigo eu sou usuario nao tranficante e um absurdo isso foi uma injustica , e me disseram na delegacia que vao ficar de olho em mim nao entendo galera essa lei belga as vezes penso so vale para os belgas ? porque fizeram isso comigo me pegaram a erva o dichavador...... e as 4 gramas PORQUE.... valeu . e torco para legalizarem.

    ResponderExcluir