por Pietro
Há aproximadamente 21 anos atrás, durante o verão de 1988, em pleno Rio de Janeiro homens e crianças, mulheres e idosos, pescadores e surfistas, todos avistaram no mar algo que não lhes parecia muito agradável. Avistava-se aos montes, lixos que boiavam a superfície da água do mar. Este lixo na verdade eram latas. Latas que emergiam por todos os lados com um conteúdo um tanto quanto diferente. O episódio que viria ser conhecido como “O Verão da lata” hoje é em dia história de ninar. Dos mais novos até os mais experientes, todos já ouviram falar e alguns até demonstram um brilho no olhar ao lembrar do ocorrido. As latas que emergiam nas praias do litoral brasileiro pesavam aproximadamente 1,25 kg e continham uma exótica mistura de uma maconha de ótima qualidade prensada com mel e glicose.
Em uma época pós-hippies, parecia até intervenção divina, centenas de surfistas, pescadores e simpatizantes aventuravam-se no mar em busca das latas perdidas. Solana Star era o nome do navio que estaria fazendo um carregamento intercontinental de 22 toneladas de maconha. Fontes afirmam que o Solano partira de Cingapura, outros dizem ser da Tailândia e alguns dizem ser Austrália, a caminho dos EUA. Ao passar pelo Brasil os tripulantes receberam a noticia de que seriam supreendidos pelo DEA, a reação foi despejar o carregamento no mar. Para alegria dos brasileiros, essas latas seriam levadas pela correnteza até as praias litorâneas. Estima-se que 25 mil latas foram apreendidas pela policia, mas era impossível apreender todas que rapidamente eram recolhidas pelos moradores. O navio foi abandonado e quando o DEA chegou apenas encontraram o cozinheiro do navio, Stephen Skelton, que foi preso em flagrante e condenado a vinte anos de cadeia.
Da lata virou sinônimo de qualidade, a maconha que virou lenda de muitos dizeres era poderosa pelo seu alto teor de THC e o seu gosto doce inigualável. Aqueles que tiveram o prazer de presenciar o verão da lata exprimem saudades e até hoje brilhos no olhos ao contar as histórias. Vinte anos depois o relato virou historia, lenda, documentário, livro e filme. O livro de Wanderley Rebelo Filho “1988 – O Verão da Lata” conta a historia de Stephen, o cozinheiro, e de como o sistema pode condenar uma pessoa que não teria relação nenhuma ao crime.
O roteirista de cinema Marcelo Dantas, que considerou o episodio como um dádiva de Deus, se interessou pelo assunto e criou um projeto para as telonas que se chama “Jamais haverá um verão como esse”. Além disso, um curta documentário muito massa sobre o caso é encontrado facilmente no Youtube. “Tá na Lata” trabalha de uma maneira muito inteligente e dinâmica os casos, entrevistando apenas pescadores que viveram a época. O documentário mostra através de muitos olhares o que foi o verão da lata. Utilizando a jogada com a famosa expressão “historia de pescador”, o curta trabalha com humor, relatos e até algumas, digamos… sinceras mentiras! O filme você assista aqui, no Hempadão:
meu pai sempre pergunta se oq eu ando fumando é igual ao da lata ! escuto essa historia faz temmmpo.... :x
ResponderExcluiruhasduhashud é o veneno da lata!!
ResponderExcluiroh meu deus, eu com uma lata dessa ;X
ResponderExcluiruhasduhashud é o veneno da lata!!
ResponderExcluirUAHUAHUAHUAHUAHUA
eeeeeeee eu com uma lata dessas IUASHISUAHIUSAH
ResponderExcluirEu era careta na época... Mas Deus é brasileiro. Vai mandar mais latas com mel e glicose...bem docinha (rs)
ResponderExcluirAbraços e parabéns!
Rosinha Zamp.
É O Veneno da Lata !! !!
ResponderExcluiruashuahsa
_\I/_
Felipe
ResponderExcluirMeu com tanta cois atual pra falar sobre a maconha, vcs usam o espaço pra contar a história mais batida da santa maria
Eu vi, vivi, pesquei e fumei por mais de 1 ano, hehehe.
ResponderExcluir[]ões
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFelipe
ResponderExcluirO site é composto por diversas materias, que sao elas tanto ficticias como referenciais. O nosso leitor espera ler sobre o assunto que o nosso site aborda, dentre eles encontra a historia do verao da lata. Como voce disse é uma historia abatida, mas todos os seus amigos sabem realmente o que aconteceu assim como foi descrito na materia? Inclusive sabia voce sobre a existencia do livro, do filme e do documentario?
Inclusive acredito que o site supra a necessidade de informaçoes atuais, com as suas duas postagens diarias.
Eu quero uma lata dessaaa!!!!
ResponderExcluirMeu pai disse que ja fumou da lata, e confirmou, era do bom mesmo! bom mesmo!
ResponderExcluirauheahuehuae
Já tinha visto esse doc em algum blog dos favoritos daqui, muito irado! :-)
ResponderExcluirDenildinho se eu nasceçe 10 anos antes do que eu nasci eu pegaria umas 50 latas dessa e traria pra rapeize cada um com uma latinha. Quer aprender? Fuma o da latinha e fuma o da Boca tcha tchá. uiahsouiahuisha.
ResponderExcluirHAHAHAH...CONHEÇO UM COROA QUE ATÈ CHORA QUANDO LEMBRA DESSA EPOCA...ELE DIZ - "AQUILO QUE ERA BAGULHO DE VERDADE" RSRSR
ResponderExcluirq história, meu pai já tinha me falado essa história, e ele diz que aproveitou...
ResponderExcluircom 1 dessa eu faço estrago!
po! eu ja ouvi falar dessas latas! mais era sempre meio por cima!
ResponderExcluirBah, eu sou do rio grande do sul e tenho um amigo que disse que já fumou o da lata.
ResponderExcluirE diz ele que o bagulho era o veneno! suahuashuashuas
Genial o post, e o vídeo fechou com chave de ouro.
ResponderExcluirValeu Hempada...
comecei a fumar esse bagulho quando rolou por aqui.........
ResponderExcluirfaz tempo, hein??????????????????????
mas olhe só....ouço historias e historias...
e uma delas conta que um bocado destas latas vieram dar por aqui.....até ai tudo bem.....
só que varias delas foram dar em praias desertas e nas costeiras da ilha.....e entao com o passar dos tempos varios pés de maconha nasceram em alguns lugares....imagimem....praia deserta...varios pés da latas.......
e o pior.....ou melhor....um amigo meu jurou q encontrou um lugar assim e nao revela p ninguem.......
mas pode deixar ....vou conferir e depois conto p voceis....
bem loco, nao conhecia.. o fino da lataa... asudhasda
ResponderExcluirtoc toc
ResponderExcluircara, arrepiei agora, de lembrar do meu pai(falecido), contar que fumou dese ae :D
ResponderExcluirFala Rapaziada !!!!
ResponderExcluirSeguinte , vivi essa época "Da Lata" e ainda não assisti o filme , mas não consigo encontrá-lo em nenhuma locadora ou sebo !!!!
Alguém pode me dar uma sugestão , estou muito a fim de relembrar essa fase maluca da minha vida !!
Abraços. Segue meu e-mail para quem quiser ajudar !!
edupimpao@hotmail.com
Trago ate hj em um dos dedos uma cicratriz q ganhei ao tentar abrir uma lata dessa em Ilha Bela/SP. pra quem não provou vou falar " era o baseado "
ResponderExcluir“Jamais haverá um verão como esse”
ResponderExcluirQuero ver esse no DownDois
Pocha vida, não poderia haver um verão da lata 2011 não ? Infelizmente eu não peguei essa época :(
ResponderExcluirEsssas latas vieram parar até na Ilha do Mel, litoral do Paraná!!!
ResponderExcluirae hempada posta pra download ai pls. filme massa pra relembra os bons tempos
ResponderExcluirE eu que nasci no Verão de 88, 3 de Janeiro.
ResponderExcluir=P
minha tia fumo o da lata tbm
ResponderExcluire minha mãe assume q retirou uma lasca
desse poderoso fumo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
EITA FAMÍLIA QUE EU AMO
e há hempadao, otimo trabalho o de vocês!
meu pai que virou um crente zé buceta xeio de quere ser careta.................e por descubrir que o filho dele ( que sou eu ) fuma em um dia oque ele fumo na vida dele.....
ResponderExcluirflo que néssa época ele foi surfa no rio de janero nas ferias e axo 2 latas uma ele vendeu e a outra ele fumo com os broders..........
não sabia dessa...
ResponderExcluirSou da cidade de Rio Grande e tive o prazer de sentir o poder maravilhoso da loucura famosa que que me faz sentir o gosto na boca dessa maconha até hoje.O bagulho era de bom demais!!!!!
ResponderExcluirpow meu coroa fala pra mim ate hj que fumou esse bagulho e deu teto preto de tao bom que era.....rsrsrsrsrsrss
ResponderExcluirtim maia ficava de butuca no seu apt com um binoculo vendo se achava alguma lata pra mandar seu mordomo buscar! salve tim! salve o verão da lata!
ResponderExcluirViixx esse fumoo da Lata devee ser Mil Vezees Maiis Loka que a Hidroponiica
ResponderExcluirViix... queria terr fumado dessa maconha
ResponderExcluirA notícia está um pouco imprecisa, pois foram despejadas no mar 15 mil latas, das quais a polícia conseguiu recuperar menos de 4 mil
ResponderExcluir