domingo, 4 de outubro de 2009

[Ed. 32#] DiscoveryHemp: Alerta ao uso precoce de Maconha!

por Dr. Moura Verdini

Por muitas vezes o Discovery Hemp já abordou o tema da possível associação do  uso de maconha com o desenvolvimento de depressão, ansiedade e outro tipos de desordens mentais. Ao longo dos posts, temos tentado reponder a estas perguntas analisando as mais variadas situações. Outra questão muito importante que é bastante discutida nos diversos meios sociais é o aumento do uso de maconha por adolescentes, que vem crescendo nas últimas décadas.

Há algumas semanas atrás mostramos que o uso de maconha pode estar relacionado com o desenvolvimento de desordens mentais como a esquizofrenia em jovens que começaram a usar maconha na adolescência. Diante de resultados como estes, alguns estudos avaliaram se existe relação do uso de maconha na adolescência com o desenvolvomento de depressão e ansiedade em jovens adultos. Os resultados são bastante interessantes e mostram que existe uma relação com a quantidade e frequência de uso de maconha na origem dessas doenças. O uso diário de maconha durante a adolescência e o início da fase adulta dobra as chances de o indivíduo ter crises de depressão e ansiedade. Quando o uso de maconha se inicia já na vida adulta, a maconha não se apresenta como um fator de risco tão grave, já que o número de usuários que desenvolve depressão é muito semelhante ao número de não usuários que também podem desenvolver.

Quem mais deve tomar cuidado com o uso precoce de maconha e também com a alta frequência de uso são as mulheres. Se o uso precoce e diário de maconha dobram as chances de desenvolvimento de desordens mentais, nas mulheres essa probabilidade é ainda maior quando comparado à não usuárias. As mulheres que começaram a fumar muito cedo e com alta frequência tem cinco vezes mais chances de desenvolver sintomas de depressão e ansiedade.

Alguns estudos testaram a relação entre o desenvolvimento de depressões e o posterior uso de maconha como automedicamento, mas nenhuma relação verdadeiramente significativa foi encontrada. Portanto, a maconha pode ser considerada um fator de risco para o desenvolvimento de desordens mentais como depressão e ansiedade quando se inicia o uso na adolescência ou mesmo no início da vida adulta, e esta relação aumenta muito considerando-se a frequência de uso e o sexo de quem utiliza. Usuários diários e mulheres tem mais chances de desenvolver esses tipos de doenças. É claro que fatores de risco estão associados a esse resultado, como por exemplo problemas pessoais, sociais ou coisas do tipo.

Como já foi falado anteriormente, nosso organismo ainda está em formação  durante a adolescência e o distúrbio provocado por substâncias exógenas ou o aumento anormal das taxas internas de algumas substâncias podem ter efeitos sérios no desenvolvimento do organismo durante esta fase da vida. Além disso, considero que o uso de tais substâncias requer responsabilidade, que muitas vezes é ausente em adolescentes. Portanto, o Discovery Hemp não recomenda o uso de substâncias psicoativas por adolescentes, muito menos por crianças, visto que podem se desenvolver sérios danos ao organismo.

34 comentários:

  1. espero que a galera leve isso a sério, conheço muitas pessoas q usam e n tem nem 15 anos... foda =/

    ResponderExcluir
  2. Eu fumo desde os 14...Sinceramente ñ vejo problema, a maioria que fuma acredito que seja abaixo dos 18, pelo menos no meu colegio 40% dos turnos manhã e tarde fumam maconha no minimo...

    O problema é que atrapalha os estudos e o desenvolvimeto do aluno nessa fase...

    Mas vamo fica de olho nas pesquisas, nunca se sabe

    ResponderExcluir
  3. Iiiiisso, era sobre isso que eu queria saber, até andei comentando aki no Hempadão mesmo.
    Como eu já disse, eu tenho 15 anos, comecei a fumar no começo do ano. Mas eu acho que pra mim não é e nem vai ser problema, principalmente pelo fato de eu não fumar direto. Fico até 3 meses (ou mais...) sem fumar, e se eu fumo é só numa sexta, ou sábado.

    e aí?

    E, pelo que que já vi/já li/conheço, a maioria das pessoas começa fumando antes mesmo de fazer 18 anos...

    ResponderExcluir
  4. "O problema é que atrapalha os estudos e o desenvolvimeto do aluno nessa fase..."

    realmente, foi o que eu li na resvista "A Folha", lá tem a matéria sobre quais pessoas não deveriam usar maconha, e lá tinha o grupo "Estudantes", e o motivo pelo qual eles não deveriam usar, é pelo fato da perda de memória recente, que atrapalharia em testes, etc...

    acho que tem problema se o adolescente/jovem adulto fumar MUITO por dia, todos os dias...

    ResponderExcluir
  5. Galera, a real é que cada ser humano é um universo! Isso no sentido estrito. Não tem como saber o que pode acontecer e o que aconteceu em cada organismo.

    Mas o fato é que uso recreativo é diferente de crônico. Já foi dito no Discovery, o uso crônico de maconha é de 5 a 7 baseados por dia.

    Já vi gente se complicar com o primeiro da vida. E outros não se complicarem por nada. O importante é cada um saber de si, se descobrir.

    Enfim...

    ResponderExcluir
  6. eu tenho 14 anos, fumo todos os finais de semana, conhesso MUITA jente que fuma desde de bem pequeno, amigo que desde a 6 série, sei que pode trazer prejuizos mas conheço mt adultos que começaram bem cedo (meu pai) e tao super de boa hoje em dia, será que o Discovery Hemp n podia faze uma materia melhor falando sobre tudo que pode acontecer em adolescentes..?

    Bruno

    ResponderExcluir
  7. Eu achava que a maconha ajudava contra inflamações axioniais, e quando ele interfere em sistemas nervosos em desenvolvimento ele não acaba com tal fenômeno porém muda a progressão , sendo lenta e constante, não ausente e deteriorante.
    E cabe cada um se descobrir acretido que com a maconha o fator mais determinante é a hipocricia e senso comum, nunca vi um rastafari depressivo, ou esquizofrênico, ou psicopata.

    ResponderExcluir
  8. sobre os estudos, estou muito melhor na escola mas muito melhor mesmo desde que começei a fumar maconha.
    Bruno(denovo)

    ResponderExcluir
  9. Tenho um brother que fumava d+,todo dia,está c/ sérios problemas mentais,ficou quase 7 anos sem sair de casa,ele tinha panico e ansiedade,hoje consegue sair,mas está muito lesado,já tem quase 30 anos de idade,é foda!Mas isso depende muito,tenho outro brother q fuma mais ainda e não tem problema algum...

    ResponderExcluir
  10. eu tenho 15 anos e comecei fumar no começo do ano também, confesso que desde quando comecei, não completei uma semana sem fumar.. ultimamente tenho fumado todo dia.

    algumas vezes tive ansiedade durante a brisa ou na manhã do dia seguinte

    mas depressão eu nunca tive, pelo contrario, sempre que fumo fico com o sorriso lá na orelha ! :D

    ResponderExcluir
  11. mas existe pessoas pra pessoas né gente!? não tem no texto q maconha GERA esses problemas, mas q aumenta o risco de te-las... ou seja, vc ja deve ter algum risco... entende!?

    ResponderExcluir
  12. entendo ...
    mas são riscos que estou disposto a correr :)

    ResponderExcluir
  13. Tenho 20 anos, fumo desde os 14.
    Me orgulho disso, pois tenho a cabeça feita,não me relaciono com outras drogas. Faço faculdade, tenho meu emprego,meu carro e próximo passo a minha casa.

    ResponderExcluir
  14. Exemplos como o do anônimo acima são comuns...

    Mas como disse o Silas, e o Dr., é só um fator de risco...pode dar problemas...

    O fato de hoje você ter 20, e ter começado aos 14, não quer dizer que não haja o risco. Como cidadão responsável devemos aconselhar o pessoal.

    Galera, o uso é muito mais aconselhado pra pelo menos depois dos 16. Antes disso o uso crônico quase sempre não acaba bem...

    ResponderExcluir
  15. esqueci de dizer, se uso crônico é de 5 a 7 baseados por dia, não é o meu caso.

    fumo 1 fino por dia em dias de semana e no maximo 4 em finais de semana

    ResponderExcluir
  16. tenho 21 anos, e começei de verdade, todos os dias á aproximadamente 2 anos, ja passei por varios
    maus momentos, mas sempre relacionado quanto á preconceito de outras pessoas... quanto ao meu corpo/cabeça 100% bem!
    maaaaassss, em contra partida, socorri amiga, quando o irmão (garoto de 17 anos, q fumava a algum tempo) surtou e matou o pai com 1 facada no peito (atingindo o coração) e esfaqueou o irmão
    numa crise de esquizofrenia, pós-identificada do fato, por uso de maconha.
    mas só pra constar... o mulek fumava um atraz do outro... coisa de 10 cigarros ou mais por dia.

    eae?

    ResponderExcluir
  17. Não é tão fácil assim na cabeça de um jovem conciliar seus pensamento em ordem. O caos psicologico pode se instalar em qualquer um e o rumo certo é para os problemas.
    Precisamos deixar claro que quem define a pessoa é ela propria, e não a maconha. Ao meu ponto de vista, a maconha só vai deixar o doce mais doce e o amargo mais amargo, dai vc decide o que fazer com isso.
    Uso moderado de qlq coisa, responsabilidade, maturidade... Sem essas coisas, vc ta perdido de qlq jeito, com ou sem maconha...

    ResponderExcluir
  18. "em contra partida, socorri amiga, quando o irmão (garoto de 17 anos, q fumava a algum tempo) surtou e matou o pai com 1 facada no peito (atingindo o coração) e esfaqueou o irmão
    numa crise de esquizofrenia, pós-identificada do fato, por uso de maconha.
    mas só pra constar... o mulek fumava um atraz do outro... coisa de 10 cigarros ou mais por dia."

    Se ele tivesse tomado alcool em demasia do mesmo jeito que usava maconha, aposto que ele teria feito o mesmo ou ate pior!
    Esse moleque ja tinha algum problema mental.....
    Eu que me considero "normal" ja tretei FEIO com meu pai fumado, e sem estar fumado, e nas duas vezes nem pensei em mata-lo.

    ResponderExcluir
  19. comecei com 17, assim que entrei na facul, e hoje tenho 20.. considero uma boa idade pra ter começado, tinha curiosidade.. oq aumentou bastante quando eu comprei o cd ao vivo do planet quando tinha uns 15 anos hehe.. fumei e curti, e eras isso.. uma questão importante é essa.. tem cara que fuma desde os 14, 15.. mas começou fumando um que outro, a maioria é assim.. nao é comum o caso do cara que começa a fumar e no outro dia vai na boca e compra um tijolo.. eu com 17 comecei bem devagar.. e só agora que vou voltar pro brasil e morar sozinho que planejo ter um consumo constante.. abss galera

    ResponderExcluir
  20. Eu gostaria muito de ter acesso aos dados originais das pesquisas que concluíram que "o uso diário de maconha durante a adolescência e o início da fase adulta dobra as chances de o indivíduo ter crises de depressão e ansiedade" para avaliar se estes experimentos foram realizados com o devido rigor científico, com tratamento estatístico correto e interpretação adequada dos resultados.

    Eu já li estudos sobre drogadição serem feitas com base em uma amostra populacional tomada dentro de uma clínica de tratamento para dependentes químicos! Preciso dizer que se pode encontrar uma correlação imensa entre uso de drogas e qualquer coisa ao usar como base do estudo uma amostra viciada? (Maldito trocadilho, hehehe...)

    Também tem o caso da interpretação: já li estudos que diziam que uma probabilidade "dobrava" de 0,0001% para 0,0002%, o que é absolutamente FALSO em termos estatísticos.

    Então, se estes estudos foram feitos com amostragens adequadas e não em sub-grupos sociais não representativos da população total, se os números foram realmente significativos (como uma diferença de 10% para 20%, isso sim é dobrar) e se a interpretação dos números foi adequada, então eu acreditarei na pesquisa, como um bom cientista deve fazer.

    Sem ter acesso aos dados originais, eu recomendo muita cautela ao ler relatórios científicos sobre qualquer tema polêmico. Nada mais perigoso que acreditar que cientista não tem ideologia e que só produz interpretações estritamente com base em dados objetivos.

    Senso crítico sempre.

    Pensar Não Dói. ;-)

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho 16 anos e fumo desde os 15. e isso nunca me prejudicou em nada.
    Geralmente eu fumo nos finais de semana, só nas férias que é pelo menos 1 por dia xD.
    A maconha nunca prejudicou no meu desempenho escolar ,muito pleo contrario, eu sou um dos melhores alunos da classe e nunca me senti ansioso sem maconha.
    Acho que se a pessoa tiver com o que se ocupar, ela não vai ficar fumando o dia inteiro, no maximo de noite pra relaxar

    ResponderExcluir
  22. Tenho 17 anos e fumo desde os 14, posso confirmar o que foi dito no texto... durante um período de minha vida, a mais ou menos um ano comecei a ter sérios problemas em relação à paranoias e coisas do tipo... Uma dica pra quem ta nessa, é fumar só nos fim de semanas... uma vez ou outra durante a semana n tem problema, mas fumar todo dia durante essa fase é REALMENTE MUITO PERIGOSO!

    abraços

    zô.

    ResponderExcluir
  23. Todos os dias eu concordo que é perigoso, nos finais de semana (oque eu faço) da pra se satisfazer muito bem e sem correr riscos.

    Bruno(3 vez)

    ResponderExcluir
  24. fumo desde os 13 , tenho 31 , e não me fez nada de mal, tenho uma filha de 5 anos, com muita saúde e um filho para nascer este mês, estou muito contente podendo fumar meu bequinho tranquilo...
    todo adolescente passa por processos meio depressivos, independente do uso ou não de maconha...
    legalize já !!

    ResponderExcluir
  25. Pois é, fumo desde os 16 hoje tenho 21, acredito que o ideal é a galera saber se conhecer e saber quando pode e quando não pode usar, por exemplo, se você nas últimas brisas tem tido umas experiências ruins, vai, dá um tempinho e tal, as vezes é devido alguma coisa que tá te encomodando no ambiente externo, alguma preocupação, isso acaba refletindo no seu piscologico, causando uma "badtrip". O lance é sentir mesmo que você esta bem pra ascender unzinho ou não, lógico, varia de pessoas pra pessoas, no meu caso, fumo quando to feliz, onde dificilmente terei uma bad, mas em períodos de provas da faculdade, períodos que exigem concentração por exemplo, fico susse, evito estorar, enfim, só compartilhando a experiência.

    Legalize Jah!

    ResponderExcluir
  26. CARALHO!!!!!!!!!

    QUE BLOG FODA!!!!!

    Parabéns pelo blog, sinceramente...
    Muita informação, muita cultura, muita responsabilidade... não esconde os fatos... diz a verdade... muito bom mesmo...

    eu comecei a fumar com 14, quase 15, fumava pouco até... uns 7 por mes, na roda...
    na metade dos 15 comecei a fumar todo dia, hj com quase 17 fumo quase todo dia tbm, tento nao fumar dias de semana, poupar alguns dias, até pra chapar mais :D...
    mas ja tive que parar por ansiedade, crises de pânico, etc... depois q eu tomei uns doces q bateu uma bad :(.. foi dificil ficar longe da maria, mas complicado perto dela... hoje ja tou mais de boa com o uso mais moderado... mais good... :D

    mas é isso aí
    Viva a Natureza, viva a vida.

    Ice

    ResponderExcluir
  27. eu tenho 16 anos, fumo desde os 13, aos 13 anos claro fumava em xoque ahsuuhsahu e de vez em nunca. hoje com 16 fumo todos os dias mesmo ! e fumar um belo baseado deixa meu dia bem mais suave, a maconha me ensinou a ser feliz com as pequenas coisas da vida !

    ResponderExcluir
  28. eu sou mulher fumo todo dia deis dos 13 anos e tenho 17.
    eu sei q depois q eu comecei a fuma jah era escola p mim jah hahahah
    sempre odiei estuda.
    dps q virei maconhera larguei mao.
    jah teve uma epoca q começo a faze mal p minha cbeça.
    nao digo q entrei em depressao mais fiquei meio mal.
    ai eu parei de fumar todo dia e fumava só de fds só.
    passo uns 6 meses voltei a fuma todo dia e dps disso foi suave.
    axo q eu aprendi a controla minhas ideias.
    agora eu fumo um e ponho minha cabeça em ordem fico pensando e talz.
    nao fico q nem uma idiota brisando em coisas q nem sentido tem kkkkkkkkkkkkk
    axo q é o tempo neh.
    mais eu sinto sim q eu so mtooo mais lezada agora doq eu era antes.mais lerda avoada kkk mais nada de mais.
    e essa fita ae de q na adolescencia prejudica mais usa droga é vdd.pq o seu corpo ainda ta em formaçao neh =/ mais faze oq.
    minha sede nao negaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Eu estou com 16 anos agora, comecei a fumar com 15 anos. A pouco menos de 4 meses, comecei a comprar e fumar em casa, coisa que tinha prometido para mim mesmo, nunca fazer.
    Agora estou fumando com os meus pais dentro de casa, o que eu tambem não acho nada legal.
    Acho que eu vou dar uma parada até o show do S.O.J.A. aqui em São Paulo (13/11 - Palestra Itália). Comecei muito a pensar na minha vida e no sistema da sociedade e comecei a entrar na bad esses ultimos dias que eu tenho fumado todo dia... Sei lá, acho que talvez influencie mesmo, e por isso vou dar uma parada..
    Isso é uso consciente?

    ResponderExcluir
  30. tenho 15 anos, e fumo maconha frequentemente desde os 13. Gostaria de saber se a ansiedade referida tantas vezes como consequencia da erva se atribui ao efeito após o consumo (a brisa) ou se isso ocorre na ausencia dela, pois tenho problemas de ansiedade e alimentação desde pequeno que se agravaram nos ultimos anos, mas mesmo assim sinto que a erva me faz bem pois so consigo comer bem quando fumo (vale lembrar que isso nao é consequencia do vicio, e sim de uma predisposição minha)

    ResponderExcluir
  31. tenho 19 anos
    comecei a fumar com 16..uma vez ou outra..coisa rara..ai foram ficando só finais de semana..
    aí com 17 anos comecei a fumar todo dia e to nessa até hj..e várias vezes fico bolado pensando na vida sei lá..e quase sempre ando de mau humor..me irrito com qualquer coisa..quando fumo relaxo..e to querendo parar de fumar dia de semana..só que é foda os amigos sempre chamando ..e eu não tenho ocupação nehuma depois da faculdade que é de manhã nada pra fazer aí é foda negar um rolé com os amigos
    essa parada aí de começar novo e fumar todo dia é serio mesmo ! eu nunca achei q ia ficar nessa de "depressão" ou meio sequelado como eu to ficando já...é foda !
    a boa é só final de semana mesmo e
    em enventos..alguma parada manera q tá vc e uma mina..teus amigos curtindo o momento e fumando um..
    eu só tenho fumado..não tenho estudado muito ela me atrapalha ..na minha rotina ..a boa é só final de semana.. pelo menos pra mim ..já percebi isso e é hora de botar o plano em ação !

    enfim no meio da fumaça que tem na minha cabeça uma coisa é clara..ela nunca vai sumir a boa é só ela diminuir não atrapalhando a visão do meu futuro !

    ResponderExcluir
  32. o problema de certo o mais preocupante é a formação mental do adolescente. Essa eh uma idade em q o desenvolvimento de ideias correm soltas e inconscientemente vc pega aquelas q vc mais se adapta ou sente vontade de leva-las pra vida, mais conheçido como amadurecimento.
    ainda mais nesse mundo confuso onde somos forçados a seguir uma linha posta pelos homens do poder, nos mantendo como escravos de algo q nao queremos, mas temos que seguir.
    tenho 17 anos e fumo desde os 15. a falta de pensamentos concretos sobre a qual fazemos nossa escolha de vida me deixou confuso em relaçao a isso. Ja tive problemas como falta de interesse em alguma coisa, nao por problema meu, mas por pensar que nao era nescessario. isso eh uma duvida q anda na cabeça de mtas pessoas e o uso da maconha deve ser adequado para se encaixar na sua vida, fazendo assim voce se encaixar nesse mundo louco, da MANEIRA QUE QUISER.

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho 15 anos e comecei a fumá cm 14 más tipo depressão é um negócio q eu nunk vo te pq eu so bm extrovertido e pá. más pior q atrapálha um poko nos estudoos, o importante é tu sabe se controlá semrpe é bom dá um tempo de uma semana e pá. eu fumo de 2 em dois dias as vezes todo dia.
    enquanto mi fizér bm vai fazer parte da minha vidá. ;]

    ResponderExcluir
  34. cara eu tenho 16 anos e comecei a fumar esse ano
    agora nesse exato momento to muito chapadoo eu acho q é a melhor coisa q tem pra fazer na adolescencia e punto e basta!

    ResponderExcluir