Hoje o ErvaMundi é mais do que especial. Sabendo da responsabilidade e exigência de nossos leitores, resolvemos então chegar no Brasil com mais calma e passar cinco deliciosas semanas no estudo das regiões brasileiras. O post não permite ume estudo sociológico ou cultural completo, mas sim uma crônica informativa, somada a detalhes e impressões que estrangeiros tem da nossa terra. Vamos começar pela primeira região a ser descoberta, o Nordeste! Antes de tentar submergir na cultura local, já explano a virtual: Lá de Pernambuco, Neco Tabosa agiliza o Filipeta da Massa e da Bahia, Sérgio Vidal representa a ANANDA. Grande salve a todos da região! Salve geral para os agentes da revolução.
De todos os nordestinos que conheci, nunca vi algum que não se orgulhasse da qualidade da maconha fumada por lá. Acredito que isso se deva pelo fato de que a totalidade da erva é produzida em seu próprio território. A repressão ao tráfico existe de forma intensa, embora isso não se dê em mesmo grau ao usuário, o que é normal em quase todas as regiões. No entanto, muitos lugares do nordeste são conhecidos por uma forte cultura do fumício de marijuana. Muitos relatam crescer em um ambiente em que isso é normal, visto com muito menos preconceito e distanciamento do que nas grandes cidades do sudeste, por exemplo.
No mês de julho foi preso um dos maiores produtores de maconha da região de Irecê e Xique-Xique, segundo a polícia Civil nos últimos seis meses foram apreendidas cerca de uma tonelada e meia plantada na roça de Marco, traficante da Bahia. Já no Ceará, em 2008, ocorreu o absurdo de um vereador do PTB da cidade de Ipaumirin foi preso com 700kg de maconha pronta para ser vendida, além de uma plantação. Depois de detido, o próprio vereador levou os policiais até a roça que foi destruída. Imagine você que o nordeste brasileiro tem tamanha cultura no plantio que tem uma região chamada o Polígono da Maconha, que está localizado no Vale do São Francisco Pernambucano. O famoso cabrobó nada mais é do que um nome de umas desta cidades formadoras do polígono.
A origem da maconha no Brasil muito provavelmente foi através dos negros trazidos como escravos, essa história cultural você pode ler com extrema profundidade no artigo de Sérgio Vidal, que serve não só como conhecimento nordestino, mas mundial e como ele mesmo diz, trans-cultural da existência da cannabis. O texto foi publicado na ENCOD. Clique aqui para ler.
Em relação à Marcha da Maconha nós já sabemos que a tradição pernambucana dá um show, embora a luta seja mais árdua em salvador. A boa notícia é que dia 05 de Dezembro, às 4 horas da tarde no Farol da Barra, está marcado! E lembrem-se, como disse o cartunista: se for pra fumar na marcha, fique em casa!
Na visão dos estrangeiros, buscando comentários de pessoas que já vieram aqui, Recife é o ponto onde a maconha é mais virtualmente legal, ou seja, tolerada. Sobre os preços, os gringos dizem que no Recife Antigo um bom negócio é cinqüenta reais por cinqüenta gramas, ou então pagar um pouco mais caro sendo quatro baseados por dez. Ainda segundo eles, os nomes utilizados para a erva são: massa, bagulho e claro, maconha! Não sei até que ponto isso pode ser real, porém há relatos de que a polícia de Maceió as vezes age com preconceito em relação aos negros, insinuando assim que turistas brancos podem ficar mais tranquilos.
Para finalizar nossa viagem breve pelas terras nordestinas, deixamos a famosa cena do filme Árido Movie. O clássico sem dúvida já foi assistido por todos vocês, porém não poderia deixar de ilustrar o post de hoje. Na semana que vem vamos tentar mapear a cultura do Sul, será que é verdade que só tem finório por lá?
Viva o Nordeste!
ResponderExcluirTô me mudando pra Recife! RS!
Essa cena do Árido Movie é clássica!
E o recheio da Hempada da cada dia mais gostoso!
Mais uma vez parabéns!!!!!!
mentira!
ResponderExcluiraqui no sul a rapaziada só fuma de bomba
hahaha
pelo menos em floripa!
eu sou do RN e mermaum! aki a erva é BOA DE MAIS!... tá dando mais q banana!
ResponderExcluircoxei um agora há pouco que digo: no sul nao tem só finório... hehehe
ResponderExcluirenquanto aqui no rio nego ta vendendo esse prensado sujo....LEGALIZE!!!
ResponderExcluirsou de Recife e vou falar... o fumo do Recife antigo é horrivel... mas por aqui a maconha é muito mais comum, muito mais tolerada que em outros lugares.
ResponderExcluirpo gurizada, aqui no sul nao tem só finório não, a prova está entre meus dedos e soltando muita fumaça, abraço
ResponderExcluiraki nu sul tem erva boooa
ResponderExcluirgraças a Jah \o/
flw gurizada
paz!
Hahaha...galera que é do Sul e quiser ajudar a compor o próximo ErvaMundi pode entrar em contato pelo e-mail hempadao@gmail.com
ResponderExcluirAbraço!
Pora finório? Aquele na palha que saiu no redeyes eu mandei de Porto Alegre.
ResponderExcluirmuitooooo bom heuaheuaheuaea e aqui no interior de sp a gente tbm chama maconha de massa
ResponderExcluirNE rola mais o natural, aqui natural é muito barato se vc tiver os canais... o prensado que já é bem mais caro, mas o baguuulho é o natural \|/
ResponderExcluirOlindamaica - PE
Moro aki na Bahia,sou suspeito de falar.
ResponderExcluirEsqueceram que aki chama de barro tambem,sim,aki o barro bate tudooooo.
Aki eu garanto que so rola as velas!E no sul, finorios? =D
brincando rpziada!
Legalize _\|/_
Aqui em Campina Grande - PB, raramente se encontra prensado.. só fumamos do natural, ou como se diz por aqui "do solto" abraços.
ResponderExcluiraqui no rio eu num sei todo mundo, mas a zona oeste ta mais pros finórios devido não só ao shape do hat como também a dificuldade de arranjar e a necessidade de economizar.. =\
ResponderExcluirLEGALIZE
Aqui no Recife eu costumo pegar o veneno de rato, cocô de cabra e até o zé pretinho..... pqp, as berlotas são enormes, dá até pra brincar de espadachim
ResponderExcluirPelo menos aqui no sul baiano rola o barro do bom natural plantado aqui na rgiao mesmo !
ResponderExcluirrola tambem a velha conhecida filha da terra manga rosa ah e aqui nao rola finorio so rola king size
MUHUAHUAHUAHUAHUA
ResponderExcluirputa que pariu, o que eu tava fazendo no sábado que não vi esse texto? que honra, o ervamundi chegou ao nordeste do brasil sil sil!
valeu pela citação enfumaçada que me enche de orgulho...
e a disputa finório X morrão promete ser mais divertida de participar do que batalha de b-boy
como morei metade da vida na bahia e a outra metade em pernambuco, acho que posso defender os dois estados....
que jah me dê forças para a luta!
Aahhh o Selton Melo fechando um pastel desse não tem moral nenhuma pra fala aki do sul!!
ResponderExcluirEm floripa soh rola o leite rapeize..
Sou de Olinda
ResponderExcluirsó veneno do gabiru
hehehehehehehe
Otima Materia....
ResponderExcluirOs EUA esta saindo na frente em relação a legalização, o Brasil não pode perder esse filão, pois no Nordeste Brasileiro temos tudo para uma otima produção desta cultura.
Legalizando poderia ser uma excelente materia prima textil, medicinal entre outros beneficios.
Bom quando o Hempadão passar pelo SUL do Pais, estarei aqui lendo e averiguando as informações, tendo em vista que sou do Sul, moro no estado do Paraná. Precisando de umas dicas estou aqui, são 15 anos de caminhada(quebrada) rss.;..
Abraço a todos desta rica e querida Nação
Legalize-Jah
Mr BeckBrazil
HAHA
ResponderExcluirgaranto q no Sul o q NÃO TEM é finório.... é só bombão e só prensado tbm... é difícil arrumar o solto por aqui... mas são os prensados típicos de dizer: É A MASSAROCA!!!
LEGALIZE A MACONHA
CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL
O pessoal do sul que me desculpe mas aqui nós temos "OS CANAIS".
ResponderExcluirViva ao verdinho, varanda lá vou eu!!
Saudações Paraibanas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMERMÃO O NORDESTE É A MECA DOS MACONHEIROS BRASILEIROS,SÓ ROLA A MASSA,É SÓ OS BELOTÃO LOKO
ResponderExcluirOS NOMES MAIS FAMOSOS DA CANNABIS AKE NAS ALAGOAS SÃO ''A MASSA'' ''COISINHA'',''COISA''
E AKE ROLA MAIS A NATURAL,OU SOLTA COMO QUIZER,PRENSADO ALÉM DE SER UMPOUCO MAIS CARO NA MAIORIA NUM É DO ORIGINAL,HAXIXE ROLA,MAIS O ACESSO NUM É TÃO FACIL,É MAIS NA MÃO DOS FI DE PAPAI,MAIS A NATURAL ORIGE QUE TODO MUNDO QUER TEM EM TODO CANTO E DE TODOS OS PREÇOS,A VARIEDADE AKE É GRANDE...
E SIM!,NÓS NORDESTINOS SÓ FUMAMOS ESTACAS,CHAROS,FINO AKE SÓ PRA INICIANTES...
FLW RAPAZEADA
Aqui em Maceio em qualquer lugar que vc chegar tem maconheiross,nas facul's ,cursinhos e nem se fala as baladas os barzin,sempre tem uma rapaziada as vezes na porta mermo dando uma brazinha.
ResponderExcluira juventude daqui é bem ligalyzeeE...
mas como em todo canto existe os CARETAS,que ficam apontando o dedo,e fazendo cara feia...
Isso ai galera mto bom falar com ôceis
legalize Já!
Eu sou de um Interior de Bahia, e digo as vocs que a Erva daki tbm é de muita qualidade, eu soube que no sul, se fuma mais maconha prensada é verdade ?
ResponderExcluirLegalize _\|/_ [2]
sou nativo de Aracaju, onde o solo é mais fertil....onde os tops sao maiores que antebraço, é como o nordestino ai fala "dá pra brincar de spadachim" hehehhehe.....é a verdadeira manga rosa de Aracaju "VIVA A MASSUDA". A NATUREZA JÁ LEGALIZOU.
ResponderExcluirPoll
ResponderExcluirSou de SP e nos anos retrasado e passado passei férias em AJU na casa de um ex. Posso dizer que concordo contigo. O de Aracaju é do caralho. Nem se compara ao monte de porcarias que colocam nos prensados dos morros squi em SP.
VIVA MACEIÓ ALAGOASSSS! RSRSRSRS
ResponderExcluirAlagoano nas quebradas! rsrsrs
VIVA A BAHIA
ResponderExcluirSÓ ROLA FUMO DO BOM NA PARADA
Hellcifew antigo é o picooo!! kkk Quem fala mal do fumo do recife antigo é porque nunca pegou a massa do lugar certo. Realmente, tem uns muleke lá que metem até côcô de pombo no bagulho quando vêem que o comprador tem cara de otário... Mas, nada que se compare ao bom e barato(R$1 por grama) fuminho de cabrobró que rola(MUUUITOO) nos bairros de toda zona da mata norte e sul!
ResponderExcluirSou de Arapiraca - AL, e aqui fumamos manga rosa como não sentir orgulho ^^
ResponderExcluirFumo muito bom, cabrobro e serra talhada, quando liberar temos que catalogar algumas especies de maconha brasileira como a coco de cabra, pé de galo e o Barroso
ResponderExcluir