Resultado da dissolução da Iugoslávia, a Bósnia e Herzegovina é um país bem pequeno, de aproximadamente 5 milhões de habitantes, limitado entre Sérvia, Montenegro e Croácia. O governo por aqui segue uma democracia parlamentar. Desembarcamos nessa viagem informativa pra tentar, como sempre, achar vestígios da cultura da cannabis pelo globo. Sem falar nenhuma das três línguas oficiais, bósnio, croata e sérvio, sem dúvida tudo se complica. Mas pelo menos conseguimos ter a certeza de que por aqui a maconha é também ilegal.
Este país parece não ter grande importância mundial a respeito do assunto drogas, no entanto ele serve como pequena rota de tráfico na passagem de maconha e ópio para a Europa Ocidental. Mesmo sendo proibido o consumo de maconha, parece que pelo menos o comércio de seus derivados são legalizados, com algumas muitas restrições e contradições. Em todo lugar é assim, as leis não dão conta exatamente de esclarecer todas as alternativas que a cannabis pode conter e por isso autoridades e usuários vivem batendo cabeça com a história da persistente e já decadente proibição.
Na capital do país, a famosa cidade de Sarajevo, foram apreendidas cerca de 15 mil latinhas que continham chá de maconha. As latas eram marcadas por uma etiqueta em que havia escrito: “Swiss Cannabis Ice Tea” – Chá Gelado de Cannabis Suíço. Segundo a polícia do local, o chá possuía substância entorpecente e eram produzidos na Áustria. Os donos do lote afirmaram que as latinhas iriam ser destinadas a clubes noturnos da região, mas isso sequer evitou a apreensão.
Outra notícia de jornal acontecida na Bósnia, foi o escândalo que os pais de alunos de crianças deu ao descobrir que na escola estava sendo ensinada uma música que continha na letra a palavra ‘Marijuana’. Pais e professores ficaram chocados. O problema foi apontado no livro de educação musical primária e foi devido à canção tradicional mexicana chamada “La Cucaracha”. Não sei se todos sabem, mas essa canção contém um verso em que diz: “La cucaracha, la cucaracha, ya no puede caminar, porque no tiene, porque le falta, Marihuana pa' fumar”. O livro foi aprovado pelo Ministro da Educação é utilizado em todas as escolas primárias da Bósnia. Parece até que o ministro da educação deles é tipo o nosso do meio ambiente, né?
Não obstante do terror da polícia que invade propriedades pra cortar os pés de maconha, na Bósnia uma grande plantação de cannabis foi descoberta pela polícia. A propriedade era localizada na parte nordeste do país e, para a surpresa das autoridades, era guardada por uma família de lobos e cerca de 150 cachorros. Por lá eles conseguiram destruir cerca de 2.300 plantas, que serviriam para a produção de, pelo menos, 800kg da droga.
Pra fechar o post, trazemos aqui um som que fala sobre a situação política-religiosa da Bósnia, enquanto num DUB arcaico profetiza a nossa potente mensagem de “Legalize Marijuana”. O som é ótimo é de primeira qualidade, assinado por Ras Imru Asha. O nome da música é Down in Bósnia. Saca só:
Na semana que vem nós vamos para a África! E o país a ser explorado é Botswana. Paz e luz a todos os leitores da Hempada. Até sábado que vem com mais dessa marola mundial. Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário