por Marco Hollanda
Casos de embate entre ciência e política são comuns nas páginas da história do planeta. Isso ocorre quando o conservadorismo político busca minimizar trabalhos científicos por pura convicção ideológica. Nesta semana, um caso como este abalou a comunidade científica do Reino Unido. O motivo: a publicação de uma pesquisa que aponta o álcool e o tabaco como drogas mais nocivas que a maconha.
Na sexta-feira o Ministro do Interior britânico, Alan Johnson, demitiu o assessor chefe para assuntos de drogadição, o professor David Nutt, por ‘minimizar os efeitos da cannabis’. Em defesa do colega, o assessor científico para assuntos de drogadição do Governo britânico, Les King, renunciou ao cargo.
No Brasil, a resistência política pela legalização da maconha também é grande. Mas ficou no passado a época em que os defensores da legalização tinham apenas Fernando Gabeira (PV-RJ) como aliado. Na última quarta-feira subiu a tribuna da Câmara o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). No discurso de aproximadamente 30 minutos estava a bandeira da legalização da maconha. Para ler o discurso na íntegra, click aqui! Com a palavra, Paulo Teixeira:
Enquanto o projeto de legalização da maconha continua em debate no congresso, o boletim de ocorrência da erva de Jah continua agitando o plantão policial do WeedNews. Na última quinta-feira, no Mato Grosso do Sul, foram apreendidos 2,5 toneladas que estavam na carroceria de uma caminhonete. Em Santa Catarina foram mais 1,5 toneladas encontradas em um caminhão que trafegava pela BR-101.
No Paraná, aconteceu aquela cena que deixa qualquer maconheiro com água na boca. A Polícia Federal preparou uma ‘grande festa’ para imprensa registrar a incineração de 1,7 tonelada de cannabis. O tamanho da marola que toma conta do lugar deve ser o verdadeiro Éden de Adão.
Viajando até o Norte do País, onde a erva queimada costuma ser Made in Brazil, a Polícia Civil do Pará destruiu uma plantação com 30 mil pés entre os municípios de Tomé-Açu e Concórdia. Treze traficantes foram presos na operação.
Eu acho impressionante como que uma política de repressão que começou a mais de 70 anos divulgando idéias falsas, que a maconha deixa a pessoa louca, agressiva e que pode matar, repercutiu tanto a ponto da ignorância e do falso moralismo fundamentar as leis que regem o cidadão.
ResponderExcluirE não digo leis de direitos e deveres da constituição, mas as "leis sociais" - etiquetas e tabus - que formam as opiniões e cultura da sociedade. Muitos famosos e políticos acabam fazendo discursos anti-descriminalização para não ir "contra o que se entende por bem-estar da sociedade", porque "droga faz mal", e também pq fazer apologia é crime (bizarro, contradição direta com a liberdade de expressão).
Apesar disso eu sou muito otimista com relação ao futuro. Eu acredito que a internet é a melhor ferramenta já criada para difundir o conhecimento, quebrar paradigmas e derrubar inverdades.
Antes da internet, a televisão e o rádio eram os principais veículos de informação, unilaterais, onde quem divulga tinha o poder de ditar "fatos" (por vezes carregado de interesses políticos) e os ouvintes/espectadores aceitavam como verdade absoluta.
A internet proporciona a participação de quem recebe a informação, e, o mais importante, o compartilhamento das opiniões de todo mundo, como esse comentário que estou fazendo. Assim, se alguém tem um ponto de vista diferente ou um contra-argumento, pode expô-lo a todos, agregando mais valor à informação.
Acredito que a descriminalização é iminente... é só uma questão de tempo.
Concordo, eu sinto ventos de mudança chegando por ae também, mas vai demora um pouquinho até tudo fica beleza, mas concerteza será antes do que todos sempre acharam que seria ! legalize jah !
ResponderExcluirOntem teve um debate aqui em casa sobre a erva...
ResponderExcluirMinha mae. meu tiu, e 3 amigos meus todos caretas. verdadeiros vudu da sociedade..
Falei que a erva nao é so pra fumar q eh o melhor biodiesel natural, que é remedio, que nao a relatos de morte pelo uso, que o cigarro eh 10x mais perigoso e ainda minha mae fala q prefere eu bebendo cerveja e ainda um fico teimando q eh a "porta para outras drogas"...
Ai fui obrigado a encerrar o debate pois todos acham que uma droga... Ai falei "oque eu fumo hoje em dia eh realmente uma droga... alem de ter q ir compra com traficantes e correr o risco de ficar com o nome sujo... Mais pela ignorancia suas e de milhares de pessoas enfeiticadas pela "sociedade do poder" o mundo ta na desgraca q ta... E FALEI EM UM TOM DE DESPREZO
QUEM RIR POR ULTIMO RI MELHOR!
falei q a legalizacao eh casa de 3 anos ficaram todos brancos e falando q nao tem como pq eh uma droga...
Conclusao : Pelo que debati com eles percebi que eles nao sabe nem como a planta eh se eh verde ou cor de rosa... Oque falta seria algum programa tipo "globo reporter" de sexta anoite fazer uma reportagem sobre a marijuana ajudaria e muito!
Oque falta eh fazer propagando sobre ela...
Formidável o comentário do Zeus.
ResponderExcluirE anonimo , eu concordo com a parte do globo reporter!!
Hahahahaha!
LEGALIZE IT!!!
caretisse é foda!
ResponderExcluirLEGALIZE THE IDEA
Como diria o Gabriel Pensador, "Até quando agente vai ficar levando PORRADA?"
ResponderExcluirTo em floripa sem maconha a quase uma semana e não sei onde conseguir, alguem pode me ajudar. procurocanabis@bol.com.br Pago muito bem!
ResponderExcluir