sábado, 21 de novembro de 2009

[Ed. 38#] Discolized: Rap Enfumaçado! DR. DRE!

por Várzea Crew

Alguém aí gosta de Rap? Nós da editoria Discolized gostamos demais, e por isso, postaremos um dos álbuns mais emaconhados da história do rap: Dr.Dre - The Chronic.

Pra quem gosta ao menos um pouquinho de rap, o Dr. Dre já dispensa apresentações. Membro formador da banda de hip hop oldschool N.W.A. (que contava com feras como Ice Cube, Eazy-E), e que encerrou suas atividades em 91, quando começou sua carreira solo.

Voltando a falar desse álbum de estréia do Dr. Dre, o nome "The Chronic" é uma gíria/nome de uma maconha da massa. E como se não bastasse, a própria arte da capa do álbum é a mesma arte da caixinha clássica da seda Zig-Zag. E só para completar, em várias músicas desse álbum temos a participação do rapper mais maconheiro de todos, Snoop Doggy, além de muitos outros convidados.

O "The Chronic" foi lançado em 1992, pela própria gravadora do Dr. Dre. O disco recebeu inúmeras críticas positivas e foi sucesso em vendas. Extremamente importante e influente, faz parte dessa era de ouro do rap: final dos anos 80, até começo dos 90. Antecedeu e foi influência também para álbuns bons que ainda conseguem sobreviver no rap sem apelar. Dá um pouco de saudade desse rap mais sujo e de rua, em dias que vemos o rap e o hip-hop tão banalizado na TV, com ouro, mulheres e nada além disso. Até bons rappers se renderam a essa vida. Porém, os verdadeiros continuam firmes e fortes sustentando a cultura.

Mas enfim, quem pensa que rap é só isso precisa muito conferir a história. Rap é música de protesto e um dos principais porta-vozes da legalização nas ruas. Fica um salve pra quem fez isso de modo verdadeiro: Public Enemy, NWA, De La Soul, A Tribe Called Quest, Fat Boys, e os pais: Afrika Bambaata, Grandmaster Flash, e muitos outros, que ficaria muito grande a lista aqui se citarmos.

Agora é hora de música enfumaçada, quem quiser conferir antes de baixar, vai aí um single desse álbum em vídeo:

TRACKLIST:
1. The Cronic (Intro) / 2. Fuck Wit Dre Day (And Everybody's Celebratin') / 3. Let Me Ride / 4. The Day The Niggaz Took Over / 5. Nothin' But A 'G' Thang / 6. Deeez Nuuuts / 7. Lil' Ghetto Boy / 8. A Nigga Witta Gun / 9. Rat-Tat-Tat-Tat / 10. The $20 Sack Pyramid / 11. Lyrical Gangbang / 12. High Powered / 13. The Doctor's Office / 14. Stranded Of Death Row / 15. The Roach (The Chronic Outro) / 16. Bitches Ain't Shit

DOWNLOAD AQUI!

15 comentários:

  1. Rap's internacionais são maneiros, mais pow eu vurto muito mais os rap's barisileiros ... stilo Emicida, ConeCrewDiretoria, Marechal, Quinto Andar... etc... é uma dica aew pra geral baixa!.

    ResponderExcluir
  2. classico do rap baixando.!

    ResponderExcluir
  3. o segredo do rap gringo eh vc tenta entende as letras (Y)

    ResponderExcluir
  4. Não vo dizer que é ruimm ADORO rap gringo mas... fazendu issuh estamos desvalorizanduh os Raps brasileiros tem cara que toka autos som..
    negra lee.
    BLACK ALIEN
    marcelo D2
    helião.
    varios que Tokam aauuTOs som, mas não são facil de encontrar na net pra baixar!
    Dr. DRE Baixado!

    ResponderExcluir
  5. Hempadão não desvaloriza ninguem não,temos de ouvir bons sons do MUNDO inteiro,não interessa se é brasileiro ou não...Por exemplo,meu playlist agora tem Mundo Livre S/A,Lula Cortes e Zé Ramalho,Flaming Lips,Slayer,Messer Chups,muita coisa boa...

    ResponderExcluir
  6. ae gurizada agora sim
    rap do bom \o/

    um dos melhores albuns de rap
    do dr. dre é o melhor.

    Rap é Compromisso!
    paz

    ResponderExcluir
  7. O rap gringo é bom, mas falar dele é desvalorizar o rap nacional?

    Quem faz rap nacional se amarra em ouvir o rap gringo, pra incorporar nossa cultura, aglutinar valores... po, as vezes tenho a impressão que esse blog é mt melhor que os leitores que o frequentam...

    fala sério!

    ResponderExcluir
  8. ótimo cd! mas temos que valorizar o rap nacional! rzo, sabotage, quinto andar, black alien, kamau, marechal, entre outros... paz e mente feita para todos! luz!

    ResponderExcluir
  9. classsssssssssiiiiiccoooooo... belo post... mui loko esse cd... vlws.. baixando pra garantir ele no pc tb..

    ResponderExcluir
  10. Do caralho man, eu to muito doido. Nego bahia

    ResponderExcluir
  11. Curto muito muito mesmo rap americano..acho foda demais...

    ResponderExcluir
  12. sonzeira.. tenho um cd aqui no pc do Wu tan Clang.. Muito bom.. ganja total !! caso queira ter acesso pede ai...

    ResponderExcluir