sábado, 21 de novembro de 2009

[Ed. 38#] ErvaMundi: Cultura da Maconha no Sudeste Brasileiro!

Olá, queridos leitores! Hoje percorremos mais um pedaço de nosso saga para descrever nossa observação sobre a cultura da maconha no Brasil! Semana passada nós falamos da região Centro-Oeste, e desta vez vamos viajar a parte mais badalada do Brasil! A região sudeste não é somente a mais populosa, mas também a de maior representatividade nacional. Esses úmeros populacionais e econômicos refletem diretamente nos âmbitos sociais da região e a cannabis não fica fora disso. O sudeste brasileiro é composto pelos estado de Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A maconha aqui, assim como em toda parte do Brasil, é amplamente consumida. Consolidando assim a marca da droga ilícita mais consumida não só da região, mas do mundo. A repressão é forte, principalmente no estado do Rio, em que os moradores são obrigados a conviverem com os desdobramentos da política repressiva a todo instante nas ruas, noticiários e opiniões estrangeiras. Mas nosso assunto não é bem o tráfico de maconha, posto que isso não nos interessa. Sabemos que a marofa consumida por aqui vem de fora do Brasil, prensada, misturada e então revendida. Mas e o maconheiro, como vive na região?

A repressão tem pulos e saltos, mas o maconheiro da região sudeste também tem alguns luxos. Vamos começar pela parte ruim da história. Sabe-se que o maior pólo de consumo da cannabis são as universidades e de lá que surgiu uma idéia muito louca para inibir o consumo de maconha: fotografar os alunos que ousarem consumir. Essa medida adotada pela PUC do Rio de Sampa, daria aos seguranças não instrumentos de força, mas de caguetagem profissional através de uma câmera digital com a qual ele teria a missão de ser paparazzi da turma da fumaça.  Um contraponto interessante é que na época o prefeito da Cidade Universitária do Rio, onde está situada a UFRJ, se posicionou não a favor do consumo, mas da verdade, dizendo que não havia orientação para a repressão, já que nunca tinha acontecido problemas por causa disso.

O Rio de Janeiro foi também o único estado da região que conseguiu marchar a  favor da maconha, contando inclusive com a participação do ministro Carlos Minc, além do estado ter um governador francamente a favor da descriminalização. Mas isso não alivia o usuário carioca, embora na cidade existam lugares públicos de convívio social em que a erva é completamente legalizada, podendo assim ser consumida até mesmo diante dos seguranças. A lei antifumo entrou em vigor essa semana no Rio essa semana, mas veio importada de São Paulo. E muita gente já reclama da repressão exagerada ao tabaco, em detrimento ao baseado. Pois é, cada esforço pra reprimir leva a outro de resistência e nessa história de militância os maconheiros já tem muito mais experiência, não é verdade?

O estado de São Paulo é o que tem mais leitores aqui no Hempadão! A impressão que temos é que a repressão por lá é muito maior, no sentido de o consumo ser amplamente combatido. Em sites estrangeiros sobre trips enfumaçadas às terras nacionais, o que mais se diz é sobre a corrupção dos policiais brasileiros, embora segundo os gringos eles não o façam de maldade, mas sim por causa do salário que é muito baixo. Tanto no Rio quanto no Espírito Santo os melhores picos devem ficar por conta das praias. Aqui no Rio o pico eterno da galera natural é a Floresta da Tijuca, a maior concentração de verde em meio ao centro urbano.

Hoje precisaremos mais do que nunca da ajuda de nossos leitores na roda, afinal, sabemos que nossa pesquisa não é capaz de levantar todas as informações vitais para a cultura da cannabis de todos as cidades, estados e países. Portanto entre na roda e faça o post cada vez mais completo!

Semana que vem damos continuidade a saga do ErvaMundi! E nosso destino é cabuloso: Brunei, nome oficial "Estado do Brunei, Residência da Paz"... com esse nome, não sei não...mas parece ter fumaça, não? Vamos juntos... Até lá!

61 comentários:

  1. O pico em SP é campus de universidades públicas e suas respectivas repúblicas. Praticamente toda república tem seu fornecedor de confiança, isso quando não plantam (era o caso da minha rep)

    ResponderExcluir
  2. Tem várias praças em SP que dá pra fazer uma bela fumaça, a por do sol é conhecida de todos os adeptos da erva, tb tem a boaçava, a pça perto do colégio alves, onde rola o maracatu, são paulo é legalize, é só saber fumar! Hahaha
    Sem contar as universidades, independente se pública ou particular, a cannabis sempre rola, como estudo na AV.PAULISTA o jeito é fazer fumaça na principal avenida do país mesmo! HAHAHAHAHA
    Força Cáspeeer!

    ResponderExcluir
  3. Pow hempada Minas Gerais fica só na imagem ??
    Nem falo nada ??

    ResponderExcluir
  4. cara, campinas sao paulo, localizaçao da unicamp, sexta feira mesmo teve uma festa que eh um tipo de woodstock, muito boa mesmo, moro perto da universidade entao eh um luxo que eu tenho hehe =)

    ResponderExcluir
  5. rrs Minha cidade Poços de Caldas /MG
    eh sussa fazer um role....msa a polícia aki cada mes q passa tem mais contratados x.x'

    mas fuma pra rua eh muito sussa.....praça que é um pouco sujera ams tambem naão pega nada...

    a venda por aqui acontece em todos lugares, mas não é muito certo, se nao pegar nu peso fuma um do mais ou menose,sério isso eh broxante
    rsrsrsr otimo sabado pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae mlk me chama no whats eu sou novo em poços e quero saber onde tem pra vender meu número é 988793861

      Excluir
  6. o cara ae q falou de Sampa, falou tudo. Praça do por do sol eh um dos picos mais brisados que tem aki...

    a pracinha do Alves Cruz tbm eh top e a do Boaçava eh 99% legalize, fora todas a outras praças de sp.

    Nós não temos as praias do Rio, mas temos as praças. Fora o campus da USP, que eh bem de boa tbm!

    PAZ!

    ResponderExcluir
  7. Além da já falada Floresta da Tijuca, existem outros picos como Paineiras, rampa da Asa Delta, e praias como Joatinga, Prainha, Macumba, Pepino e Pepê -nas de Ipanema e Leblon, desde que fora de horário de pico, sempre recheadas de criOnças e pais que dão seus catrancos mas cultivam o péssimo hábito da hipocrisia e falta de caráter. As casas de shows, em geral,também liberam.
    Mas o melhor é reunir uma galera na casa de alguém e dar seus catrancos ouvindo ou assistindo DVD de um tal roquenrou e com muita 'gelada' à disposição. Não existe dinheiro que pague.
    []ões

    ResponderExcluir
  8. Opa, Edson!!
    Tava sumido...
    Welcome back to Hempadão!!
    =]

    ResponderExcluir
  9. falo tudo , na pedra da macumba uma vela no por do sol também é inexplicável , sem contar os outros milhões de lugares legalizes no rio, mas ultimamente nas ruas a gente ta ralando um pouco mais pra fumar, agora ta passando muito mais carros dos porcos , o aumento na repressão ta muito claro quando se anda por ae querendo legalizar algum pico... jah bless !

    ResponderExcluir
  10. engraçado que só nessa edição tem gente reclamando porque não foi falado de cada estado separadamente...porque ao invés de pedir informação a galera não trás informação?

    ResponderExcluir
  11. Po posto nove e coqueirão lega

    ResponderExcluir
  12. NITEROI É A JAMAICA NEGUINHO

    ResponderExcluir
  13. UNICAMP eh campinas eh o paraiso
    a festa que rolou sexta la , unistock parece que eh o nome
    os caras colocaram varias caixas de som em uma praça la e ficaram fazendo um som
    fora que tem a parte do observatorio tbm que eh bem sussa !!!

    ResponderExcluir
  14. Belo Horizonte a capital de minas e de boa existem varios spots muito bons para se fumar o mais famoso e com certeza a praca do PAPA. Agora a santa maria aqui depende muito da epoca. Daqui a pouco comeca a seca mais Hachiche e back sempre ta rolando é só procurar. Abraco galera da HEMPADA

    ResponderExcluir
  15. eu moro aqui no interior de são paulo ITU
    e são auots picos enfumaçados eu recomendo a estrada parque q tem muito verde

    ResponderExcluir
  16. Aqui em casa tá sempre legalizado!!!
    Mas como já disseram. No Rio tem muito mais lugares. Posto 9 no coqueirão a qq hora dá para acender um lá.
    Qm vai lá já sabe que vai encontrar fumaça no ar.
    Joatinga para mim é a melhor praia do Rio. Muito reservada.
    O problema é que no caminho da praia sempre tem uns vermes dando dura. Mas chegando lá é só lazer.

    ResponderExcluir
  17. SP tá embaçado de fumar até tabaco nas baladas,então fuma-se a santa maria na rua mesmo,em qualquer lugar...

    ResponderExcluir
  18. Santo André-SP a repressão é grande. Mas ainda é mais fácil de comprar do q pão.

    ResponderExcluir
  19. ipanema posto 9
    joatinga
    circo voador
    fundição progresso
    maracanã
    e qualquer rua discreta

    ResponderExcluir
  20. Lumiar e São Pedro da Serra - Nova Friburgo

    ResponderExcluir
  21. Fumo em todos os lugares, aonde me der na telha!
    Mais emocionante mesmo é no Circo Voador e Fundição Progresso!

    São 5 Maconheiros por metro quadrado!
    Sem contar que possuimos locais aonde só tem parada boa, enquanto não legaliza agente vai correndo riscos em manguinhos e jacaré na minha opinião são as melhores prensadas.
    Sempre frescas, com opção de escolha e preço acessivel a todas os niveis sociais, tirando o perrengue de sair das favelas com nossa muca, o resto dá pra tolerar de boa!

    ;)

    ResponderExcluir
  22. Em casa é legalize, a maconha geralmente eh boa, na rua nem gosto muito de fumar, mas na praça por-do-sol é legalize maconheiro de sampa tem que conhecer se nao num eh maconheiro, devido a escassez dos ultimos tempos tah meio carinha a maconha de qualidade por aki, soh to achando hidroponico a 5por1 o fornecedor regular está sem estoque e quando chega jah acaba.....

    ResponderExcluir
  23. Moro no interior de Minas. Manhuaçu. Colada com divisas do Rio e Espirito Santo. Bom, na minha cidade a galera hempada ja dominou. E a venda fica por conta dos chegados mesmo, vendem pelo telefone e pra galera que ja faz parte do fumacê. A repressão é alta pelo fato de ter um vapor por m² e aqui tem um batalhão da PM.

    ResponderExcluir
  24. No Rio tem papa charle que cola no bonde e torra vários. Só pra vcs terem noção! Falaram de vários lugares do RJ, mas a Tijuca é o local sujeira mais legalize do Rio. Tem polícia na rua o tempo todo, mas a galera queima em qualquer lugar que a rapaziada cismar. Fica um na atividade olhando a rua, o outro ajuda a apertar, pode ser na Br de Itapagipe (asfalto Turano), pode ser na Uruguai, na Floresta, no Catrambi, Garibaldi, São Miguel, qq travessa dixavada perto da Xavier de Brito.... enfim a Tijuca é enorme e tem, além de muitos maconheiros, a maior massa surfista junto com jacarepaguá, dos bairros sem praia do RIO. O 6 bpm é sinistro, mas não é onipresente!

    ResponderExcluir
  25. No Rio de Janeiro, como já dito, os melhores picos são o POSTO 9 de Ipanema, a noite da Lapa (principalmente na Fundição Progresso e no Circo Voador), e o Maracanã. (Dentre os lugares mais movimentados, lógico).

    Já em NITERÓI, o "PAMPO" na praia de Itacoatiara, a praça da Cantareira e o campus da UFF-Gragoatá são as melhores opções. A praça da Cantareira é cercada por PMs, mas o consumo da Cannabis é totalmente legalizado.


    E pro amigo willencolin que citou os bagulhos do Jacaré e Manguinhos (são realmente bons), recomendo procurar pelo fumo da FALET, no bairro de Santa Teresa. Não há nada igual no Rio no momento!!

    ResponderExcluir
  26. Po... aki no ES (Vitória), temos varios picos, universidade e as praias com certezae até mesmo na rua, brincado de gato e rato com us pulicia...
    mas o bom mesmo é na praia, ajuda mais no objetivo. que é fikar BEM...

    ResponderExcluir
  27. tbm sou do rio, faz muito tempo q eu não fico na orla, mas antes quando eu trabalhava na zona sul dava altos rolés na praia depois do trampo, bons tempos, e falando das maconhas, essa do fallet eu fumo direto, eu ensaio na casa do batera da banda, lá em santa teresa, boa, manguinhos e jacaré, na boa acho muito zoadas, tô com uma do manguinhos aqui q uma vela não dá nem meia hora de onda, mas uma q é a minha paixão mesmo é a do tuiti, vem impresso no papel, a melhor do rio, não discordo, vem sempre verdinha, dá a maior brisa e o melhor e pertinho de casa, tava dando um tempo dela e experimentando outras, mas não é a mesma coisa, a minha próxima missão vai ser escalada rs.

    ResponderExcluir
  28. mal a pontuação, tô no brilho!

    ResponderExcluir
  29. Moro em Guarulhos, SP. Atualmente, divido um apto. com minha namorada, que tb aprecia a erva. Por isso ando um pouco desatualizado quanto aos melhores picos p/ mafar. Na época que ainda ñ tinha a oportunidade de contar com a segurarança do lar, costumava ir de carro ou bike para o entorno do aeroporto, próximo ao Cesar Park. Tem um lago cercado por grama, onde os aviões sobrevoam o tempo todo sem parar, assim como as idéias que surgem em meio a fumaça. Tb temos nossa praça do pôr-do-sol, que fica no Jardim Maia. Por ser um bairro nobre, os tiras colam c/ frequência, mas nd que incomode quando há discrição. Recordo-me tb da estrada que leva à Oca do Curumim, que é recomendável durante o dia. No mais, como trabalho em Sampa, costumo retornar do trampo queimando a valer nas Marginais e Dutra, sempre atento aos Rocans (tiras de moto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estas em Guarulhos?
      Vou estar ai no domingo, onde compro uma coisinha so pra passar o tempo?

      Excluir
  30. poooo, Minas ficou só na imagem mesmo... aki em BH a concentração de THC no ar é alta...tem maconhero pra todo lado, PUC minas então hahaha praça do papa tb eh o canal, aliás, pro pessoal daqui, vale a pena ir lah e observar a diferença de arquitetura das casas... cada uma parece q eh de um país hahaha mto doido o pico...

    ResponderExcluir
  31. é isso ae!
    na cidade universitaria da usp é legalize quase total.
    e respectivas republicas tb! o/

    ResponderExcluir
  32. RIO como jah falaram rola no posto 9 e na lapa

    ResponderExcluir
  33. E MG??? Como q fica?

    Sou de Poços de Caldas - MG...

    lugar sussa, cidade turistica... varios pontos sussegados!

    ResponderExcluir
  34. Eu sou de Campinas mas faço faculdade em Minas, e fica mais fácil pra fazerr um paradoxo entre os dois lugares. pelo q percebi a policia em Minas é mais suave, e é mutio raro ouvir historias de corrupção, a galera fuma na rua, nas praças, nos becos, enfim.. muito maconheiroo! em campinas a gnte procura tomar mais cuidado, o nem sempre é possivel pq a pala chega e a gnte nem percebe, mas da pra fuma no carro em movimento, e em alguns mocós,, q não são raras!!
    hempada deixou a desejar sobre minasss
    valeeuu..
    muito amor!

    ResponderExcluir
  35. Poh.... n acredito q ngm ainda comentou do grajamaica??? la em qualquer lugar eh lega..e ainda tem a reserva florestal do grajau... altas trilhas e escaladas embaladas de mta ganjaaaa...

    ResponderExcluir
  36. a por do sol é conhecida de todos os adeptos da erva...
    Quem não conheçe a por do sol nunca viu lugar legalize kkkk!
    na av.paulista eu fumei voltando do trabalho tava um inferno o tranzito resolvi sair do buzão e ir até o fim da paulista apé isso ai era umas 7:00 horas abraços!

    ResponderExcluir
  37. Sou de Campinas e também fumo na Unicamp. Não só na Unicamp... mas na PUC também. Na Unicamp é onde mais tem a galera q curte MESMO.. Na pucc é um ou outro..e descriminados ainda ;/
    No final do ano passado rolou uma festa aqui na Unicamp q durou 4 dias. Eu só tive a oportunidade de ir no primeiro..e olha... tava maravilhoso.
    Maconha por todos os lados. Bandejinha de cogumelos à venda. Alguns loucos fritando pra lá e pra cá.. e uns bêbados caindo ali... LEGALIZE!!!
    Me senti no Woodstock! Sentamos na grama.. fizemos uma roda de pessoas..e bolamos três..e quimamos os três de um vez! .. Não preciso nem falar né? ..Deu uma hora.. o pessoal ja indo fumar mais e... por mim, eu dormia ali mesmo. Tinha um grupo acampando perto do palco... achei super legal a ideia. Ano que vem tenho certeza de que eu vou fazer isso também! ... [B]

    ResponderExcluir
  38. [B]
    ..continuando..
    Tirando a Unicamp, considero Campinas uma cidade 'chave'. O patrulhamento na cidade aumentou muuito. É fácil, fácil rodar aqui. Mas como todo maconheiro é cara de pau.. eu fumo na rua..fumo no centro...ja fumei na frente da prefeitura. (não por graça, por necessidade mesmo). ...[B]

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. kole hempada .. deixou a desejar msm sobre minas
    sou de BH aki os picos são
    PRAÇA DO PAPA (LEGALIZE TOTAL)
    PARQUE DAS MANGABEIRAS (soh q tem q ser na mocada)
    PRACINHAS E ESCADÕES ESPALHADOS PELA CIDADE, COMO OS ESCADOES DA AV.PRUDENTE DE MORAIS, E A PRACINHA DO CRUZEIRO Q TB EH LEGA-LEGA

    ResponderExcluir
  41. Grande centro canabico no Espirito santo Ilha do Boi Praia reservada tranquila que te garanto vale apena sentar na quele banquinho e queimar um baseado é um viajem louca o visu o ambiente mas garanto que esses outros lugares tbm são otimos

    ResponderExcluir
  42. Ela - Rio de Janeiro16 de março de 2010 às 20:08

    Cara, aqui no Rio os lugares são muitos, embora haja repressão. O segredo é agir com discrição e naturalmente, que ai vc não dá pala, e mesmo se alguém desconfia, custa a acreditar. A cara de pau às vezes é necessária. Praia da macumba, assim como sua pedra, final da tarde sentado na areia, seja no recreio, ou em ipanema ..
    Passeando com o cachorro em ruas discretas à noite, ou andando de bicicleta ..
    Jacarepaguá tem vários picos secretos .. hahaha
    Lapa, e sua escadaria, cachus na floresta da tijuca .. O Sana, cidadezinha perto de friburgo e lumiar, é uma pequena Holanda, com cachoeiras lega e campings maneirissimos.
    Enfim, sempre se dá um jeitinho .. rs

    ResponderExcluir
  43. Ela - Rio de Janeiro16 de março de 2010 às 20:13

    Um adendo: Concordo em tudo o que o Edson falou, casa de amigos com a erva, umas geladas e muita gargalhada não tem preço !

    ResponderExcluir
  44. Em Juiz de Fora - MG a repressão é forte, mas nunca falta os picos LEGALIZE !!
    Aqui tem a caixa d'agua, Tustão, praça da baleia, trilha do cristo, remonta e vários outros lugares ... Vlww familiaa !

    ResponderExcluir
  45. Sana - Lumiar - Nova Friburgo - Rio
    Totalmente lega!!!

    ResponderExcluir
  46. moro em Saobernardo , aki naum falta picos lize , tem a 4:20 , praça do gato , games , sem comta as ruas , fumo onde der na telha andando a pé mesmo , indo pra facu e na facu que n eh lize mais temon um píco lize total pra pode fuma avontade

    ResponderExcluir
  47. Mauá, Maromba e Maringá.

    ResponderExcluir
  48. facul sempre tem algum pico neh huehuehue
    aki na minha cidade no interior de sp a gente fumava na praça q tem o forum huehuehuehue

    ResponderExcluir
  49. Em SP tem vários picos..Praça do por do sol, masp,além das faculs e bares do entorno..faço facul na Puc de SP só não rola mais de fumar no Pátio da Cruz por causa das cameras, mas nos C.A de humanas, é legalize, principalmente nos de jornalismo,filosofia e sociais...

    ResponderExcluir
  50. ai legalizando legal

    Bh escadarias da Prudente de Morais e Praça do Papa ! Salve Montes claros também legalize Praça do Ralf é nois

    ResponderExcluir
  51. POW HEMPADA, VAMO VALORIZAR TODOS OS ESTADOS AÍ, MINAS GERAIS TEM MUITO MAIS MACONHA E MUITO MENOS CAPITALIZADA DO QUE NESSES ESTADOS BUROCRÁTICOS AÍ! RESPEITEM AÍ

    ResponderExcluir
  52. Fumo no meu carro mesmo, o foda é que mistura cheiro de peido com maconha.

    ResponderExcluir
  53. Alguém sabe me indicar picos em guarulhos?

    ResponderExcluir
  54. Sou novo em pocos de caldas, onde arrumo um do verde

    ResponderExcluir
  55. SENHOR REPORTER, VAMOS LEVAR A SERIO NITERÓI, NÃO FORMAMOS DROGADIGTOS PREPARAMOS O HOMEM PARA CRESCER. LIGIA V. MENDES

    ResponderExcluir