domingo, 22 de novembro de 2009

[Ed. #39] Discovery Hemp: Ontem contra-indicados, Hoje, saudáveis!

por Dr. Moura Verdini

O texto que o Discovery Hemp trás hoje mostra como, durante nossa evolução cultural, tivemos erros e acertos. O erros quando são detectados podem ser concertados e os acertos são sempre melhorados. Considerando que a medicina faz parte deste contexto cultural sua evolução não foi diferente. Muitas vezes por preconceito ou interesses diversos, os acertos são transformados em erros, porém, dado à luz da informação e do conhecimento é improvável que estes erros permaneçam por muito tempo levando em conta todo o tempo de evolução de nossa sociedade. O texto abaixo é baseado em um artigo publicado na revista Notícias do Brasil e tem como título: Ontem contra-indicados, Hoje saudáveis.

O artigo fala sobre três substâncias que já foram vistas como grandes vilões da saúde pública mas hoje são vistos até como remédios eficientes. São elas o vinho, o chocolate e é claro nossa querida erva Cannabis sativa. O vinho pode funcionar como aperitivo, iniciando a salivação e iniciando a atividade estomacal, isto confere um melhor processo digestivo. Além disso funciona como tranquilizante e pode ajudar na redução de peso de pessoas obesas. Já foi comprovado que o vinho pode aumentar a expectativa de vida, fazendo com que as pessoas vivam mais. O chocolate é muito importante no bom funcionamento do coração. Isso porque possui   grandes quantidades de flavonóides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, reduzem a pressão sanguínea e combatem alguns tipos de câncer devido a suas capacidades de reduzir o estresse oxidativo; inibir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade assim como a agregação plaquetária; agir como vaso dilatador; atuar como agente imunomodulador e antiinflamatório em diferentes fases do processo tumoral.

Para terminar, o artigo fala sobre a maconha. Seu primeiro uso na ciência moderna foi como antiepilético. Pacientes que não apresentavam melhora das convulsões usando os medicamentos disponíveis forma medicados com canabidiol – canabinóide que não possui efeitos psicotrópicos – e apresentaram melhora no quadro de convulsões. “Um dos pacientes tinha ataques pelo menos uma vez por semana, implicando em baixa qualidade de vida e restrição ao  trabalho. Usando o canabidiol, ele ficou seis meses sem ter uma crise” conta Elisaldo Carlili, farmacologista da Unifesp e pioneiro nas pesquisas sobre usos terapêuticos da maconha. O mesmo médico afirma que nada na medicina é 100% e que nem todos os remédios funcionam em todos os pacientes e por isso é importante termos alternativas para o tratamento de doenças. Informa haver dezenas de trabalhos que comprovam a existência de substâncias na maconha capazes de combater diversas doenças como dores neuropáticas e que já existem dois remédios para este tipo de dor, o Sativex, na Inglaterra feito pela mistura de dois extratos de maconha com maior concentração de canabidiol e o Delta9 com maior concentração de THC.

Nas últimas semanas abordamos como o uso de maconha pode ser nocivo ao coração. Porém, temos visto frequentemente que a maconha pode ter vários benefícios ao nosso organismo. Vimos também que o chocolate é bom para o coração e combate certos tipos de câncer e que o vinho ajuda na perda de peso assim como a maconha e pode aumentar a expectativa de vida. Fica a dica então: Fumar um baseado tomando um gole de vinho para preparar o estômago para a larica e depois comer um chocolatinho, de preferência mio-amargo pra matar a fome e deixar o coração saudável. O grande problema é reconhecermos quais doses são benéficas e quais doses podem trazer malefícios. Parafraseando Paracelcius: “O remédio e o veneno está na dose”

6 comentários:

  1. Eu adoro vinho,mas gostaria de saber se qualquer vinho faz bem ou só aqueles caros tipow 'vinho do porto' :) ótimo texto!parábens

    ResponderExcluir
  2. vinho é bom..
    maconha melhor..
    os dois juntos.. *-*

    ResponderExcluir
  3. chocolate e maconha é a combinação perfeita.
    nada melhor pra matar a larica do que uma barra de chocolate :D

    ResponderExcluir
  4. vixii .. entao tava fazendo o certo sem saber... fumo um pra relaxar e como um chocolate para matar a larica... shuahsuashuahuahusa

    ResponderExcluir
  5. Fumar unzinho, tomando um vinho com uma vista para um céu estrelado definitivamente é o que mais gosto e ando fazendo ultimamente. E matar a lariquinha com um chocolate meio amargo foi uma ótima dica kkkkkk Adorei..

    ResponderExcluir
  6. vo importa um delta9 pra mim!!
    huauhauha
    zueira!

    ResponderExcluir