sábado, 28 de novembro de 2009

[Ed. #39] ErvaMundi: Brunei - Cultura da Maconha no Sudeste Asiático!

Desembarcamos hoje numa trip cabulosa. A intenção é buscar registros do consumo de drogas e cultura da cannabis no Estado de Brunei, Resistência da Paz. Sim, esse é o nome oficial do país. Mas não se anime, estamos falando de um lugar que só conseguiu alcançar a 'independência' em 1984. Quer dizer, os leitores mais velhos são independentes a mais tempo. Mas pra complicar um pouco mais, o governo que se instituiu após a queda do vínculo com Reino Unido foi um regime ditatorial, liderado por um sultão.

Estamos no sudeste asiático, fronteira com a Malásia. Caso não fale inglês, rola fácil a possibilidade de se comunicar em Malaio, né verdade? A busca por informações não foi fácil, porém dados da ONU levantados em 92 apontavam já para um crescente uso de maconha e de solventes voláteis. Embora o maior número de usuários fossem os de codeína, usada em forma de xarope ou tablete, além de substâncias psicotrópicas como benzodiazepinas, que seriam como sedativos, relaxantes musculares, mas pertencente ao grupo dos fármaco-ansiolíticos. 

Trata-se de um país pequeno, com cerca de 380 mil habitantes. As drogas são consumidas principalmente por jovens do sexo masculino. Ainda de acordo com a ONU, o consumo de maconha e heroína foram ditos estáveis, embora as drogas esquisitas citadas ali em cima, sofreram aumento descontrolado. O consumo aumenta principalmente entre estudantes, embora também entre desempregados, sub-empregados e personalidades do chamado "colarinho branco", ou seja, quase todos os setores sociais.

O país apresenta penas pesadas para traficantes e usuários de drogas. Basta saber que a posse de 500g ou mais de maconha pode ser punida com a morte. Embora quantidades menores podem resultar em prisão de no mínimo 20 anos e espancamento com bastões. Saindo da parte jurídica para a política, a medida adotada é baseada em ações em três áreas principais: a redução do fornecimento de drogas através da ênfase na aplicação na lei de drogas, a redução da demanda através de medidas preventivas e a contínua atualização dos conhecimentos dos especialistas para sustentar essas duas ações.

Portanto o país não tem nada de legalized. Mas isso parece não ter impedido o consumo da erva. Sem grande possibilidade de plantio e também sem fronteiras estratégicas, e ainda com uma truncada forma de governo, acredito que Brunei não seja lá um bom destino. Por isso que saímos daqui de cara, tamanha repressão, e partimos semana que vem para Europa! Quem vem junto rumo à Bulgária? Nos vemos no sábado, as 4e20, ou com uns atrasos no vôo.

11 comentários:

  1. A equipe que mantém esse blog não deve ser humana. Putaconteúdodocaralho, man!!!

    ResponderExcluir
  2. Desde que conheci esse blog entro todos os dias, o paulo falou tudo conteúdo do caralho!!!

    ResponderExcluir
  3. Desde que conheci esse blog entro todos os dias, o paulo falou tudo conteúdo do caralho!!! 2
    /giba

    ResponderExcluir
  4. melhor site em disparada..

    aprendo mto com o hempadao man.

    obrigado por tudo hempadao S2

    ResponderExcluir
  5. voces foram pra la ou fizeram esse levantamento a partir de dados obtidos, principalmente [e talvez apenas], na internet?

    ResponderExcluir
  6. Cara...
    mtu boa a materia...
    valew HEMPadaoo!!

    ResponderExcluir
  7. 420,
    é claro que o viés físico da editoria é fictício.
    A gente faz é um levantamento através da internet, essa rede deslumbrante de informações.

    Geralmente é tudo traduzido. Afinal, o Brasil não tem muito conteúdo sobre o assunto. Tamo bolando...

    =]

    ResponderExcluir
  8. Nossa mano, e tem gente que ainda reclama que aqui no Brasil é ruim. É claro que sempre iremos buscar a legalização. Mas me dá até uma dor no coração de pensar em morar num país desse, sendo apreciador da erva.
    Legalize Já no mundo todo! =]

    JAH BLESS

    ResponderExcluir
  9. também to bolando.. king-size rulez =]

    ResponderExcluir
  10. esse site é o melhor sem duvida nenhuma
    eu tbm vim aki uma vez curti i venho todo dia
    de cara ou chapado eu to aqui certo
    ainda mais que agora ta foda de concigui uma erva
    aki pq os gambé tao prendendo todo mundo oO'
    ta sinistro aki na vila esse mes

    flw gurizada
    paz

    ResponderExcluir
  11. pior do que morrer por maconha (não por causa de fumar, é claro!) mas por decisões legislativas e ficar preso aqui numa cadeia no brasil, auehaUEuea as pessoas não entendem sobre a maconha , mal compreende o caráter da substância, tem medo dos seus poderes e facilmente tem gente rodando por causa disso... é foda vai ser díficil fazer as pessoas entenderem.. acho muito mais cruel e trapaçeiro o esquema das drogas aqui no brasil

    ResponderExcluir