domingo, 15 de novembro de 2009

[Ed. 38#] Discovery Hemp: Doenças Cardíacas e Uso de Maconha!

por Dr. Moura Verdini

Nas duas últimas edições o Discovery Hemp discutiu os efeitos do uso de maconha sobre o coração e vasos sanguíneos. Em princípio, a maconha poderia aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e, por isso, na semana passada descrevemos mecanismos pelos quais os canabinóides interagem com o sistema circulatório e quais os efeitos, principalmente, sobre o coração. Hoje o Discovery chega ao X da questão e mostra quais os riscos que o uso da Santa Erva trás ao coração.

O uso de maconha pode, de fato, funcionar como um gatilho para a ocorrência de mau-funcionamento cardíaco. O THC estimula a produção de catecolaminas, hormônios que em excesso causam arritmia cardíaca. Além disso, ocorre um aumento de carboxihemoglobinas e, portanto, uma diminuição do aporte de oxigênio ao coração que, para receber maior oxigenação aumenta a taxa dos batimentos cardíacos. Este aumento pode provocar isquemias em indivíduos suscetíveis, além de aumentar a pressão sanguínea que pode acarretar em derrames devido a arrebentação de vasos sanguíneos. A maconha fumada, contribui para a formação de gases oxidantes (radicais livres) que podem ser responsáveis por um maior estresse celular. Além disso ocorre um aumento da formação de LDL (conhecido como colesterol ruim, por possuir baixa densidade e se juntar à parede dos vasos diminuindo o espaço para passagem do sangue e aumento a pressão nos vasos).

O riscos do uso de maconha para o coração estão associados a fatores de risco como pressão alta e alta quantidade de lipídios no sangue. Por isso, a maconha pode funcionar como um gatilho no desenvolvimento de doenças do coração, quando a bala já está no tambor, um estímulo pode causar o disparo. Neste caso, quando o organismo - por motivos ambientais como má alimentação e falta de exercícios físicos ou por predisposição genética a mau-funcionamento cardíaco – se depara com uma alteração mesmo que leve da atividade normal do sistema circulatório causada pela interação dos canabinóides com o organismo pode desencadear tais problemas cardíacos.

O uso de maconha está também associado a outros fatores de risco que podem causar doenças cardíacas como mau funcionamento dos pulmões para a troca de gases, contagem de leucócitos (glóbulos brancos, formam o sistema imune) e hostilidade. O funcionamento da troca de gases é inversamente proporcional à ocorrência de doenças coronárias. O número de leucócitos está associado com as chances de infarto do miocárdio e hostilidade está associado com doenças causadas pela morte de células coronárias e pela calcificação da artéria coronária, que funciona como um indicador de arteriosclerose.

Muitas pessoas fumam maconha juntamente com tabaco. A interação entre as duas drogas tem efeito sinérgico, ou seja, ocorre a potencialização dos efeitos normais das duas drogas sobre o coração. O uso de maconha durante a gravidez pode causar um desenvolvimento incompleto do coração do bebê. O que ocorre é um aumento na probabilidade de mau desenvolvimento do septo que separa os lados direito e esquerdo do coração. Este septo evita a mistura dos sangues arterial (rico em oxigênio) e do sangue venoso (rico em gás carbônico). A mistura entre os sangues pode acarretar em graves problemas cardíacos e também em outros órgãos devido à diminuição no aporte de oxigênio e aumento no aporte de gás carbônico.

Sendo assim, Dr. Verdini adverte: Não use maconha durante a gravidez ou próximo a mulheres grávidas. Faça exercícios regularmente e se alimente bem. Monitore o funcionamento do seu coração junto a um médico especialista mesmo que ainda seja jovem. Se o seu coração for saudável, o uso de consciente de maconha certamente não funcionará como um gatilho para nenhuma das doenças faladas acima, já que a bala não estará no tambor.

14 comentários:

  1. Né.

    Informação e consciencia em primeiro lugar!

    Por isso que eu amo esse blog, não é hipocrita, e cita os dois lados da moeda, e mostra alem dos beneficios, os maleficios da nossa santa erva.

    Nota 10!

    ResponderExcluir
  2. Perfeitas informações. Eu tenho um probleminha ai.. sopro no coração. Vo te falar que qdo eu fumo a erva e algo acontece que me deixe nervoso, ou com medo, eu sinto o bagui dispara mesmo, mas com o passar do tempo eu passei a saber me controlar bem.

    Eh o uso consciente, cada um sabe de si mesmo neh naum !?

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    È sempre bom saber dessas coisas. Mas ai em cima ta falando de fumar maconha com tabacco que aumenta o poder das duas drogas, ja me falaram que diminui o efeito da maconha.

    ResponderExcluir
  4. a palavrea eh consciência ;D

    ResponderExcluir
  5. É verdade que cannabis prejudica o coração, há uns anos saí pra fumar com uma mina e me apaixonei. Viu no que deu? Em abril vou casar!

    ResponderExcluir
  6. como salada pra caralho , pratico esporte 4 vezes por semana e fumo umas 20 g por fim de semana , to suave das doenças sepa em iuahiushas

    ResponderExcluir
  7. ah eu fumo baseado todo dia e dou uns tiro de fim de semana , meu coração fica mto loco mas nem da nada hsuaasuhhaus se morrer morreu :D

    ResponderExcluir
  8. Falo e disse, brow!

    o que importa eh nao se importar soh com o beck, tem que pensar na saude tb!
    eh nois

    ResponderExcluir
  9. salve hempadão.
    verdade na cara.

    long live marijuana.
    keep skank man!

    ResponderExcluir
  10. Antes de falar, procure se informar !

    Salve Hempadão !

    ResponderExcluir
  11. Eu sinto um aperto no peito,falta de ar e tals , parace que vai me dar um troço no coração. . . ;S
    Mais acho que a nicotina contribui pra isso tbm
    Bendita ou maldida que seja essa erva!!!
    E Bom paks. . . Vlw(Se alguem tiver mais informações sobre esses maus funcionamentos postem aew)!!

    ResponderExcluir
  12. ah pra mim parece que vou ter um ataque cardiaco ou que meu coraão vai abrir um buraco no meu peito de tao rapido e forte que bate hehe acho que isso tbm faz meu olho ficar mais vermelho que um pimentao sempre...
    sou o cara mais pala que ja conheci ;D
    e como meu relógio marca sempre 4:20, soh queria saber se eh muito sério esse "problema"?

    ResponderExcluir
  13. Muita gente com o mesmo problema que eu, coração super acelerado que chego ficar noia parece até que panquei. Alguém sabe como acabar com esse problema? Ou alguma strain que n cause esses sintomas

    ResponderExcluir
  14. Muita gente com o mesmo problema que eu, coração super acelerado que chego ficar noia parece até que panquei. Alguém sabe como acabar com esse problema? Ou alguma strain que n cause esses sintomas

    ResponderExcluir