por Marco Hollanda
Boas notícias chegam da terra do Tio Sam. Na última sexta-feira foi inaugurado na cidade de Portland, no Oregon, o primeiro bar com comércio legal de maconha. O Cannabis Café vai vender maconha apenas para pessoas que comprovarem o uso medicinal. É o primeiro lugar em que elas vão poder consumir a droga em público.
"Nossos planos vão além de servir comida e maconha. Queremos ter aulas, seminários, para que as pessoas possam aprender sobre o cultivo e outros usos da maconha.", disse Madeline Martinez, diretora do grupo Norml, que defende a legalização da erva.
Para desfrutar dos serviços oferecidos pelo bar é necessário ser residente no Oregon, associado ao Norml e ter uma carteira oficial do uso medicinal da maconha. Os "sócios" pagam US$ 25 (cerca de R$ 43) por mês para usar o café, que tem capacidade para cem pessoas. Por este valor, eles terão direito a receber a droga gratuitamente. O bar também serve comida, mas nenhum tipo de bebida alcoólica.
Ainda nos Estados Unidos, temos outra notícia para animar os defensores da legalização. A American Medical Association (AMA), a mais importante entidade de médicos dos EUA emitiu um comunicado favorável ao uso terapêutico da maconha.
Vale destacar que a AMA é vista tradicionalmente com uma instituição conservadora. Por duas vezes, recomendou a autoridades sanitárias e aos parlamentares a manutenção da cannabis na Tabela 1 (das mais perigosas) da lista de substâncias proibidas.
Boletim de ocorrência
Os EUA seguem em passos firmes a caminho da legalização. Mas enquanto isso algumas celebridades de Hollywood continuam agitando o noticiário por queimarem a erva de Jah. O astro da semana foi Daniel Radcliffe, o famoso bruxinho Harry Potter.
A foto do jovem ator foi parar na capa do jornal Daily Mirror da última sexta-feira. Nela, ele aparece fumando um suposto cigarro de maconha. O assessor do astro tentou desmentir o caso e disse que Daniel tem o hábito fumar ocasionalmente cigarros de tabaco enrolados à mão.
FHC vai à favela
Na sua quase “marcha da maconha” o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso está se preparando para visitar uma favela carioca, onde pretende entrar em bocas de fumo para conversar com traficantes e viciados.
A eventual visita será retratada no documentário Rompendo o Silêncio, que mostra a saga do ex-presidente pela descriminalização da maconha.
De acordo com a reportagem da revista Veja, equipe de produção do cineasta Fernando Andrade já está negociando com as autoridades de segurança do Rio de Janeiro para que FHC vá à Rocinha ou ao Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, no próximo dia 24.
FHC numa biqueira?
ResponderExcluirEssa qro ver...
Pq ele não legalizou quando era presidente entao !?!?
ResponderExcluirtbm nao entendo o pq ele nunka foi a favor qndo era presidente.
ResponderExcluir"o acessor do astro tentou desmentir o caso e disse que daniel tem o hábito de fumar ocasionalmente cigarros de tabaco enrolados à mão"
ResponderExcluirUAHUAHUAHAUHAUHAU de tabaco, sei...
CARALHO olha a cara do maluco UAHEIUHAIUEHAIUEHAIUEHIAUEH muito bom!
ResponderExcluirPra mim o FHC ta sendo oportunista demais entrando no debate... viu que ia dar Ibope pra ele e embarcou no tema.. e ainda anuncia que quer a descriminalizao por que sente que algo nao esta certo na politica de drogas, claro ele eh muito bonzinho mesmo...
ResponderExcluirMas acredito que sendo oportunista ou nao ele vai acabar sendo ator estrategico no movimento, ate por sua influencia no Brasil e no cenario internacional...
Mas sou do lado que temos que apoiar o pessoal que SEMPRE estiveram do nosso lado, SONINHA, Renato Cinco, Sergio Vidal, a Psicotropicus, e nao transferir toda a atencao pro discurso do FHC, pelo fato de ter embarcado no tema soh agora...
Eh isso pessoal ! Vamos apoiar os de sempre e ficar "vigiando" o FHC pra ver o que essse oportunista vai nos mostrar pela frente
Soninha, Renato Cinco, Sergio Vidal da Ananda, A ONG Psicotropicus, o criador do Growroom William pra mim sao os principais ativistas e que realmente desde sempre abracaram a causa sem medo de falar o que pensam e botar a cara...
Se esqueci alguem do movimento original alguem posta ai...
O futuro eh verde!
Então, agora com esse novo posicionamento que os EUA aos poucos assume, os políticos brasileiros terão coragem de levantar a nossa bandeira verde! É ruim pois mostra que o Brasil não tem posição independete em questões polêmicas, mas pelo menos desse jeito, nossa causa será vitoriosa ;]
ResponderExcluirlol agora só pioneiro merece respeito?
ResponderExcluiro FHC não legalizou antes porque ele só se tocou que isso era um problema que precisa de uma nova abordagem depois do governo dele. o FHC não é um genio do mal, e nem corrupto (ele não é rico, ele vive normal), então porque não pode ajudar na causa?
Li no Growroom que o FHC tinha um projeto para modificar as leis vigentes relativas à drogas. Mas, tudo acabou virando arquivo, pois o Tio Sam embargou tal processo legislativo, utilizando-se de sua influência internacional monstruosa...
ResponderExcluirMas agora com o Barack no poder, a legalização está tramitando numa velocidade surpreendente!!
Agora parece que vai!!
"nós vamos invadir sua praia!"
ResponderExcluirrsrs
aos poucos vamos acabando com uma hipocrisia herdada a muito tempo.
queima babilônia!
Jah Bless!
esse WEEDNEWS ta muito bom
ResponderExcluirso noticia boa!!
parabens e continuem com essa noticias!
CADA VEZ MAIS PERTO...
Eu concordo que o FHC é um oportunista, mas ele não deixa de esar ajudando a causa, e não vou ir contra o cara, quem quiser ajudar ótimo !!!
ResponderExcluirMas temos que dar apoio com certeza aos caras do movimento pro legalização, renato 5, sérgio vidal, as ongs envolvidas, os colaboradores ...
Temos que mobilizar geral pra aderir ao movimento, nós temos que ser a mudança ! RUMO A LEGALIZAÇÃO !
E o Harry Potter , ja é o segundo do elenco que é flagrado com a erva .... hauuahuahuahuahuah, e ainda quis dizer que era tabaco ... TO LIGADO ! KKKKKKK
como ja diz o nome harry "POTter" kkkkkk
ResponderExcluirnem precisa de mais comentarios
Jah bless ele e vcs! xD
Antes de criticarem o FHC, pesquisem sua história. Ele foi ativista. O cara é um dos maiores sociólogos desse país, tem argumentos de sobra pra defender a legalização, mais que qualquer um aqui.
ResponderExcluirNão estou querendo defendê-lo, mas não se pode dizer que esses pensamentos nunca fizeram parte de seu contexto ideológico. Pode não ter feito pelo fato de ele ter sido tucano e, se pesquisarem, sua falecida esposa, era uma mulher totalmente ligada a sua conduta política e não o deixava opinar sobre certos assuntos... Tanto que, ele só passou a se pronunciar sobre o assunto após a sua morte.
E acreditem, ele tá junto com a galera verde!
Ei FHC SEU PORCO!
ResponderExcluirEu não caio nesse papo!