quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

[Ed. 40#] Adão e Erva: DreadLocks de Adão!

O cabelo de Adão não podia ser outro se não o Dread. Milenar ao lado da Erva, nascidos quando a criação do mundo, nada o lida mais a natureza do que as raízes na cabeça pesando para um lado, para outro. A cultura do dreadlock está enraizada na pluralidade do movimento canábico mundial, evidentemente, principalmente pela essência rastafari e pelo ícone Bob Marley.

Mas pra muitos, o que vale é a tradução de "dread" do inglês: 1. medo 2. pavor 3. horrível.

A estética é provocativa, difícil de entender pra quem só saber vincular estética à beleza, ou padrões de beleza. E aí dois sábios versos já vieram na boca de Adão: "Torei os dreadlock na cabeça/ só pra quando eu passar ver sua cara de besta...". Tão ligados?

Mas medo e pavor não estão fora da nuvem semântica dos dredeiros, que convivem fulltime sob um preconceito horrível. E quem fala bem disso é o Falcão, do O Rappa! Oito anos de dreadlocks na cabeça, se liga:

13 comentários:

  1. Também tenho os meus dreadlocks e os considero muito mais que um penteado.
    Sao uma maneira de mostrar-se fora de um sistema onde a beleza e a mentira sao importantes virtudes. Mostrar inadequeçao e vontade de mudar, mudar os conceitos, sem impor padroes; De beleza, consumo ou modo de vida.

    ResponderExcluir
  2. botei fe no curta, pooow dread eh cultura, 'medo' tem qm nao tem...

    ResponderExcluir
  3. Dreadlock é cultura, fiz o meu a quase um mês , ta pequeno ainda mas to muito feliz e o engraçado é que na rua muitas pessoas realmente olham estranho o que eu acho superengraçado, da vontade de RIR dessas pessoas , sem cultura, sem valores, e sem ideais, sem idéias, sem respeito.. mas também tem muitas pessoas que te respeitam por isso acham uma bela atitude até por ser bem visado na sociedade como 'maluco' e coisas do tipo, otro dia estava eu no meio da madruga correndo atrás do busão que passava , o motorista freio la na frente espero eu chegar e mando: 'po num tem como deixa o rasta uma hora dessa na rua né, entra ae! '' sendo que o ônibus tava mó longe, esses tipos de atitudes eu acho que ja compensam todo tipo de preconceito sofrido pelos babiloucos, e ontem meu pai quase me mato quando viu, mas eu conversei e falei pra ele que eu num queria que ele gostasse do meu cabelo nem fizesse nada parecido.. só pedi que me respeitasse e que meu cabelo num iria mudar minha personalidade nem meu caráter.. bom , ele ainda num falo nada de novo.. vamos ver né !
    jah bless !

    ResponderExcluir
  4. ''Você ri da minha roupa, ri do meu cabelo, mas tenta me imitar se olhando no espelho...''

    ResponderExcluir
  5. Bem maneiro o Falcão dando essa idéia. Cultivei por longos 10 anos, faz 1 ano que cortei, mas o meu foi surgindo de maneira natural sem "pomadinha", nunca passei nada só água e sabão de coco, nem pra enrolar foi preciso. O preconceito como disseram chega a ser engraçado, as pessoas querem saber "o que é isso?", "quando você vai cortar?", Pô! Te interessa? Nunca vou cortar! Dread é pra sempre, mesmo que não tenha mais sobre a cabeça. Tá na persona rapá!

    ResponderExcluir
  6. dreadlock = aliança com deus , criados para assustar a babilonia.

    ResponderExcluir
  7. queria ter.. mas é complicado pra cuidar =s

    ResponderExcluir
  8. tenho dread a 3 anos e posso afirmar que eles contribuem muito mais prum preconceito saudavel, as pessoas se aproximam mais e te veem como um bom sujeito e na maioria das vezes ficma bem curiosas com o seu cabelo
    :)

    ResponderExcluir
  9. aaa eu tenho os meus tbm, naturaisss ainda por cima auhauhauh cultivados com muito esforço e na basa de preconceitos de todos da familia :(

    mais mothafucka all, existe o certo existe o errado e e existe todo o resto.


    texto roba brisa :*

    ResponderExcluir
  10. Pode ser que seja "preconceito saudavel", o Falcão citou o fato de bandido não te assaltar, é verdade essa parada aí, nas periferias a aceitação é boa, o povo até curte e te fazem perguntas engraçadas, mas nos pico de bacana a coisa muda um pouco, se bem que dread agora é meio que moda, vira e mexe tem uns dredado nas novelas da globo e propaganda de mcdonads.

    ResponderExcluir
  11. depois que felipe dilon me veio com 'dreads', eu fiquei meio chateada com a banalização da coisa. kkkkkkk.
    brincadeira.
    tb tenho o meu dread. um só. mais de um ano, criado com desapego saudável e feliz. acho que ainda lanço dreads em todo o cabelo, num futuro não tão distante.
    -apesar de ser uma moça vaidosa, sou do tipo de falcão: nao quero ter de ficar me preocupando com os cabelos.

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz 3 d lã, de cera eu não tenho coragem. Ia ter q cortar meu cabelo depois, nem pensar... asuhaiuhuihsa

    ResponderExcluir
  13. Em tese, seria realmente um desapego da beleza?
    Existe uma frase que diz: "A beleza está nos olhos de quem vê".
    Sendo assim, para todos vocês que tem dreads, acredito que acham bonito, e fazem por se sentirem bem.
    E vejo que é sim uma forma de beleza, apesar de não ser esta a imposta pela mídia.
    Vocês todos postaram isso faz muito tempo, talvez hj já não seja tão abolido.
    Eu gostaria de fazer, no entanto, talvez haja uma certa covardia, só que eu me pergunto, de que?
    De estragar o cabelo, ou de ficar careca, ou de feder, ou ainda do que as pessoas iriam falar/pensar?
    Para aqueles que tem dreads, uma coisa é certa.
    Pode não ser um desapego da beleza, mas concerteza é sinônimo de uma personalidade incrível, principalmente pelo fato de não se constrangerem ou mesmo se limitarem por como as pessoas reagiriam.

    Meu nome é Satie

    abraço a todos

    ResponderExcluir