domingo, 13 de dezembro de 2009

[Ed. 42#] Discovery Hemp: Maconha Para Tratamento de Glaucoma!

por Dr. Moura Verdini

Os efeitos do uso da maconha sobre os olhos são a diminuição da pressão intraocular e a diminuição da produção de lágrimas. O glaucoma é uma doença que se caracteriza pelo aumento excessivo da pressão ocular sem a presença de nenhum outro sintoma até a perda completa da visão. Devido a sua capacidade de redução da pressão ocular a maconha tem sido estudada em termos da análise do seu potencial como remédio eficaz no tratamento de glaucoma.

De fato, estudos mostram que a redução da pressão ocular a partir do uso de maconha ocorre, apesar de os meios pelo qual ocorre não terem sido bem elucidados ainda. A queda da pressão é de cerca de 30% e dura entre 3 e 4 horas após o uso. De acordo com médicos estudiosos no assunto, é no tempo  de duração dos efeitos sobre o olho que reside o grande problema do uso de maconha fumada para o tratamento de glaucoma. Como o glaucoma é uma doença que deve ser controlada 24 horas por dia e os efeitos da maconha duram entre 3 e 4 horas, seria aconselhável o uso de maconha de três em três horas, o que resultaria em cerca de 8 cigarros de maconha por dia. Esta quantidade de maconha é muito alta e aumentaria muito as chances de desenvolvimento de cânceres devido à liberação de substâncias carcinogênicas causadas pela queima da maconha. Além disso, esta quantidade de canabinóides constantemente no organismo pode acarretar alguns danos no sistema nervoso e cardíaco, como já foi relatado aqui no Discovery, altas doses podem provocar danos sérios, já que se configura em alterações no funcionamento normal do organismo.

Além disso, os medicamentos já disponíveis são mais eficientes, com uma maior redução da pressão e apenas um comprimido controla a pressão durante 24 horas. Isto, porém, não significa que devemos abandonar completamente os estudos e esquecer o potencial da maconha no tratamento do glaucoma. Como ainda não sabemos por quais meios os canabinóides afetam os olhos, e como já foi visto que a concentração de THC não interfere na pressão, é possível que algum outro canabinóide ou grupos de canabinóides não psicotrópicos sejam responsáveis pelas alterações oculares. Se conseguirmos descobrir quem é responsável pela queda de pressão e pudermos separá-los dos outros compostos podemos produzir remédios com maior concentração destes canabinóides, aumentando possivelmente a força e a duração do efeito.

4 comentários:

  1. Com certeza os outros remedios, que sao "melhores" do que a maconha, tem seu lado ruim.....

    ResponderExcluir
  2. não tem o que discutir.
    maconha é o melhor remédio, sabe porque? meu avô já dizia, RIR é o melhor remédio.

    :)

    ResponderExcluir
  3. tenho historico de glaucoma na familia
    mas acho que dessa eu escapo

    AUIEHAiehaIUEAHeiuaeha

    ResponderExcluir
  4. por isso qê eu fumo direto

    ResponderExcluir