domingo, 13 de dezembro de 2009

[Ed. 42#] Weed News: Repressão Ganha Força! Hora de Reagir!

por Marco Hollanda

Na estrada da legalização, nem sempre o caminho é firme e constante. Por diversas vezes batemos de frente com legisladores e projetos que tentam eliminar o avanço conquistado. Nesta semana, dois exemplos – um na Colômbia e outro nos Estados Unidos – comprovam esta tese.

Em terras colombianas foi aprovada uma lei proibindo a posse e o consumo de doses mínimas de substâncias entorpecentes ou psicotrópicas, o que inclui a maconha. A nova lei modifica uma decisão da Corte Constitucional que, desde 1994 permitia a posse de até 20 gramas de maconha e um grama de cocaína para consumo pessoal. Entretanto, o projeto abre uma permissão para o consumo de drogas sob prescrição médica.

O governo justificou a lei com o argumento de que não é coerente exigir uma luta contra o narcotráfico e facilitar o consumo de drogas. "Demos um passo histórico na luta contra o narcotráfico, a produção e, especialmente, o consumo de drogas", disse o ministro do Interior e da Justiça, Fabio Valencia.

Já na terra do Tio Sam, o baque foi justamente no estado pioneiro no projeto de legalização da maconha: a Califórnia, mais precisamente em Los Angeles. Autoridades decidiram aumentar o controle sobre os locais de comercialização de maconha medicinal.

Atualmente, a cidade conta com aproximadamente mil pontos de venda. A prefeitura pretende reduzi-los a 137. O Conselho Municipal defende a existência de apenas 70 estabelecimentos.

Jamaica: repressão com os dias contados

Para aliviar tanta repressão só mesmo a terra do mestre Bob Marley para trazer boas notícias. Em discurso no parlamento, O senador Dennis Meadows defendeu a descriminalização da posse de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal. "O que estou defendendo é que a maconha, para uso privado, seja tratada como multa de trânsito", disse.

Para o senador legalized, a repressão "serve apenas para criminalizar nossos já marginalizados jovens e criar um depósito de desesperança". O senador lembrou ainda que a Comissão Nacional sobre Ganja recomendou a descriminalização de pequenas quantidades de maconha.

4 comentários: