terça-feira, 19 de janeiro de 2010

[Ed. #47] Chapa2: O Paradoxo da Liberdade - Do SobreDrogas

O blog Sobredrogas do jornal O Globo preparou um texto tão bom que merece ter parte reproduzida aqui na hempada. Assinado por Paulo Mussoi, o artigo se refere ao paradoxo da liberdade pessoal tão prezada e estimada do cidadão norte-americano, em contraste evidente com a política exterior deste país. Muito provavelmente eles serão os primeiros a legalizarem a maconha, mesmo depois de terem pintado o diabo no nome da erva. A seguir parte do conteúdo, que pode ser visualizado por inteiro clicando na imagem abaixo:

O Projeto 2401: EUA avançam rápido rumo à legalização da maconha

Parece incrível, mas justamente o país que mais incentiva a guerra às drogas - que nos últimos 50 anos não resolveu a questão do abuso, matou milhões de inocentes, superlotou cadeias, alimentou máfias e cartéis, gerou fortunas excusas e impôs sanções comerciais às nações que tentaram caminhos alternativos - agora está caminhando ligeiro para ser o primeiro país do mundo a legalizar a maconha. E legalizar na acepção completa da palavra, isto é, descriminando o uso e regulamentando a produção e a venda, tornando a erva um produto tão corriqueiro como um charuto, ou uma garrafa de uísque.

É claro que, na prática, ainda falta um ou dois anos para que isso ocorra, mas tudo indica que o caminho é sem volta. Basta olhar o que vem acontecendo nos últimos meses em diversos estados americanos - especialmente nos da Costa Oeste. São diversos os projetos de lei em votação - ou em vias de - tratando da droga. Nos estados mais conservadores, como a Flórida, a discussão ainda versa sobre a regulamentação da venda da maconha medicinal. Nos mais avançados, como a Califórnia e Washington, já se discute textualmente a legalização completa.

O que talvez seja o exemplo mais avançado até o momento neste sentido ocorre nesta quarta-feira, em Washington, quando deputados locais irão votar um projeto de lei que propõe a legalização total da posse, do uso, da produção e da venda regulada de maconha no estado. A proposta prevê que todos os impostos e restrições ao uso e comercialização da droga sejam iguais ao que já se faz hoje com o álcool, e ainda sugere que venda seja feita nas próprias "liquor stores", onde os americanos tradicionalmente compram bebidas alcoólicas desde o fim da Lei Seca, em 1933.

[Continua... acesse o site clicando na imagem]

36 comentários:

  1. A minha grande questão não é quando vão liberar e sim COMO vão liberar. Não sei se para o Brasil a melhor forma seria como na Holanda por exemplo, e acho, inclusive, que deveríamos discutir mais essa questão.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vééi... aki no brasil nao pode ser como na holanda pq nao seria respeitada a maioridade nem nada assim nos cofee shops. Um exemplo disse eh cigarro e bebida, q aki qlq um (maior ou menor de idade) conseguem.

    ResponderExcluir
  3. /\
    po, mas ai vai de cada um, se o mlq d 5 anos quiser fumar ele que corra atrás, garanto que vai ser + dificil pra ele arranjar se for legalized e vender em coffee shop do q se for proibido e vender na favela... qnto menores não fumam hj em dia ? qnts crackudo n tem por ai ?

    a parada era ser legalized total, como nego tá querendo ai nos EUA vender em liquor store e bah, tranquilão, ia ter uma certa dificuldade como os menores tem de comprar bebida as vezes, mas pra qm ja foss mais velho tipo 16~17 ja iam arranjar mais facil... e assim por diante, tranquilão... ja ia melhorar pra krl, e o preço ia subir, não ia ser td mundo que ia ter grana pra ficar fumando, cirnças então... super apoiado os EUA ai !! eh noix _\|/_ peace !

    ResponderExcluir
  4. Aqui isso vai ser difícil,muita ignorância e preconceito,estamos atrasados em tudo!

    ResponderExcluir
  5. Maconheiro Com Orgulho19 de janeiro de 2010 às 18:17

    Também não acho que é por ai. O Brasil realmente não é compatível com a legalização holandesa pelo fato de aqui haver uma fiscalização muito menor.
    Creio que a melhor coisa a se fazer seria liberar o plantio e a posse de 10 a 20 gr., apesar do fumo em lugares abertos serem proibidos (poderiam haver estabelecimentos onde é permitido fumar maconha, mas não vendê-la).
    Os maconheiros de verdade sabem que fumar maconha envolve muito mais do que "transgredir" as regras, você está deixando claro: não quer fumar algo altamente tóxico e que é taxado, ou seja, não quer fumar algo do "sistema", creio que muitos não concordariam em pagar para o governo pra poder comprar suas ervas.
    Seria uma forma dos próprios maconheiros se auto-organizarem...

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o melhor modelo e o auto cultivo e mais nada!
    Nao gosto da ideia da produçao de maconha cair nas maos das industrias, como a souza cruz.....
    Voce acha que o fumo do cigarro que voce compra na banca e igual ao fumo que vem direto da terra?
    Para mim se o porte e o cultivo forem legalizados ja esta perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Thiago,
    se a maconha for legalizada em breve no Brasil, a produção em grande escala se faz necessária, pois temos por volta de 3 milhões de usuários (ONU), isso sem contar os pacientes medicinais da cannabis. Ela ser produzida em maior escala muito provavelmente n vai impedir vc de plantar seu fumo em casa, assim como muita gente poderia plantar o tabaco, mas prefere comprar um Marlboro na banca. Uma coisa nao anula a outra e as duas sao importantes.
    resumo: quanto mais maconha melhor

    ResponderExcluir
  8. O modelo a ser seguido aqui no Brasil, deve passar por muitos e muitos estudos, temos muitas culturas, entre elas, culturas ultra conservadoras. Não acho que o caminho seja vender um "Carlton Hempa" em bancas, padarias e tal. Nunca fumei crack nem merla, mas os que eu conheço que fumam (e se matam!) infelizmente conheceram através de uma porta de entrada para esse "outro mundo", diga-se de passagem foi a maconha. Isso é um ponto e tanto para ser levado em consideração, não acham ?

    ResponderExcluir
  9. c a maconha é porta de entrada para o submundo a culpa é do sistema q quis assim, e quem sabe oq quer sabe bem o q é droga e oq ñ é, mas os noia são levados a marginalidade por essa armadilha é ñ pense q é mera coincidencia.

    ResponderExcluir
  10. a maconha só é taxada como droga-portal ou algo assim pq onde é vendido maconha, é tbm vendido drogas piores.
    então acaba conhecendo assim... e tbm quando alguém começa a querer experimentar drogas, que é na maioria dos casos, por volta dos 15 18 anos, não vao ser apresentado a cocaína pelo o amigo ou responsável por "aplicar a ele" pq é uma coisa meio non-sense tbm, mesmo se a pessoa for viciada ela não vai querer divulgar isso talvez, maconha é muito mais popular e natural tbm...

    A cultura do pai careta que fala pro filho se ele usar qualquer tipo de drogas 'ilícitas' ele vai mata-lo sem piedade ajuda a pessoa ser idiota e procurar coisas pesadas...

    ResponderExcluir
  11. nossa concordoo pleeeenamente com o comentario ai em cima ! isso q eu tento explicar pra td mundo

    ResponderExcluir
  12. Esse raciocínio da turminha aqui de cima eh muito simplório, medíocre. O buraco eh mais em baixo lindinhos.. e mais fundo tb.

    (n to xingando a mae de ninguém aqui, seja compreensivo: engula o comentário e digira da forma que achar melhor.)

    ResponderExcluir
  13. em seattle legalizou!!!!

    ResponderExcluir
  14. adoro citar Fernando Collor, um genio!


    (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  15. eu adoro quando comentam "to chapado", amo muito vcs! kkkk!

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, não caiam no erro de "ódio à América", pois o mundo é colaborativo e nossos irmãos do norte têm nos acolhido (brasileiros). A questão é não perder tempo com idealismos e copiar práticas de sucesso de qualquer que seja o país. E assim vamos evoluindo em todos os aspectos. Temos que admitir que por aqui a coisa não vai mal. As vitórias crescentes, nos últimos anos, não têm sido por acidente. Pé na marcha, hempadão fortalece.

    ResponderExcluir
  17. Por que os EUA será o primeiro a legalizar? Na Holanda não é legalizado? Faz sentido o que o anônimo de cima falou, talvez não estejam querendo sentar o pau nos EUA não? Mas eu gostei do texto e achei razoáveis os argumentos. Sei lá.

    ResponderExcluir
  18. Na historia do Brasil, brasil imita sempre os EUA! nas primeiras bandeiras foi assim etc...
    Se la legalizarem o brasil será o Proximo com toda a certeza.
    By: AmoN

    ResponderExcluir
  19. Os EUA compraram o mundo algum tempo atras com porteira fechada e vc tava pra dentro. Esqueceu?

    ResponderExcluir
  20. Os EUA sempre exerceram uma grande pressão nos outros paises para impor suas politicas... Quando proibir a erva erá algo importante para economia deles impuseram isto ao resto do mundo... Agora estão liberando (motivos economicos novamente) e com certeza não vai demorar muito para paises como o Brasil seguirem o exemplo deles, infelizmente ainda sofremos grande influencia da cultura e politica norte-americana...
    Mas neste caso especifico acredito que seja um avanço que vai começar com eles e logo vai se espalhar pelo mundo inteiro, ÓTIMO. Oque mais quero ver é nossa santa erva descriminalizada, legalizada!
    Ficamos no aguardo dos proximos capitulos... Mas tem uma grande chance de em 2010 agente já ter avanços por aqui...
    VIVA A ERVA!

    ResponderExcluir
  21. a culpa é do Hering! kkkk

    ResponderExcluir
  22. Para Bicha Rica!
    O que nao me agrada, na questao da erva cair na mao de empresas, e o fato que empresa vai atras de lucro e para isso usam propaganda, acrescentam coisas aumentam o poder de causar vicio ,o tabaco do cigarro que e vendido na banca e diferente do tabaco que voce cultiva)etc etc.....
    Se a pessoa nao tem como plantar(que e dificil pois plantar e muito facil), rolaria que nem na California onde as pessoas fazem tipo uma coperativa....
    Mas enfim essa e minha opiniao....
    E nao acredito que o que importa e so ter muita maconha, eu creio que o que importa e tirar a maconha da ilegalidade sem geral um outro tipo de industria danosa a sociedade!

    ResponderExcluir
  23. Thiago,
    Concordo com vc. Quando eu falei "quanto mais maconha melhor", eu estava brincando, tava chapado, kkk. Mas acredito que quando a erva for liberada, ela sera algo muito bem controlado. Principalmente as formas de propaganda, que na verdade eu acho que nem irao existir. Aqui no Brasil nao se veicula mais propaganda de cigarro na tv (ex.) e as propagandas de álcool sao super controladas e seguem varias regras. E como a cannabis eh uma erva medicinal, sera tratada como um remédio por parte do usuários. Cooperativas de plantio de ganja eh algo muito interessante para sustentar a massa que faz uso recreativo da erva. De uma forma ou de outra, vai ser um belo golpe no trafico e nos corruptos.

    ResponderExcluir
  24. nasce no chão q nem feijão, o estado nunca vai parar com esse negocio de kerer controlar e regular tudo tirando do cidadão o direito d penssar, mesmo q legalizar ainda vai ser foda.

    ResponderExcluir
  25. Eu moro na Florida e duvido que os capa preta vao liberar aqui tao cedo. Vou me mudar pra colorado. Fumar nas montanhas ta ligado? Com balaozinho de ar quente passando ;)

    Se a maconha for liberada, eu acho que vai tirar mta gente da merda

    ResponderExcluir
  26. Eu me pergunto, do mesmo jeito que meu pai disse que se perguntava quando era mais jovem, Sera que vou estar vivo quando essa hipocrisia passar e a cannabis for liberada?

    ResponderExcluir
  27. naõ temos o poder somos controlados sõ quando os de cima legalizar ai a coisa muda esse ano é de politica ,e vamos pra rua debater se expresar nossos direitos marcha da maconha 2010 é nois

    ResponderExcluir
  28. os politicos estarao mais acessiveis esse ano é mesmo!!!

    ResponderExcluir
  29. devia ser monopólio do governo a venda de produtos derivados de canhamo , coffe-shops deveriam ser abertas em cada esquina para aumentar a oferta em estabelecimentos controlados vcom controle estatal . venda para maiores de 21 anos . todo imposto arrecadado para o sistema de sáude , viciados em crack etc e segurança.

    ResponderExcluir
  30. 21 anos. calma ae. kkkkk. eu tenho bem mais que isso, mas 18 acho que jah ta de bom tamanho.. a parte fisiológica e psicológica.

    ResponderExcluir
  31. Anonimo acima:
    Nos estados unidos a maioridade é vinte um anos, com dezoito anos voce já pode fumar cigarros, mas só apenas com vinte um que voce pode consumir alcool ou jogar em cassinos.

    ResponderExcluir
  32. Pietro,

    Estamos no Brasil, neh? Discutindo a descriminalizacao da maconha no Brasil, certo? Segundo o Art.5º do código civil, a menoridade cessa caso o jovem tenha completado 18 anos de idade.
    Caso adotemos medidas tomadas por governos estrangeiros, como a descriminalizacao da erva, continuaremos seguindo a maioridade brasileira, dezoito anos.

    Amo o Hempadao, parebens pelo blog!
    eu sou uma hempadete!

    ResponderExcluir
  33. HEMPADÃO É SHOOOOOOW..

    ResponderExcluir