sábado, 30 de janeiro de 2010

[Ed. 48#] Discolized: Bob Marley - We don't Need More Trouble!

por Várzea Crew

Hoje o Discolized vem com mais um dos clássicos da música jamaicana, Robert Nesta Marley a.k.a Bob Marley. Nascido em Saint Ann, Jamaica, é o musico mais conhecido no reggae por difundir o gênero para o mundo.

Como todos sabem, ele era rastafári, religião que proclama Hailê Selassiê como representação de Jah. Grande defensor da santa erva, ele cita inúmeras vezes em suas musicas o uso da cannabis, mas de forma espiritual de acordo com sua religião.

Em 1977 no auge de sua carreira foi diagnosticado com câncer. Como sua religião não permitia se tratar com médicos, ele não seguiu o que foi recomendado. No final de sua carreira tentou tratamento, pois tinha se convertido ao cristianismo, mas já não era tempo e em 1981 faleceu aos 36 anos. Junto com ele foi enterrada sua guitarra, uma Bíblia, uma bola de futebol e um pote de maconha.

Após esse pequeno resumo de sua vida vamos ao que interessa, música e das boas. O LP que vamos postar não é o seu mais famoso, mas por sua capa, suas musicas e sua importância esse merece uma certa atenção. O álbum “Catch a Fire” foi lançado em 1973 e foi o álbum de estréia da banda em uma grande gravadora. Esse álbum foi o que trouxe fama internacional para o grupo, as letras de caráter social e militante atraíram muitos ouvintes, além de uma visão de futuro melhor e de temas controversos. Esse LP possui duas capas, uma delas mais conhecida com Bob segurando um baseado e outra que foi uma edição especial que tem o formato de um isqueiro Zippo. Nesse álbum temos algumas faixas muito conhecidas como “Stir It Up” e “Concrete Jungle”. Sem mais enrolação é só apertar um e aumentar o som!

Clique na capa para baixar!

1. Concrete Jungle

2. Slave Driver

3. 400 Years

4. Stop That Train

5. Baby We've Got A Date

6. Stir It Up

7. Kinky Reggae

8. No More Trouble

9. Midnight Ravers

10 comentários:

  1. Man, um cone desses literalmente 'catch a fire' na mente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Só pra constar:

    "Catch a fire, so you can get burn, now"

    ResponderExcluir
  3. Fume um e ouça o cd, apenas isto

    ResponderExcluir
  4. top demaaaais, bob recusa apresentaçoes nao eh msmo! E esse inegavel cone de 2g tbm devia estar uma deliciaa hahah
    abraçoo
    johnny

    ResponderExcluir
  5. o catch a fire deluxe edition é irado.. vem dois cds com as mesmas musicas praticamente, um com o release do album, e o outro com a versão original.

    ResponderExcluir
  6. Realmente eh o Rei adoro musicas como ziwbabue,zion train, survival

    ResponderExcluir
  7. A lenda. Musicas que mesmo com o passar dos anos continuam boas, originais e inteligentes, adjetivos que hoje em dia são mais raros (rebolation é bom?!)

    ResponderExcluir
  8. o lp vinil com a capa em forma de isqueiro zip, na epoca do lançamento nao vendeu quase nada nem pagou os gastos com a gravação, dai veio a ideia de mudar de capa, com a capa nova com o fotogenico bob marley na luz natural da jamaica veio o reconhecimento merecido e foi um dos mais vendidos na epoca... so pra deixar claro pra galera ai ...
    eu estou qrendo adqrir esse lp aeeew
    mais e raro e mto caro ..
    vamo ve ai daki uns meses.. oq rolaaa
    ashuashuas mais eh noiz

    JAH BLESS A TODOS..VAAALEWW

    ResponderExcluir