domingo, 24 de janeiro de 2010

[Ed. 48#] Discovery Hemp: A Questão Social sobre a Maconha como Porta de Entrada!

por Dr. Moura Verdini

Semana passada começamos a discutir a questão de como a maconha pode funcionar como porta de entrada para outras drogas e vimos que, biologicamente, isto não faz sentido. A explicação poderia ser, então, social. Nos fizemos a seguinte pergunta: Se a maconha não é porta de entrada porque muitos usuários de drogas pesadas começaram com a maconha?

Este fenômeno poderia então ser explicado socialmente. A maconha funciona como uma porta de entrada para um submundo no qual as relações que os indivíduos tem entre si e o ambiente que os circunda neste submundo leva a uma necessidade de experimentar drogas cada vez mais pesadas, com efeitos bem próximos. Geralmente, drogas que causam dependência e tornam do hábito uma necessidade. Mas por que a maconha? Talvez seja porque é a droga mais abrangente em todo mundo e tenha os efeitos menos nocivos dentre as outras drogas, pode funcionar melhor como uma iniciação no uso de substâncias psicoativas. Esta afirmação, porém, tem um erro. A droga mais abrangente e mais utilizada no mundo é o álcool e geralmente é a primeira droga experimentada por quase todas as pessoas, inclusive as que buscam outras drogas. Estamos acostumados a dizer que a maconha é a primeira droga porque classificamos todas as drogas ilícitas em um mesmo saco e o álcool separado em outro.

Um estudo realizado recentemente mostrou que o álcool está muito à frente da maconha como causas de desajustes sociais e psicológicos, com danos irreparáveis para o indivíduo e para a sociedade que o circunda mais proximamente. Desta forma, indivíduos que utilizam álcool estariam mais sujeitos a entrarem por um submundo desajustado do que usuários de maconha e estariam teoricamente, psicologicamente mais propensos a experimentar outras drogas. Além disso, os efeitos do álcool são mais semelhantes ao de drogas pesadas, causando agitação e euforia, porém em menor intensidade. A busca por maior intensidade nestes efeitos por parte de um usuário de álcool seria mais provável do que por parte de um usuário de maconha. Se este fosse o caso, a porta de entrada para drogas pesadas seria o álcool e não a maconha. Porém não acredito nisso e defenderei a curiosidade individual e o ambiente diretamente circundante como principais responsáveis. 

A proibição, porém, faz com que o usuário tenha um maior contato com outras drogas ilícitas, já que geralmente são vendidas juntas. A entrada nesse tipo de ambiente poderia aproximar o usuário de maconha de outras drogas, despertando eventualmente a curiosidade de usá-las. Porém, a maioria dos usuários de maconha não são usuários de outras drogas. Além disso, o tempo que um usuário se expõe a ambientes em contato com outras drogas é pequeno demais para que haja uma pressão social para o uso de outras drogas. A exceção a este fato são as pessoas de classes baixas que vivem em ambientes dominados por traficantes, como as favelas do Rio de Janeiro, por exemplo. Neste tipo de ambiente, existe uma fortíssima pressão social para o uso de drogas já que estas estão presentes no cotidiano de tais comunidades e fazem parte de sua economia e política. Nestes tipos de ambientes, o uso de drogas pesadas se daria independentemente do uso anterior de maconha.

Como uma pequena parcela de usuários de maconha usam outras drogas ilícitas mais pesadas, como o efeito da maconha difere muito do efeito de outras drogas e como não existe nenhuma pressão social ou biológica aparente para que a maconha realmente funcione como porta de entrada de outras drogas, esta relação de causa e efeito não pode ser confirmada. A razão de indivíduos procurarem tais drogas, até que se apresente dados confiáveis que mostrem porque tais indivíduos busquem drogas pesadas é meramente a curiosidade individual e a vontade de se experimentar novas sensações que fogem ao comportamento natural do organismo. Para estes indivíduos é mais sensato que se comece com a maconha, já que é a droga ilícita mais fácil de se encontrar e com menos efeitos nocivos ao organismo. Apesar disso, muitas pessoas experimentam cola, anfetamina e éteres (Como a loló) sem jamais terem experimentado maconha.

15 comentários:

  1. Fato que não dá pra pedir uma droga muito pesada para um garçom, ou seja, o cara que te dá a cerveja...

    ...mas o traficante sim!

    ResponderExcluir
  2. Esse lance de maconha ser a porta de entrada é entendida de forma errada... acho que querem dizer que, dentre as drogas ÍLICITAS (e aí não incluiria o cigarro e nem a bebida alcoólica), a primeira a ser consumida seria a maconha. É raro vc ver uma pessoa já começar na cocaína, anfetamina e até mesmo drogas lisérgicas, como o LSD por exemplo.

    E isso realmente é verdade, dentre as drogas proibidas, a maconha realmente é a primeira a ser consumida, não só por ser obviamente mais "fraca" e não causar dependência química, mas também pelo fato dela ser a mais "aceita" socialmente. Mesmo quem não fuma parece não se importar muito com um maconheiro...
    A questão é, se sabemos que a maconha infelizmente pode realmente levar o cara a consumir outras drogas (acredito que essa relação usuário x traficante pode sim influenciar o usuário... quantos não experimentaram outras drogas pq no fatídico dia não tinha maconha??) e ao mesmo tempo e a mais aceita pela sociedade, mesmo que ainda seja crime... porque continuamos a ser hipócritas e NÃO LEGALIZAR? simplesmente não faz sentido...

    ResponderExcluir
  3. Esse papo de porta de entrada é furada!
    Eu começei com um lsd, depois experimentei maconha.

    ResponderExcluir
  4. Não dá pra usar isso como argumento.
    Isso é furado porque EU...se não vão sempre haver mil e uma experiências pessoais pra provar o contrário. E claro que a uma experiencia pessoal não diz mais do que a outra. A soma disso tudo é que vai dizer que a grande maioria começou pela maconha...
    ...ou pela cerveja.
    .
    Alguém que já tenha tendencia a doença da dependencia quimica pode se iniciar com qualquer substancia...

    ResponderExcluir
  5. acho que mesmo estando obvio como estando aih, e muito bem argumentado, não convenceria quem já pensa que a maconha é porta de entrada para outras drogas, e assim estariam condenadas a depender da droga

    ResponderExcluir
  6. A teoria da porta de entrada é usada para dizer que a maconha como droga ilícita introduz a pessoa nesse mundo levando ao consumo de drogas mais pesadas. É tão fácil fazer uma associação dessas que até quem fuma maconha diz "é verdade, não podemos negar que quem cheira coca na maioria dos cados começo com maconha". É claro que para se chegar na cocaina se passa por algum lugar antes e geralmente é a maconha, mas e para chegar na maconha você veio de onde? Veio do álcool? Veio do cigarro? Veio da cafeina? Então pela mesma lógica podemos dizer que quem toma leite um dia vai usar cocaina, afinal o primeiro alimento que o ser humano bebe por PRAZER de verdade é o leite materno. Ele é doce, quente, tira a sensação de dor, diminui a cólica e dá um soniho gostoso. O bebezinho adora o leite como uma criança adora açucar e em proporção cada vez mais severa você segue o caminho até chegar na pedra. Se a busca pelo prazer é uma porta de entrada em algum mundo auto-destrutivo que deva ser controlado pelo estado, então devemos criar alimentos meramente nutritivos e nada saboroso.

    Eu acredito que a natureza é sábia e Deus ou seja lá o que for criou mecanismos muito corretos de nos manter vivo. Se pararem para pensar TUDO que é vital dá prazer. Comer dá prazer, beber dá prazer e trepar dá prazer. Se não fosse pelo prazer poderíamos esquecer de comer e não querer fazer sexo. A vida na terra estaria ameaçada.

    Viva a busca pelo prazer.

    ResponderExcluir
  7. Maconha é porta de entrada para a larica, isto sim...
    Acho interessante esta discussão de novo por aqui pois o unico fato que ligue a nossa santa erva as outras drogas é que ela é proibida e muitas vezes aonde se compra erva tbm tem outras drogas pesadas... Isto por causa deste proibicionismo ridiculo que expõe o usuário de uma erva medicinal ao tráfico de drogas... Por isto nada mais justo que legalizar ela que vai quebrar este unico vinculo dela com as drogas pesadas...
    Tem até pesquisas em países aonde ela é liberada que mostram que a porcentagem de pessoas que fumam maconha e usam drogas pesadas é menor do que as pessoas que bebem por exemplo.
    Ela é um santo remédio que inclusive pode ser utilizado para combater o vicio em drogas pesadas e o alcolismo.
    Fiquem na Paz

    ResponderExcluir
  8. Otimo texto.. As pessoas que dizem "Maconha é porta de entrada" nunca sequer viram um baseado..

    ResponderExcluir
  9. O texto é mais um argumento consistente para negar a teoria da porta entrada. Tudo começa dentro da cabeça de cada um. O que fode a sociedade são crianças criadas por babás, sem a presença atuante dos pais, sem limites. Pais que enchem os filhos de presentes e viagens, mas não têm diálogo nem intimidade. Assim são formados adultos inteligentes, bem criados, porém com lacunas ou "fantasmas" que precisam ser trabalhados psicologicamente. Alguns se criam por si só, outros ficam violentos, outros inescrupulosos e mal educados e outros viciados.
    Salvem a família, as crianças, a inocência, o respeito aos mais velhos, o caráter...
    Do ponto de vista macro, o vício é um problema tanto quanto, a desonestidade, a vigarice, o "jeitinho", a falta de educação e valores morais, a infidelidade, o dinheiro como objetivo de vida.
    A erva tem uma tendência a conduzir o indivíduo ao seu ponto de equilíbrio (com exceção dos esquizofrênicos), ao real valor e prioridades de vida.

    ResponderExcluir
  10. é isso mesmo. o Alcool que leva pra Cocaina, Bala, Doce até o CRACK!

    a vida é triste, e o povo é burro.

    ResponderExcluir
  11. é isso mesmo. o Alcool que leva pra Cocaina, Bala, Doce até o CRACK!

    a vida é triste, e o povo é burro.[2]

    O cigarro também ajuda a puchar para drogas fortes como o pó! um exemplo é o Babalu que é passa o filtro do cigarro no pó!
    otro é o Mesclado careta que coloca pedra com o Cigarro! ja vi muito amigo faze isso e nao volta.
    é triste...
    By: AmoN

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o tópico!!

    E essa história de porta de entrada é furada, eu mesmo sou a prova disso, pois comecei a usar outra droga muito antes de usar maconha.

    ResponderExcluir
  13. na minha opinião ainda acho que se um usuario de maconha cai em drogas mais pesadas é porque ele quis.. um certo dia escutei a seguinte frase : "se vc usar maconha pra ficar louco, vai ficar louco, se usar pra relaxar vai relaxar". Na minha opinião isso ta mais que certo, se o cara usar pra fica louco, é claro que mais tarde vai querer coisa mais pesada...
    sei la, cada um cada um
    hemp@ganja.com
    orkut.

    ResponderExcluir
  14. Meu, seja alcool ou maconha os humanos sempre vão precisar de drogas para sobreviver, seja maconha alcool, aspirina.

    Alguem ja viu alguma festa sem alcool??(tirando as de crianças =P)

    ResponderExcluir
  15. LEGALIZA JÁ....SOU CIRURGIÃO DENTISTA A 7 ANOS, MESTRE EM IMPLANTODONTIA, GANHO MINHA GRANA, ESTUDO, TRABALHO, E TODO FINAL DE NOITE, PRA DORMIR TRANQUILO , QUEIMO MEU BASEADO
    ENTÃO ESSE PAPO DE OTÁRIO QUE MACONHA DEIXA LESADO, OU QUE LEVA A DROGAS MAIS PESADAS É RIDÍCULO


    LEGALIZA JÁ

    ResponderExcluir