quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

[Ed. 48#] HempTube: Professor Universitário lembra Benefícios do Uso de Drogas!

Vamos hoje assistir uma aula breve, de apenas oito minutos. Mas que deve ser pensada e aprofundada por cada um de nós através de debates e claro, estudos. A exposição do historiador Henrique Carneiro, da USP, no Seminário Drogas, Cultura e Sociedade, é riquíssima e consegue inaugurar uma linha de enunciação pouco utilizada: a defesa do uso de drogas pelos seus óbvios benefícios. 

O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro de 2009, em Salvador. As imagens foram disponibilizadas no canal do Growroom no Youtube. O professor também se preocupou em deixar clara a loucura da proibição, relembrando fatos históricos sobre os EUA e suas políticas internas e externas. Simplesmente vale muito a pena ver e divulgar! Dá play:

22 comentários:

  1. falou bem hein
    so nao entendi um ateu acreditar em alma?

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk
    NEM EU .
    Mas estou chapado, não entenderia mesmo.
    Mandou Bem, O mundo da Erva ta evoluindo cmo tudo.

    By: pablitt0@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. muito bom o video!!
    a galera de salvador ta bem a frente do resto do brasil nessas discurssoes

    ResponderExcluir
  4. Como assim beneficio do uso de "Drogas?"
    Se liguem neh caras, usar a nossa ervinha santa ok
    agora ficar cheirando, fumando pedra essas porras todas que podem literalmente acabar com a sua vida
    to de boa, seilah eu nao gosto qdo vcs colocam material que aborda drogas num contexto geral
    pra temos que legalizar a marijuana e o hashishe
    saindo disso não quero mais nada.
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. "Como assim beneficio do uso de "Drogas?""

    Concordo com o usuário a cima. Colocar maconha no mesmo nível que Crack e Cocaína nunca vai me convencer..

    ResponderExcluir
  6. Rafael, para um ateu a alma seria a psiquê humana.

    ----

    Acho que tudo deveria ser liberado. Sim até a merda do crack. Mas antes de liberar esses venenos vereria-se invertir muito em educar as pessoas a respeito das drogas.

    ResponderExcluir
  7. Não é bem assim anonimos de cima... Com certeza não existe a minima comparação entre a nossa santa erva e outras drogas pesadas... eu tbm tô de boa delas, mas acredito que o livre arbitrio deva permanecer.
    Se estas drogas sendo proibidas cada vez mais viciam um numero crescente de pessoas a unica solução é regulamentar todas elas.
    Tem que levar em conta que existem pessoas que vivem suas vidas tranquilamente usando drogas pesadas. O crack é uma droga que destroi a vida de inumeras pessoas, mas existe um grupo ainda maior que consegue levar a vida com ela, se pensar em regulamentar o crack por exemplo haveria um controle da venda e do consumo oque ajudaria diminuir os danos causados por ele. Não estou aqui para defender estas drogas e muito menos o uso delas pois como a maioria aqui tenho ojeriza delas, mas proibir não leva a lugar nenhum, somente ao uso cada vez mais descontrolado delas e o dinheiro indo diretamente financiar o trafico e a corrupção...
    Minha opinião...

    ResponderExcluir
  8. Continuar reprimindo ao invés de regulamentar é um entorpecimento, não por drogas, mas da razão.

    A cannabis traz menos prejuizo e mais beneficios, isso sem dúvida, mas também existem pessoas que utilizam-se dela abusivamente.

    E também tem o cara que cheira ou usa heroina de forma controlada, embora seja menos comum. Aliás, milhares de pessoas nos EUA usaram heroina durante um longo período sem problemas maiores antes da constituição da cultura junky (consultem os livros do Antonio Escohotado que vale a pena)..

    A proibição e o estigma apenas contribui para usos nocivos, além da forma de desinformação causada pela doença chamada "proibicionismo" e a sua "Guerra as drogas", aliás, estratégia comum de criminalização da pobreza (ricos são doentes, dependentes, pobres são bandidos que devem morrer... esse é o discurso.. a retórica..)

    Então, amigos, por mais que o sistema nervoso da maioria aqui se enquadre melhor a cannabis, é bom repensar essa lógica "só do meu", e pensar de forma mais ampla.

    Legalize já! (todas as substâncias psicoativas)

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do vídeo, a idéia de psicoscópio é curiosa, mas ainda acho que vai levar tempo para ganhar legitimidade no meio científico..

    Agora essa conversa de "legalizar só a marijuana pq é o que eu uso.." eu acho lamentável. Acho que quando falamos contra a descriminalização, falamos da liberdade como direito do próprio corpo. Há usuários regulares de cocaína sim. No Brasil tem mais gente viciada em calmantes do que em pó e crack... Isso de acordo com os dados da OMS. O Crack nasceu das sobras, e vai ser difícil desligá-lo disso. Mas é mais uma luta. Enfim, gosto muito dos textos do Carneiro, ele tem ganhado espaços nos conselhos de psicologia.

    Agora, dizer "só maconha presta" é a mesma coisa que pai alcóolatra bater em filho porque usa maconha... "só minha droga presta".

    ResponderExcluir
  10. Eu postei antes como anônimo, e volto a repetir agora, não concordo e nunca vou concordar com a legalização do Crack, Cocaína e etc.

    Dizer que eu quero que legalize apenas Marijuana porque é o que eu utilizo é uma interpretação de vocês. Já eu, na minha humilde opinião, considero a Marijuana no mesmo nível do cigarro e do alcool, que tem os seus malefícios, que foram muito bem explicados pelo professor no vídeo, mas tem o seu uso positivo.

    Se vocês acreditam em algum potencial positivo em drogas mais pesadas, falando aqui especificamente do crack, então eu mudarei minha posição.

    Eu vejo cada droga como uma droga, e não todas no mesmo saco. Aceito a opinião de vocês sobre a legalização das drogas em geral, porém o Crack não. O resto, com bons argumentos, talvez vá.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Me contradisse um pouco no post anterior. Por favor, esqueçam a primeira frase :)

    ResponderExcluir
  12. O cara fala muito bem e representa muito!!
    Joaozinho;Eu tambem so nao curto a ideia de legalizar o crack.... essa porra vicia muito rapido!

    ResponderExcluir
  13. Po, em momento nenhum o vídeo falou de crack. Nem de cocaína... haha

    ResponderExcluir
  14. Acho que é o grau de sequela... até medo de responder a pesquisa...
    huauhhau

    ResponderExcluir
  15. Ae Joazinho... realmente não tem nada de positivo no crack...
    Mas na atual realidade é mais fácil comprar crack do que muitas coisas por aí. Tem lugares no interior que de madrugada não tem um comercio aberto mas se o sujeito quiser comprar crack tem lugar vendendo.
    A atual realidade do proibicionismo tá mais do que claro que não está resolvendo em nada o problema, muito pelo contrário, o numero de viciados só aumenta. Por isto acredito que unica solução seria a regulamentação. Tendo uma regulamentação fica muito mais fácil dar um acompanhamento medico e social para os viciados e ao mesmo tempo tira o dinheiro do trafico (diminui a violencia) e investe este dinheiro em educação (prevenção) e saude...
    Proibir para ficar do jeito que está não adianta nada!

    ResponderExcluir
  16. Não nos esquecemos que no começo do século XX substancias foram usadas de forma simples, prática e inocente.

    "[...]Ao entrar em uma pharmácia, você encontraria facilmente cocaína e clorofórmio sendo vendidos como tônicos para crianças e adultos, anfetamina para a inibição do apetite. cogarros para asma e heroína contra tosse crônica."

    fonte site: psicodelia.org/noticias/bizarro/naquele-tempo-2

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de perguntar aqui se alguém já usou muita maconha durante, pelo menos, 5 anos e, parou por uns 2, 3 meses. Estou nessa agora e posso dizer que me sinto mais autoconfiante, minha capacidade de concentração aumentou e voltei a lembrar dos meu sonhos. Falando nisso parece que eu estou sonhando mais do que nunca, muita viagem e eu acordo lembrando de tudo, incrível.

    ResponderExcluir
  18. Ae anonimo... engraçado tu falar isto pois achava que era só comigo. Quando eu fumo maconha estranhamente fico meses sem ter nenhum sonho ou lembrar deles... Fazem uns 45 dias que não fumo por não ter como planta, aos poucos fui voltando a sonhar e hoje quase todos dias sonho e acordo lembrando dos sonhos do inicio ao fim... E cada sonho mais brisa que o outro, ando sonhando muito com OVNI´s e maconha (plantações, eu fumando)... qual sera o motivo de não lembrar dos sonhos enquanto esta fazendo uso da santa erva?

    ResponderExcluir
  19. Fala galera vou propor isso pros editores. Eu tb não sonho nada, ou não lembro, há muito tempo, desde que eu comecei a fumar. Nunca parei para saber se voltarei a sonhar e, não tenho previsão de isso acontecer. ahahah

    ResponderExcluir
  20. É um bom assunto mesmo para discutir aqui, vou até dar uma pesquisada para ver se consigo maiores informações... Eu imagino que algum cannabioide deva bloquear a área do cerebro referente aos sonhos. Não sei se agente não sonha ou sonha e não lembra... como o carlim tbm não tenho uma previsão de quando devo voltar a sonhar...

    ResponderExcluir
  21. Eu, particularmente, continuo sonhando, mesmo fazendo uso da erva santa.

    Mas, de fato, na época em que eu fumava mais (bongava) eu era muito lesado, uma bongada na tarde me deixava um verme o resto do dia, e MUITO travado pra conversar..

    Hoje em dia tenho apenas fumado aquele fino de boa noite, e as vezes um com os amigos no pôr-do-sol e tenho me sentido muito melhor, até pelo fato de ter voltado a praticar esportes com mais frequência.

    Acredito que seja aquela velha máxima "tudo, em excesso, faz mal".


    *Voltando ao assunto do post, de fato, ele não comenta em cocaína nem em crack, mas ele fala em "drogas", que é um termo subjetivo e engloba essas substâncias.


    Abraços

    ResponderExcluir