Hoje no Rastafórum vamos continuar as explanações a respeito do mestre Bob Marley. Sua mística pessoal e seus pensamentos a respeito das temáticas raciais e de identidade. Mais do que a história da vida, vamos passo a passo buscando cada vez mais pistas para a construção de uma biografia sensibilizada pelo humanismo e reconhecimento do Rei.
Sabemos que Bob transcendeu país e cor da mesma forma: seu pai era branco e sua mãe negra. "Ele diria 'as pessoas negras deveriam deixar de ser bobas e de pensar que tudo que podem fazer é limpar a casa dos brancos'", disse Cedella, sua filha mais velha.
Ela ainda explica o descontentamento do pai a respeito da desigualdade social instituída e permanente. "Mas ele acrescentaria que os negros deveriam para de ser tão irritados... foi mais ou menos assim: 'Eu to cheio dessa coisa de preto e branco. Eu não sou nenhum deles'. Ele abraçava qualquer cor", explica.
E o mundo respondeu a essa mensagem. Em 1978 ele foi para Nova Iorque para receber a Medalha de Paz do Terceiro Mundo, da ONU. Poucas semanas antes de sua morte, em 1981, ele premiado com a ordem de mérito jamaicana. Na virada do século a Grã-Bretanha declarou "One Love" a música do milênio, enquanto a revista Time selecionou o seu álbum Exodus, de 77, como o álbum do século.
Apesar do seu perfil internacional, é difícil invadir o mistério que é o homem Bob Marley. Diferente de outras estrelas da época, ele concedeu poucas entrevistas com profundidade. Até mesmo o jornalista e historiador Timothy White, que teve a oportunidade de entrevistar Marley várias vezes, escreveu em sua biografia Catch a Fire que o cantor continua a ser uma figura incompreensível e misteriosa. "Obcecado com a privacidade, ele dedicou tempo e energia consideráveis durante sua vida para construir uma proteção de seu próprio misticismo... ninguém que era ligado a ele, não importa o quão próximo, tinha uma imagem completa do homem que ele era.", escreveu White.
eis o que ele e : o cara.
ResponderExcluirCom toda certeza...Paz!
ResponderExcluirDia 6 é o aniversário de nascimento do Bob...
ResponderExcluirNo GNT vai passar um documentário...
Eu com certeza vou acender uma vela em homenagem...
*------------*
ResponderExcluiréé, hempa dia 6 de fevereiro, nosso rei faria 65 anos
ResponderExcluirda pra fazer uma materia maneira pra semana que vem
precisariamos de 65 velas, 65 torpedos hehe :D
bob vai estar sempre em nossos coraçoes
vida longa ao rei!
hempadao pede pra todos mundo acender aquela vela em homenagem ao rei no dia do seu aniversario!
ResponderExcluirNossa Irmãos, muito bom ler qualquer assunto que seja relacionado ao Rei. A sabedoria dele é impressionante, será eterno. Graças e Louvores à Bob Marley.
ResponderExcluirJAH BLESS
Na minha opnião o BOB NEM CHEGA AOS PÉS DO TIM MAIA!
ResponderExcluirou o skatalites,OU DO LULA CORTÊS OU ZÉ RAMLHO!
ResponderExcluirOoOo O.O
ResponderExcluirFuckMAN!
kkkkkkkkkkkkkk concordo com o anonimo acima
ResponderExcluirbob marley foi um musico bom,
ResponderExcluirmas tem muita banda que o supera,
matisyahu, novos baianos, paebiro,
tim maia, raulzito, bob dylan,
enfim... tem muitas maneiras de viajar numa musica,
e pode crer que a mais pop delas,
é bob marley.
creio que muito além de qualquer mito que o cerque ele foi soh um homem, um grande homem e é um puta exemplo pra quem subestima a capacidade das pessoas.
ResponderExcluir