sábado, 30 de janeiro de 2010

[12] Hempovão: Marcha da Maconha no Acampamento da Juventude!

por Bruna Cardoso

por Gabriela Moncau  "Se você assiste televisão, fuma unzinho ou toma coca-cola, venha debater sobre drogas” convidava um integrante do coletivo “Marcha da Maconha” nas ruas do Acampamento da Juventude, em Novo Hamburgo - cidade próxima a Porto Alegre.

O debate já tivera uma preliminar no dia anterior, quando o Ministro da Justiça, Tarso Genro, em uma visita ao acampamento, se declarou favorável a mudanças na atual legislação.

“Acho que nossa política de drogas é atrasada, em relação, inclusive, ao próprio usuário. Mas tem que ocorrer uma discussão muito séria para modificar as leis relacionadas ao uso de drogas leves”, disse o ministro.

Na hora marcada, o debate reuniu cerca de 200 pessoas a favor da legalização e descriminalização da maconha.

Em forma de roda, sentaram-se os participantes no Espaço Mundo B do acampamento. E o debate informal começou.

por Gabriela Moncau O militante do Rio de Janeiro, Renato Cinco, iniciou falando sobre o fato histórico que gerou o preconceito que até hoje persegue os usuários da droga.

-“A primeira delegacia a reprimir o uso da maconha no Brasil se chamava Inspetoria de entorpecentes e miscigenação. Essa mesma delegacia era responsável por perseguir a cultura negra e suas manifestações, como o candomblé, o samba e a capoeira”.

Cinco conta que num primeiro momento a proibição não vingou por aqui e só foi levada a sério quando o então presidente dos EUA, Richard Nixon, em 1969, declarou guerra aos comunistas e as drogas.

Aos poucos o assunto fugiu da história e chegou aos dias de hoje e aos problemas que a proibição gera a sociedade.

Para o historiador Laurence Gonçalves, independente dos danos que as drogas possam causar à saúde, a criminalização gera muito mais.

-“A maconha ainda é a principal forma de criminalizar a pobreza. Drogas e armas não são fabricadas nas periferias, mas ela é criminalizada para enriquecer traficantes internacionais e colarinhos brancos, sustentando o capitalismo”.

Gonçalves diz ainda que quebrando pelo menos com o tráfico de drogas, outro tipo perigoso de tráfico acaba falindo no Brasil.

-“Se quebrarmos o tráfico da maconha e da cocaína, provavelmente os traficantes não terão dinheiro para pagar propina ou comprar fuzis”.

Outra questão levantada no debate foi: como seria o cultivo, se fosse legalizada a maconha?

De acordo com a grande maioria dos presentes, o ideal seria o auto-cultivo ou, então, a agricultura familiar.

Um dos participantes do debate argumentou que a planta da maconha gera menor impacto ambiental que o eucalipto e serve para diversas funções como produzir tecidos, remédios e comida.

Por fim, Renato Cinco alertou sobre a proposta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que sugere a descriminalização do usuário e o aumento da repressão ao tráfico de drogas.

-“O projeto de FHC é uma armadilha, é um jeito de condenar ainda mais os pobres e pequenos traficantes sem envolver os usuários da classe média”.

por Gabriela MoncauLogo após o debate, o grupo deu início a marcha.

Fora do acampamento os militantes, sempre enfrentam dificuldades com o Ministério Público e Polícia Militar para conseguir realizar a marcha no mês de maio em diversas capitais do Brasil e no mundo.

No Fórum o espírito foi completamente diferente.

Ao som de batucadas e samba, a marcha percorreu as ruas do AIJ, despertando no máximo a curiosidade dos outros participantes.

Sem a presença da PM no acampamento, a planta foi usada livremente sem nenhuma repressão e a marcha – considerada a maior do acampamento – aconteceu livre de incidentes.

------------------------------

Para enviar seu material entre em contato pelo redacao@hempadao.com

20 comentários:

  1. boa .. estamos no caminho ! Só de ocorrer um evento desse e ainda legalaize é um passo enorme ! |Valeu !

    ResponderExcluir
  2. Cada um deve fazer sua parte também, não adianta se esconder e esperar a legalização. Se todos começarem a fumar normalmente como a polícia irá prender tanta gente neste país. Vamos organizar pela internet um dia para todo mundo que usa sair as rua e em suas casas acender um baseado.
    Marlow!!!!!!!!!!!!
    Gus/PE

    ResponderExcluir
  3. Eu acho essa idéia do kra ai massa, o dia do fumo, todo mundo sai e fuma um em frente a sua casa!

    ResponderExcluir
  4. vixxx ia se dá hóra msm o dia do fumo hahá

    ResponderExcluir
  5. Mermão móra em novo hamburgo certO q táva lá suihaushaisuhaiushaiushasa um abrásso pra gurizáda di Nóia saudadie de lá. by rafinha.

    ResponderExcluir
  6. aqui na minha cidade(Blumenau).. tem um parque onde tem pista..quadra de tenis.. campo futebol.. basquete essas coisas.. academia ao ar livre e tal.. de vez enqto a policia ta la.. mais qdo vo joga tenis... é aquecendo na quadra e quemando unzinho na quadra... é uma alegria... o pessoal muda o conceito.. "poo olha ali. o cara fumando maconhaa, e ta jogando tenis!",

    Fumar como se fosse legalizado... é um passo grande eu acho!
    Mais se ligar néé..
    "Porque qdo a malandragem é perfeita ela queima o bagulho e sacode a poeira"

    ResponderExcluir
  7. Pode crer William, esse papo de fumar erva como se fosse legalizado é verdade. A polícia é o espelho da sociedade, quanto mais a sociedade se acostuma com a erva, a polícia tambem se acostuma.

    JAH BLESS

    ResponderExcluir
  8. Na semana do fórum, Porto Alegre tava completamente Legalizada, a polícia não fazia nada. O pessoal fumando no metrô, nas ruas e tudo mais. Quando o Lula veio para cá, fui ver ele com mta maconha na bolsa, tinha esquecido de guardar e na hora da revista fingiram que não tinha nada. Um mundo novo é possível!

    ResponderExcluir
  9. dia 20 de abril e o dia da ganja,dia que todo mundo sai pra fumar,pelo menos nos Eua e Canada ne,pq la e 4/20/2010.Tinha que rolar no Brasil,posto 9 Ipanema seria o pico.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o que aconteceu em novo hamburgo, com o passar do tempo a censura vai caindo e os inteligentes vão se libertando, eu acredito que até 2014 o ano da copa a maconha já está legalizada aqui no brasil!Vamos lá galera o mais iportante é participar da marcha!

    ResponderExcluir
  11. pode crer... Aqui nos Estados Unidos o dia nacional de todos fumarem na rua e qualquer lugar é 4/20 (20 de abril) Até programas de TV comemoram esse dia, como o da G4TV do ano passado, a programaçao do dia enteiro foi dedicada a cannabis, 4:20, cultura canabica etc.... entao vamos fazer o mesmo ai no Brasil!!!

    ResponderExcluir
  12. "Inspetoria de entorpecentes e miscigenaçã": (mais) uma realidade que o brasileiro esqueceu sobre sua própria história. Hoje não tem a inspetoria, mas tá cheio de inspetor por aí. É foda.

    ResponderExcluir
  13. Exelente reportagem. Valeu acender um pra concentrar nessa viagem!

    ResponderExcluir
  14. Poderia ser repassado isso. Dia 20 de abril, dia oficial do Unzinho em público. Da Marcha em Todos os Estados...

    ResponderExcluir
  15. Caminhando com a minha mãe pelo centro de Campinas, sentimos a marofa no ar. Mais um ponto positivo pra mim na mente dela.
    É comum de se ver pessoas fumando livremente por lá. No final do ano passado aconteceu um evento em praça pública aonde reunia Jota Quest, Toni Garrido, Ana Cañas, pessoas "influentes" na área vip e muito povão no chão. Muita gente mesmo. A Guarda Municipal estava em peso. Era grande o movimento de pessoas da área vip indo se juntar com o povão pra fumar maconha. Dava pra sentir o cheiro vindo de todos os lados. Mesmo assim, todo cuidado é pouco né? Acendi o meu e fiquei de boa na minha.. só curtindo a brisa...

    ResponderExcluir
  16. mais um voto pro dia oficial do fumo no Brasil! Mas que não seja um dia fixo! Pq os dias fixos são para "celebrar"as minorias, como o dia da consciencia negra, dia do índio, dentre outros... O uso da maconha não pode ser visto da mesma forma.

    Gerson Marinho/RJ

    ResponderExcluir
  17. Grande texto, só uma coisa, era Inspetoria de Entorpecentes e Mistificação.

    ResponderExcluir
  18. pessoal pr amim foi um grandeprazer participar da discussão infelizmente estava sem bateria na minh acamera por incrivel que pareça eu so uakele kra de bermuda azula alii na foto acima sei que tiverma varios fotografos por la tirando fotos e tall na hora da roda la de fora se tiverem a foto minh acom a big bomba pleas e entrem em contatoo qro mto elas valwee forte abraçooo

    ResponderExcluir