quinta-feira, 29 de julho de 2010

WeedpédiA: Lista Completa de Verbetes Canábicos!


  1. Acapulco Gold - tipo de maconha encontrado nas proximidades da região de Acapulco, no México. Já a relação com o Gold, advém principalmente por dois motivos, um é a cor que mistura marrom, verde e uma cor dourada. Mas além disso o Gold também se refere à riqueza de THC desta variação, assim como o seu valor, que normalmente é elevado. A palavra Acapulco sozinha pode também servir de gíria para designar 'maconha' nos EUA ou no próprio México.
  2. Acender - verbo do latim accendere. Esse quase não entrou no dicionário, já que seu significado é praticamente literal, porém seu uso é tão costumeiro que a expressão ganha força. Da mesma forma, sua principal variação é o famoso "acende um".
  3. Acharcar - verbo derivado da palavra Charco, que tem significado geográfico sendo uma poça de água suja, ou pântano. Sendo assim,  [A+Charco+ar] pode ser entendido pelo ato de fazer charco, levando o significado literal da palavra a ser comparado ao ato sujo da polícia de tomar dinheiro indevidamente.
  4. Acochar - Verbo de origem etimológica incerta, podendo ser oriundo ou variante de cochar, com referências a cocha ou cocho. O significado da palavra é aconchegar ou apertar. Trata-se da etapa muito importante da confecção do baseado.
  5. Advogado - A palavra deriva do latim advocare, significando ajudar, defender, interceder ou chamar à razão, conduzindo a verdade em favor de alguém ou algo. Só que a gíria não tem nada a ver com o sentido literal desta palavra. Na verdade tem a ver com a função desenvolvida, que sempre está no meio de muito papel. Por isso quando na roda o beck tem mais seda do que mato, esse cigarro é chamado de Advogado.
  6. Afghan - Traduzido do inglês, afegão. Original do Afeganistão e selecionado para fins de cultivo indoor na Holanda. Essa variedade é conhecida por seu aroma forte e fumo relativamente pesado.
  7. Afghan Kush - A palavra Kush designa uma variedade de cannabis que não é a mais comum, a sativa, e sim a Indica. O Afghan Kush também conhecido como AK tem sua origem na cordilheira Hindu Kush, onde teve seu genótipo trabalhado  durante séculos para obtenção da melhor resina de cannabis. Essa variedade é responsável pela matéria prima de confecção do poderoso haxixe afegão.
  8. AK-47 - Apesar de ser mais conhecido como um fuzil de fabricação russa, a palavra também é o nome de uma variedade de Cannabis. A assimilação à  violência do nome mais popular pode se vincular ao imenso poder da planta, que é de fácil plantio, médio porte e forte odor.
  9. Alaskan Ice - Mais uma variedade de cannabis, essa também muito forte. Ela possui estrutura comprida e nasceu do cruzamento dos originais Green House White Widow com a famosa Purple Haze. Essa planta é melhor cultivada de forma externa, devido ao seu porte exagerado, podendo render até 800g de alegria, chegando a mais de 2 metros e meio de altura. No entanto pode também ser cultivada em interiores. Ah, além disso ela tem um dos mais altos teores de THC.
  10. Alaskan Thunder Funk - Também conhecido como ATF, essa é uma variedade da cannabis sativa composta por um verde escuro e um tom de fios alaranjados. Sua onda é conhecida por ser bastante introspectiva e o cheiro tem características deliciosas e refrescantes. O nome além de dizer sobre a origem, também diz sobre o poder desse strain.
  11. Alecrim - É uma planta que também recebe o nome de Rosmarunis. A origem etimológica é do latim, 'ros marinus', que significa Rosa do Mar. A espécie é de origem mediterrânea e recebeu o nome por ser característica dos litorais. Já a cannabis, que cresce em todo lugar, recebeu esse apelido usado principalmente pela polícia, que passou a  chamar a erva assim depois de interceptar ligações entre traficantes que batizaram de "alecrim" a maconha com cheiro forte. Além disso em alguns lugares a palavra alecrim se refere à maconha de boa qualidade, com coloração verde clara.
  12. Aleda - Origem etimológica desconhecida. Alguns dizem 'leda'. Referência direta à qualquer tipo de seda. Hoje em dia também nome de uma empresa brasileira fabricante de papel de Roupinhas Especiais, sobretudo inovando com o tipo de celulose transparente.
  13. Alto - Palavra derivada do latim altus que significava 'elevado'. High, no inglês, é muito usada para significar, assim como aqui, o estado de alteração causado pela maconha.
  14. Ambrosia - A origem da palavra é grega:ambrosía. Passou para o latim com grafia semelhante, mas significava, na mitologia de Zeus o "manjar que dava e conservava a imortalidade dos deuses do Olimpo". Hoje em dia o termo além de ser o nome de um prato, é também uma gíria em referência à maconha.
  15. Amônia - Palavra provavelmente derivada do grego, em sua forma mais primária, Ammon, que era um epíteto de Júpiter, em alusão ao sal amoníaco que havia nas proximidades o templo desse deus, na Líbia. A palavra ammonia tem origem datada de 1844 e pode se referir tanto a um gênero de molusco quando um explosivo cuja substância predominante é o nitrato de amônio. Pois é, mas o que reza a nossa mitologia moderna é que traficante comercializam maconha misturado com esse produto. Será?
  16. Angolano - Palavra relativa à nacionalidade dos habitantes de Angola. A maconha por muito tempo foi chamada aqui no Brasil de "fumo de Angola" e por isso o apelido gentílico acabou ficando. Angolano pode ser vinculado nas rodas a um fumo de boa qualidade.
  17. Apertar - verbo oriundo do latim, no infinitivo appectorare. E no mundo da cannabis tem o essencial sentido de confeccionar o cigarro de maconha. Sua principal variante é o "aperta um".
  18. Asa - O cânhamo recebeu esse nome quando marinheiros o levaram para o Japão. Por lá a erva desempenhou função em muitos rituais e histórias tradicionais.
  19. Ascender - verbo também advindo do latim ascencione. Seu significado é subir, elevar-se. E por ser homófono do anterior, muitas vezes é usado como trocadilho e referência à viagem proporcionada pela cannabis.
  20. Assinar - Palavra oriunda etimológica do latim signum, que remete ao sentido de significação entre elementos simbólicos e de interpretação padrão, formando assim a matéria prima da linguagem, o signo. No entanto assinar tem o sentido de 'firmar com seu nome'. Isso acontece quando o usuário é pego pela polícia e é obrigado a fimar com seu nome a responsabilidade do ato, mediante possibilidade de pena alternativa.
  21. Avião - Vocábulo criado em 1890, no francês avion, diretamente influenciado pelo latim avis que significa ave. O sentido denotativo todo mundo sabe que é o meio de transporte aéreo, mas no vocabulário do tráfico o avião é aquele que leva de um lugar ao outro a droga. Geralmente da boca ao cliente, cheio de flagrante na asa.
  22. Azedou - Significa gosto ácido, acre. Mas na origem etimológica encontramos a melhor explicação para a gíria. Derivada do latim acetum, podendo significar 'agudeza de espírito'. Azedou é usada quando, por alguma eventualidade, a polícia aparece para dar o bote na hora da fumaça.
  23. Baga - palavra datada do século XV, de origem do latim baca. Significado denotativo da palavra: "fruto carnoso, indeiscente". O Aurélio completa: "com número variado de sementes". No geral chama-se de baga a ponta do beck, mas bem que poderia ser a nossa melhor tradução de bud, de acordo com a etimologia da palavra.
  24. Bagana - Já bagana tem o sentido original de guimba, ponta de cigarro ou charuto, no sentido popular. Essa palavra tem origem etimológica obscura, mas aqui na Hempada é também o nome do cachorro do Metous.
  25. Bagulho - Essa sim tem a mesma origem que a BAGA, por incrível que pareça. O surgimento dessa palavra é datada de 1813 e seu coloquial se refere à maconha, propriamente dita.
  26. Bandeira - Palavra do século XIV, que significa "pedaço de pano com uma ou mais cores, distintivo de nação, corporação ou Partido". A origem é do castelhanobandera, que seria por sua vez derivado do gótico bandwo, com significado de "signo". No coloquial a bandeira é justamente isso, dar pista ou signos para que os outros desconfiem ou se liguem na atividade enfumaçada de determinada pessoa ou grupo.
  27. Barato – Palavra originada do verbobaratar, que por sua vez tem origem controversa, mas significa desde o sec XIII “negociar, traficar”. Só que o sentido utilizado normalmente não é esse e sim na gíria, que a expressão toma significado de “expressão de conotações positivas em relação a pessoas e situações. Daí o fomoso: “curtindo um barato”.
  28. Baseado - Difícil mapear a origem etimológica. Mas provavelmente a palavra é derivada do verbo "basear", datado de 1858 que vem do latim basis ou basa, mas no português: base. O radical significa "tudo que serve de apoio ou fundamento". Quer dizer, o baseado significa habitualmente o cigarro de maconha, mas pode ter o sentido de suporte e base para a viagem provocada.
  29. Brisa – Essa palavra tem etimologia relacionado ao francês brise, passando a forma original no sec XVI, com significado de “vento brando e fresco”. A brisa passa a ser entendida como a onda da cannabis a partir de uma contrução descritiva do efeito por parte dos usuários.

19 comentários:

  1. Ambrosia ?? oO'

    Ontem eu assisti o Filme '' Meu Nome Não é Johnny '' ... E tinham partes do filmes, que eles falavam essa palavra, se referindo a Cocaina LOL

    Agora que eu num intendi nada huahuahuhau

    ResponderExcluir
  2. e rola altoids, de cada 3 maconehrios 1 guarda fumo/ponta nas famosas caixinhas de metal. talvez menos.. mas talvez mais..

    ResponderExcluir
  3. cade a homenagem ao speed?

    ResponderExcluir
  4. Baba- Dinheiro, muito dinheiro
    Baseado - cigarro de maconha
    Beata= bagana=bia = ponta do baseado, baseado pequeno
    Beck- Maconha Barato= onda
    Bucha- Otário ou Pacote de maconha
    Bagulho, bagulhinho= Maconha
    E tem muito mais com B, mas a mais importante, é BASEADO, e ela deve ser explicada.
    Sadações Cannabicas

    ResponderExcluir
  5. borestia, belota, baga(na), bong, bigode de sarney...

    ResponderExcluir
  6. bolar, bola (passar a, dar uma), bolado, barro(so), boca

    ResponderExcluir
  7. base (pra apertar), bob (o beck e corruptela de bobeira)

    ResponderExcluir
  8. Bodear, (tirar um) Bode: ficar cansadão, com sono; dormir, cochilar.
    Banza: maconha ou cigarro de. "fumar um banza".
    Bad Trip: viagem ruim, pirar errado.
    Breu: maconha ou cigarro de. "fumar um breu".

    ResponderExcluir
  9. Brigaderonha (ou Brigaconha e suas variações): brigadeiro feito com maconha.
    Bolo (Bolonha): bolo feito com maconha
    - nossos deliciosos quitutes! -

    ResponderExcluir
  10. Baldada: uma verdadeira arte: "Dar uma baldada"! Fumar um no balde, usando o balde cheio d`agua, uma garrafa pet cortada no fundo, papel alúminio e uma ponta de Maria. Da garrafa, direto pra mente..

    ResponderExcluir
  11. Nat-4:20:
    Essa do balde é porrada na mente!
    o foda é que queima quase tudo na mesma hora....
    ------------------------------------------------
    ps:Enquanto o "comando delta /\" = "pirâmide da maçonaria" = olho de hórus no topo da pirâmide = 13 famílias dos illuminati, em fim, aqulela elite que controla o gado (o povo) não tiver de acordo com a legalização, não tem nada que a gente possa fazer... ;(

    ResponderExcluir
  12. Fino
    Perna de Grilo
    Nofi

    ResponderExcluir
  13. baldada é foda mesmo. Enche tudo com um baseadão e depois guenta. rs
    Mas falando sério, acho que eu sou o unico aqui que não entende o pq de 4:20, não sei se eh algo regional, sei lá.

    ResponderExcluir
  14. 4:20 o qe significa???

    ResponderExcluir
  15. pelo de macaco ou bosta de cavalo - maconha de péssima qualidade

    ResponderExcluir
  16. PESSOAL no inicio do ao vou fazer uma viagem,pro reino unido...bom alguma dica de como se fala la e onde tem ne!!abrçs

    ResponderExcluir
  17. Interessante Pesquisa.
    Em relação a etimologia de advogado acredito que seja "ad vocatus" daí até outras palavras como "vocativo" que traz a ideia de chamar, interpelar. No mais não entrarei no mérito se há ou não uma relação intrínseca do verbete com a cannabis sativa, caso fossem juízes...
    Parabéns
    Prof. Lagash

    ResponderExcluir
  18. CRRRLHHHH COMPLETA ESSE DICIONÁRIOOOOO

    ResponderExcluir