sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

[Chapa2 Especial] Terceiro Encontro da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia!

A equipe da Hempadão acompanhou de perto a terceira reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia. O evento realizado na fundação Viva Rio teve início hoje, às nove horas da manhã e terminou por volta de 13h. A reunião contou com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Paulo Gadelha, presidente da FioCruz e Regis Fisher, Secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, que substituiu o governador Sérgio Cabral. O evento foi fechado para a imprensa.

Rubem Cesar Fernandes, o diretor da instituição que recebe a reunião, abriu a conversa apresentando os convidados e passando a palavra incialmente para o FHC. Sob clima de descontração, ele começou sua participação contando a experiência que teve viajando pela Europa, Estados Unidos e Ásia gravando o documentário no qual é âncora. Mais especificamente, ele compartilhou com a imprensa o sucesso da legislação portuguesa sobre drogas, além de falar sobre a visita feita ontem ao morro Dona Marta.

Mais uma vez, o consenso ficou em torno de que a política de repressão é um verdadeiro fracasso, o que ratifica a existência de todo o debate acerca do assunto. Fernando Henrique chegou a citar o fato de que a política repressiva conseguiu "erradicar as plantações de maconha em Pernambuco, mas em um ano estava tudo lá de novo".

Já a participação de Regis Fisher se resumiu a falar sobre o lado de enfrentamento do governo carioca em relação ao tráfico de drogas. Ele ressaltou o drama do fuzil, arma de extrema periculosidade utilizada culturalmente pelos traficantes do Rio. Além disso fez questão de salientar, com apoio de todos da mesa, o serviço das Unidades Pacificadoras. Ele deixou claro que o serviço do estado não é voltado à missão impossível de erradicar o tráfico de drogas, mas sim retirar das mãos do traficante o poder territorial e armamentista.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, também foi convidado a se pronunciar e aproveitou o espaço para relembrar números da pesquisa “Tráfico e Constituição”, coordenada por Luciana Boiteux. “Mais de 90% dos presos por tráfico são pequenos traficantes", diz Ricardo, que ainda fez considerações a respeito da dificuldade de controle das fronteiras brasileiras. Ele ainda se referiu ao Crack, confessando que o Estado tem pouca habilidade para lidar com a droga e prometendo a criação de uma Agência Especial de Polícia para o combate à droga.

Paulo Teixeira Por fim, Paulo Teixeira, deputado do PT, avaliou a importância do encontro como um marco pluripartidário na defesa de mudanças. "Esse evento reúne quatro grandes forças políticas do Brasil, podendo capitanear ainda outras mais", diz ele que é o autor da proposta de mudanças da lei sobre drogas brasileira. O deputado Raul Jungmann apoia as propostas e as idéias da comissão, no entanto vê com muitas ressalvas a possibilidade da aprovação pelo congresso. Na verdade, segundo ele, o debate seria “contraproducente” em um ano de eleição.

A equipe de reportagem do Hempadão cobriu o evento também com vídeo. O material será usado nas próximas edições do Chapa2 e HempTube. Aguardem!

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É bom ver as coisas andando, não dá pra continuar do jeito que está. É burrice não aceitar mudanças nas leis.

    PAZ.

    ResponderExcluir
  3. comcorto eh com pequenos paços q juntos chegaremos la


    PAZ

    ResponderExcluir
  4. língua portuguesa nota -10 hein Heryck

    ResponderExcluir
  5. ^^
    huahuahuahuhaha
    ''e assim caminha a humanidade , com passos de formiga e sem vontade...''

    ResponderExcluir
  6. E errei de site ...........

    EU to procurando o site do GUGU

    GUGU, GUGU

    ResponderExcluir
  7. Maconheiro Petista Desolado26 de fevereiro de 2010 às 17:10

    Infelizmente a proposta do deputado Paulo Teixeira não é compartilhado pelos colegas de partido. A própria ministra e concorrente ao cargo de Presidência da república, Dilma Rousseff é radicalmente contra a legalização!

    ResponderExcluir
  8. vamos votar em quem quer liberar, legalize já.

    ResponderExcluir
  9. éé isso, nossa vitória não será por acidente !

    ResponderExcluir
  10. Serviço de utilidade pública. Parabéns galera do Hempadão. Aprovo com ressalvas essas UPP's. A minha reflexão é em cima do fato de o problema envolver educação (e não é só ter escolas não), os fatores escolaridade x empregabilidade requerem certamente algo além do patrulhamento policial. E o que faz o local ser violento é o fato de as pessoas não terem emprego nem tampouco educação básica, falta até mesmo noção de moral e ética. Sinceramente tenho esperanças em representantes políticos honestos e comprometidos. O que eventualmente me chateia é perceber o quão iludido posso estar quando na maior cara-de-pau , não se assume a guerra não declarada que existe no Rio de Janeiro. Amigos e conhecidos mortos por bala tanto perdida como achada também. Traumas psicológicos como uma certa paranóia que só é percebida quando se viaja e conhece pessoas super tranquilas.
    Mas quando viajo alivio um pouco minhas dores.

    ResponderExcluir
  11. Nossa vitória está chegando... e não vai ser por acaso!
    Sistema falido, chegará ao seu fim... Irão ver que não existe o pq do combate a ganja, enquanto as drogas que causam mortes e desgraças todos os dias estão ai e alguma delas consideradas até licita!
    Enquanto a saude publica caminha cada vez mais para o abismo, a educação e falta de oportunidade aos jovens que vem lá do gueto, os que parecem nascerem ja culpado, não tem chances... e dão continuidade a esse ciclo do trafico!

    Paz, Luz! AlleluJah.. Educação e Saude, Liberdade a naturezaa! Beeem..

    ResponderExcluir
  12. Acabei de assistir o JN na Globo a cobertura do encontro, o posicionamento crítico,que ressaltou o combate ao tráfico como prioridade, deixando a descriminalização num segundo plano. Contudo, valeu o infográfico que demonstram a proporcionalidade de presos no universo carcerário, por drogas e a quantidade de primários neste... é chocante mais é sabido por nós, no entanto fiquei chocado quando Raul Jungmann, disse que o usuário reincidente deveria ser penalizado...no entanto ao ler a hemportagem acima, entende-se...estamos em ano eleitoral, e o povo não está ainda suficientemente esclarecido para declarações libertárias...Por fim, espero que mesmo que tenha tido um resultado modesto, no sentido de avançar a discriminalização, não tenha sido em vão e se prossiga para avanços futuros.

    ResponderExcluir
  13. Eu tbm vi essa reportagem no JN na Globo e logo em seguida, não me lembro bem se foi na TV msm ou se foi na internet a Polícia dizendo que esses movimentos a favor da legalização ou descriminalização da maconha, como a marcha da maconha ou o próprio hempadão, atrapalha o trabalho deles contra o tráfico de drogas... era de se esperar q eles fizessem um bafafá com isso rsrs... é claro q eles são contra a legalização... quem mais ganha com o tráfico são eles... inclusive alguns colarinhos brancos aí... É foda!!!!! Será q a legalização ainda sai na nossa geração?????????? Putz eu ia fazer a festa hhehehehehehehe

    ResponderExcluir
  14. hauhauhauhauahu toma papai!essa reunião é um bom sinal ! Vamos lá legalize JÀ!abraço

    ResponderExcluir
  15. Ansioso Aguardo!

    Obrigado galera!!



    /Tiago Villas-Bôas

    ResponderExcluir