domingo, 7 de fevereiro de 2010

[Ed. 50#] WeedNews: Colhendo o Verde da Vitória!

por Marco Hollanda

É gratificante saber que o debate sobre a legalização da maconha enfim entra nas linhas da grande imprensa. Afinal, é ela que tem forte poder de formação da opinião pública, tão fundamental no regime democrático.

A felicidade foi imensa ao pegar na edição da revista do jornal O Globo deste domingo. A capa com o titulo “Agricultura de subsistência” chama para uma reportagem de sete páginas sobre alguns growers do Rio de Janeiro, além de destacar a importância e ativismo da equipe do GrowRoom e Marcha da Maconha.

Sem usar clichês ou qualquer tipo de estereótipos sobre os maconheiros, a reportagem apresenta como funciona a linha de resistência de quem derruba o velho argumento do usuário como financiador do tráfico de drogas.

Vale a pena conferir a íntegra desta história. Se você não comprou o jornal O Globo, é só baixar o PDF aqui!

O sucesso da descriminalização em Portugal

Outra dica de leitura é para a reportagem da revista Época sobre os 10 anos de descriminalização em Portugal. Saiba o que mudou na relação entre governo e usuário. Só posso dizer que dá para sentir inveja dos nossos irmãos lusitanos.

Olimpíadas legalized

O leitor fiel do Hempadão conheceu mais sobre a cultura da maconha do Canadá no último ErvaMundi. Hoje o WeedNews traz mais uma notícia interessante do gélido país da América do Norte.

No próximo dia 12, enquanto o Brasil entra na folia do Carnaval, na cidade canadense de Vancouver começa a ser disputada mais uma edição dos jogos Olímpicos de Inverno.

Vancouver é famosa pela tolerância sobre o consumo da maconha, inclusive em locais públicos. Durante os jogos, com a cidade lotada de estrangeiros, a história não será diferente.

“Nossos oficiais mostram uma grande diplomacia de respeito com pessoas que fumam maconha e isto vai continuar”, afirmou Lindsey Houghton, porta-voz do departamento de polícia de Vancouver, à agência de notícias The Canadian Press.

E se algum leitor da Hempada estiver por lá durante os jogos não deixe de conferir o "cannalympics", uma exposição de arte organizada pelo ativista Neil Magnuson.

Alguém aí abre mão do Carnaval para curtir Cannalympics?

27 comentários:

  1. na Minha Opiniao ...

    Com Crtza um passo Muito iMportante na LegaLização

    da Ganja ...

    Selassie vIve I & I

    Paz

    ResponderExcluir
  2. Os meios de comunicação de vez enquando viram seus holofotes para o assunto da cannabis, mas o preconceito da sociedade ainda insiste em se impôr aos argumentos em prol da legalização, muitos FAZEM QUESTÃO de não se informar sobre o assunto. MACONHA ainda é um tabu. é preciso haver uma abordagem mais constante,periódica. Ótima a matéria, trata o assunto de maneira clara, mas precisamos de mais que uma matéria e sim um meio diretamente ligado à causa. Sites como o Hempadão, Filipeta e outros cumprem este papel diariamente,mas é preciso mais...

    ResponderExcluir
  3. Bom o próprio ministro Carlos Minc disse que se a pessoa decidiu consumir maconha que ela mesma cultive.(Na verdade a palavra que usou foi ser usuário, mas eu acho essa palavra ridícula, não sou usuário, sou consumidor assim como compro uma pizza eu consumo o meu basedo, nesse sentido é a mesma coisa) Quero ver o quão homem esse ministro é quando um grower for preso com seus poucos pés de maconha em casa e quiserem lhe complicar a vida. Pois quando a policia entra numa residência como temos visto por ai, o que eles fazem é complicar a vida das pessoas, meia dúzia de pés que obviamente são pra consumo próprio e o pobre responsável sai de seu lar algemado, esta na cara que justiça é que não esta sendo feito e sim a vontade de pessoas ignorantes, as mesmas pessoas que veem o trafico de crack rolar solto e não se manifestam, mas no caso do grower fazem aquele estrondo. Quero ver esse ministro ser homem e fazer valer o que ele diz!
    Bom amigos, de acordo com o nosso ministro estamos liberados para plantar em nossas residências, não estaremos nos envolvendo com o trafico nem crime algum.

    ResponderExcluir
  4. Se nao for encheção de saco da minha parte, tem como da uma arrumada na pagina 7? corto os dialogos do lado direito ;/

    ateh onde deu pra ler, otima materia =D

    Perebah

    ResponderExcluir
  5. venho dizendo que a globo quer atingir um publico que a record nunca terá.
    hahaha...

    ResponderExcluir
  6. Haaaaaaaaaaaa que alegriaaa

    ResponderExcluir
  7. caras fiquei abismado com isso nem acreditei na primeira vista
    como disserão um passo muito importante pra legalização e descriminalização do usuario afinal oje em dia tds sabem q o futuro é legalize e q num tem como num saber sobre os valores nutricionais e medicinais da cannabis go hempada

    ResponderExcluir
  8. Nem tudo são flores né?! O jornal "O DIA" publicou hoje também (domingo), uma reportagem que fala sobre pais que contratam detetives para espionar e descobrir se os filhos usam drogas. A única droga citada explícitamente foi a maconha e, a meu ver, de maneira pejorativa. Vale a pena conferir o que os conspiradores vigaristas caluniam por aí!

    ResponderExcluir
  9. Mano fui em 3 bancas e nao achei o jornal... o dono de uma das bancas, disse que so deve ter nas megabancas da paulista....
    Queria guardar esse pedaço da historia, mas ja que nao rolo vo fica com o pdf...

    ResponderExcluir
  10. Dia histórico!


    ps. Tá faltando uma página nesta versão PDF.

    ResponderExcluir
  11. Então galera, colocamos outro link, o que disponibilizou lá no GR.

    Abraço!!
    Sigamos...

    ResponderExcluir
  12. Otimo Saber disso, melhor ainda saber que o hempadão ta sempre ligado ae pra mandar pra galera,
    abração, BOas novas :)

    ResponderExcluir
  13. Legalizar é difícil.
    Nem FHC é a favor da legalização.
    Descriminalizar é o mais provável.

    ResponderExcluir
  14. Henrique diz:

    Caramba, o que eu achei mais interessante na matéria da resvista O Globo, é quando o deputado Paulo Teixeira diz: Queremos regulamentar também o uso terapêutico da cannabis. O novo projeto de lei deve ser apresentado ao Congresso em março ou abril.

    Realmente 2010 é o ano do início da virada canábica no Brasil!

    ResponderExcluir
  15. Ano eleitoral é aquilo né: reajustes para categorias numerosas, promessas de mais concursos públicos, promessas. Se os maconheiros se mostrarem numerosos e politicamente engajados serão mais levados a sério única e exclusivamente pelos seus votos. Não creio em político benévolo!
    Façamos o que tem que ser feito. GR tira onda há muito tempo, com a monografia do Sergio então, tapa na cara.
    Falando em nome da maconha eu faria uma paródia d Chico Buarque: "vc não gosta de mim, mas sua(seu) filha(o) gosta!"

    ResponderExcluir
  16. Se por um lado fiquei feliz com a reportagem - é raro cê ver uma coisa mais imparcial quando o assunto é maconha - por outro me decepcionou saber que cada plantinha dava 10g só... Tô com uma mudinha aqui e achei que ia abalar na auto-suficiência :x

    ResponderExcluir
  17. Matéria realmente emocionante!
    É mais um passo que foi dado em pró da nossa causa. Com certeza a matéria vai dar uma ótima repercussão.
    Deixar aqui meu agredecimento para todas as pessoas que estão a frente do ativismo por aqui, com certeza são heróis!
    E 2010 tem que ser o ano do ativismo, já está todo mundo cansado de ser tratado como bandido... tem que descriminalizar a erva logo!!!
    GROWER NÃO É TRAFICANTE!
    MACONHA JÁ!

    ResponderExcluir
  18. Ae Jão, é muito relativo o peso da planta, no caso eram plantas em vasos com menos de 1 m, dependendo de como plantar este tipo de planta rende de umas 10 até 20 gramas secas e curadas.
    Agora se for uma planta outdoor direto na terra vegetando o máximo de meses possíveis tu consegue colher mais de 100g depois de secar.
    O camarão seco perde pelo menos 3/4 do peso só no processo para secar.... entra no growroom que tu consegue todas as informações necessárias.

    ResponderExcluir
  19. Henrique diz:

    Vou esperar lançar essa revistinha sobre o cultivo... Sou leigo no assunto, e na internet é tanta informação que fico confuso, hahaha... tomara que a revistinha comece a ensinar o básico do básico...

    ResponderExcluir
  20. O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
    bertold brecht

    ResponderExcluir
  21. Legalizar drogas parece uma ameaça a vida tranquila e comum de brasileiros conservadores. É FATO que o crime que derruba o país e nao a droga. Pessoas viciadas em drogas quimicas precisam de ajuda, mas sofrendo com a repressão de ser "marginal" usando a droga, terá mais necessidade de utilisa-la e assim que segue o ciclio do vicio. A ajuda e apoio pode ser de grande importancia, pois quem usa droga esta de fato sozinho e tendo um apoio legal ao lado pode melhorar sua vida e largar uma coisa q só o derruba...LEGALIZE CANNABIS, LEGALIZE PAZ!

    ResponderExcluir
  22. MARAVILHA REPORTAGEM DA REVISTA! finalmente a midia cobre algo legal!PAZ e viva a nova descriminalizacão mundial que vem ocorrendo

    ResponderExcluir