domingo, 7 de fevereiro de 2010

[Ed. 50#] Discovery Hemp: Estudos sobre a Dependência de Maconha!

por Dr. Moura Verdini

O debate sobre o desenvolvimento de dependência por usuários de maconha é interminável. No entanto, existem estudos que tentam comprovar a possibilidade de desenvolvimento de dependência. Este é o caso do estudo que será  mostrado hoje, aqui no Discovery Hemp.

Nos Estados Unidos, cerca de 7.4% dos adultos e 14.4% dos adolescentes usuários de maconha foram classificados como dependentes, segundo o questionário DSM-IV. Este é um questionário que identifica casos de dependência por drogas. Porém, utilizando este mesmo questionário podemos identificar casos de dependência por outros hábitos mais comuns como, por exemplo, assistir televisão e usar a internet. Segundo este questionário, mais da metade dos norteamericanos são viciados em televisão e um número crescente em ritmo impressionante são classificados como dependentes de internet. Obviamente, as causas da dependência em televisão não são químicas ou fisiológicas, mas primariamente sociopsicológicas. Portanto, a avaliação feita por este tipo de questionário não pode servir como parâmetro para afirmarmos que a maconha causa algum tipo de dependência química.

Porém, alguns estudos demonstram sintomas fisiológicos de dependência por maconha.

Foram ministradas doses diárias de THC em ratos e, quando estas doses eram interrompidas, os ratos mostravam sintomas como aumento de reações de ansiedade e comportamento mais agressivo, além de diminuição de controle motor. Em macacos, que são mais próximos de nós evolutivamente, os efeitos foram, além da maior agressividade, alteração do comportamento e hiper-irritabilidade, anorexia e disrupção de alguns tipos de comportamento. A administração de THC reverteu estes efeitos.

Em humanos, os sintomas de abstinência vão um pouco além destes como por exemplo, dores estomacais, aumento de cansaço e diminuição do sono. Entre outros sintomas também se encontram a agressividade, anorexia e irrritabilidade. A maioria destes sintomas desaparecem 4 dias após a interrupção do uso de maconha, porém alguns sintomas como agressividade aumentam progressivamente, alcançando seu pico no sétimo dia de abstinência, mostrando que alguns sintomas duram períodos maiores que 4 dias. Mesmo assim, os prováveis sintomas de abstinência não duram muito tempo após a interrupção do uso de maconha, não tendo sido comprovada a duração dos sintomas em período superior a uma semana.

22 comentários:

  1. Texto sensacional e recheado de informação, assino em baixo. To ligado como esses ratinhos se sentem, quando fico sem meu verdinho saboroso eu tb fico puto. Espero que no final do experimento tenham devolvido a maconha deles.

    ResponderExcluir
  2. Acho que alguns sintomas variam de pessoa para pessoa, mas nada que saia do controle, pelo menos com a maconha é assim. Nunca ouvi falar que um viciado em maconha vendeu um tenis pra comprar a massa como acontece com dependentes de outras drogas(crack)e, se vc for bem relacionado sempre vai ter um amigo que salva.

    -cabou a erva?
    -certo, mas não se irrite.

    ResponderExcluir
  3. hj em dia com essa merda que rola na rua acho q nem pra viciar da... hj msm comprei uma buxa de 5 torrei 2 velas deu uma dor de cabeça a maconha hj em dia q nao eh legalizada eh de pessima qualidade

    ResponderExcluir
  4. ahh cara mto bom o texto mesmo.
    eu axo que tbm ja me senti como os ratinhos, to acostumado a fumar quase todo dia, d soh d semana que fico mais sem fumar um dia sim um dia nao as vezes dois, mas sempre to com beck.
    foda eh quando nao axa, e nem amigo tem pra salvar, jah cheguei a fikar 8 dias sem fumar, foi tensoo, fiquei nervosaoo e pahh ahsudhsa, mas nada que nao se possa controlar eh mto d boas.

    nando...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto....
    Eu quando fico sem, so nao consigo dormir direito nas primeiras noites depois fica tudo tranquilo!!

    ResponderExcluir
  6. nunca senti nenhum efeito colateral..
    durmo tranquilamente mesmo sem..
    ajo normalmente em todas as situações..
    mas sinto aquela vontade interminável de fumar unzinho =D
    heioaheuiahuieuia

    ResponderExcluir
  7. Hempadao melhor blog da internet

    ResponderExcluir
  8. Pode cree, fikei 3 semanas sem fumar e no comeco senti um pouco de dificuldade em dormir, mais isso acho qe nao eh por causa da maconha, pois ate hoje, 1 mes e meio sem fumar (que merda hehehe) ainda sinto muita dificuldade em dormir, isso acontece por causa da desrregularizacao do sono, dormir em horas alternadas, e acordar sem horario, isso acontecera com qualqer um qe nao tenha hora pra dormir nem acordar, e nao por causa do uso da maconha, ;D
    entaum, quanto a isso fiko trankiloo, hehehe
    otima Hemportagem, abrax a todos

    ResponderExcluir
  9. ainda bem q num tha faltando aqui em casa =D

    ResponderExcluir
  10. imagino que o corpo se acostuma com o thc e depois deve levar uma semana pra voltar no ritmo normal... mais a pergunta que nao quer calar: quanto foi essa quantidade?
    Eu geralmente fumo nos fins de semana faz mais de um ano, e quando por exemplo, viajei pra um pico mt loco q fumava direto, nao senti nenhum efeito colateral quando voltei e olha que fiquei 1 mes sem fumar.
    E nós do hempadao (leitores e a galera da redaçao) poderiamos trabalhar em desenvolver um concenso, quanto realmente é a quantidade mais adequada pra se fumar, trocar ideias de como deslombrar a marola, tirar o cheiro da mão hahaha
    é isso


    PS. ESPERO Q NAO IGNOREM MEU COMENTARIO
    desculpa se falei alguma besteira
    legalize ja
    hempada4life

    miguel

    ResponderExcluir
  11. Ratos sem maconha que ficam putos... Já tentaram tirar chocolate da namorada? Cerveja do pai de vocês? Todo mundo fica puto quando tiram algo que gostam. Não sei se esse tipo de experimento prova alguma coisa...

    ResponderExcluir
  12. Ratos sem maconha que ficam putos... Já tentaram tirar chocolate da namorada? Cerveja do pai de vocês? Todo mundo fica puto quando tiram algo que gostam. Não sei se esse tipo de experimento prova alguma coisa...[2]²

    ResponderExcluir
  13. ↑ ate video game dexa sem sono =/
    sou viciado em CS , add na steam
    augauag !

    ResponderExcluir
  14. Corta a comida de alguém... para ver se ñ ficam putos. MUitos de nós leitores aqui do hempadão... batata, se lhe cortarem a internet de sacanagem... ficará puto. Se chegar em um bar que sempre bebe cerveja, estiver vendendo só guaraná, ficará puto.
    Que estudinho de merda... ninguem fica puto sem motivo por falta de maconha. Eu realmente ñ curto ficar sem... mas inicio/fim de ano sempre essas seca maledita. Nem por isso faço mal a alguém.

    Estudinho de merda este em... e sempre acreditei que dependencia química, é qdo o corpo necessita daquilo para sua própria sobrevivência, sem ter efeitos colaterais pela falta de uso da droga.

    ResponderExcluir
  15. meu pai largou o cigarro e quase morreu, passou mal por cerca de 1 mes, teve dores, febre, vomitos e mais um monte de coisa e mesmo assim essa merda é legalizada

    porque não legalizar a maconha? eis a questão.

    ResponderExcluir
  16. Ficar um mês sem fumar pra mi já é habito normal pelo fim do ano, na epoca de seca, e o unico efeito que me atrapalha é a ansiedade, mais isso já é um problema relatado em medicos homeopatas!Mais muito doido saber que maconha vicia que nem internet e tv!maais(como diz o zé ramalho)de uma coisa fique certo!
    EU TO VICIADO É NO HEMPADÃO!HUIHUIHIUH

    ResponderExcluir
  17. Olha a situação...
    Você que fuma sempre para de fumar por 1 semana, por algum motivo...pode ser até seca...você já fica no veneno e mais irritado porque não vai viajar e curtir, vai ter que encarar de cara esse mundo todo errado, você vai ter dificuldade pra durmir porque você vai estar pensando que podia ter fumado um nesse dia e ele já acabou...mas um dia sem a ervinha....bate a saudade né!

    Acho que é basicamente isso que causa os sintomas...é bem psicológico...mudanças de habito são desconfortaveis. Porque os ratinhos e os macacos sentem os mesmo sintomas e dizem que é fisiológico. bom nós humanos se achamos fudidões de mais,os mais evoluidos só porque vivemos nesse mundinho fantasioso de conforto, será que os animais não gostaram da ganja? será que eles também não viajaram? Bom ...eles sentiram falta, e esta bem explicito.

    ResponderExcluir
  18. eu particularmente acredito que seja psicológico mesmo. tanto que ao passar mais de uma semana vc fica blz. eu n fumo todos os dias e as vezes nem toda semana dá pra fumar.
    uma questão séria a levar em conta é: qual a metodologia utilizada nessa pesquisa, será que esse protocolo está realmente correto? muitas pesquisas são realizadas mas ainda n vi nenhuma que realmente tenha um protocolo realmente correto, as vezes tenho a impressão que muitos pesquisadores tentam a todo custo provar que a maconha vicia, e assim perdem a imparcialidade como todo pesquisador deve ter e tentam mostrar algo já pré-construído por eles.

    eh isso ai, parabens ao hempada e força galera!

    ResponderExcluir
  19. que rídiculo esse estudo! tudo depende das pessoas. umas têm um sistema mais "viciante", e outras não. Isso é um fato. O que o Gustavo Brago disse, também, é um fato.

    ResponderExcluir
  20. Ótima matéria, cheias de informações. Vou compartilhar minha experiência com a maconha. Comecei cedão, tinha uns 13 anos, fumava todo dia, naquela repressão familiar, várias fitas. no fim dos 17 anos, decidi parar de fumar, tinha parado com o cigarro ai fui na onda... Passei 6 meses sem contato algum com a maconha, no dia que completou 6 meses eu estava num lugar incrivel e conheci um cara lá, ele me passou logo um joint, rs. E esse era do bom. Voltei e nunca mais larguei!! kkkkkkk

    ResponderExcluir