O nosso resumo semanal de notícias enfumaçadas tem o dever de lembrar que, dentre os fatos mais importantes da semana, o Hempadão esteve presente em pelo menos dois. Um foi o Gandhia, acompanhado de perto pelo Pietro. E o outro foi a terceira reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, que aconteceu na Fundação Viva Rio, com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Ricardo Balestreri [foto].
O coletivo Gandhia foi impossibilitado pela justiça paulista de colocar, por exemplo, faixas no chão. Imagina acender os becks de orégano, ou mesmo os verdadeiros. Mas é fato que um dia chegaremos lá. Como dizem eles, e torcemos todos: Amanhã será maior!
No Rio de Janeiro o empenho do FHC pelo debate repercutiu negativamente na voz do ex-prefeito César Maia. "Agora, num estilo holandês de ver a vida, ele decidiu ser o âncora de um filme-documentário propondo que o consumo de drogas, com a maconha como abre alas, corra livre de constrangimento", afirmou o político que sempre optou pelas medidas mais conservadoras. Ainda segundo ele, o fato do ex-presidente ter esse posicionamento pode atrapalhar a candidatura de Serra. O que ele ainda não entendeu é que a necessidade desse debate é urgente e por isso a Comissão dá passos lentos, mas precisos, rumo ao pluripartidarismo dessa política a ser adotada pelo Estado Brasileiro.
Essa semana foi lançado também o livro Cannabis Policy - Moving Beyond Stalemate, pela Oxford University, de Robin Room. O principal objetivo do livro é pontuar o debate a respeito da drogas propondo um novo encaminhamento principalmente em relação à maconha, que segundo o autor, é uma droga muito menos prejudicial do que todas as demais. O livro completo pode ser encontrado AQUI!
Em relação às apreensões, a Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes revelou essa semana que houve aumento das apreensões de cocaína, ao passo que diminuição do quantidade de maconha apreendida. O JIFE alertou também para o aumento do número de remédios prescritos no mundo todo. De acordo com o relatório, o número de viciados em medicamentos supera o de usuários de drogas como cocaína, heroína e ecstasy.
Na África do Sul um dos últimos testes para a realização do Copa do Mundo fracassou. O 'clássico' entre Orlando Pirates e Kaizer Chiefs foi considerado decepcionante para as pretensões do país que tenta a todo custo cumprir as exigências da Fifa. Dentre os problemas apresentados, havia grande número de cambistas ao redor do estádio, venda de bebida e cigarro sem autorização e... forte cheiro de maconha arquibancadas. O emocionante empate sem gols deve ter sido uma verdadeira bad-trip ainda por cima.
E por fim, na categoria das bizarrices, tivemos um cidadão muito esperto que aproveitou o mural de um SuperMercado em Camboriú para pregar o seguinte anúncio escrito a mão: "VENDE-SE MACONHA DA BOA. FALAR COM PEDRO". O cartaz contava ainda com dois números de telefones fixos e um celular. A imprensa local fez a festa, a gerente do estabelecimento prometeu a retirada imediata e, a essa hora, o sujeito já deve estar atrás das grades.
vale a pena dizer que que o documentário que o FHC será ancorá já foi falado aqui no hempadao! e muito bem falado por sinal.
ResponderExcluirhttp://hempadao.blogspot.com/2009/11/ed-38-hemportagem.html
abraço a todos.
ativista cannabico
É verdade,
ResponderExcluirinclusive no dia da cobertura da reunião nós demos a sorte de conhecer a equipe que está fazendo o filme. Pessoal gente boa...
O Fernando, diretor do doc, disse até que já conhecia da Hempada... =]
Aguardamos o filme ansiosos. Mas o lançamento acho que só ano que vem. So, relax...
abraço!
Aeeee, 1 ano Hempadão!
ResponderExcluirVivaa! huahua
Que venha mais muitos anos de conteúdo de primeira. Parabéns a galera que faz do Hempadão a central de notícias de nossa erva na net.
Que vida louca! Eu que sempre critiquei (acho que muitas vezes com razão!)o FHC sou obrigado a concordar com ele. Aliás, ele tem se engajado e se exposto de maneira surpreendente em relação ao tema. Atos de coragem sempre devem ser reconhecidos.
ResponderExcluirPergunta para proibicionista pensar: os grandes traficantes são contra a legalização da maconha. Se você também é, o que o leva a ter uma opinião idêndica a deles?
Boa galera do hempadao, aff o que será que tem na cabeça um animal que coloca uma faixa " Vende-se maconha da boa" só queima a cara dos maconheiros, ainda mais com essa imprenssa maldita que cai igual urubus... lamentavel. saUHSAUSHuaHSuahs Omg
ResponderExcluirBy: AmoN
Vo le esse livro do Robin Room quando eu tive um tempinho (e quando arranja mais erva, to na seca a quatro dias)...
ResponderExcluirVlw Hempada!