Essa semana foi de festa pro Hempadão. E o que não pode faltar na comemoração é música, por isso a função firme e forte do HempSong, que bota a trilha no 4e20 das sextas desde as primeiras edições do blog. A intenção é percorrer os ritmos e estilos, buscando sempre produções que representem a cultura da cannabis no universo musical. Rap, rock, pagode, evidentemente passando pelo reggae e hoje, de forma especial, fazendo a pista esquentar com o HipHop dançante do Cabal.
O estilo pop não apaga a ponta. O som de hoje é pra dançar, fazer qualquer Miss Marijuana descer até o chão. Isso sem deixar de lado o hino mais famoso do fumacê. Em clima de descontração e na vibe do beat de ragga, Cabal trocou idéia numa entrevista via e-mail com a nossa redação.
Dá o play no "Taca Fogo" e se liga no papo:
Com boa vontade e humildade, Cabal não teve receio em falar sobre o sua relação com a erva. Quem já teve a oportunidade de ver o cara fazendo as rimas na hora sabe bem que palavras como "marijuana", "seda" ou "bagulho" fazem parte do dicionário mental. Nossa primeira pergunta foi se Cabal se ele importava em falar sobre essa hábito, relacionando assim a influência da cannabis tanto em sua vida quanto na profissão. Se liga:
"Primeiramente, valeu o convite e o interesse no meu trabalho! Eu odeio hipocrisia então eu falo, sim, não só sobre maconha, mas sobre tudo que faz parte da minha vida, tá ligado? Minha relação com a ganja é saudável, com muito respeito, porque eu sei o poder que ela tem... Tanto na minha vida quanto no meu trabalho, musical e empresarial, nunca deixei ela me acomodar! Sou um pai de família, um cara que trabalha muito e fumo pra relaxar, assim como um 'engravatado' bebe um whisky no fim do dia, qual é a diferença? Também gosto de fumar pra criar minhas letras, sinto que fico mais criativo, mas não dependo disso pra criar, é como meu vô sempre me falou, seja o cavaleiro, não o cavalo, enfim... Sei que tenho uma responsabilidade como 'pessoa pública', como 'formador de opinião', mas sempre falo pra molecada, não façam o que eu falo, nem o que eu faço! Acredito que é dever dos pais educar seus filhos, não dos artistas e minha filha ainda é um bebê, mas assim que ela for maior, vou conversar abertamente com ela sobre drogas, sexo e tudo que é tabu pra sociedade, até porque, a gente sabe o que acontece quando os pais tentam esconder e proibir sem explicar as coisas pros filhos, não é? Não vou fazer 'apologia', claro, mas se minha filha quiser fumar, prefiro que ela fume em casa do que escondida, na rua, fui criado assim e não 'desandei', então...
Hempada: Muita gente acredita que se todas as figuras públicas que fumam tivessem um posicionamento de diálogo aberto com a sociedade, talvez a resistência fosse menor, e já teríamos mais facilmente avançado com o debate. Antes de saber se ele iria encarar falar sobre isso ou não, perguntamos qual a opinião dele sobre quem não admite, talvez por vergonha ou pressão, o hábito de fumar maconha. A resposta:
Ninguém tem obrigação de falar sobre sua vida pessoal publicamente, então eu não julgo! Eu acredito que esses 'famosos' que fumam e escondem isso da opinião pública tem medo de perder patrocínios, trabalhos e, por vivermos em uma sociedade 'careta', preconceituosa, tem vergonha de assumir, sim, mas, cada um, cada um, como eu falei, não julgo, até porque, quem sou eu pra julgar os outros? Já fui em várias festas onde vi 'famosos', que as pessoas nem imaginam, usando drogas e não só maconha, drogas 'pesadas' mesmo, mas é essa parada, quem tem dinheiro e uma 'imagem a zelar', não tá nem aí pra maconha ser legalizada, é só ligar o 'dealer' que ele entrega em casa e já era, quem se fode é o povo que tá na favela, no meio da guerra entre polícia x traficantes e não tem pra onde correr...
Hemp: Pra finalizar, questionamos quais motivações políticas em relação às drogas Cabal possui. No sentido tanto comportamental quanto coletivo da coisa, ou seja, que pocisionamento toma diante do debate. Além disso, abrimos espaço para que o ele mandasse um recado para os leitores da hempada. Ele, com autenticidade, preferiu falar aos fãs, mas acreditamos que todos devam ouvir:
Particularmente, eu sou a favor da legalização, primeiro da maconha e depois das outras drogas, mas não me posiciono politicamente porque acredito que o Brasil tem problemas mais graves, principalmente em relação a educação pública, que devem ser solucionados antes! Hoje é muito fácil comprar drogas e quem quer comprar, vai comprar de qualquer jeito, certo? Acredito que o uso de drogas deveria ser uma questão de saúde pública, não de polícia, então acho melhor que as pessoas comprem nas farmácias ou em postos do governo, que possa controlar, taxar essas vendas e usar o dinheiro arrecadado em campanhas educacionais de alerta sobre riscos e em tratamentos para viciados, ao invés de darem dinheiro para traficantes que financiam a violência urbana, como nós sabemos...
Meu recado, nem tanto pros leitores do Hempadão, mais pros meus fãs que tão lendo aqui, é, não usem drogas por 'embalo', drogas fazem mal pra saúde, viciam e, se não forem usadas com responsabilidade, matam! Não fumem porque seus ídolos fumam, tenham personalidade, certo? Estudem, respeitem seus pais e trabalhem, é isso, valeu o espaço e parabéns pelo blog, informação pra formar as mentes, tamojunto...
Muita paz e consciência,
Cabal.
O novo single conta com parceria do produtor e cantor Tony Willians. Mais uma produção de peso, mas que baixa leve e deve ser ouvida alto, nas baladas de sampa. O download você pode fazer clicando AQUI! Good Vibes, galera! Agradecemos cada um dos que entram e particpam dessa grande roda. E ao Cabal por ter chegado junto. "Paz e consciência". E vamos que vamos!
cabal cabaço
ResponderExcluirNao gosto do cabal!
ResponderExcluirtem uma musica muito boa que fizeram pra ele...
" mexe o corpinho vai mexe até se Kebra"
FikDik Ai SuperMc Poe dinheiro no Bolso vai na TV e faz cara de idiota vai lá!
By: AmoN
NEgo que não curte o som tem nem a manha de perceber que o cara foi gente boa em falar com a hempada e ainda representou na entrevista.
ResponderExcluircritica mas num deixa o link de um som melhor, nao expande a porra da cultura além... rebeldia de quem não faz nada num vale...
mandou bem hempa!!
bola fora do hempada .
ResponderExcluircabal nao representa nem o rap nacional . nem nada !
VAI TOMA NO CUUU.. CABAAALLLL.....
ResponderExcluirsó os bacalhau gostam do cabal....
Como não representa?
ResponderExcluirO cara é uma pessoa ativa socialmente, independente do trabalho que desenvolva. O que representa então? Xingamentos gratuitos?
Taca fogo ae e uma palavra: respeito!
Mas o foda é que isso é só pra quem tem.
ainda continuo achando ele um bosta...
ResponderExcluirta falo com a hempada WoW q legal @_@
continua sendo um bosta...
e sim eu mandei altos videos de sons BONS pra hempada so que nao postaram ainda Rafael...
Gosta do cabal leva pra casa.
TEU som?
ResponderExcluirfala, fala mas num faz um free-style.
Zé povinho.
Se o som fosse gringo e só falasse no refrão Marijuana, ia todo mundo achar bom.
Cabal valeu por dar entrevista então,
ResponderExcluirmas vc é fei demais !!!
cabal de merda
ResponderExcluirvergonha do brasil
tira isso na moral
acima da página do seu navegador tem um botão com x vermelho. Não gotou: clica.
ResponderExcluirmandou bem na entrevista! nego tem preguiça de ler ou não sabe?
porra, se nao gosta de Cabal, pq comenta entao ?
ResponderExcluirdo mesmo jeito q ele falou dos artistas que não flam sobre sua vida pessoal e tal..problema deles né ? e problema tbm de quem não gosta, não sou muito fã dos sons dele, até escuto se rola em alguma festa q eu esteja, mais fla ai, o cara mando bem !
Aah, só pra terminar...bom deve ser o MC ZOIO DE GATO né ??? ahahah
ResponderExcluirnao vou nem flar mal..!
Respeitamos a opinião de todos, mas saibam, desreipeitar nosso entrevistado é desrespeitar o blog.
ResponderExcluirTrabalhamos para trazer conteúdo exclusivo.
Agradecemos ao Cabal não só pela entrevista, mas também por representar muito bem em suas respostas e também em seus frees pelo mundo a fora.
Taca fogo na babilônia e deixa queimar...
cabal cabaço²
ResponderExcluirLRitter
na boa, tô vendo que tem muito bunda mole ae mesmo --'
ResponderExcluirnego fala que o cabal não representa, mas e vcs? o que vcs fazem pra representar alguma coisa?
pow, o cara conversou numa boa com o hempadão, mandou bem nas respostas e independente do som dele ser bom ou não o cara foi gente boa e não discriminou ninguém
e fora isso QUEM SÃO VOCÊS PRA JULGA ALGUÉM?
BANDO DE ZÉ POVIN MEMO!
boa hempada, como sempre laricas de informação, tamo junto (y)
Ae porra, deixa o cara falar.
ResponderExcluiragente que luta aqui por liberdade de expressao, qd vem uma outra figura publica quem poe a cara pra bater, as mesmas pessoas abominam ele. Ridiculo. Por mais q vc nm goste dele, ele está aqui pelo mesmo ideal que o nosso, bando de fdp.
vamo levanta a bandeira da cannabis e nao do desrespeito.
boa hempada
Na moral!
ResponderExcluirCabal só envergonha!
A gente tem que vê, que o Rap nacional representa não só um ritimo dancante!
Mas assima de tudo ATIVISMO, RESPONSABILIDADE social e INFORMAÇÃO!
Cabal e uma FORMULA COMERCIAL FALIDA
Com todo o respeito!
ResponderExcluirbola fora do hempada(2)
Cada um tem direito de achar o que quiser.
ResponderExcluirMas falar que entrevista exclusiva é bola fora é não ter nenhum senso nem de jornalismo nem de ativismo nem de porra nenhuma.
O fato de postar UMA música dançante quer dizer que alguém não saiba o que é o Rap? Cs são mt mané msm...
Bando de rebelde. Essa rebeldia do senso-comum. Acha que é revolucionário mas só anda pra trás.
O cara faz dinheiro com o que gosta. Qual o erro nisso?
NÃO DÁ PRA TU, CABAL VAI TOMAR NO CÚ!
ResponderExcluiro que é representar o rap?
ResponderExcluirsó falar de tiro,treta,favela?
tem nego ai que só pela letra da musica da cone..ja vi que´e maria vai com as outras....pq ele treto com um mc nego ja toma a dor tbm..nego devia é levantar a bunda e fazer algo em prol do rap nacional entao...nao curto o som do cabal...mais nao é por isso que ele deixa de representar....!
cabal salve da MV....!
na net ta cheio dos malandroa do teclado!
nego quer repseito pra pode fumar em paz...mais nao respeito nem o proximo..fica dificil né!
respeito a opinão alheia.
ResponderExcluirCABAL É LIXO.
se é pra representar que nem o cabal prefiro ficar anonimato mesmo.
"não da pra tu, cabaaLL, vai toma no cu! mexe com os outros vai, mexe até se quebrar.."
A fmz u cara tem uma ideia dahora sobre a maconha pah ....mais e dai nem purisso as msk dele naum dexa d se uma merda e isso naum anula as bosta q ele fala nas msk entrevista e td mais
ResponderExcluirEI CABAL VAI TOMAR NO CU
ResponderExcluiré fraco, sou mais sacal ou atomic mc pq pelo menos representa o rap nacional e repente !!
ResponderExcluiré CULTURA PARAIBANA NA VEIA !!
Como eu já Disse...
ResponderExcluirQue legal ele deu entrevista pro Hempadao falo algo decente (y) mais a minha Opnião ele ainda é um pedaço de bosta...
E PRo RAFAEL: não preciso mandar Free ou Sons para representar só o fato de Conscientizar as pessoas ao meu redor já basta afinal informação não para em mim pra cada um que passo ela vai se propagando e sempre será assim...
Não te ofendi cara e nem pretendo mais continuo achando o cabal uma modelete da TV...
E novamente gosta leva pra casa.
Ai meO ngm ta aque lendo a hempada em proól de fazer júz ao rap e siim a legalização e descriminalização da Maconha. e tdo mundo q tem o msm ou semelhante penssamento cm n´so agentie tm q apoia e não criticaar. tbm num curto mto o som delee más o pinta. fez vale a opnião delee e é isso q prevaléce.
ResponderExcluirCurti a exclusiva hempáda.
abraço by Rafinhá. ;D
"falando nisso tem uma pa de mano que eh do rap
ResponderExcluirq rima caneta com bombeta ai ladrao ESQUECE"
o rap nao foi feito pra ganha dinhero..
axo interessante filtrar os conteudos antes de postar no blog,
eh soh qualquer otario falar de maconha q vcs vao postar?
um maluco que eh tomado no proprio show nao merece meu respeito..
salve marley..
C eu cruza com ocabal vai c o ultimo
ResponderExcluircruzamento da vida dele...vo estanha
esse mané..
Felipe,
ResponderExcluirse o Cabal é otário na sua opinião quer dizer que ele também seja na nossa?
Acho que não.
Temos respeito pelo trabalho dele. Ele não faz rap, qualquer pessoa sabe diferenciar essas duas vertentes.
E ele não falou sobre maconha e nós psotamos.
Nós o procuramos para fazer uma entrevista.
Você leu o post?
Não é meu estilo musical, mas a idéia relacionada a nossa cannabis, em relação a real do povo brasileiro e governamental a idéia do cara é certa sim! E invés da galera ficar criticando e chamando o cara de merda deveria ver os pontos positivos que querendo ou não ele defende a legalização da nossa erva! Não precisar menosprezar o cara que deu a entrevista de boa ae pro hempadão! Galera não se liga no que faz ou é careta falando coisas que não ajudam em nada!
ResponderExcluirQuanta hipocrisia daqueles que se sentem injustiçados,lançando pedras da mesma maneira que recebem...talvez seja isso o pq da legalização estar distante.
ResponderExcluirLegalize it.
Cabal cabaço
ResponderExcluirManda Marechal fazer a parada direito.
Legalize it
Tá vendo, o camarada ai, o Cabal, é mais um a favor da irmã Maria, porra, qual é a da galera de ficar queimando o cara?? Sabe o porque nada aqui, no Brasil em especifico, vai pra frente?? Porque as pessoas que lutam pelo um mesmo ideal brigam entre si. Se as pessoas que estão nesse movimento pela discriminalização/legalização tem conflitos internos, imagina como é lidar com o resto, que tem idéias contrárias! Enquanto nós não nos unirmos, não vamos conseguir avançar em rumo a nossos objetivos galera!
ResponderExcluircabal = paga de malandro = boy = verme :D
ResponderExcluirei Deca, não é porque o cara fala uma parada que eu apoio que eu devo apoiá-lo. E não use o cliche "por isso que o Brasil não vai pra frente" que já tá mais gasto que o meu tênis.
ResponderExcluirSe tem gente falando merda dele é porque talvez seja tudo verdade.
Fica esperando ele colar na Marcha, fica. (y)
ele é rapper q não vai em show de rap q é legal, dúvido que ele vá na marcha!
ResponderExcluirprocura no youtube ai
ResponderExcluircabal x emicida
porra parcero, tanta gente pra chama pra entrevista..
Já vi esse vídeo, mais de uma vez, inclusive.
ResponderExcluirEmicida destrói do free. Mas ao que parece nem é adepto da cultura canábica.
Cabal é ridiculo. Ri mto qdo ele apanho.
ResponderExcluirVi de perto ele no Santa Cruz na batalha de rima o maluco eh um bosta com esse olhinho claro ae num tem moral nenhuma nem pra fala de maconha.
VAI C FUDE CABAL OSTENTA SUA FAMA DE PAU NO CU
Todo respeito ao site, todo mesmo , mas um maluco que prolifera a cultura nacional de forma auspiciosa em vertigem ao que é passado exclusivamente no cenário internacional merece de fato ser repugnado . Porra esse maluco é um falastrão , sabe porra de '' dansante '' mas eu vivo a real o Rap . a cultura dos excluidos e amarginalizados ! Esse comédia é lixo no frre mano , alias ?! a senhorita chora até hoje .
ResponderExcluirIndependente do que ele fez,faz ou fará,aí vai um trecho de uma música de uma banda chamada Ponto de equilíbrio:
ResponderExcluir"Antes de julgar mal,porque não olha pra si mesmo?
Verá que está cometendo maior ou mesmo erro."
Se ele se sente bem assim,deixa ele viver como quer.Somos livres e temos o direito de viver como "quisermos".
Jah bless...
@ramongalodoido
caraaaalho brotheer!
ResponderExcluircomo a galera julgaa!
deixa o cara fazer oq quiser
oq gosta
contanto q nao me atrapalhe em nda!
tbm nao curto o som dele nao!
mas ai. flou bem qdo foi requisitado pelo blog!
n perde o foco.
poko importa o som q ele faz. oq ele faz ou deixa de fazer.
tenha sua opiniaao!
soh q.
se for pra esculachar de graça.
guarda pra vce!
negatividade soh atrai negatividade!
eh isso ai!
paz e positividade sempre!
"Antes de julgar mal,porque não olha pra si mesmo?
ResponderExcluirVerá que está cometendo maior ou mesmo erro." ²
.. Se olhar também, duvido e o dó que chegue "aos pés".
cabal só deve fumar a paia akele comédia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluiro cara simplesmente nao tem moral... pode fala q bebe, fuma, cheira tanto faz, que ninguem vai da ouvido mesmo. entrevista meu pai q n é famoso, mas da mais ibope.
ResponderExcluirFala que fuma é facil, quero ve fazer a diferença
puta merda!
ResponderExcluiro site e pela ord, ma como tem gent ignorant aii! haha
Cabal a Sang Bon na humildade, dando as ideias, sendo criticado por tanta coisa nada a ver! Por isso q o Brasil e o mundo demoram tanto pra i pra frente!
bando de comedia!
Hempadao! primera vez no site, ma d 1000 a questao!
abraço
Nego viaja. Se o rap tem de ter um contexto social, porque, até no Brasil, idolatra-se o Tupac? Ele só falava da segregação racial?
ResponderExcluirFalta muito conteúdo à galera, mas principalmente amor.
Lutam por compreensão, mas mostram-se violentamente incompreensivos. Tem sentido?
Vagabundo tem de ser mais inteligente, nós somos diferentes, então, respeitemos também os diferentes!
http://blog.prohiphop.com.br/up/p/pr/blog.prohiphop.com.br/img/.resized_Cabal_31.jpg
ResponderExcluirÉ, Cabal só fuma palha mesmo...
eiouioaeuuaeioae , Cabalço haha pura inveja desses palhaços , que nem o tio fala : Fala mas nao faz melhor (8)
ResponderExcluirja que o cara eh tao ruim assim quanto vcs estao criticando , mostra ai um cantor de rap ai de hoje aqu no brasil , qe venda 4000 cds em ma semana ainda mais como estaa a pirataria hj em dia . Sem +
Cabal mando bem ae manow
ResponderExcluirtu representa!