sábado, 20 de março de 2010

[Ed. #55] RastaFórum: As Raízes da Revolução - Iniciação artística de Bob Marley!

Quando Bob tinha 13 anos, ele chegou da escola e cantou uma música para sua mãe. O nome da canção era "In The Garden", tratava-se de um hino cristão que havia sido gravado por Elvis Presley e Pat Boone. "Fiquei atordoada de como ele cantou bem", Cedella puxou de sua memória. "Nesta sempre foi uma criança cantante... mas essa foi a primeira vez que me lembro ter ficado chocada com a Imagem do Passaporte de Bob, com aproximadamente 20 anos.sua bela voz". Nessa mesma época Bob fez sua primeira aparição em público, cantando no show de talentos do Queens Theater.

"A professora diz, 'quem sabe escrever, escreve. Quem sabe cantar, canta.' então eu canto", disse Bob em entrevista de 1975. Ele também atribuiu seus interesses musicais à sua mãe: "Ela era uma cantora. Minha mãe tem espiritualidade como uma cantora gospel. Ela escreve músicas. Eu escutei ela cantando primeiro e depois... eu simplesmente amo música, amo e cresci com isto", afirma o Rei.

Na época que Bob e sua mãe se mudaram para Trench Town, seu amigo de Nine Milles, Bunny Livingston, e seu pai, Thaddius, chegaram em Kingston. Cedella e "Mr. Taddy", como ela o chamava, passaram a morar juntos e começaram uma relação que resultaria no nascimento de uma filha, chamada Pearl. Certa vez Taddy acertou Cedella no rosto. "Nesta que tinha mais ou menos 15 anos na época ficou muito nervoso quando me viu com o olho roxo" lembrou Cedella. "'Quando eu crescer, mamãe, e virar um homem', ele jurou tocando no meu olho, 'eu vou acertar as contas. Espere para ver.' 'Não', eu disse cansada, 'você não tem que fazer isso. Só vai me causar mais problemas' e Nesta nunca fez", conta a mãe do ídolo. Apesar da relação tensa com Taddy, quando Bob ficou com câncer ele tentou se aproximar dele. "Aquele homem é meu pai, você sabe", Cedella se lembrou do Bob falando:"Aquele é o único homem que me comprou um par de sapatos", disse já no fim da vida.

Como Cedella e Taddy batalharam por uma relação mais sólida, Bob e Bunny renovaram sua amizade, sendo a música seu principal interesse comum. Como eles não podiam comprar discos de vinil, ligavam o rádio em estações de New Orleans e Miami e se alimentavam desse ritmo americano, e de artistas de blues como Ray Charles, Sam Cooke, Fats Domino, Smiley Lewis, Lloyd Price, The Impressions e The Drifters.

Lembrando da época de seus 16 anos, Bob disse: "Eu cantava na escola e adorava cantar. Mas eu levei isso a sério quando eu fui aprender a profissão de soldagem". Desmond Dekker também aprendia no mesmo lugar e nós costumávamos cantar e ele escrevia.

Então alguma coisa aconteceu com o olho dele, um pedacinho de ferro voou e ele teve que ir ao médico e ficou uns dias de folga. Nos dias que estava de licença, Dekker foi à Beverleys, uma gravadora da época, para gravar a música "Honour your mother and father" [ouça ao lado] que foi um grande sucesso na Jamaica. Depois disso ele disse: "'vem aqui cara', e eu fui lá encontrar Jimmy Cliff e ele para que eles me ouvissem".

De acordo com Cedella, Desmond (que alcançou sucesso internacional em 69 com "Israelites"), Bunny Livingston e Bob estavam sempre tocando em volta do jardim de Trench Town. Certo dia Bob também teve um acidente de trabalho e por isso decidiu desistir da soldagem e focar exclusivamente na música.

15 comentários:

  1. gostaria de todos que nem o bob marley

    ResponderExcluir
  2. essa biografia do bob marley é o pior lixo que vcs poderiam postar, não tem nada a ver com o mundo canábico nem nada mais

    ResponderExcluir
  3. bob é rei, falar que é lixo,os tolos falam; o sabio se cala ,marley em si é o proprio mundo canábico ,salve hempada continua firme,naõ tenho estudo,tenho inspiraçaõ,se eu tivesse estudo seria mais um idiota desgraçado´´ jah rastafari´´

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que Bob não tem nada a ver com a cultura canábica?

    Essa é nova. Cultura popular jamaicana também não, né? Abre o olho, molecada, muitas vezes o lixo tá nos olhos de quem vê, ou sequer sabe ver.

    Aposto que nem leu o texto até o final....

    ResponderExcluir
  5. segundo o anonimo além de não ter a ver com a cultura da cannabis, nào tem a a ver com nada mais... hahaha

    então o certo devia esquecer a biografia do cara, né?

    Hempadão, nunca aprendi tanto, e quero aprender mais!
    Dá crtl c e crtl v e joga no google pra ver se é copiado de algum lugar... os caras estão construindo a biografia do Rei!!

    ResponderExcluir
  6. rapaz, da onde voces conseguem tanta coisa? no Wikipédia nao tem isso nao HAUSDHIUADSHIUHADSIUHDAS

    meus parabens.
    ótimo post, continuem com está maravilhosa biografia!

    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Mário,

    temos um acervo internacional de livros a respeito do Bob Marley. Vamos lendo, traduzindo e apurando... pra cadenciar as informações por aqui.

    De fato, não tem na Wiki! Hehehe...
    É produção de conteúdo que acredito ser impossível achar em português.

    Grande abraço, Bros!

    ResponderExcluir
  8. ah mais um sem noção pra falar bosta
    --'


    o texto é ótimo, ler sobre a vida do rei sempre é bom...
    parabéns hempadão !

    ResponderExcluir
  9. Como que não tem nada a ver?

    Quem foi o homem que abriu os olhos de muitos e até hoje o faz mesmo não mais vivendo?

    Nesta sempre defendeu a planta e a tinha como filosofia de vida. É o que o Hempadão faz também.

    Cultura também é bom às vezes, não só informação.

    Apesar de Reggae não ser o meu ritmo preferido, é necessário reconhecer que Bob foi um homem muito influente que saiu do nada e levou sua palavra por todo o mundo através da música simples mas muito inteligente e poética.

    Saber mais de sua história nos serve para entender a grandeza desse homem.

    ResponderExcluir
  10. bob marley! o maconheiro mais famoso q já existiu!!! 4ever! bob não tem nada com cultura canábica?? fala sério!!!!! dá até dó de um cara desses!

    ResponderExcluir
  11. mtoo bom...
    podia ter varias biografias tbm.. tipo no thcelebre..
    tipo do John lennon ,tim leary , lester grispoon etc..

    ResponderExcluir
  12. Grande Hempadão! Não apenas informando mas emocionando também.

    Bob Marley é mais uma prova de que inteligência e talento não tem nada a ver com classe social. É uma espécie de Cartola jamaicano.

    ResponderExcluir
  13. Gostei, mas escrever "ráizes da revolução"...
    Revolução está diretamente ligada ao comunismo, totalitarismo... O Bob REAGIU, LUTOU... Foi engajado, revolucionário jamais... jamais lutou armado, jamais foi a favor de violencia para chegar aos seus fins. Nunca fez terrorismo, nunca fez revolução! Gostei da matéria com ressalvas ao título.

    ResponderExcluir
  14. Não necessariamente meu caro, a revolução pode ser tanto armada quanto pacífica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o
    O conceito de revolução em si não pode ser definido simplesmente como uma mudança radical, sendo ela armarda ou não, mas sim como o ínício de um novo ciclo, como o significado da palavra latina "revolutio" demonstra: Uma volta.

    ResponderExcluir
  15. sabem,eu comecei a gostar de reggae com 15 anos de idade.so descobri o reggae de BOB MARLEY aos 18 anos.de lá para cá não parei mais de ouvir a sua musica.o legal da história de BOB MARLEY,é que antes dele ser musico profissional,ele foi um sofredor na labuta diária.a história dele é muito bonita.ele foi o único musico que me despertou a atenção de poder ouvir musica e pesquisar musica.

    ResponderExcluir