por Dr. Moura Verdini
O texto abaixo foi retirado do livro “Hemp: o uso medicinal e nutricional da maconha” de Chris Conrad, publicado no Brasil pela editora Record em 2001 e compara alguns dos efeitos da maconha e do álcool:
“Bebidas alcoólicas são a droga social preferida dos americanos, com a cannabis em um distante segundo lugar. Em doses menores, os efeitos da maconha e do álcool etílico são semelhantes, embora a margem de segurança para o THC seja bem maior que para o álcool. Ambos produzem uma fase de excitação inicial, seguida por uma outra mais sedativa. Ambos são usados como motivadores, relaxantes e intoxicantes. Em doses pequenas, certos indivíduos têm dificuldades para diferenciar os efeitos do álcool ou da maconha de um placebo fumado que parece, cheira e tem gosto parecido com o da maconha. Essa reação, no entanto, diminui a medida que a dosagem aumenta. Em doses maiores, o álcool age como um anestésico geral ao produzir uma depressão primária e contínua do sistema nervoso central. Experiências mostraram que o álcool desacelera o ritmo das ondas cerebrais e diminui o desempenho físico e mental, mas não altera as percepções sensoriais. A cannabis, por outro lado, afeta a percepção do consumidor, mas tem um efeito insignificante nas ondas cerebrais.
Um estudo comparou os efeitos do extrato de maconha (27-37 mg de THC) com 95% de álcool etílico (dose de 50-60g), em termos de temperamento e função mental. Nenhum dos dois mudou o teor de açúcar no sangue, mas o álcool diminuiu o nível de ácidos graxos livres. Ambos trouxeram euforia, sonolência e diminuiram a atividade e o desempenho em testes psicométricos. A maconha levou a uma sobrestimação moderada do tempo, enquanto o álcool provocou uma subestimação grosseira e exagerada. A fome e a ingestão de alimentos foram aumentadas pela maconha e diminuídas com o uso do álcool. Outro estudo comparou o efeito da maconha fumada (5-10mg de THC) com um nível subintoxicante de álcool (o equivalente a três garrafas de cerveja para um homem de 68kg). Esse foi o nível limiar que resultou num desempenho menor em um estudo anterior feito a partir destes testes, cerca de 0,08% de álcool no sangue. Testes do desempenho das funções mental e motora foram realizados enquanto o paciente era distraído pelo feedback protelado da auditoria. O estudo concluiu que alguma diminuição do desempenho foi produzida pela maconha e que a combinação de álcool e maconha geralmente levava a um desempenho pior do que qualquer uma das drogas isoladamente.
Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas em gramas ao invés de miligramas, e elas proveêm calorias vazias que podem tomar o lugar de alimentos saudáveis, resultando numa perda de proteínas e vitaminas e, em algumas pessoas, à deficiência de tiamina que pode levar a atrofia do cérebro. O álcool também tem efeitos tóxicos direto no fígado e nas vias respiratórias superiores. Sua natureza destrutiva, seu forte marketing comercial e a facilidade com que a desinibição pode ser alcançada fizeram com que o álcool fosse responsável por muitos problemas sociais. A maconha, por outro lado, não está associada a nenhum dos sérios problemas físicos e sociológicos do álcool.”
Muito Interesante!
ResponderExcluirbom texto, e bem exclarecedor
ResponderExcluirMto bom, vou procurar esse livro pra ler..=D
ResponderExcluirBom. Só fico de cara como a maconha pode ser proibida, se tudo nela pode ser usado de forma proveitosa tanto para a medicina quanto pra industria. O Cara tem que lidar com pessoas que não gostaria pra conseguir comprar, quando se poderia ir na farmacia e pegar um beck pra fumar._\|/_
ResponderExcluiressa é a realidade mundial
ResponderExcluirpreconceito sobre a maconha e aceitação do alcool
vergonhoso
essa é a realidade mundial
ResponderExcluirpreconceito em cima da maconha e aceitação para o alcool
simplesmente vergonhoso
a maconha faz mal apenas pra quem não fuma.....
ResponderExcluirLEGALIZE CANNABIS
Muito legal o texto e realmente faço eco ao comentário acima do Fred. Deu vontade de ler o livro.
ResponderExcluir=)
passa o link do livro ai quem tiver galera! ou pessoal do hempadão! e como que faz pra divulgar a macha da maconha em BH aqui no site galera? do hempadão valeu pela atenção
ResponderExcluirVERDADE SEJA DITA !!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEm toda minha vida nunca vi maconheiro caído na sarjeta,só vejo alcólatras todos os dias.
ResponderExcluirinformação é poder
ResponderExcluirVERDADE SEJA DITA !!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirQuem usa maconha e usa(ou ja usou) alcool sabe que o texto e verdadeiro!
ResponderExcluirJa os caretas devem achar que e um texto mentiroso..... infelizmente!
issaeeee
ResponderExcluirestou legalizando aos poucos aqqui em casa , plantei 1 pé ,mostrei para os meus velhos(na verdade tava no meio da sala haha) , o pânico foi geral . mãe chorando falando que meu futuro vai terminar (HAHAHA) o pai me chamando de contraventista do estado e dizendo que vou ser preso emfim , conversei com eles numa boa (expliquei as causas da proibição , mostrei o filme grass , o lobby da industria farmaceutica etc..) , fiz o seguinte: falei que era só uma planta , imprimi artigos cientificos e dei a condição , só arranco o pé(era macho msm) se vcs lerem com atenção oque eu lhes dei, meu velho se prontificou de fazer um resumo hahah . dito e feito . pretendo plantar outro pé e comprar esse livro (usar o mesmo esquema ) , só assim para os caretas darem valor...
ResponderExcluirUso Tabaco, álcool e a santinha há muitos anos numa boa. Tivesse livre acesso a erva, penso que reduziria bastante ou até cessasse de vez o consumo dos dois nocivos. Mas por hora conjecturas, utopia.
ResponderExcluir"Um estudo comparou os efeitos do extrato de maconha (27-37 mg de THC) com 95% de álcool etílico (dose de 50-60g), em termos de temperamento e função mental."
ResponderExcluirUm estudo... que estudo?!?!?!?!?!?
Caramba... esse blog é bom mas comete cada gafe...
Que gafe?
ResponderExcluirBruno, voce pulou o primeiro paragrafo do texto?
Acho que ta bem claro que o texto foi retirado do livro. Na integra, retirado do livro, entendeu?
lol bruno fail.
ResponderExcluiruns idiotas ficam brisados e vem falar merda aqui.
A CADA DIA QUE PASSA FICA MAIS DIFICIL ENTENDER PORQUE ALGO QUE TE CURA TEM O COMÉRCIO E PORTE CRIMINALIZADOS........USAR POSSO PORTAR NAOO..PQ...PQ OFEREÇO RISCO AOS MEUS CONVIVENTES..AOS MEUS PAIS?? QUE LOUCARA NÃO;;.NIMGUEM FUMA SEM QUERER.....NÃO HÁ RISCO..SOH CURA RESPEITO AMIZADE PAZ AMOR COMPAIXÃO SOLIDARIEDADE PROATIVIDADE SAÚDE E BUSCA PELA FELICIDADE......QUEREMOS UM DIREITO....PLANTAR.....E MAIS NADA!!NAO DESISTA PROFESSOR, DEMOSNTRE PRA SOCIEDADE...TALVEZ POR FALTA DE CORAGEM DESCONHECEM....QUEM SABE A BOA E VELHA CIÊNCIA TRAGA LUZ PARA ESSE MOMENTO DE TREVAS...ETERNO CANABIS
ResponderExcluirAs pragas estao soltas e a cura proibida!
ResponderExcluir