por Marco Hollanda
É cada vez mais quente o debate pela legalização da maconha nos Estados Unidos. Se no passado a defesa desta ideia era restrita aos militantes, hoje a bandeira da mudança na política de drogas avança por todo país, inclusive entre grupos e estados mais conservadores.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Pew com 1500 norte-americanos, 73% dos entrevistados são favoráveis a autorização do consumo de maconha para uso medicinal.
Até ai nenhuma novidade, já que os benefícios da cannabis para o tratamento de diversas doenças, entre elas o câncer, é bem difundido nos Estados Unidos.
O resultado mais animador desta pesquisa é o que revela um crescimento dos que apóiam a legalização do uso irrestrito da maconha. Apesar de 52% ainda serem contrários a essa medida, é expressivo o crescimento dos que defendem o fim da proibição (41% dos entrevistados).
Voltando ao passado, em 2008 os números apontavam respectivamente para 57 e 35% entre proibição e legalização. Já no distante ano de 1990, apenas 16% dos norte-americanos apoiavam a legalização da maconha.
É difícil acreditar que pesquisa semelhante tenha o mesmo resultado no Brasil. Mas já é possível perceber mudanças de posicionamento por parte da imprensa e alguns grupos políticos.
Aos proibicionistas fica o recado de que a viagem rumo à legalização é um caminho sem volta.
Sting adota a causa
No momento que a luta pela legalização ganha um coro cada vez mais alto, a participação das celebridades é muito bem vinda. Como formadores de opinião eles tem muito a contribuir em qualquer luta social. O nome da vez é o cantor Sting, ex-baixista e vocalista do The Police.
Com a palavra, o próprio Sting:
"A Guerra às Drogas fracassou, mas é pior do que isso. Ela está de fato prejudicando a sociedade. Estamos gastando bilhões, enchendo nossas prisões com acusados não violentos e sacrificando nossas liberdades".
Eh nois que tá Sting!
ResponderExcluir"[...]e sacrificando nossas liberdades"
ResponderExcluirMuito boa matéria...
ResponderExcluirSeria legal saber como estão as coisas no Brasil em números também.. para pensarmos nesta evolução em rumo a legalização, embora pareça que aqui estamos mais próximos do consumo medicinal ainda do que da legalização...
o cara eh cabeça
ResponderExcluirtah certo
abração à equipe do hempadao, sempre atualizadíssima!
Concerteza o caminho para a legalização da maconha é um caminho sem volta.
ResponderExcluira sociedade brasileira só vai acordar mesmo quando o tio sam liberar de uma vez e a notícia aparecer nas tvs e jornais que não vão ter como esconder isso e vão aproveitar pra ganhar dinheiro como sempre, como a sociedade brasileira não tem censo crítico , opnião formada, temos que esperar a tv mostrar o que ja esta na cara pra eles formarem a opnião pública, dai sim a gente pode pensar em legalizar, por enquanto o movimento ganha força, pra quando chegar a hora ser de uma vez só, e eu gostei das palavras do hollanda : ''Aos proibicionistas fica o recado de que a viagem rumo à legalização é um caminho sem volta.''
ResponderExcluiros EUA sabem que maconha é remedio ja faz muito tempo muito mesmo.
ResponderExcluirentão porque só agora começaram a dizer isso ao povo para mudem de opinião?
muito simples eles estão passando por uma crise economica minha gente, e a legalização terá o mesmo motivo da proibição. é só em dinheiro q eles penssam ñ estão preocupados com saude ou qualidade de vida não.
OS DONOS DO MUNDO SÃO UNS HIPOCRITAS E Ñ LIGAM PARA O POVO.
Todo proibicionista é libertino. Todo moralista é libertino. Todo carola é libertino.
ResponderExcluirLibertinos são sujeitos depravados e devassos.
A sociedade brasileira é, grande parte, moralista.
Político protestante é sempre carola.
O Zé Ferra SP é proibicionista, moralista, carola e está maioria, ainda.
Será caminho sem volta? Deus te ouça Hollanda!
Estou céptico, e de ressaca. É Brasil, sei não.
LÌ uma vez não sei onde uma opinião de uma pessoa sobre a legalização da maconha aqui no brasil e ela dizia mais ou menos isso :que como o brasil é muito americanizado e quer sempre estar do lado do USA,só começaremos a debater sobre a descriminalização da maconha quando os USA legalizarem!!! e só depois começar a introduzir "idéias" de legalização aqui!
ResponderExcluiro BOM é que estamos PROGREDINDO,e não estagnados!
ResponderExcluir[i]De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Pew com 1500 norte-americanos[/i]
ResponderExcluirQuando vi o gráfico na página inicial já pensei: "Será que vou reclamar denovo?"
hehehe
Po, eu sempre cobro a referencia. Fiz o papel de chato algumas vezes aqui no blog reclamando. Desse vez não faltou. Parabéns!
Putz, só faltou o link do instituto apontando direto pra pesquisa. Mas ta de boa. Acho que da pra achar no google.
ResponderExcluirhttp://people-press.org/report/602/marijuana
ResponderExcluirNão entendo alguns que comentam aqui. O cara desqualifica o Serra gratuitamente, o outro os EUA. O Brasil é americanizado mas o Lula lambe as botas do fidel e do chaves. Tem utilizado o mesmo terninho do morales. Porra, a molecada tá alienada e doidona mesmo. Massinha de manobra. Ora tomam partido de idéias esquerdistas, ora são de centro. Decidam-se, inocentemente estão assinando atestado de ignorância. Quem é contra o "tio sam" deveria parar de usar a internet, isso mesmo, a web começou nos EUA com os militares. O mal do brasileiro é achar que entende de tudo, do cocô a bomba atômica! Mas que merda! Atenham-se à causa da cannabis, da Marcha da maconha. Essas manifestações burras de ideologia só demonstra a fragilidade intelectual de nossa juventude. O grande mérito do hempadão, a meu ver, tem sido o apartidarismo! Sigam o exemplo do editorial desta hempada que já está de bom tamanho. Tanta gente lutando, não ponham tudo a perder gente. Humildade.
ResponderExcluircarlim vai se fuder toma no meio do teu cú!!! o serra é um fdp mesmo o brasil é um país fudido e americanizado sim pois não é independente!!! por isso lambe as botas do fidel e do chaves e usa o terno do morales ,.. a mulecada tá alienada e doidona mesmo véio !! qual é a novidade disso?? sou contra o tio-sam mesmo maluco ,.mas nen por isso vou diexar de usar o melhor meio de comunicação,informação e cultura q existe q é a internet! humildade sim ,mas pra vc amigão! que já chegou taxando e não respeitando a opinião de todos e deu uma de doutor graduado e pós graduado em tudo! ok? humildade amigo!
ResponderExcluirXingar por xingar eu tb sei! Anonimo viado, filho da puta, escroto, burro pra caralho. Quem lambe as botas do fidel é o Lula e não o Brasil! O Brasil é independente sim, vc é que não é, mora na casa do seu papai e sua mamãe, coitados estão sustentando um imbecil! Sempre comentei nesse blog e não dou opiniões óbvias. Se vc reage assim a críticas, isso só mostra um bebe chorão que não pode ser contrariado. Vai se fuder seu merda! Cada embate ridículo como esse só desmerece a causa! Idiota, babaca, pela-saco, alienado. Tu é um tiro no pé do movimento. Porco imundo. Vai estudar retardado!
ResponderExcluirEu não acredito que esses viados, filhos da puta, vem postar briquinha de namorados...arrumem um quarto, façam aquele sexo com raiva gostoso, sabe? e depois entrem no site pra postar algo que valha a pena ler.
ResponderExcluirah! massa a pesquisa...é uma ponta de esperança....como outras tantas....mas pelo menos é pró.
ResponderExcluir_\|/_
"Eu nunca fumei maconha" (Osama Bin Laden)
ResponderExcluir_\|/_NETO-FLORIPA_\|/_
CARLIM......opiniões óbvias?? vc se acha memo né véio??opinião é opinião e pronto cara!! cada um tem a sua não existe esse lance de óbvias ou não óbvias!,humildade cara!!(não foi vc mesmo que falou:??)pra quê todo esse ódio no coraçãozinho hein?? vc parece que tá nervoso carlim....tá precisando fumar um baseado !kkkkk
ResponderExcluirA pesquisa mostra o que todos nós já percebemos que é a tendencia de legalização. Mas ainda há um longo caminho pela frente. abraços.
ResponderExcluirA legalização ou pelo menos a descriminalização são decerto assuntos apartidários, mas políticos. Creio que em política necessita-se, muita vez, bajular gregos e troianos simpatizantes da causa embandeirada, além de manter suficiente empatia para convencer os contrários. Um pé no saco.
ResponderExcluirMas enquanto aguardo sentado, entre gritos e sussurros, vou ficando com Ivan Lins e Victor Martins:
“... Aqui é o meu país
De sonhos em cabimento
Aqui sou Passarim
Que as penas estão no vento
Por isso aprendi a cantar
Voar, voar, voar.
Me diz como ser feliz em outro lugar.
Aqui é o meu país.”