domingo, 18 de abril de 2010

[Ed. 60#] WeedNews: De luto – Uma Vela que Se Apaga!

por Marco Hollanda

Hoje o WeedNews carrega uma sentimento de luto. Na semana que passou perdemos o ativista Jack Herer (1940-2010). No ano passado, Jack sofreu um ataque cardíaco que lhe deixou em coma induzido por alguns dias.

Jack é autor de vários livros sobre ativismo e cultura canábica e militava pela legalização da maconha desde a década de 70. O livro de sua autoria,  The Emperor Wears no Clothes foi traduzido em diversas línguas e vendeu mais de 600 mil cópias.

Infelizmente Jack nos deixa sem conseguir ver a maconha legalizada. Mas seu ideal segue vivo na mente enfumaçada de cada militante.

Enquanto o sonho de Jack não é realizado, continuamos assistindo à caça daqueles que encontram no autocultivo uma alternativa ao tráfico de drogas.

Caça aos growers continua

"O professor Mayk Andrelle do Nascimento, do curso de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, foi detido na manhã deste sábado (17) por manter plantação de maconha em sua residência, no bairro do Castelo Branco, na cidade de João Pessoa (PB)." – Click PB

Alegando que a droga era para consumo próprio, o professor foi detido e levado para a 9ª Delegacia Distrital de Mangabeira para prestar depoimento ao delegado Afrânio de Brito. Como não havia provas de que ele comercializava a droga, o professor vai responder pelo crime de consumo de entorpecentes em liberdade.

10 comentários:

  1. Jack Herer. Uma Vela que Se Apaga.
    Em sua homenagem, sempre haverá muitas Velas. De iluminar, de perfumar, de... lírica fumaça.
    Adeus, grande companheiro de luta, de fé.
    Imortal inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Ae gurizada da hempada! blz?

    Eu quero agradece o esforço de vocês pela nossa causa, e a coragem também. Tenho 17 anos e comecei o curso de Direito pra defender essa causa, não porque sou maconheiro, mas porque quero um Brasil menos violento, assim como vocês.

    Devido ao grande preconceito com que sofrem os maconheiros, me vi praticamente obrigado a largar a erva, tive meu último contato com ela nas férias de verão (7 dias seguidos muito enfumaçados sem nenhum efeito colateral...diferentemente dos amigos que optaram pela bebida, ganharam vomitos, diarreias, falhas de memória recente...mas se divertiram e nada de grave aconteceu a nós...). Dias esses que serviram de afirmação do tipo "se não der nada fumando tudo isso, eu vo defende".

    Já tinha lido muito mesmo a respeito e vi várias pessoas se encomodarem por usarem simplesmente. Eram inteligentes, trabalhavam honestamente, as vezes até tinham importância para a sociedade política ou cultural.

    Mas ganharam um slogan prejudicial de "maconheiro fdp financiador do trafico assassino criminoso maluco destruidor de lares..." e outras peculiaridades de um "maconheiro".

    Desculpa se eu me estendi, mas quero dizer que se essa erva nao for legalizada pra consumo e plantio próprio em 5 anos, quando eu me formar (estou no primeiro semestre e faltam 5 anos) vo entra nessa "briga de cabeça".

    Entendam que me abstinei da maconha sem efeito colateral nenhum. Nenhuma falta, NADA. Apenas o fiz pois não poderia trabalhar como oficial do Direito, seja qual for o cargo, se as pessoas não tiverem confiança.

    Estou mobilizando mais gente não-maconheira a apoiar a legalização. A coisa muda muito quando você fala "não uso droga e odeio traficante, mas tu vai te que concorda comigo que essa historia de 'proibida pq faz mal' eh coisa de politico safado"

    É muito mais facil de convencer, e se duvidarem, faço um exame toxicológico na hora, eu mesmo pago, na frente da pessoa.

    É um sacrifício da minha parte? Talvez sim, talvez não... Só sei que tá valendo a pena, a galera "cabeça fechada" já tá aceitando.

    Imaginem a seguinte situação: Bob Marley fala abertamente na Globo em horário nobre toda essa verdade.

    E agora imaginem o Obama, o Lula, um médico, alguém de terno e gravata falando EXATAMENTE A MESMA COISA QUE O BOB FALOU.

    Em quem a população iria acreditar?

    "Esse nego (Bob, nao Obama) só pode tá chapado e quer botá nossos filho nas droga."

    Infelizmente eu vou precisar de uma imagem de credibilidade confirmada, não quero, mas posso beber e fumar cigarro a vontade que essa imagem não vai se tão corroída se alguém me ver fumando maconha um dia que seja.

    Eu também to impressionado com o número de maconheiro metido, ativista, inteligente (Headshot no papinho de maconheiro é tudo lesado).

    Os porcolíticos que me esperem, nossa vitória não será por acaso e a revolução começa na cabeça de cada um.

    Meu slogan é o mesmo de um carinha na marcha que tava com um cartaz que dizia mais ou menos isso: "não fumo, nao planto, não financio o tráfico e POR ISSO quero a legalização"

    Ele foi inclusive perguntado pela imprensa porque ele queria a legalização, foi algo que deixou uma ótima impressão. Tenho outro amigo que sofreu na família só porque fumava e se viu obrigado a parar. Ele é muito inteligente, tem uma visão da problemática brasileira muito boa.

    Espero que vocês entendam meu caso e mantenham o site pelo menos enquanto não for aprovada uma lei simples que realmente nos satisfaça.

    ResponderExcluir
  3. Vamos manter enquanto isso e além, enquanto houver o que ser dito sobre essa cultura.

    E também enquanto tivermos respostas tão inteligentes e interessantes quanto essas.

    Valeu pelo comentário, Lenny!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom comentario lenny

    Mas a populaçao brasileira ainda e muito alienada para entender isso, mas um dia nao muito distante isso mudara...

    ResponderExcluir
  5. É verdade Pedro, por mais que se explique o fato não entra na cabeça deles porque a mídia já tá metendo um "pau no ouvido deles" faz tempo pela Globo, Jornal nao sei o que lá, pesquisa do não sei o que lá...

    Eu sou muito fã do Lobão, se vocês puderem assistir ao MTV Debate dele quando passou sobre a maconha o façam. Quero destacar que um "Doutor" lá afirmou que 15% de quem fuma maconha vai ter problemas mentais sérios, como esquizofrenia... Pegando 15% de quem você conhece que fuma, isso se aplica? Sem dizer que muitos não SÓ fumam maconha, mas usam outras drogas tão fáceis de obter quanto a erva...

    Meu irmão infelizmente possui esse problema, nunca fumou nem usou nenhuma droga ilícita... A mãe dele morreu horas depois de parir ele e por isso passou por várias complicações, mas meu pai nunca afroxou pra nada nem ninguém e sempre nos manteve honestos 100%. Sempre agiu dentro da lei porque quem tá fora, mesmo estando certo não pode reclamar, já fica de drogado/marginal/maluco...

    Agora o Direito abriu muito a minha cabeça pra sociedade REAL NUA E CRUA, não adianta fantasiar, as coisas não estão boas pra ninguém. Infelizmente, o povo é como uma criança na pele de um adulto: Ouvem musiquinhas e acham que são cultos, lêem livrinhos e viram leitores, possuem carrinhos (e de carro lixo o brasileiro entende...) e acham que possuem o que o m]Metous retratou em uma tirinha, muito boa por sinal: "conforto e velocidade". Mas a Mercedez Benz de um amigo meu custa só 5 mil dólares nos EUA e dá um banho em qualquer "carrinho de brinquedo 1.0 com lataria lixo, sem airbag (adeus crianças), sem freio a disco (mamãe saímos da pista), sem setinha do sinal... auhuAHhaUhAUHaUhA não quero mais falar, é de mais a exploração no Brasil".

    Mas eu acredito nas gerações que estão vindo, de verdade. Conheço muita gente boa e que cumpre com a palavra, nem conheço vocês mas só por dar a cara a bater dá pra se ter uma ideia do caráter da pessoa.

    Tenho certeza que todo maconheiro aqui já passou por isso: não ser ouvido por questões como o estilo (uma camisa do bob), dreadlocks, ou quaisquer outros indícios de cultura descente e humilde, e não Nike fabricado por criancinhas na China/Tailândia.

    Juntem pessoas boas e engajadas e temos uma revolução. Por enquanto to só na minha toca, sou menor de idade, tenho que mostrar para quem conhece que realmente parei de vezes com maconha, ainda que faça tempo já mesmo...mas o lobo vai sair de onde achavam que tinha apenas um coelho...

    ResponderExcluir
  6. O cara abriu a mente de muita gente, nascido logo depois da proibição, contribui para menores penas de porte, foi o proncipal personagem na descriminalizacao para uso medicinal no EUA (e influenciando o resto do mundo com isso).
    Foi o precurssor da ideia de consumo sustentavel(de maconha), e abriu ao mundo as vantagens do cultivo dessa planta de mil utilidades, seja o uso industrial da fibra de hemp, oleo ou substancia medicinal.

    "Os homens passam, as ideias ficam"
    acendo uma vela em sua homenagem!!

    ResponderExcluir
  7. Em solidariedade ao professor Mayk em
    Click PB:

    "Duas semanas de investigação? Gate? Delegacia? Consumo de entorpecentes? Inteligência? Liberdade?
    Tempo, dinheiro... E tanto a fazer.
    Um professor e sete pés de planta... Por quê? Que lei é esta? Restrição do ser. Constrangimento, sujeição."

    A arbitrariedade é repulsiva. Indigna-me.

    ResponderExcluir