domingo, 25 de abril de 2010

[Ed. #61] Discovery Hemp: Maconha e Gravidez – Loucura tem Limite!

por Dr. Moura Verdini 

Durante a gravidez, os organismos da mãe e do filho se encontram interligados, ocorrendo uma constante troca de substâncias entre os dois. A mãe é de importância vital para o desenvolvimento do feto já que é  a única fonte de contato com o mundo exterior, incluindo a alimentação que é feita a partir de substâncias provindas diretamente do organismo materno. Porém, além das vitaminas e minerais, outras substâncias passam para o feto a partir da mãe. Em momentos estressantes, por exemplo, um aumento no número de radicais livres no organismo materno pode prejudicar o desenvolvimento do feto, pois a partir da corrente sanguínea estes radicais livres chegarão também ao bebê. Sendo assim, o uso de qualquer substância durante a gravidez pode afetar o crescimento do feto, inclusive o uso de drogas como o álcool, o cigarro e a maconha.

Muitos estudos mostram que o uso de maconha durante a gravidez possui efeitos negativos para o bebe, tanto em seu desenvolvimento morfológico quanto em seu desenvolvimento neurológico. Existem diversos fatores de risco durante a gravidez que podem prejudicar o desenvolvimento normal do feto, que pode nascer abaixo do peso ou até mesmo prematuramente, precisando passar algum tempo em incubadoras recebendo cuidados especiais. O uso de maconha durante a gravidez (isolado de todos os outros fatores de risco) aumenta em quase duas vezes as chances de a criança nascer prematura ou abaixo do peso. Além disso, a criança pode nascer com más formações neurológicas, apresentando síndromes de déficit de atenção e impulsividade, decréscimo no desempenho de funções cognitivas, além de déficits no aprendizado e em testes de memória. Um mal desenvolvimento de sistema nervoso nos fetos em contato com canabinóides era esperado pois, o uso de cannabis não é recomendado para adolescentes pois o seu sistema nervoso ainda está em formação e as alterações em seu funcionamento podem ser graves. Em fetos a questão é ainda mais grave, pois se trata do início do desenvolvimento do sistema nervoso e de suas interações com o resto do organismo. Qualquer alteração no ambiente materno que não esteja programada pode causar graves danos ao bebê.

Como em toda questão que envolve o uso de maconha, o meio social em que a mãe está inserida pode influenciar nos efeitos que o uso de maconha terá sobre o feto. Um estudo acompanhou mães americanas e mães jamaicanas que usavam maconha durante a gravidez. O número de bebês americanos que nasceram prematuramente e/ou abaixo do peso foi muito maior que os bebês jamaicanos. A freqüência de prematuros foi normal (não aumentou significativamente em relação a mães que não usavam maconha) para bebês jamaicanos. O fato de a maconha representar algo ilícito e prejudicial na cultura americana pode alterar psicologicamente o organismo da mãe, prejudicando o feto. Como a maconha está na raiz da Cedella, mãe de Bob, é que sabe!cultura jamaicana, o uso de cannabis por lá é algo benéfico para o organismo, tanto para a mãe quanto para o feto, de certa forma. O fato da mãe acreditar nisso pode fazer com que ocorram alterações psicológicas em seu organismo que beneficiem o feto, é possível. No entanto a formação pode ainda assim estar exposta, por isso evidentemente o melhor a fazer é não fumar.

O Discovery Hemp está disponibilizando uma forma de interação direta com o leitor. Caso tenham alguma dúvida, crítica, sugestão, ou se só quiserem entrar em contato com o Dr. Verdini mesmo, enviem um e-mail para discoveryhemp@gmail.com. Até domingo que vem!

46 comentários:

  1. ótimo texto!
    Parabéns
    hemp@ganja.com (orkut)

    ResponderExcluir
  2. parabens, otimo texto!

    ResponderExcluir
  3. sempre muito inteligente Dr. Greenthumb Moura Verdini,mas nem todos respeitam isso,já ví muitas vezes grávidas bebendo,fumando cigarro,maconha e até melado(maconha com crack!)sad,but true!

    ResponderExcluir
  4. Texto um tanto (um tanto?) tendencioso. Afirmar que o uso de cannabis pode ser benéfico para o feto, chega a ser criminoso! Cuidado com o que se publica, equipe do Hempadão.

    Mulheres grávidas da Jamaica: este grupo de estudos, consumia Cannabis regularmente? Ou eram apenas mães que moravam na Jamaica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gente fala sério puro preconceito! sabe nada do assunto e fica dando peido errado!

      Excluir
  5. Tendencioso? Um texto que expoe dois lados da questão é tendencioso? Aliás, o texto só tem a tendencia de dizer que fumar não é aconselhável durante a gravidez.

    Informação assusta?

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, exceto pela parte que fala que pode ser benéfico para o feto o uso da maconha...
    É bom que a gente saiba que existem lados negativos do consumo da maconha, para que aconteça uma "legalização conciente" como muitos falam por aí...

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, exceto pela parte que fala que pode ser benéfico para o feto o uso da maconha...
    É bom que a gente saiba que existem lados negativos do consumo da maconha, para que aconteça uma "legalização conciente" como muitos falam por aí...

    ResponderExcluir
  8. sempre falam dos efeitos da maconha no cérebro do adolescente. Mas comparada ao alcool, ela é mais danosa ao adolescente?

    ResponderExcluir
  9. O texto não disse isso.
    Disso que foi observado que em um contexto social diferente do nosso, isso é possível.

    E disse isso embasado na pesquisa feita por cientistas com mães dos EUA e da Jamaica.

    ResponderExcluir
  10. parece que a interpretação de texto é um problema pra algumas pessoas...
    o texto em momento nenhum aconselhou o uso da maconha pelas grávidas

    ResponderExcluir
  11. mas é ai que tah, o proprio texto fala da maconha como uma droga, pra mim e pra muitos outros ela eh apenas uma planta que quando a gente fuma da um barato legal, traz alguns beneficios para cura d algumas doenças e tratamentos, ate ai bl, soh que eu tbm acho mto errado uma mulher gravida fumar maconha, primeiro nao pelo fato d fazer mal, mas sim prq eh algo q a pessoa usa por escolha dela, e o bebe nao tem como escolher se quer ow nao, acho que tem q ser respeitado esse lado, e tem outra, tudo em excesso faiz mal, se vc fuma mto cigarro faiz mal, se vc bebe mto faiz mal, se vc come mto faiz mal, vai da kbeça e ideia d cada um...

    mto bom o texto, parabéns hempada!!
    NaNdo - Cg-ms

    ResponderExcluir
  12. mas é ai que tah, o proprio texto fala da maconha como uma droga, pra mim e pra muitos outros ela eh apenas uma planta que quando a gente fuma da um barato legal, traz alguns beneficios para cura d algumas doenças e tratamentos, ate ai bl, soh que eu tbm acho mto errado uma mulher gravida fumar maconha, primeiro nao pelo fato d fazer mal, mas sim prq eh algo q a pessoa usa por escolha dela, e o bebe nao tem como escolher se quer ow nao, acho que tem q ser respeitado esse lado, e tem outra, tudo em excesso faiz mal, se vc fuma mto cigarro faiz mal, se vc bebe mto faiz mal, se vc come mto faiz mal, vai da kbeça e ideia d cada um...

    mto bom o texto, parabéns hempada!!
    NaNdo - Cg-ms

    ResponderExcluir
  13. "Como a maconha está na raiz da cultura jamaicana, o uso de cannabis por lá é algo benéfico para o organismo, tanto para a mãe quanto para o feto, de certa forma."

    Fumo maconha, mas nao sou muleque e nao acho que ela eh a maravilha e solucao para tudo. Leiam o trecho acima, criançada, e vejam se nao esta escrito que faz bem para a mãe e para a criança.

    Hempadão tá longe de ser um site de informação. Infelizmente, fica puxando a sardinha pro lado da erva (até demais). Assim, pega mal, como eu achei que pegou - apesar de fumar a mais de 15 anos, diariamente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Quando eles dizem "Como a maconha ESTÁ na raiz da cultura jamaicana, o uso de cannabis por lá ´algo benéefico para o organismo, tanto para a mãe quanto para o feto" não é só pq a mulher está grávida que ela vai fumar, eles dizem a maconha ESTÁ a jamaica, o uso dela é intenso, e a mulher pode fumar antes de engravidar..sei la acho q eh isso

    ResponderExcluir
  15. não acho que foi um comentário tendencioso, só acho que tem erro no texto, a reportagem quer dizer que o uso de cannabis por lá é VISTO como algo benéfico para o organismo.

    ResponderExcluir
  16. Minha filha foi gerada depois que fumei um, durante minha gravidez toda, fumei, nao em grande quantidade, mas ufmei a gravidez INTEIRA até 1 dia antes de ela nascer.
    Tive uma criança saudavel, perfeita, com um nivel de aprendizagem a frente das crianças da idade dela, sem problemas psicologicos, de atençao ou memoria.
    Durante amamentaçao, fumei tbm.
    tive sorte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual era a quantidade diária que fumavam?

      Excluir
  17. Chato, mas tem muita gente burra, hein?

    O anônimo vem dizer que o Hempadão está longe de ser um site de informação. Será? Então pq vc está aqui? Mande um outro site que faça isso melhor que esse. Sempre tem alguem pra desmerecer...

    E isso porque o cidadao é incapaz de compreender o que o texto expressa. Quem puxou o que pra onde, sua besta? Nao leu sequer o titulo? O post desaconselha o uso durante a gravidez.

    ResponderExcluir
  18. parece que a interpretação de texto é um problema pra algumas pessoas...[2]

    Chato, mas tem muita gente burra, hein? [2]

    ééééé brasil merece Lula como presidente mesmo....!

    ResponderExcluir
  19. O problema é que tem muito leitor aqui que não sabe ler. Aí é foda.

    ResponderExcluir
  20. Nao sei se ja foi feito, mas um poll interessante para o Hempadão fazer, seria sobre a idade da rapaziada que frequenta o site. Na minha opiniao ficaria algo em torno de 15 - 20 anos..

    Conheço bem a molecada de hoje, 15 anos de vida, 30 de "experiencia". Sabem tudo! Mas mesmo assim, a vida ensinará..

    ResponderExcluir
  21. parece que a interpretação de texto é um problema pra algumas pessoas...[3]

    Chato, mas tem muita gente burra, hein? [3]

    ééééé brasil merece Lula como presidente mesmo....! [2]

    ResponderExcluir
  22. Caro Hempadão.
    Estudo psicologia e uma das matérias é o Desenvolvimento da humano, da gestação até a morte. Falávamos da gestação e uso de drogas e tudo o mais e, óbvio, questionei sobre a maconha (agora todos da sala me discriminam mas, HEY, dei show no trabalho e todos respeitam). A professora falou sobre o estudo na Jamaica e expôs da seguinte forma: "O uso indiscriminado, exagerado, gera diferenças na gravidez E no desenvolvimento da criança. Se é bom ou ruim o que define é o ambiente no qual o 'pirralho' (essa fica por minha conta)está inserido, podendo ser BENÉFICO ou NÃO! Agora, se o uso não for abusivo, não haverá problemas."
    Ou seja, o ambiente é fundamental, não haverá problemas se for uma familha baseada em princípios, de bem com a vida e etc. Então fuma um fininho por dia. Agora, criar o filho à base de ameaças em um ambiente TOTALMENTE desfavorável, causa consequências graves. Digamos que a maconha na gravidez vá gerar um AFLORAMENTO dos sentidos/sentimentos da criança, sendo assim, o ambiente ruim gera "ruindade" e o bom a "bondade".
    Mais ou menos isso, não julguem sem antes ter um conhecimento, isso serve pros que pensam "Ah, meu ambiente é seguro e de boa". É melhor EVITAR o exagero, não podemos definir o que é ambiente bom.
    Valeu, adoro o Blog!

    ResponderExcluir
  23. Olá

    O problema do uso da maconha na gravidez é completamente diferente de todas as outras drogas.

    Vou esclarecer a causa biológica:

    Durante o desenvolvimento embrionário existe uma migração de neurónios para as suas posições definitivas. O controlo desta migração é feita à custa da sinalização endocannabinoide (sim, os endocannabinoides que produzimos naturalmente, como a anandamida). Assim, a mãe ao consumir maconha vai desregular os níveis de cannabinoides no seu organismo, o que causa desequilíbrios na migração e maturação dos neurónios. É por causa disto que os bebés de mães fumadoras apresentam síndromes de déficit de atenção e impulsividade, decréscimo no desempenho de funções cognitivas, além de déficits no aprendizado e em testes de memória.

    Isto é apenas um factor que vai condicionar o futuro da criança, pois no seu desenvolvimento também existem factores psicológicos e sociais que não devem ser ignorados. Na balança devem ainda ser pesados outros factores como o Vitor referiu, tal como o ambiente familiar.

    _\|/_

    ResponderExcluir
  24. tenho tres filhas, e por incrível que pareça só a do meio, cuja gravidez não fumei, é hiperativa e distraída. a mais velha com sete anos é super esperta e comunicativa e a mais nova com três meses é super tranquila. dorme a noite toda e é bem esperta pra idade dela, todos se admiram pois ela só mama no peito,e eu continuo fumando. ah, todos os partos foram tranquilos,mas a primeira nasceu duas semanas antes do previsto, mas isso é normal até pra quem não fuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi d-rasta , tudo bem ? Queria falar com você ? Te conhecer para podemos conversar melhor sobre marijuana. Sou mãe , acabei de ganhar meu bebê nesse mês de abril . Então queria muito fumar marijuana,mas tenho medo de algo fazer mal ao meu bebê , pois estou amamentando ele no peito . O que eu faço ??? Me responde , por favor ??? Obrigada Beijos Mari

      Excluir
  25. Nada a ver a comparação entres mães americanas e jamaicanas. Obviamente as mães americanas utilizavam de forma concomitante outras substancias nocivas como tabaco e álcool, ao contrario das mães jamaicanas.

    ResponderExcluir
  26. Outro absurdo do texto, uma substancia não é benéfica ou maléfica dependendo do pais que você esta. Os efeitos no organismo são os mesmos, façam-me o favor. O que muda é que uma mãe esta fumando maconha nos estados unidos e comendo junk food, e se enchendo de porcarias. Isso é uma coisa biológica, não emocional.

    ResponderExcluir
  27. Gente está bem claro que nenhuma droga faz bem pra ninguém, principalmente para um ser pequenino em formação! Alguns mulheres ai falaram que usaram maconha durante a gravidez e não tiveram bebês com problemas, porém esses problemas podem ou não aparecer no decorrer da vida da criança! Dizem que não ha niveis seguros para o uso dessas drogas, mas sim em grande contidade é que mora os maiores perigos. Me arrisco a falar que por terem ultilizado em pouca contidade e não terem misturado a maconha com outras drogas, além de manter uma alimentação saudavel e uma gravidez tranquila, que essas mães tiveram sorte de não terem problemas com seus bebês, ou não terem reparado esses problemas ainda, pois isso pode ocorrer em outras fase da vida dessa criança. Ou ser algo tão baixo que passa por despercebido, levando em consideração, tantos outros problemas que outras crianças venham a ter com uma péssima educação! O que pode não ocorrer com as crianças geradas sobre uso de maconha, que por terem uma ótima educação e criação, não apresentem problemas. Acredito que isso é uma escolha de cada um, fazer ou não fazer, tanto homens e mulheres grávidas ou não, vc assume o risco de ter ou não um bebê saúdavel! Eu particulamente já fumei maconha, estou grávida e não quero arriscar, não estou sentindo falta da maconha e não vou morrer por ficar alguns meses sem fumar. Foi uma escolha minha, não querer colocar a saúde do meu bebê, nem em pouco e muito menos em muito risco! Sem contar que eu acredito que é uma invação, como acho que é uma escolha de cada um e meu bebe não estara escolhendo usar, é um desrespeito! Acredito tbm que o meio onde vivemos e a forma que nos comportamos influencia na vida do bebê (como já falei), uma gravidez tranquila gera bebês mais calmos e pacientes, assim como carinho, amor, cuidado, atenção... geram adultos mais felizes e melhores!!! Achei o texto ótimo, achei alguns comentários muito inteligentes, alguns um pouco mal entendidos sobre o assunto e algumas mães muito corajosas!!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Eu fumo a 5 anos todos os dias e estou pensando em engravidar. Na gravidez não acho muito correto, mais gostaria de fumar até o dia em que eu "tentar" engravidar. Gostaria de saber se o thc que está no meu corpo, pode trazer problemas ao bebê?!

    Obg. ;D

    ResponderExcluir
  29. kkkk eu fumo a cinco anos, estou gravida de 36 semanas e não parei de fumar 1 dia. Tenho um grupo de amigas que fumaram em suas gestações e os filhos todos saudáveis e muito educados e com desenvolvimento cognitivo e de memória melhor do que alguns filhos de caretas q conheço. Apenas 1 das meninas, que a mae abusou um pouco do álcool e fumava tabaco que apresenta dificuldades respiratórias. cada um com suas experiências, baseadas naquilo em que acreditamos e buscamos nos informar e entender. Ninguem aqui tem o direito de julgar ou condenar ninguém dizendo que "o bebe não fez essa escolha e é um desrespeito..." kkk me poupe! Tudo o que ingerimos o bebe não escolhe também. pesquisas são financiadas por laboratórios farmacêutico todos os dias... um dia o ovo faz mal, outro dia faz bem... quem fuma acha que a maconha ainda não foi legalizada porque mesmo? Muito me admira quem curte fumar tratar a erva como uma droga igual as outras... esta mais que comprovado nos estudos recentes sobre o beneficio do canabidol e outros componentes no tratamento de doenças. basta sabermos a quantidade que reage melhor a cada organismo. Vc não conhece o seu? A maconha me ajudou na alimentação durante toda gestação. Eu tinha resistência em alimentos como beterraba, cenoura, abobora... sempre fui magrinha 47 kg no máximo, mas meu colesterol sempre alto e açúcar tbm pq so comia besteira. Com a maconha, a famosa larica, me abriu um leque de vontades e passei a comer tudo aquilo que achava intragável ao meu paladar e em uma quantidade mais razoável que a q eu comia antes. Sinto enjoo matinal devido os gases acumulados durante a noite, quando não tenho condições de fumar pela manha, fico arrotando desconfortavelmente e a ânsia de vomito é três vezes maior que se eu conseguir dar umas tragadas de leve. Os arrotos se tornam menos agressivos, mais suaves e não me deixa vomitar porque logo em seguida sinto a larica e o estomago vazio que aumenta a frequência de enjoos ate mesmo para quem não esta gestante. Bom fora no auxilio com o sono à noite, eh desconfortável dormir e toda gravida sabe o que sofre. Quando consigo fumar o sono vem um pouco mais pesado e meu corpo relaxa o suficiente para umas 3 a 4 horas de sono initerrupto(é o tempo que a bexiga enche e tenho que levantar pra fazer xixi). Quando não da para fumar, eu demoro a dormir e acordo de 2 em 2 horas com um sono inquieto ou sentindo a barriga pesando. Só sei que no meu organismo a canabis reage trazendo benefícios e eu acredito muito em pesquisas positivas a respeito da erva, portanto, meu ambiente familiar sera cheio de amor e musica. Eu estou com os exames em dia e pretendo realizar o parto normal numa maternidade humanizada, isso tudo so tive coragem após ter a gravidez tão tranquila e falo com toda certeza que a canabis me ajudou a ficar mais tranquila e equilibrada. Essa é a minha opinião e experiência. Cada qual com a sua. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda virei aqui dar um relato após o nascimento da minha filha ; )

      Excluir
    2. seu bebê já nasceu? como está? fumo também, todo dia, tô de 19 semanas, e vivo preocupada, mas fico muito ansiosa se não dou umas bolinhas....

      Excluir
    3. Amei saber disso! Também sou fumante a 8 anos e meu filho já naseu... De parto normal. Fumei durante a gestacao pois tambem sentia alivio dos sintimas desconfortáveis. Ele está com o desenvolvimento adiantado 30 dias. Com 4 meses já realiza coisinhas de bebês de 6 meses. Fumo apenas maconha e agora amamentando é com menos frequência. Mas não deixo de fumar pois o puerpério também é um período complexo e a erva me ajuda muito.

      Excluir
    4. Amei saber disso! Também sou fumante a 8 anos e meu filho já naseu... De parto normal. Fumei durante a gestacao pois tambem sentia alivio dos sintimas desconfortáveis. Ele está com o desenvolvimento adiantado 30 dias. Com 4 meses já realiza coisinhas de bebês de 6 meses. Fumo apenas maconha e agora amamentando é com menos frequência. Mas não deixo de fumar pois o puerpério também é um período complexo e a erva me ajuda muito.

      Excluir
    5. Amei saber disso! Também sou fumante a 8 anos e meu filho já naseu... De parto normal. Fumei durante a gestacao pois tambem sentia alivio dos sintimas desconfortáveis. Ele está com o desenvolvimento adiantado 30 dias. Com 4 meses já realiza coisinhas de bebês de 6 meses. Fumo apenas maconha e agora amamentando é com menos frequência. Mas não deixo de fumar pois o puerpério também é um período complexo e a erva me ajuda muito.

      Excluir
    6. Amei saber disso! Também sou fumante a 8 anos e meu filho já naseu... De parto normal. Fumei durante a gestacao pois tambem sentia alivio dos sintimas desconfortáveis. Ele está com o desenvolvimento adiantado 30 dias. Com 4 meses já realiza coisinhas de bebês de 6 meses. Fumo apenas maconha e agora amamentando é com menos frequência. Mas não deixo de fumar pois o puerpério também é um período complexo e a erva me ajuda muito.

      Excluir
    7. Amei saber disso! Também sou fumante a 8 anos e meu filho já naseu... De parto normal. Fumei durante a gestacao pois tambem sentia alivio dos sintimas desconfortáveis. Ele está com o desenvolvimento adiantado 30 dias. Com 4 meses já realiza coisinhas de bebês de 6 meses. Fumo apenas maconha e agora amamentando é com menos frequência. Mas não deixo de fumar pois o puerpério também é um período complexo e a erva me ajuda muito.

      Excluir
    8. Também fumei durante toda a gestação e meu bebê nasceu com 2.5kg - considerado de baixo peso para alguns - mas com a saúde perfeita e todos os testes positivos! Ele tá com 2 meses e desenvolvimento normal, mas fico receosa de fumar amamentando... vcs fumam? Notam algo qdo fumam?

      Excluir
    9. O comentário de vocês me ajudaram muito, estou gravida de dois meses, descobri dia 31 e até esse dia fumei todos os dias sem preocupação. Me sinto muito bem também é acredito que meu bebê também, pois são sensações maravilhosas que a maconha nos da. Li alguns artigos que diziam que causa má formação e tudo mais,porém não quero acreditar, pois pode ficar no meu psicológico e assim fazer mal pro meu bebê. Com seu comentário fiquei segura de dar pelo menos uns doisinhos cada dia. Obrigada 😃

      Excluir
  30. Homens maconheiros dando opiniões sobre o que uma grávida ou uma mãe de bebês deve ou não fazer é muito hipócrita, presunçoso e opressor. Nasçam de novo e vivam a experiência mais complexa e louca de gerar e ser fonte de alimentação de um ser humano e depois venham nos dizer como devemos nos comportar!
    Justo é a troca de experiências entre nós mulheres. Com fidelidade e clareza. Isso ajudará a nós todas a ter vivências sem "mais" culpas na maternidade, a relaxarmos sobre a criação de nossos filhos adequando - os a nossas particularidades. Obrigada demais pelo depoimento de vcs, meninas! Estou precisando muito ouvir e compreender as experiências com maconha de outras mães.
    Eu sou mãe de um lindo bb de 2 meses. Fumei algumas vezes na gestação. Embora tenha descoberto a gestação com 4 semanas e neste período fumava todos os dias, não fumei até uns 4 meses de gestação. Depois disso fumei 1 vez com 6 meses e depois do sétimo mês fumei, em média, 1 vez em cada 10 dias. Me ajudou demais nos últimos meses com a ansiedade e desconfortos da barriga grande, dores no corpo, refluxo, sono, falta de ar etc. Faria tudo de novo! Meu bebê nasceu com 40 semanas, perfeito. Não nasceu tão grande, 48cm e 3kg. Mas isso não é ruim, aliás, está dentro do nível de normalidade. O peso e altura são os mesmos do pai quando nasceu, por curiosidade. Mesmo assim, fiquei preocupada de meu uso da erva ter influenciado seu peso e tamanho. Agora estou louca para fumar de vez em quando, mas não estava tão segura até a declaração de vcs. Fumei 2 vezes neste último mês de vida dele e foi incrível! Me conectei com ele de uma forma linda. Inclusive, recebi suas primeiras gargalhadinhas na última vez que fumei. O puerpério é pesadíssimo! Noite sem dormir, transformação do corpo, traumas com o parto, solidão, limitações, reconfiguração da rotina, mudanças na relação conjugal, construção da nova mulher mãe... enfim, a maconha pode nos dar um grande apoio e relaxamento com esse turbilhão. Depois de várias pesquisas que fiz, e depois dos posts de vcs, meninas, resolvi me libertar! Vou fumar de vez em quando, sim!
    E homens n me venham dizer que há outros e e cursos de apoio! Cada um é cada um. E cada um tem uma preferência e afinidade com diferentes e específicos consolos.
    Bjo

    ResponderExcluir
  31. se o canabinóide faz mal a criança, porque esse mesmo componente é encontrado em leite materno ??

    ResponderExcluir