sábado, 8 de maio de 2010

[Ed. 62#] ErvaMundi: Croácia e a política de Tolerância Zero em relação à Maconha!

Hoje o ErvaMundi vai continuar a peregrinação pelo mundo, país por país, como de costume. Aos sábados, confuso no fuso horário, nós bucamos informações seguindo a ordem alfabética de Letras. Hoje é a vez da Croácia, país localizado no continente europeu, fronteira marítima com a Itália. O pequeno país é conhecido por ter uma polícia barra pesada. Ser parado numa blitz já significa duro interrogatório de 3 a 6 horas, com ameaças de cães farejadores e tudo mais. Arrisca?

Se for preso, provavelmente vai ter que pagar multa de 750 euros. A maconha é ilegal como qualquer outra droga, mas... a polícia costuma não perturbar os turistas. Então na verdade o cuidado é o de não explanar pelas ruas, afinal, caso você for turista e for pego, certamente vai ser deportado e impedido de voltar por dois anos, tempo pouco, já que na verdade não quererá voltar nunca mais, não?

Apesar de todo o cerco, estatítiscas e notícias avisam que a droga no país existe. E diários de viagem dizem que existe em abundância, ou seja, caso você conheça alguém de lá, talvez seja fácil conseguir. Mas caso contrário, a solução seria perguntar para jovens em locais estratégicos ou boates que toquem preferencialmente musica eletronica ou hip-hop, segundo informações de guias enfumaçados norte-americanos.

Apesar disso tudo, de toda dificuldade, uma notícia evidencia o triunfo do nosso argumento: Por lá, entre o ano de 89 e 2000, o número de estudantes de medicina que fumam maconha passou de 14% a 35%, segundo dados do Jornal Brasileiro de Pneumologia de 2004. Logo, pergunta-se, de que adianta toda proibição? E olha que os médicos de lá nem devem atender tantas vítimas do tráfico como aqui.

No entanto, a política de repressão tem 'funcionado' atualmente, fazendo principalmente que se reduza o consumo de maconha - droga mais leve e mais volumosa - enquanto se dispara o de cocaína, pesada e química, porém mais fácil de traficar. Apesar da maconha ainda ser muito mais largamente consumida, a Croácia sofre com problemas de crescimento do recebimento de navios cargueiros da Colombia e Bolívia.

A grande problemática, como em toda questão, faz emergir a necessidade pela solução. E talvez quando for chegada a hora de revisitar esse país, ele já tenha atingido maturidade e sabedoria para tratar do assunto. A única notícia razoável encontrada foi a de um militar que foi absolvido da sentença de prisão por fumar maconha no tratamento de um Transtorno por Estresse Pós-Traumático [TEPT]. Apesar da decisão da corte, a lei da Croácia é de tolerência zero. De acordo com a legislação deles até um baseado pode levar à prisão.  Mesmo assim, diz a suprema corte: "o réu padece de TEPT e a maconha o relaxa e o ajuda a superar problemas psicológicos”.

Dá para entender?

9 comentários:

  1. Nao e croacia e sim caretassia!

    ResponderExcluir
  2. Rapae... mey tio tah trabalhando lá e me chamou pra ir nessas férias hoho
    acho que vou passar longe!! UHAIHaiu

    ResponderExcluir
  3. po foda é ta la fumando um e tomar uma porrada do krokop.

    ResponderExcluir
  4. fodastico esse tópico dos paises do hempadao...
    conheco meio mundo graças a ele!

    ResponderExcluir
  5. um guia para quebrar leis em outros países é disso que se trata esse post...

    ResponderExcluir
  6. auhuahiuaaihaihaihaihaihiahiuhhua tomar uma porrada do krokop foi foda kkkk, rachei fi huauhauhahua, levar porrada do krokop vc chama eternamente huahuauha

    ResponderExcluir
  7. duvido q chegue UM navio cargueiro boliviano lá...aposto um quilãod og kush!!!!

    rsrsrs

    ResponderExcluir