sábado, 8 de maio de 2010

[Ed. 62#] Discolized: Sizzla - O Mestre do Dancehall!

por Várzea Crew

Saindo da regueira da semana passada, hoje no Discolized teremos um dos mestres do Ragga/Dancehall jamaicano, um dos maiores responsáveis pela disseminação da cultura rastafari e dos questionamentos que ele traz: Sizzla!

Miguel Collins ainda quando adolescente ganhou o nome de Sizzla Kalonji. Viveu a maior parte da infância e juventude na cidade de August Town, na Jamaica. Sizzla viveu a época da explosão do dancehall na Jamaica (década de 80), e cansado da cena cheia de "nóias" e gangsters, juntou-se à vertente rastafari Bobo Ashanti, da qual é adepto até os dias de hoje.

Jermaine Fagan, um dos músicos que tocava com Buju Banton, apresentou Sizzla a um saxofonista e produtor musical chamado Dean Frases. Dean percebeu que Sizzla utilizava sua música como meio de protesto para gritar o que pensava, fosse sobre o mundo em que vivemos, fosse sobre a Cannabis, ou sobre mulheres, ele falava o que pensava, e por isso acreditou nele. Logo ficou evidente que Sizzla era um músico de grande potencial.

Desde 1996, data do primeiro lançamento oficial, o cara já lançou mais de 45 álbuns solos e mais de 15 coletâneas de seus trampos, misturando as mais variadas vertentes do reggae (sempre com a predominância do ragga e dancehall).

Sizzla foi o fundador de uma comunidade alternativa, na cidade Jamaicana em que cresceu e passou boa parte da vida. A comunidade se chama Judgement Yard e presta auxílio a muitos jovens jamaicanos que acreditam ter potencial e não têm oportunidades, principalmente no ramo musical. Nesta comunidade há inclusive uma gravadora, também de propriedade do Sizzla, chamada Kalonji Records. Foi criada com o intuito de descobrir os novos talentos da música jamaicana, dando uma oportunidade real para quem faz música boa, o que tem se tornado cada vez mais raro atualmente, principalmente quando se trata de dancehall na Jamaica.

Dentre as muitas dezenas de álbuns para escolher, escolhemos 2 que talvez sejam os que melhor representam o som do cara. Speak of Jah, de 2004 e Ain't Gonna See Us Fall, de 2006, ambos com a mesma linha ragga bem pesado, com a grande maioria das letras abordando o rastafari e pregando suas idéias. Destaque especial para Fight Against the Youth, Ain't Gonna See Us Fall e Rich and Beautiful.

1. Ain't Gonna See Us Fall
2. People Need Love
3. Judgement Tek Dem
4. Sad Mistake
5. Rich and Beautiful
6. Run out Pon Dem
7. Kill Yuh
8. I'm with the Girls 
9. Hot Like Fire
10. Going On
11. Goodness 
12. Somewhere
13. Knowing Each Other
14. Stop Fighting
15. Thanks and Praise
16. Give Thanks and Praise

1. Fight Against The Youth
2. Give Thanks To Jah
3. Teach The Little Children
4. Speak Of Jah
5. Somehow
6. Dem Ago Suffer
7. Vision
8. Love And Affection
9. The Girls Dem
10. Freedom
11. Somehow (remix)
12. Right Road
13. Couldn't Come Among Us

7 comentários:

  1. João Paulo Nogueira de Oliveira8 de maio de 2010 às 23:43

    otimo post, o som do cara é muito chapado

    ResponderExcluir
  2. ahhh ta brincando!!
    hora q abri o blog do hempada hj pra ver..
    eu curtindo ake uma musica justo sizzla!! =D
    mto massa, o cara manda mto!

    boa hampada, mandou bem mais uma vez

    ResponderExcluir
  3. pow, tava ouvindo smoke marijuana bem na hora que entrei no blog pra dar uma olhada nas materias d hj, e adivinha quem canta???
    sizzla!!!!
    hausdhha

    boa hempada!!

    ResponderExcluir
  4. Não está mais disponível pra baixar ! A galera ai da hempada pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  5. Ae, galera...tá disponível sim!
    devia ser só um problema momentâneo.

    Quanto ao pedido pelo Alborosie, pode deixar que a gente ainda faz um post pra ele!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. eu gostaria q vcs falassem um pouco do warrior king o cara manda bem pra caramba.....

    ResponderExcluir