Hoje o RastaFórum vai continuar a desenhar a vida de Bob, passo a passo, desde o início. Na Edição 60# contamos como surgiu a banda jamaicana The Wailers; hoje vamos falar um pouco de sua trajetória.
Peter McIntosh, agora conhecido como Peter Tosh, explicou que o nome da banda se referia a mais do que o estilo de cantar deles, o qual, à esta altura, replicava os vocais de seus favoritos cantores americanos de R & B. O nome também se referia às dificuldades de crescer em Trench Town. “A palavra wail significa chorar ou lamentar,” ele disse. “Nós vivíamos nesse lugar chamado gueto. Ninguém pra ajudar as pessoas. Nós sabemos que éramos os únicos com a possibilidade de expressar os sentimentos através da música e, por isso, as pessoas adoravam.”
Pouco antes do Natal de 1963, um amigo de Bob, o percussionista Alvin “Seeco” Patterson, propôs apresentar o grupo, enfim, a Coxsone Dodd. Dodd tinha cinco selos de gravação diferentes e no ano anterior tinha aberto a Jamaica Recording and Publishing, Studio One, em Brentford Road. O empresário ficou impressionado com o The Wailers e lhes ofereceu um contrato. Ele seria o assessor deles e lhes pagaria 20 pounds por cada música gravada.
Durante a primeira sessão, eles gravaram “Simmer Down”, “I Am Going Home” and “Do You Remember”. Dodd decidiu lançar “Simmer Down” como o primeiro single e começou a tocar em seu aparelho de som. Em fevereiro de 1964 a música alcançou o primeiro lugar em vendas na Jamaica, vendendo mais de 70.000 cópias. Apesar do sucesso do disco, Bunny, Peter e Bob não colheram muitos resultados financeiros. Na verdade, era o contrário: devido à maneira que o cenário musical estava estruturado na Jamaica naquela época, eles estavam lutando pra arcar com as despesas.
“Simmer Down” serviu como uma mensagem aos Rude Boys – gangs do gueto que rondavam as ruas de Kingston – jamaicanos, incitando-os a reduzir sua violência. expressar esse amor através da música era algo novo e a autenticidade dos mensageiros não passou despercebida. Apesar de Bob ter ficado longe de confusões a maior parte do tempo, ele conviveu de perto com a violência em Trench Town, e até tinha um nome de rua: “Tuff Gong”.
The Wailers tinham encontrado o acorde perfeito para a juventude jamaicana e Dodd percebeu que estava no caminho certo. Ele deu um salário mensal ao grupo e ajudou-lhes a se vestir com ternos e vestidos extravagantes. Durante 1964, Dodd marcou vários shows ao vivo e gravações de singles, garantindo que eles ficariam ao alcance dos olhos públicos. Mas também houve desentendimentos entre o grupo e Bob, que tinha seu poder de liderança cada vez maior dentro de si mesmo. Tanto Cherry Green quanto Junior Braithawaite partiram e o The Wailers continuou como um quarteto: Bob, Peter Bunny e Beverly.
Semana que vem continuamos a saga! Até lá!
Parabéns pelo post, Hempadão!
ResponderExcluirContinuem contando a história do nosso rei!