domingo, 23 de maio de 2010

[Ed. #65] WeedNews: Marina Silva Propõe Plebiscito Quando o Assunto é Maconha!

por Marco Hollanda

Na semana passada o Weednews apresentou o posicionamento de alguns presidenciáveis quando o assunto é maconha. Para alguns, falar da erva é o mesmo que debater sobre crack. Outros fogem do assunto para blindar a campanha de um possível ataque da classe conservadora.

Depois de falar de Serra e Dilma hoje é a vez da candidata verde Marina Silva entrar na roda do Weednews. Assim como os demais candidatos, Marina não defende a legalização. Mas apresentou uma proposta que agitou o debate na imprensa nacional.

"Não sou favorável (à legalização da maconha). Existem pessoas sérias favoráveis, achando que ajudaria a combater o tráfico de drogas, como é o caso do Gabeira (o deputado Fernando Gabeira, pré-candidato a governador do Rio pelo PV) e do ex-presidente Fernando Henrique, do PSDB. Eu me uno às pessoas que acham que a questão é complexa para imaginar que, com descriminalização ou liberalização, ajudaríamos a resolver o problema. Como não é decisão do Executivo, é do Congresso, proponho um plebiscito para que a sociedade tenha a oportunidade de debater."

De imediato, é possível imaginar uma vitória quase que esmagadora dos proibicionistas. Pois é admitindo essa derrota que colocamos em debate o verdadeiro caráter democrático de um plebiscito.

Mesmo com uma ampla maioria rejeitando a ideia da legalização, o estado democrático não pode desprezar o direito de uma minoria fazer valer de suas liberdades individuais. Dessa forma, o Estado, através dos congressistas, vem julgando e regulamentando os direitos de homossexuais.

Mais do que isso. Um eventual plebiscito pode transformar o debate em uma guerra publicitária onde as ideias surgem de maneira que transformam a realidade dos fatos.

A opinião da galera do Hempadão já foi apresentada. Fica o convite para os leitores da Hempada entrarem na roda desse debate.

49 comentários:

  1. Hun...
    Quando eu vi essa notícia a primeira coisa que eu lembrei foi daquele plebiscito das armas.
    Como seria construído ele? Lembram que no das armas a pergunta era uma negativa? O que fazia com que quem quisesse o sim tinha que votar no não e viceversa! Confuso!
    E foi isso que eu imaginei, confusão!
    Logo depois pensei em do que vale o plebiscito se as pessoas não tem educação nem consciência para julgar o que lhes for melhor?
    Claro, lógico, sem dúvidas que a resposta do plebiscito vai ser proibicionista.
    Querem jogar ao acaso mais uma vez esse tema. Joga pro ar, o que der, deu, sabendo que sem educação a população não tem consciência do que faz.
    Por essas que eu também sou contra o voto obrigatório.
    Agora imaginemos as propagandas desse plebiscito se não se pode fazer propaganda a favor da cannabis...
    O que não ia surgir de deturbação, à lá aquela velha propaganda que maconheiro só fica surfando falando sooohhh, ehhhh...
    Desinformação na cabeça da população + plebiscito = alienação ideológica.

    ResponderExcluir
  2. Eu achO q seria sim emagadora a vitória proibicionista, más o debate entraria em grande polemica. e como já se foi dito, mesmo sendo uma minoria também tem o direito de fazer valer suas liberdades. pelomenos iria fazer este debate ficar mais democratico. _\|/_ LEGALIZA BRASIL by:rafinhá. ;D

    ResponderExcluir
  3. pelo amor de Deus, fazer um plebiscito acabaria com tudo!

    Primeiro o povo precisa ser condicionado à aceitar a maconha entre a sociedade, pois hj, por falta de informação, ela é mal vista e comparada com drogas como crack. Se a informação não for passada para as massas, infelizmente perderemos feio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. é realmente ira gerar uma confusão geral da massa oq eles não veem é que se for legalizado n vai ser td mundo obrigado a fumar quem quiser fumar fume e quem não quiser po n fuma pra que complica isso ae

    ResponderExcluir
  6. E o pior Thiago, é que após os resultados saírem mostrando a esmagadora vitória proibicionista tudo ficaria mais difícil para quem defende!
    Seria um tal de: já foi provado em plebiscito plebiscito, a população (muito bem informada) não quer essa droga nas ruas e blá blá blá...

    Quiseram jogar a culpa das mortes nas armas legais e agora vão usar esse futuro resultado, já previamente manipulado, como resposta única para a questão.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com a presidenciável Marina Silva, a democracia é um mérito alcançado pelo povo brasileiro depois de tantas lutas, e agora que temos em mãos essa grande vitória, vamos simplesmente abrir mão dela pq alguns acham que a sociedade é desinformada?? meus amigos, o poder emana do povo, e é esse o único povo que temos para tomar as decisões e escolher o que mais satisfazerá o bem comum, os representantes do Congresso, do Executivo e demais funcionários Estatais, servem á nossa vontade, visando o que é de maior agrado do povo, e não para impor sua vontade ao povo, enquanto à informação, a nossa Constituição nos dá total liberdade de expressão e opinião, quem quiser expor se é contra ou não tem total liberdade pra isso, então, dizer que um plebiscito acarretará alienação ideológica, é dizer que todos nós brasileiros não valemos nada, não temos opinião,quem falou isso com certeza é o alienado nessa história, e não entende nada de direitos e política... expresar nossa vontade é um Direito garantido e assegurado Constitucionalmente, e nenhuma outra lei, nos tirará isso.

    ResponderExcluir
  8. Pedritha, já que você conhece tanto de leis e nós aqui que somos desinformados você poderia nos explicar melhor o princípio da proporcionalidade em relação ao direito de expressão.

    Não é muito inteligente jogar as consequências por cima das causas.
    Mas fazer o quê..
    Alienação ideológica é isso aí.
    Fazer o burro crêre que é inteligente.
    Esquece a educação e manda todo mundo votar que é melhor.

    ResponderExcluir
  9. "alguns acham que a sociedade é desinformada??"

    Não, eu não acho.
    Eu tenho certeza da grave falha educacional no Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Ela tem meu voto certo.

    ResponderExcluir
  11. É uma luta de minoria, não cabe fazer plebiscito.
    Imaginem se os gays fossem fazer um plebiscito para garantir seus direitos.
    Isso é demagogia!!!!!
    O negócio é a aprovação de leis que garantam o direito ao consumo, isso só deputados e senadores, o presidente apenas sanciona a lei. Ao presidente cabe apenas apoiar o debate.
    O Paulo Teixeira (PT) já está fazendo a sua parte! Já mandou um projeto de lei para a câmara dos deputados , faltam os outros deputados votarem.

    ResponderExcluir
  12. "nossa Constituição nos dá total liberdade de expressão e opinião, quem quiser expor se é contra ou não tem total liberdade pra isso...expresar nossa vontade é um Direito garantido e assegurado Constitucionalmente, e nenhuma outra lei, nos tirará isso."

    você tem certeza disso? você ja botou no google "marcha da maconha"?
    estamo a 3 anos corrwndo atrasa desse direito que vc fala que e garantido e que ninguem tira da gente e ainda tem marchas sendo proibidas. estamos tentando levar informção sobre a maconha pras pessoas e somos proibidos, por isso dizemos que as pessoas não tem informaçao pra um plebcito. a não ser que vc considere que a maconha e altamente viciante e que todo maconheiro vira um usuario de crack informçoes suficientes pra se ter um posicionamento sobre uma questão tão importante.

    ResponderExcluir
  13. Vivaaaa cannabis sativaa! Cabeça ativa, nao estou nem ai pra marina, só quero saber daMARIAA! Ahhhh mariaa you got me rocking nowww
    Hey heyyyy

    ResponderExcluir
  14. Vivemos uma Democracia representativa, onde teoricamente o governo representa as idéias e preferências do povo.
    MAS, no Brasil onde o código penal diz uma coisa e os políticos fazem outra, NÃO temos liberdade para expor idéias sem repressão policial quando o assunto é Cannabis.
    Aliamos a repressão com a desinformação e o consequênte preconceito presente na maioria das pessoas, preconceito esse que a mídia assina embaixo, tudo isso só demonstra que um plebiscito sobre a maconha traria resultados PRECONCEITUOSOS!
    Basta se basear no que há de mais real para fazer uma lei, os FATOS bio/fisico/químicos que se comparados a atual lei sobre entorpecentes (foco em álcool e cigarro) não faz sentido algum proibir uma erva com malefícios cientificamente comprovados muito menores do que duas drogas ja presentes, aceitas e divulgadas na sociedade atual.
    Minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. plebiscito seria suicidio eh caso de saude publica e segurança é diferente se for para plebiscito vao proibir e logico.

    ResponderExcluir
  16. Muitos tabus e asneiras à respeito da maconha desequilibram a opinião pública para o proibicionismo, afinal eles foram criados exatamente para isso. É isso o que acontece em uma sociedade que possui um fraco sistema de educação: vigilância do olhar publico! Sabe-se exatamente ql vai ser a reação da população, a interpretação dos fatos não se passa na cabeça das pessoas, ela esta contida na informação. doidera!
    Tbm acho que um plebiscito seria dar descarga em todo o trabalho que vem sendo feito para mostrar a verdadeira face da cannabis.

    ResponderExcluir
  17. DEVOLVA UMA ARMA E GANHE 350G DE FUMO SOLTO!!

    ResponderExcluir
  18. Eu só sei que sou mais marina por ela defender mais o lado ambiental, por ser uma pessoa humilde, e por ter conexões com politicos pró-legalização..., e até porque, mesmo agente perdendo, iria render uma boa divulgação, tanto negativa, quanto positiva, e isso poderia fazer com que algumas pessoas criassem, interesse em pesquisar mais sobre o assunto, e concerteza, iria ter mais liberdade entre os pró-legalização para que pudessem defender o seu motivo, e como vivemos falando que hipócrisia condenar usuario por plantio, muitas pessoas mesmo sem ser usuarias concordariam com isso, agente pode ate perder mais, creio q podemos voltar com força, pois concordo que o governo trabalha para gente, e nós temos que lutar para fazer valer a lei, e a depender de qual seja a porcentagem, de pessoas pró isso poderia acarretar numa mudança na lei anti-drogas, para uma talvez discriminalização racional, ou uma legalização medicinal quem sabe... fica ai uma ideia! Paz para todos!

    ResponderExcluir
  19. plesbicito é uma armadilha mesmo, é o mesmo que tentarfazer de tudo que os ativistas e antiproibicionistas perderem o poder...

    ResponderExcluir
  20. antes de fazer o plebiscito, peço informação sobre o assunto , para cada um ter a opnião concretizada, não coisa da globo onde só diz os malés da planta.
    informação, como dizem que a primeira droga que usam é a maconha, mais pode pergunta , eu aposto que a primeira droga de uma grande maioria foi o alcool. sim alcool, depois pode até ser a maconha, mais ainda creio que veio o cigarro ;)
    e falar que um usuario de maconha pode chegar ao crack é muito inutil dizer isso, os efeitos das droga são totalmente diferente,ah curiosidade de sai de uma droga para outra sim, mais isso é mais da cabeça de cada um, NÃO EXISTE ligação que a maconha te leva a fuma crack e outra com o apoio do governo a droga so seria vendida para maiores de 18, ou seja na rua nao precissa ter 18 anos pra comprar , certo ?
    Meu Deus brazil está horrivel na evolução constitucional, até a argentina legalizo ¬¬

    ResponderExcluir
  21. O que tem que ser colocado em prática é que só falar, falar, não vai mudar nada,pq fazer plebiscito é fácil... mas agir é dificil... todos dizem o que acham a respeito da legalização mas na hora H todos votam contra.. porra... isso estressa... entra e sai presidente... e nada muda... chego a pensar que é uma causa perdida... as marchas, campanhas, divulgações de sites e tudo a favor... não tá adiantando.. e tb não sei o q possa ser feito para que seja debatido a favor.. terei que me candidatar rsrs não sei... Vamos botar a boca no trombone.. e enfiar na cabeça dos políticos que a legalização é a arma secreta contra o tráfico !!! beijos galera do hempadão!

    ResponderExcluir
  22. mano essa mina, a Iole
    a mina tem um baita conceito sobre dferentes assuntos
    e sabe como mostrar suas idéias parabens merece ser miss marijuana não só pela beleza mas inteligencia tambem ^^
    concordo com ela foi o que eu pensei tambem a questão da proibição de armas que causava confusão com a ''troca'' de palavras, o que provavelmente fez muita gete votar na opção inversa a de sua preferencia ;)
    positive vibrations _\|/_

    ResponderExcluir
  23. DALHE PV!LEGALIZA A ERVA E DA PENA DE MORTE A QUIMICA"
    "VAMOS FAZER UM NATURAL SÓ FAZ BEM E NAO FAZ MAL"
    CURITIBA ZONA SUL

    ResponderExcluir
  24. Se não deixar-des nenhuma saida para o seu inimigo ele se tornara um herói. quanto mais eles nos encurralarem mais lutaremos só assim conseguiremos, pois eles estão querendo por um fim na parada com esse plebicito? fica esperto...

    ResponderExcluir
  25. pelo menos ela propõe alguma coisa e não simplesmente ignora o assunto como muitos outros

    ResponderExcluir
  26. Concordo com tudo que foi dito aqui. O plebiscito não iria adiantar de nada em um país como o nosso, onde pelo menos quando o assunto é maconha, reina a ignorância coletiva. Ainda a grande parte das pessoas tem conceitos muito primários, não sabendo dissociar a canabis do tráfico de drogas.

    Enquanto o povo nao tiver cultura para enxergar que o traficante é contra a legalização e o usuário pede a legalização pra derrubar o traficante pelo pé, a maioria esmagadora votará a favor do traficante.

    Vejam os EUA, só agora que quase metade da população á a favor da legalização, e mesmo assim os contrários a isso ainda tem pequena vantagem de acordo com pesquisas populares.

    Então, as coisas vão acontecer uma por vez, começando pela Califórnia no final do ano, movimento que se espalhará pelo mundo a médio/longo prazo. Por isso que não devemos ter pressa em montar um plebiscito pois os resultados negativos dariam mais força ao discurso da ignorância, onde os políticos tem medo de dizer que são a favor da legalização pois serão fatalmente massacrados pela massa pública. Não ao plebiscito agora. Sim à conversa, à muitas marchas, muitos debates, muita união, muita pesquisa, muito material, muita paz e principalmente muita luz da razão, para só então começar a pensar em um plebiscito.

    HENRIQUE SIMAO

    ResponderExcluir
  27. O problema é a falta de informação!
    Como vamos discutir sobre algo que não conhecemos?
    Isso acontece no Brasil, julgam a cannabis e seus usuários sem a conhecer, isso é muito triste :/

    ResponderExcluir
  28. "a nossa Constituição nos dá total liberdade de expressão e opinião"

    ê pedritha...realmente o problema é a falta de informação

    ResponderExcluir
  29. É obvio que essa ideia de peblicito não paassa de um jogo de batata quente. Na minha opnião ngm quer ficar com a batata na mão, querem passar á vez. De modo que o povo decida n por mera liberbade de escolha mais sim porque já é obvio o resultado.

    MERA MANIPULAÇÃO!

    ResponderExcluir
  30. plebiscito + voto ñ obrigatório = plantar maconha no jardim!

    ResponderExcluir
  31. O povo, eleitor, contribuinte, respeitável cidadão endividado pagador de impostos, cadastrado, deslumbrado com a vazia vida alheia exposta em horários chamados nobres, instruído do contemporâneo por meio do noticiário diário de meia dúzia de grupos de mídia unidos no propósito da manutenção deste caótico ideário social fascista, de interesse sabe-se lá de quem (basta pensar), fantasiado de democracia, havendo plebiscito sobre direitos de minorias, será induzido e confundido em seu voto de acordo com os interesses dos mais poderosos, para não repetir conservadores.

    A grande revolução popular, a redenção, a soberania, demonstração de valor mundial do povo do Brasil, foi a eleição e a reeleição de Luis Inacio da Silva para presidente. Foi uma longa jornada, sempre hostilizada e marginalizada pela mídia, uma porrada no queixo arrogante das poderosas elites que só continuarão a ser desmascaradas através do voto consciente e, paulatinamente se não houver turbulência, nós o povo mudaremos a cara e o comportamento do país.

    Marina Silva errou ao trocar o PT, inconteste braço forte do povo, pelo PV, hoje marionete do projeto político ambientalista conservador voltado para o agronegócio e o grande capital, em essência ditatorial, anti cultura, educação, saúde, riqueza e liberdade do povo. Ela queria ser a preferida de Lula, mas como este escolheu com grande propriedade à Dilma Houssef, Marina, para tristeza petista, bateu asas e voou para o ninho dos pássaros bicudos de chifrinhos, que espertos a receberam de asas abertas, empunhando vitoriosos pela ilustre e inesperada presença, seus longos e ardentes tridentes, soltando labaredas Verdes de enxofre pelas ventas, absorvendo as massas em confuso delírio pirotécnico de ocasião de eleições.
    Legalizar é urgente, e o caminho é o voto, a militância participativa e inteligente, sem demagogia e fórmulas de magia.

    ResponderExcluir
  32. LEGALIZE JAH ! _\|/_ By;Chivitz

    ResponderExcluir
  33. na minha opinião, antes do plebicito, os maconheiros do Brasil inteiro deveriam se mobilizar e fazer uma mega concientização para todos, mais não falo de marcha,+ eu boto fé q a marcha é, sempre foi e sera uma grande mão na roda, porem, precisamos de algo q realmente chame atençao da populaçao algo q abra os olhos e a mente de todos a respeito de tudo q falam contra cannabis, ex: outdoors, propagandas na televisaão, etc... e apoós toda a mobilização, o efeito do plebicito sera outro

    ResponderExcluir
  34. acho que existem 2 lados pra essa questão...
    claro que é um risco para quem é pro legalização, pois como dito, a massa não é bem informada e muitas vezes é induzida ao erro (grande erro), porém, sabemmos que tem gente grande em prol da legalização, que poderiam ajudar em muito numa possivel campanha a favor e, levando a discussão a publico, de uma forma ou de outra a discussão atingirá niveis impossiveis de conseguir senao por um evento como esse... sim, as chances de ganharmos a parada imediatamente são praticamente nulas, mas, depois de um pplebiscito a conversa acaba se extendendo, as pessoas começarão a reparar mais no assunto... o dialogo sera aberto e, mais pra frente talvez teremos a vitoria tao almejada.
    gente, de uma forma ou de outra estamos na proibição e não será tão ja que mudaremos isso, a sociedade brasileira é uma das mais "moralistas" (no pior sentido da palavra, pois leva em conta preconceito, ignorancia, etc) qqr tipo de movimenta~çao é positiva.

    não voto na Marina, pq não voto em ninguem, se um dia aparecer alguem que apresente propostas reais e eficazes, ai eu me dou o trabalho de ir votar, por enquanto, os proibicionistas votam por mim e fazem as maiores cagadas, disso eles nao podem me culpar.

    ResponderExcluir
  35. Infelizmente o Brasil é um país de ignorantes,a maioria não sabe nem votar,uma questão séria como essa não tem muita chance de ir em frente...

    ResponderExcluir
  36. eu acho que um plebiscito é um bom passo para a legalização, pois usando propaganda nas TVS e tudo mais, nós podemos mostrar o nosso ponto de vista para todas as pessoas, e usando os argumentos certos, da pra convencer a massa brasileira... sou totalmente favorável a legalização!! e acho que é a unica saida q nossa sociedade tem... do jeito que tá, tá ruim pra todo mundo.. pra população, pra policia, e para os usuarios..

    ResponderExcluir
  37. Se isso for decido através de plebiscito, já era legalização!!

    ResponderExcluir
  38. Nããããããããããããããooooooooo.
    Ela queimou a possibilidade de eu votar nela, e você?!

    ResponderExcluir
  39. Plebiscito pra mim não serve! ou é a favor ou não é. Tirou o corpo fora como todos...meu voto vai ser pela primeira vez anulado!

    ResponderExcluir
  40. na companha das armas vinha um monte de gente dize se era a favor ou contra a legalização. nessas propagandas, se o plebiscito fosse para a legalização da maconha, as verdades teriam que vir a tona. ex: a população ainda tem na cabeça que maconha mata neuronio e é SEMPRE uma porta de entrada para "drogas piores". se com o plebiscito a verdade sobra a plantinha prevalecesse, seria interessante ver o resultado da votação.

    ResponderExcluir
  41. PLEBISCITO SÓ DPS DA MACONHA MEDICINAL LEGALIZADA, DAI A CABEÇA DE MUITOS JÁ VAI TER MUDADO. VÃO DESCOBRIR QUE A DROGA QUE NA VERDADE É UMA PLANTA, NA VERDADE É REMÉDIO!

    ResponderExcluir
  42. Enquanto o "comando delta /\" = "pirâmide da maçonaria" = olho de hórus no topo da pirâmide = 13 famílias dos illuminati, em fim, aqulela elite que controla o gado (o povo) não tiver de acordo com a legalização, não tem nada que a gente possa fazer... ;(

    ResponderExcluir
  43. Plebiscito não adiantaria nada, a maioria das pessoas seriam contra

    ResponderExcluir
  44. o brasil nao esta pronto para um plebicito de legalizaçao, infelizmente :\

    ResponderExcluir
  45. provavelmente vai mais uma geração para que o brasil esteja preparado para um plebicito da legalização... mais temos que ir atrás dos direitos LEGALIZE JÁ!

    ResponderExcluir