domingo, 6 de junho de 2010

[Ed. #67] DiscoveryHemp: Uso Exagerado de Maconha e Síndrome do Pânico

por Moura Verdini

Abaixo, segue um relato médico referente a um paciente de 15 anos, internado com a chamada síndrome do pânico:

"Um rapaz de 15 anos de idade admitido no “Youth Division – Intensive Outpatient Program” da Universidade de Ciências Médicas da Carolina do Sul, para tratamento de abuso de maconha e desordens comportamentais de caráter agressivo. Informações paralelas revelaram que ele vinha usando mais maconha do que ele próprio reportara. O paciente admite o uso ocasional de álcool. Foi atendido pelo serviço de emergência com sintomas de ansiedade, palpitações, visão turva e dor de cabeça. O exame laboratorial foi positivo para canabinóides. Uma reação de ansiedade secundária à ingestão da droga foi diagnosticada e ele foi aconselhado a interromper o uso da maconha. O paciente apresentou episódio similar um mês mais tarde, o que ocasionou nova visita à emergência. O teste foi mais uma vez positivo para canabinóides. Não havia outros achados clínicos significativos. Em uma nova visita à emergência, aproximadamente cinco meses mais tarde, o paciente apresentava agitação, sentimentos de despersonalização e paranóia, acrescidos aos sintomas anteriores. Esse jovem continuou apresentando subseqüentes episódios com os sintomas acima descritos, preenchendo os critérios diagnósticos de Distúrbio do Pânico com Agorafobia.

Este relato foi escrito em um artigo chamado “Uma importante correlação entre o uso de maconha e os ataques de pânico”. O artigo conclui que ataques de pânico, paranóia e despersonalização estão entre os efeitos adversos do uso da maconha. Relatos de sintomas de ansiedade aguda e ataques de pânico seguidos do uso da maconha foram bem documentados na literatura científica. Enquanto não há estudos suficientes sobre a eventual continuação dos ataques de pânico em adolescentes que abandonaram o uso da maconha, a persistência da despersonalização foi verificada em adultos mesmo depois de suspenso o uso.

No caso aqui reportado, os sintomas de pânico persistiram durante o período de abstinência do uso, e portanto,  confirma-se o diagnóstico de pânico com agorafobia. A maconha pode ter mascarado uma subjacente vulnerabilidade ao pânico. Talvez haja um subgrupo de pacientes mais sensíveis aos usos adversos da Cannabis. Isso não foi reportado na literatura sobre os adolescentes, e pode ter implicações para os programas educacionais preventivos.

O artigo evidencia a necessidade de pesquisas quantitativas e qualitativas nessa área. A dependência do uso de drogas ilícitas, assim como as lícitas, é  um problema de saúde pública, e essa questão não se reduz ao tratamento médico, porque envolve outros aspectos tais como os valores sociais, os padrões culturais de comportamento, e as questões legais do uso, do tráfico e comercialização de drogas."

O texto acima foi retirado da resenha feita por Madalena de Castro Santos publicada em uma  edição da revista latino-americana de psicopatologia.

70 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. cara, se a gente for olhar por outro lado, o tanto de gente que usa maconha em excesso e nao lhes acontece nada.
    claro que o ideal eh nao usar, mas tambem sao casos rarissimos de gente que fica mal pelo consumo da maconha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu comigo, sempre fumei de boa e de um ano pra cá venho tendo crises. Nao parei com a maconha mas precisei diminuir, hoje se eu dou uma bola já é suficiente nao consigo mais fumar muito porque desencadeia crise independente do lugar onde eu estiver. Faço tratamento pra síndrome do panico. Quem quiser ouvir o conselho ouça: se voce tem tendência a ter síndrome do panico, nao abuse da maconha. Nao precisa parar de fumar mas fume menos, porque mais cedo ou mais tarde vai desencadear a síndrome e voce nunca mais vai sentir a mesma coisa ao fumar.

      Excluir
    2. Cara eu tive os mesmo sintomas que teve, mais não estou fazendo tratamento para a síndrome, pois só tenho crises quando fumo muito, mais eu sempre fumei e bastante faz mais ou menos uns 2 anos que estou assim, é complicado pois eu gosto de fumar mais eu estou diminuindo muito de fumar dou só umas duas bolas e ja paro.
      Eu tenho uma tese que isso ocorre com ervas que são ricas em THC já as que são ricas em CBD isso posso não acontecer mais como no Brasil não temos esse controle infelizmente.

      Excluir
    3. Não sei bem se o caso de ter a crise, venha somente do ato de fumar. "Eu" por exemplo, tive muito estresse durante o ano e muitos problemas. Após 1/4 de um doce junto com uma madruga num lugar fechado passei a desenvolver a síndrome. Mas a cada baseado tenho uma crise. então o fator de risco seria a aceleração dos batimentos cardíacos e a hiperventilação, causada pelo efeito do THC. Então não seria ela a causar a sindrome, mas ela é um certo ponto de partida para uma crise, tipo piora a crise.

      Excluir
    4. Me chama no zap 33984225856

      Excluir
  3. nao sei se seria uma sindrome de panico .. comigo acontece as vezes na rua.. tipo em casa fumo e fico de boa.. acontece as vezes de fumar na rua (muito) ai as vezes bate um panico nd que me despersonalize.. mais eu acho que sao conjunto de fatores.. quem nunca entro num supermercado triloco e fico com a sensação que todos estao te olhando , ou entao pensar que a qlq hora pode aparecer um policia.. quando isso acontece eu procuro ignorar ,conversar com alguem ,ai em poco tempo passa,cmg eh assim so acontece na rua e enquanto eu to chapado.. mais te sindrome de panico durante a abstinencia ai eh osso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa me senti assim vi um caro de roupa marron e pensei meu Deus vou ser abordada pela policia meu coração saiu pela boca só que não não era um policial , durante esses episodios tenho lembranças incriveis da minha vida sem falar que começo a filosofar demais , masi é uma sensação muito louca , coisa rara pq maconha é de vez em quando me sinto descolada fora disso sou totalmente isolada .Tenho medo pq é muitas sensações juntas medo e fuga , impotencia nossa me deu até vontade de fumar mais não sou maconheira isso é raro tipo muito raro tenho medo de viciar

      Excluir
    2. nossa me senti assim vi um caro de roupa marron e pensei meu Deus vou ser abordada pela policia meu coração saiu pela boca só que não não era um policial , durante esses episodios tenho lembranças incriveis da minha vida sem falar que começo a filosofar demais , masi é uma sensação muito louca , coisa rara pq maconha é de vez em quando me sinto descolada fora disso sou totalmente isolada .Tenho medo pq é muitas sensações juntas medo e fuga , impotencia nossa me deu até vontade de fumar mais não sou maconheira isso é raro tipo muito raro tenho medo de viciar

      Excluir
  4. como dizia Rick James
    Now do you think you love me Mary Jane?
    Don't you play no games.

    ResponderExcluir
  5. Depende de cada um, eu acho.... eu confesso que uso muito.. as vezes fico muito doidona... com medo de ser assaltada, mas são coisas do cotidiano mais aflorados com o pânico... mas esse garoto devia usar de mais e ja ter problemas de ansiedade e com o uso só aumentou as estatísticas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Maria Amora disse...

    O importante é saber que cada pessoa reage de forma diferente e algumas tem intolerância ao uso. Assim como outras pessoas n podem com alcool. Conheci um cara que ficava muito mal quando fumava, então parou.
    Se a pessoa já tem uma tendência deve observar-se porque fumar unzinho é pra fazer a cabeça, ficar de boa. Sofrer, ter medos e pânicos não vale a pena!

    ResponderExcluir
  8. Pesquisas científicas como esta deveriam ser conduzidas de uma maneira muito mais rigorosa. Mas como prosseguir com algo que ainda gera muito conflito e polêmica dentro de nossa sociedade em geral? Ainda não temos entidades o suficiente que se interessem pelo assunto, assim fica muito dificil progredir. Aproximadamente 6 anos atrás passei por uma cirurgia inesperada que fez com que eu desenvolvesse um trauma, psiquiatras citaram como uma síndrome do pânico moderada, me receitaram medicamentos tarja preta e sugeriram um tratamento com algum psicólogo.
    Na época não tinha muito conhecimento sobre os reais riscos da Cannabis, lendo mais sobre o assunto tive acesso a matérias que citavam o uso terapêutico. Logo em seguida resolvi testar em mim mesmo, me surpreendi com os efeitos, foram muito melhores do que eu poderia imaginar.
    Substituí os antigos medicamentos, recuperei minha qualidade de vida, deixei de sofrer com ataques de pânico e voltei a ter noites tranquilas de sono.

    ResponderExcluir
  9. yago, não acho q tenha faltado rigor à pesquisa. isso realmente pode acontecer em algumas pessoas, ja vi um amigo meu ficar beeem mal depois de uns 2 peguinhas. foi bastante parecido com o quadro de sindrome do panico, e ele disse q perdurou por uns 2 dias após, infelizmente

    ResponderExcluir
  10. Depende do organismo de cada um, pré-disposição genética de cada indivíduo. Mas conforme o relato da galera nos comentários, rola sim a possibilidade do desenvolvimento de uma psicose, aí vai da pessoa se ligar e reduzir o uso, cada um cuida de si, a história é prestar a atenção queimo essa erva há 13 anos e sempre rola período que fuma mais e período que fuma menos, cada um no seu estudo, mas é legal essa parte do blog, embora já seja muito conhecido os efeitos medicinais da maconha, após a regulamentação será descoberto muito mais coisas, um pessoal da medicina da USP de ribeirão preto dizem que assim como ela pode desenvolver a psicose, ela possivelmente também pode tratála, pois os canabinóides são capazes de modular tal distúrbio neuro-fisiológico em nosso corpo, assim como tem pessoas que podem desenvolver tal distúrbio com o THC, outras podem tratá-los como é o caso do YAGO 420 que nos relatou no seu coment aí em cima.
    Um abraço pra geral e nossa liberdade está mais próxima como nunca esteve.
    13 de maio neles !
    AUFORRIAAAAAAAAAA PRA CANNABIS !
    LEGALIZE JÁ !

    ResponderExcluir
  11. Idividualidade biologica isso esta me parecendo.O uso de qualquer psicotropico pode desencadear sintomas adeversos mas ja presentes ,e apenas uma fagulha na gasolina,pois apessoa que esta bem,em todos os aspectos tera sintomas diferenters vc tem que saber usar a maconha pode passar de um remedio a um veneno dependendo da dose

    ResponderExcluir
  12. Fumo maconha todos os dias, e acho que deveria ter mais pesquisas como essa, para nos mostrar os efeitos ah longe praso da maconha. Como usuario fico preocupado com esse tipo de efeito, se maconha fais mal ow nao.

    ResponderExcluir
  13. Então a culpa é da ERVA? Que Hipocresia! Um menino de 15 anos que tem acesso ao álcool tão fácil, declara que bebe eventualmente, e quando fuma maconha bêbado uma vez e não lhe fez bem e ainda insisti! durante meses!!
    Essa CORRELAÇÃO é fraquíssima, estatisticamente falando. Qualquer cientista sensato veria que o Pânico está diretamente relacionada ao ÁLCOOL!
    E qualquer maconheiro sabe que se BEBER Não FUME MACONHA DEPOIS (a não que vc já seja bem maconheiro)
    TInha que ser dos Estados Unidos da MERDA! Se as crianças fumarem maconha vão atrapalhar elas a beber e cometer crimes de pessoas normais sabe: roubo, estupro, homicídio...

    ResponderExcluir
  14. Para pacientes com historico de sindrome do panico (me incluo nessa), altas doses de cannabis SIM desencadeam a sindrome. Porem, em doses mais baixas tem efeito oposto.

    Quando fumo pouco (ou quando a erva é Indica), tenho um efeito relaxante. Se a erva é Sativa, ou em maior dosagem, pode desencadear panico sim.

    Porem, depende de cada paciente e da dosagem. Eu aprendi a controlar e vivo chapadão e SEM PÂNICO.

    Ps.: EU TOMAVA RIVOTRIL + PAROXETINA. NUNCA MAIS TOMEI!!!

    ResponderExcluir
  15. Gente o garoto tinha 15 anos, logicamente que a maconha interfere no desenvolvimento dos adolescentes. Todos os problemas relatados relacionados a maconha acontecem em jovens que iniciaram o uso antes da idade adulta. Infelizmente é a verdade, só para maiores.

    ResponderExcluir
  16. Marlow, nao necessáriamente TODOS os problemas.

    Comecei a fumar com 26 anos, e como disse acima, tenho sindrome do panico.

    Depende de como uso a erva, me dá um alívio ou dou uma passadinha no inferno!!

    :)

    ResponderExcluir
  17. Ae Marlow não é bem assim, fumo cannabis desde que tenho 13 anos de idade e nunca me causou nada semelhante, só a chapação mesmo que com o tempo fui aprendendo a direcioná-la para coisas produtivas e positivas, além do que tem " MUITAAAAA GENTEEEE " que começou a fumar na adolescencia, na biografia do Bob diz que o cara iniciou aos 7 anos de idade !

    AUFORRIIIAAAAAAA !!!!!!!!!!

    13 DE MAIO NO PRECONCEITO !

    LEGALIZE JÁ !

    ResponderExcluir
  18. A questão é:se a maconha fosse liberada como o álcool por exemplo sem toda essa carga punitiva e persecutória social e criminal o paciente teria aquelas crises?o fato maior é que a maria aumenta e bastante nossa percepção de tudo o que acontece ao redor..parece aquele negocio dos tundercats tipo visão além do alcance hehe..o cara fuma e convive com uma sociedade que condena acaba desenvolvendo todo um comportamento dissimulatório pra que ninguém perceba..dai pra começar a enxergar coisas que talvez sejam ilusão(percepção distorcida da realidade)é um passinho..a maria não cria nada mas pode fazer aparecer o que já existia dentro do cara..acho que a cura pra isso é a legalização!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem falado, por que o fato de fumar com medo ja desencadeia a crise antes de por o baseado na boca.

      Excluir
    2. Muito bem falado, por que o fato de fumar com medo ja desencadeia a crise antes de por o baseado na boca.

      Excluir
  19. acho que a maconha não é indicada para todas as pessoas...como todo remédio ou substancia não é indicada pra todos,tenho amigos que fumam 2 baseados e fica pouco chapados, apesar de fumar bem mais do que eles e a mais tempo eu e uns outros amigos fumamos um baseado fino e ficamos muito locos, relaxados e tudo mais.
    O corpo humano é muito doido, outro dia eu tomei aspirina, e tive uma alergia que tive que ir pro hospital.

    ResponderExcluir
  20. eu tenho 15 anos fumo desde os 13 agora nao sei porque quando passo em umas ruas escuras chapado mano me da um baque sei la eu passo a milhao, eu tenho medo mano mais geralmente em casa eu num tenho medo disso saca quando eu to suave pode se minha mente se liga mais a droga induz sim, a pessoa te um poco de medo se ela foca o medo ela tera uma sensaçao bem maior de medo do que quando ta de cara eu acho isso vlw brothers

    LEGAZILEEE JAAH

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o anônimo de cima disse. A maconha, como qualquer substância psicotrópica, desbloqueia alguns filtros perceptivos, fazendo com que a gente "enxergue além do alcance".

    E o fato de você sair na rua chapado, rodeado de pessoas que condenam o uso ou punem (no caso de policiais) é motivo suficiente para se ter um ataque de pânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta falando ai os alienados. Alienação não acontece só em televisões não valeu, droga é droga independente de sua força. Fé p tu meno

      Excluir
    2. Ta falando ai os alienados. Alienação não acontece só em televisões não valeu, droga é droga independente de sua força. Fé p tu meno

      Excluir
    3. Ta falando ai os alienados. Alienação não acontece só em televisões não valeu, droga é droga independente de sua força. Fé p tu meno

      Excluir
  22. Falou ae os cientistas de plantão pra discordarem da pesquisa...

    ResponderExcluir
  23. cada 1 cada 1,cada 2 cada 2

    ResponderExcluir
  24. Cada ser é cientista de si mesmo e com certeza sabe muito mais sobre si que essas pesquisas mal feitas e muitas vezes encomendadas ou financiadas por corporações interessadas em disseminar concepções equivocadas..na medicina isso é muito comum.Pega a bula da aspirina do anônimo acima e verás que lá está escrito que vc pode ter quadro de hemorragia gástrica que em alguns pode inclusive levar à morte.. aspirina vc encontra no buteco da esquina..acho que o melhor que temos que fazer é pensar e refletir muito sobre o assunto para que a verdade dos fatos aos poucos venha à luz..legalização já!

    ResponderExcluir
  25. sera que é uma bad trip ? uehauheuahuahehea

    ResponderExcluir
  26. Sabe aquele "choque" que dá quando fumamos na rua, ficamos olhando pra ver se não vem policial cheganso e até deixamos um pouco a brisa de lado? Tá ligado né? Vê uma ambulância duas quadras acima e fica brisando até identificar o que é? Isso é pânico. O lance do texto de "O artigo conclui que ataques de pânico, paranóia e despersonalização estão entre os efeitos adversos do uso da maconha." é certo.

    Só quem, como é dito mais adiante, "talvez haja um subgrupo de pacientes mais sensíveis aos usos adversos da Cannabis." O moleque não se dá bem com a erva mesmo e acontece isso. Eu mesmo não bebo, porque quando bebo acabo tomando porre ainda no "esquenta" pra balada. Sou mais "sensível ao uso adverso do álcool". E acho que isso existe pra qualquer coisa: até mesmo o glúten.

    ResponderExcluir
  27. ée a mulekadinha que nao sabe fuma e curti a brisa e fica causando ae ! .__.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você nunca passe pelo que nós - que não sabemos fumar - passamos...

      Excluir
  28. Não se deve brincar com a maconha. Principalmente quem tem problemas emocionais. Pode bater uma despersonalização super angustiante que às vezes só sai no caixão, estragando totalmente a vida do moderninho. Eu sou a prova viva disso, há trinta anos. Perdi um baita emprego e o pouco da estabilidade emocional que eu tinha. John.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo aviso John... É importante conscientizar o pessoal...

      Excluir
  29. Algum relato de uso científico? Digo, alguém não-usuário, que usou para entender os efeitos?

    ResponderExcluir
  30. Acho muito interessante a erva e seus efeitos... Mas infelizmente rolou essa onda de despersonalização comigo e desde esse dia eu tentei outras vezes mas acontecia tudo novamente. A onda foi sinistra mesmo, fiquei muito louca, tudo era surreal, cai num submundo dentro da minha mente, achei q nunca ia acabar... Fiquei com medo de que isso trouxesse problemas á minha vida, então resolvi parar. Mas n quero ficar nessa de que "eu n posso usar" quero entender o pq que isso ocorre e se posso superar, pq curto muito a erva. Mesmo assim, ressalto que cada um tem que saber seu LIMITE! #ficadica

    ResponderExcluir
  31. Eu sinto saudades até hoje. Há 6 anos não fumo. Fumei durante 12 anos (dos 17 aos 29).
    Sonho fumando, me lembro das boas risadas, das laricas, dos amigos que fiz. Nunca fiz inimigos fumando diamba.
    Mas, depois de várias crises de pânico, algumas muito parecidas com infartos (só viagem...), parei de vez. E estou "limpo" há 6 anos.
    Mas sinto falta.
    Não bebia, não fumava cigarro, só usava maconha.
    Que merda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha situação é igual a sua e nunca mais usou? diego.orosco@uol.com.br

      Excluir
    2. minha situação é identica minha crise de panico ocorre porque eu viajdo pensando que vou infartar, e com isso meu coração acelera só que eu sei que é viajem isso nao pode occorer meus bpms ja chegaram a 160 mas só tenho esse nivel de percepção qdo fumo maconha sozinho ou qdo nao estou bem, pq ja fiz uso de ecxtasy cocaina e lsd a alguns anos atras acho mesmo que só estou numa fase ruim com meu pscicologico pois nunca ocorreu casos de infarto por uso somente da maconha, eu precisava de ajuda nao queria parar de fumar, pois é minha fuga pra esse mundo cruel

      Excluir
    3. É importante afirmar que os sintomas da síndrome do pânico e da ansiedade não fazem mal à saúde

      Algumas crises de ansiedades são tão severas que você acha que vai morrer. A batedeira no coração é tão forte que parece que você vai ter um ataque cardíaco.

      Pesquisas médicas e experiências práticas provam que ansiedade e pânico não prejudica a saúde física, independente da intensidade das sensações horríveis.

      Excluir
  32. Pessoas loucas demais fuma um e vem pra cá viaja kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  33. Quando completei 18 anos, fui diagnosticada com síndrome do pânico. Muitos dizem que o medo, angustia e ansiedade decorrem devido o indivíduo não saber lidar com o real, com os sentimentos.. Hoje, tenho 20 anos e a 6 meses comecei a fumar na procura de amenizar a ansiedade, pois nem os remédios nem o tratamento psicologico estavam tendo êxito. Depois que comecei a usar maconha, nunca mais tive crises. Muitos criticam o fato de se "entorpecer" para aceitar o real, e que com isso você continua a mascarar os problemas.. Mas a cannabis tem me ajudado a enxergar e lidar com essa realidade, que eu via sem solução. Tranquilidade tem resumido os meus dias.. Mais calma para aceitar e lidar com os problemas. Claro que isso não é regra, mas acredito que a cannabis pode sim ser usada para tratamentos em que a pessoa tem que aprender a lidar com sentimentos e emoções.

    ResponderExcluir
  34. bom estou passando por uma crise de panico,,altamente forte,,usei a vida inteira maconha,,achava que nao ia nunca me fazer mal,,mais essa semana fui parar na emergencia 9 vezes com crise de panico,,fui recomendada a parar de usar!!agora estou sofrendo muito e com os mesmos sintomas que tinha durante a crise,abstinencia!!meu medico disse que isso vai passar!!mas nao posso ter recaida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo(a), passei a mesma coisa que você, acredite...
      Meu coração sempre tava batendo rápido, passei a ter sensibilidade a luz, fiquei um tempo "zonzo" (como se eu tivesse alto de bebida constantemente), achei que tava ficando louco ou tinha um tumor na cabeça, e por ai afora...
      O que você sente passa... mas é importante que você saiba que o que alimenta o pânico é o "medo de ter medo", pela imprevisibilidade das próximas crises...
      é importante que você tenha em mente que NUNCA NINGUÉM MORREU DE CRISE DE PÂNICO e que quando sentir essas sensações, se entregue ao medo (sério) e tente sentir mais medo!! vc vai ver que isso tudo, por mais desconfortável que seja, não passa de SENSAÇÕES FÍSICAS (totalmente desagradáveis)... quando vc aprende a técnica do movimento único (http://www.sempanico.com/) você vai entender do que se trata..

      Excluir
  35. Pessoal, vale ressaltar que o fator primário a ser observado é o PACIENTE.
    Logo, podemos testar 10 pessoas, e, nesse grupo, 8 podem não apresentar qualquer experiêcia de pânico, contra 2 que podem.
    Ao trocar os indivíduos por outros, formando outro grupo de 10 pessoas, o resultado pode ser totalmente oposto.
    Eu comecei a fumar maconha com 21 anos e sempre gostei.
    Quando eu tinha 25 anos (ano passado), estava voltando de São Paulo para casa e, logo após "queimar um" tive uma crise de pânico... nem preciso dizer o mal que passei... fique mais de 1 mês me sentindo mal e no final da crise tive um quadro depressivo, mas passou e estou bem agora...
    Então para quem apresenta o quadro de crise de pânico, segue a dica que me ajudou MUITO:
    1° a fé que eu tenho em Deus (isso é sério gente...)
    2° um livro que comprei na net (não to conseguindo achar o site).
    Este livro te ensina uma técnica para dessensibilizar o pânico.. quando comecei a aplica-la, parei de ter crises.. no máximo desconforto, mas não crises..
    se alguem precisar de ajuda quanto a isso: sql2@hotmail.com
    ai eu tento achar o link para o livro..

    ResponderExcluir
  36. galera, dica pra quem tem sofre da sintrome do pânico ou do transtorno de ansiedade.
    http://www.sempanico.com/

    *não tenho vinculação nenhuma com o site. Sou apenas mais um cliente satisfeito! vale a pena

    ResponderExcluir
  37. http://www.youtube.com/watch?v=CleRglIj08I

    OBSERVEM!

    ResponderExcluir
  38. Leiam no Yahoo Respostas, seção Saúde Mental: um jovem fumou maconha durante cinco anos, agora parou, mas não consegue mais memorizar nada e nem consegue se concentrar em coisa alguma. Leiam o problema do rapaz no Y.R, e, não é a primeira vez que eu leio sobre esse problema causado pela maconha, já li isso há 35 anos. Talvez pra maioria a erva não faz mal, mas... talvez você seja vulnerável aos seus efeitos nefastos e nem sabe disso. Cuidado, você pode estragar sua vida. Oscar Ito.

    ResponderExcluir
  39. Ele queria fazer um curso superior, porém, pelo jeito, ele só conseguirá ser gari ou faxineiro. Oscar Ito.

    ResponderExcluir
  40. Tive uma amiga que fumou depois de adulta (ela tem 29 anos) e teve síndrome do Pânico!
    Não parava de chorar, se sentiu muito mal mesmo durante horas. E isso com dois tapinhas. Tive que colocar ela debaixo do chuveiro, dar água, colocar sal na boca dela.
    Ela já teve essa síndrome á 10 anos atrás, não bebe e não fuma. E apenas com esses dois tapinhas retornou tudo no momento.
    Por isso estou aqui pesquisando e dando meu relato.
    Pelo que pesquisei, pessoas predispostas, acaba tendo essa síndrome com o uso da maconha.

    ResponderExcluir
  41. to comendo o pão que o diabo pisou maconha acabou comigo, não saio mais de casa nem pra ir na padaria medo do carai, acho que ta todo mundo me olhando é uma paranoia braba .. Gente usem com moderação , exagerei no fumo e olha o que deu !

    ResponderExcluir
  42. Queria deixar meu depoimento aqui pra tentar esclarecer o assunto.
    Neste exato momento estou decidindo largar a erva por um tempo. Fumo a anos e de um tempo pra cá comecei a ter sérios problemas com ela.
    Infelizmente sofro com a despersonalização/realização e posso afirmar que é culpa da maconha. As vezes até curto quando surge um principio de pânico, aumenta a viagem, mas nas vezes em que fica tenso é difícil.

    As vezes acho que vou ficar louco e tenho medo de ferrar com a minha mente pra sempre, então é melhor dar um tempo.

    ResponderExcluir
  43. Me indentifiquei um pouco com vcs aqui.
    Fumei maconha nos ultimos 10 anos tdos os dias e bastante!
    Eu era akele cara q era oque ais tinha erva e colocava pra tdo mundo fumar e so prensado bom e skunk , haxixe etc.
    A uns 3 anos atraz tive uma forte crise do panico aonde fui parar no hospital diversas vezes e tive q parar de fumar por um ano e meio e me tratando com medicos e remedios como Fluxotina e atenolol. pois comi o pao q o diabo amasso.
    Depois de 1 ano e meio acabei separando da mae do meu filho e voltei a fumar e voltei a fumar pesado mto skunk tdo dia e ainda fazia o uso da ayahuca na linha do santo daime.
    So sei q qdo voltei a fumar durou mais um ano e meio eu fumando pois comecei a ter dores de cabeca terriveis q nunca tive na vida!! fikei dezesperado fiz tomogradfia e etc achando q ia morrer e tive q parar de fumar d novoe me tratar por 3 meses a dor de cabeca q durou tdo dia por 3 meses!
    Sei que um dia eu tava tao cansado e falei pra mim mesmo fodasse tdooo!
    VOltei a fumar e parei com os remedios e fikei de boa esses ultimos 2 meses sem dor de cabeca e d boa.
    So q a 2 semanas atraz eu fumando comecei a me sentir novamente e dessa vez nao foi nem o coracao acelerar e nem a tal do de cabeca q me assusto.
    Sei la comecei a sentir umas angustias forte umas ansiedades ou depressao sei la, so sei qnao tava descendo mais legal a fumaca!
    FAz 2 semana praticamente que parei de fumar por vontade propria sem ter aparecido nenhuma doenca como anteriormente!
    E nao to tomando remedio nem nda so sei q ando mto estranho e buscando me acostumar com essa nova vida limpa sem erva!
    EU SEI QUE SE EU TIVESSE TIDO DISCIPLINA E FUMASSE 1 SO POR NOITE NAO TERIA TIDO NDA DISSO MAS COMO FUMEI ESSES ULTIMOS 10 ANOS VARIOS POR DIA SEM LIMITES TIPO GANJAHMAN SO ME LASKEI NO FINAL!
    A MACONHA SE APESSOA USA COM DISCIPLINA UM POR DIA E OLHE LA RARAMENTE ACREDITO Q ELA SEJA BENEFICA AGORA SE A PESSOA VESTI A CAMISA E FUMA TDO DIA E A VIDA DA PESSOA EH A MACONHA, PODE DEZENCADEAR VARIOS PROBLEMAS FISICOS E MENTAIS COMO , ANSIEDADE MAIOR E DEPRESAO E VARIOS OUTROS DISTURBIOS EM PESSOAS PRE DISPOSTAS OU NAO!! QUEM QUISER CONVERSAR MEU EMAIL E ERICKMB22@HOTMAIL.COM

    ESSAS ULTIMAS SEMANAS NAO TA SENDO FACIL PRA MIM MAS TO BUSCANDO FAZER MAIS ESPORTE , CAMINHO UMA HORA POR DIA POIS NAO CONSEGUI VOLTAR PRA ACADEMIA AINDA.
    FIRMA EM DEUS POIS ELE EH MEU PSICOLOGO E TA COMIGO NAS HORAS MAIS DIFICEIS E TENHO CTZ Q TDOS LA EM CIMA TORCEM PELA MINHA VITORIA!!
    TO PROCURANDO FAZER OQ EU FAZIA ANTS COMO JOGAR VIDEO GAME ETC , VOLTANDO A BUSCAR VALORES EM OUTRAS COIASS E NAO SO NA ERVA COMO EU TAVA!!
    MINHA MAE TA ENVELHECENDO , MEU FILHO TA CRESCENDO E SE EU CONTINUASSE NESSA VIDA POR MAIS 10 OU 15 ANOS EU NAO SEI SE EU TARIA VIVO OU TODO ACABADO!! MTA FUMACA NAO FAZ BEM PARA O CORPO , NASCEMOS SEM ISSO!
    AGORA PRA QUEM TEM DISCIPLINA D BOA AGORA PRA QUEM NAO TEM E QUER FICAR FUMANDO SEMPRE NAO ACONSELHO!
    TEMOS Q SER LIVRE E NAO SER PRESO POR QQUER SUBSTANCIA!!
    NO FUNDO ACABA COM A VIDA!!

    ERICKMB22@HOTMAIL.COM ABERTO PRA QUEM QUER CONVERSAR ABS

    ResponderExcluir
  44. Pessoal, o objetivo da reportagem não é criminalizar a maconha mas sim alertar sobre alguns efeitos colaterais que pode ser desencadeado em algumas pessoas. Cada organismo é diferente do outro.
    Eu, sinceramente,achava que síndrome do pânico era bbesteira, coisa da mente das pessoas que podia ser fácil de controlar. Até acontecer cmg..
    Comecei a fumar com 18 anos e fumava diariamente. Com 22 anos comi um docinho com maconha (já havia comido outras vezes) e tive uma crise horrível!! Não sabia onde estava (minha casa) e não reconhecia direito meu namorado, além de taquicardia. Continuei fumando e tudo certo. Dps de um ano as crises voltaram. Fracas mas voltaram. Antes eu podia fumar um baseado inteiro sozinha e comecei a perceber que duas bolas já me fazia mal.
    Hoje parei de fumar porque o objetivo era fumar e me sentir bem e eu só me sentia mal.
    Cada um faz o que quiser com seu corpo, mas vamos saber diferenciar o que.nos faz bem e o que pode nos trazer prejuízos.
    Pra quem fuma e não sente nada, que bom!! Eu tbm ja aproveitei mt mminhas chapaceiras kkkkkkk
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  45. Tive uma síndrome tratei por 1 ano com remédios a 4 meses parei com os remédios e voltei com a maconha pois sou usuário a 15 anos mais de 2 semanas prak tenho tiro crises após fumar a maconha prensadas utilizam formol para mantela úmida até chegar a mão do consumidor o foda é qui a maconha pura pra comprar e difícil é como já tive problemas com a justiça não tenho meu cultivo próprio se alguém tiver pura pra vender entre em contato prensado tem muita porcaria misturada agradeço

    ResponderExcluir
  46. Assim...eu parei nesse blog justamente buscando crise de pânico e uso de maconha. Tá uma tristeza...pq gosto muito de fumar maconha...aliás isso pra mim era um momento de relaxamento e plenitude...e de um ano pra cá se transformou num stress. Começou do nada (eu acho, pelo menos ñ lembro de nada muito traumatico)...e de lá pra cá bah...antes de acender o baseado eu já coloco na cabeça que vou passar mal. Che...parece que eu vou morrer...sério. Taquicardia, suor, tontura e uma sensação de desespero mesmo. Ou seja, tenho medo de fumar maconha e hj em dia dou uns 2,3 pegas...e com medo mesmo. Ñ tem estudo sobre isso, ñ sei qual motivo acontece...só sei que pelo q li, pessoas pre dispostas sofrem mais com uso da cannabis. Uma coisa triste pra quem aprecia...mas tô pensando realmente em parar de fumar definitivam ente. Bom...espero q meu relato ajude a alguém...e que quem passa por isso...sabe que é horrível. Sorte pra nós.

    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou fazer o teste com a indica, falam que é mais de boa, essas prensadas é foda, tem um camarada plantando uma indica vou fazer o teste, mas uma coisa é certa, isso é tudo da cabeça

      Excluir
    2. Eu fumava maconha a mais de 20 anos, e nos últimos 5 anos comecei a ter sinais de transtornos de pânico como as mãos geladas e pés frios, medo de que algo estivesse acontecendo comigo que iria ter um ataque cardíaco, espasmos musculares nas pernas , tremendo mesmo, sentido muito frio, não conseguia me concentrar parecia que estava fora do meu corpo que não era eu. Fui a um psiquiatra e ele me tratou com o Procimax 0,5mg já faz alguns anos que não estava tendo mais os ataques até um dia desses que fui inventar de dar uns tapinhas num baseado achando que estava curado, doce ilusão tive todos os sintomas de volta mas agora estou tentando controlar a recaída mas já fumo mais infelizmente pois curtia fumar um mas como antigamente

      Excluir
  47. Passo pela mesma situação pessoal. Fumo a dez anos e já faz alguns anos que a cannabis perdeu seu encanto de ser um remédio com efeitos de relaxamento, criatividade, paz e bem estar. Hoje em dia sinto me muito elétrico e ansioso quando fumo, extrema sensação de ansiedade. Quando estou com amigos consigo distrair a mente a experiência até pode ser boa, mas muito, muito intensa (com no máximo 3 bolas) a ponto de que preciso respirar fundo e botar as coisas no lugar. Mas fumar sozinho é pedir para ter uma super crise de pânico. Pensamento sem controle, sensação de desespero e medo da morte ou medo de ficar louco pra sempre, formigamento nos braços, na lingua, tudo misturado. Assim como muitos de vocês não consigo compreender o que houve, por que mudou o padrão de uso. E assim como alguns de vcs me questiono se isso não é simplesmente pelo fato de nossa cannabis ser praticamente THC e nada de CBD. Mas não sei. Minha aposta é que sinceramente, devo ter predisposição para pânico ou esquizofrenia e quando utilizo ela, o limíte entre o normal e o lado de lá se confundem. Sinto que estou brincando com a saúde mental e que de tanto tempo usando, posso colocar em risco minha mente.
    Gostaria sinceramente que houvesse mais pesquisa na área. Somos muitos e precisamos compreender esse problema. E estamos se obrigando a deixar de lado esse hábito que já foi uma medicina, uma terapia, mas que agora está nos afetando negativamente! =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara fumo tbm a 17 anos e a varios anos começou a me dar esse tipo de paranoia, as vezes fumo um fino e começo a passar mal, coração disparado achando que vou morrer,hj eu tenho sindrome do panico, mais nao consigo parar de queimar a erva, oque faço é tomar uma cerva antes de fumar pra ficar mais relaxado, costuma funcionar comigo

      Excluir