domingo, 20 de junho de 2010

[Ed. #69] Discovery Hemp: Uso Excessivo de Maconha pode levar a Câncer de Testículo!

por Dr. Moura Verdini

A matéria abaixo foi reproduzida do site da BBC Brasil – Ciência e Saúde, publicada em 9 de fevereiro de 2009.

O uso frequente ou em longo prazo de maconha pode dobrar os riscos de um usuário desenvolver câncer de testículo, segundo um estudo do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado na revista especializada Cancer, entrevistou 369 pacientes de câncer de testículo e concluiu que o uso frequente da droga dobrava o risco de desenvolver a doença em comparação com os homens que nunca fumaram maconha. Os resultados sugerem ainda que a maconha pode estar associada à forma mais agressiva deste câncer.Esse é o primeiro estudo a analisar, especificamente, a relação entre o uso de maconha e câncer de testículo.

Tipo raro

O câncer de testículo corresponde a 5% dos casos de tumores malignos entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer, e afeta entre 3 a 5 indivíduos a cada 100 mil. Ele é mais comum entre homens com idades entre 15 e 50 anos e tem alto índice de cura, principalmente se for diagnosticado no estágio inicial.A incidência na Europa e na América do Norte é bem mais alta do que em outras regiões do mundo, e vêm aumentando sem nenhuma razão aparente.Os fatores conhecidos da doença incluem ferimentos nos testículos, histórico familiar, ou a criptorquidia (testículo que não desce para a bolsa escrotal durante a infância).

No estudo, foram entrevistados 369 homens, com idade entre 18 e 44 anos, que haviam sido diagnosticados com câncer de testículo. Eles responderam perguntas sobre seus hábitos de fumar maconha.Suas respostas foram comparadas às de cerca mil homens, aparentemente saudáveis.Mesmo depois de ajustar os números levando em consideração outros fatores, o uso da maconha permaneceu como um claro fator de risco para o câncer de testículo.O estudo indicou que fumar maconha aumenta em 70% o risco e que fumar maconha com frequência ou fumar desde a adolescência aumenta o risco em 100% em comparação com os que nunca fumaram.Também foi encontrada uma relação do uso da droga com o não-seminoma, um tipo mais agressivo de câncer testicular, que corresponde a cerca de 40% dos casos e tende a atingir os mais jovens.

Puberdade

Segundo Janet Daling, uma das autoras do estudo, na puberdade os homens estariam mais vulneráveis a fatores ambientais, como a ação de substâncias químicas encontradas na maconha, por exemplo.

"Isso é consistente com a conclusão do estudo de maior risco do tipo de câncer testicular não-seminoma estar particularmente associado ao uso de maconha antes dos 18 anos", disse ela.

Segundo Stephen Schwartz, que também participou do estudo, "o que os jovens devem saber é que, primeiro, sabemos pouco sobre as consequências do uso da maconha para a saúde a longo prazo, especialmente, do uso frequente, e segundo, nosso estudo traz alguma evidência de que o câncer de testículo pode ser uma dessas consequências".

O próximo passo, diz ele, seria estudar mais a fundo as células nos testículos para verificar se alguma delas têm receptores para as substâncias encontradas na maconha.Segundo Henry Scowcroft do instituto Cancer Research UK, para que seja alcançada qualquer conclusão firme sobre a relação entre causa e efeito nos casos de câncer de testículo é preciso um estudo envolvendo um número muito maior de pacientes.

18 comentários:

  1. Tudo em excesso faz mal, nao adianta. viva la ganjaaa!

    ResponderExcluir
  2. Hempádaa eu tenho uma perguntá.! =O
    quantoo mais ou menoos é considerado em excesso?
    meoo testicoloos nããão D=
    by Jonatan Santos.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. exatamente, tudo em excesso faz mal..

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e tambem concordo que tudo em excesso faz mal.
    Tem que ter equilíbrio com tudo na vida, principalmente com coisas externas e ainda mais com drogas principalmente para uso recreativo.
    Consciencia em primeiro lugar, vamos fazer um uso consciente da maconha!

    ResponderExcluir
  5. pô cara, robo agora ! UHASHUHUASUHSA
    eu fumava todo dia uns 5 pelo menos, agora to di boa fumando só de fds...
    essa fita msm rapaziada, excesso e foda

    ResponderExcluir
  6. Até água em excesso afoga.
    Mas deve-se ter cuidado com pesquisas, visto que a ciência, conforme disse certa vez Paulo Vanzolini, está a serviço do poder de plantão, atrás de verbas e publicação.
    Hoje mesmo, lendo uma antiga enciclopédia dos anos cinqüenta, encontrei uma pérola que exemplifica o que penso: “Pesquisas científicas demonstram que o trabalho doméstico é especificamente feminino e beneficia a saúde da mulher”.- Quanta asneira, mas que atendia aos costumes daqueles tempos.
    Mas se for verdade esse “lance escroto”, é ou não é um puta "pé no saco"?
    E ademã que eu vou em frente, rumo a mais 35 anos de fumaça.

    ResponderExcluir
  7. Sou menor de 18 anos mas nem me preocupo muito. Fumo muito pouco ,esse ano fumei apenas 1 baseado ,e to de boa ate agora. Achu q o proximo vai ser fim do ano em uma praia =PP

    ResponderExcluir
  8. Ô my eggs o.O hahaha
    Acho que 1 por dia (segunda a sexta) ta de boa não ?
    Nos finds ae nunca consegui contar quantos ;P
    hahahaha

    ResponderExcluir
  9. "O uso frequente ou em longo prazo de maconha pode dobrar os riscos de um usuário desenvolver câncer de testículo"


    "afeta entre 3 a 5 indivíduos a cada 100 mil."

    Entao dobrando o risco seria de 6 a 10 a cada 100 mil? ainda acho pouco

    ResponderExcluir
  10. Confesso que essa reportagem 'escrota' [adorei o trocadilho] me deixou bem preocupado
    =S
    Tbm gostaria de saber quantos por dia é considerado MUITO?
    O que 'santoocio' diz tbm é válido com certeza ! tem que averiguar melhor essa história.

    ResponderExcluir
  11. essa menozada que fica fumando maconha de boca ta é fudida, ta fumando dezirre e n sabe ahuahuaha

    ResponderExcluir
  12. Agua em excesso pode causar falencia dos rins, é mais preocupante doque essa parada "escrota" aahaha
    Agora falando serio (o lance da agua é verdade). Hempadão a gente podia trabalhar juntos, a editoria e voce para mais pra frente da editoria "DiscoveryHemp" criarmos uma tabela ou algo do tipo indicando QUANTO é consumo regular, excessivo e etc.. porque nós nao sabemos! queremos fumar mas com consciencia e imagino que se todos soubessemos uma quantidade e tambem as formas de se fumar (beck, bong, vaporzador) que interferem no organismo.. afinal fumamos para ter paz interior, refletir sobre a vida e esses bons propositos que não implicam problemas de saúde.

    Fiquem na Paz..
    abraços

    Michel

    ResponderExcluir
  13. um amigo meu careta, disse que o cara que fuma mt, pd acontecer de qd o cara for ejacular..goza pra dentro, invez de pra fora.. eu nunca nem ouvi falar disso kkk deve ser ko..alguem sabe dizer?

    ResponderExcluir
  14. Eu postei isso em uma comunidade do orkut e convém copiar aqui:

    PESSOAL
    fiquem atentos aos detalhes de QUALQUER pesquisa... vejam essa parte e reflitam:

    "segundo o Instituto Nacional do Câncer, e afeta entre 3 a 5 indivíduos a cada 100 mil. Ele é mais comum entre homens com idades entre 15 e 50 anos e tem alto índice de cura, principalmente se for diagnosticado no estágio inicial."


    a pesquisa diz que fumar maconha excessivamente antes dos 18 anos DOBRA a chance de ter câncer de testículo, OU SEJA, se antes era de 3 a 5 a cada 100mil que significa impressionantes 0,00005% de chance, passa a ser de 6 a 10 pra cada 100mil ou em porcentagem 0,0001%...

    OU SEJA, É IRRELEVANTE O AUMENTO DE CHANCE! falando de forma prática, esses números nos mostram que na verdade "ninguém" vai ficar com câncer de testículo por fumar maconha...

    pesquisas são coisas MUITO traiçoeiras... tem que prestar atenção nos detalhes pra não ficar desesperando com toda noticiazinha...

    ResponderExcluir
  15. Sao dados muito imprecisos.

    No estudo fala sobre uso em excesso da maconha, mais pro medico excesso é quanto ?

    Excesso de alcool durante a vida tambem da CIRROSE !

    Cara tinha que elaborar melhor esse estudo ae...

    ResponderExcluir
  16. entao tao querendo dizer q a gente tem pumao no saco ? seria bom deixar a cabeça de baixo mto loka tbm x)
    by: matheusmarchi.

    ResponderExcluir