sábado, 26 de junho de 2010

[Ed. #69] RastaFórum: Bob Marley e o envolvimento com a Cultura Rastafari!

Continuando a história do Rei... quanto mais Bob e os Wailers apareciam na cena musical de Kingston, mais eles entravam em contato com os Rastafaris. Os Rastas são seguidores de um movimento religioso que vê os africanos do ocidente como exilados de sua terra natal e o Imperador Haile Selassie da Etiópia como o seu verdadeiro Messias.

Muitos dos princípios do rastafarianismo datam de antes de Marcus Garvey, que nasceu em 1887 na Baía de Sant Ann, o mesmo lugar onde Bob nasceria anos depois. Garvey se mudou para Kingston na sua adolescência, onde começou a ser notado como um líder trabalhista durante uma greve de tipógrafos em 1907.

Em 1914 ele fundou a Universal Negro Improvement and Conservation Association e a Liga das Comunidades Africanas, com o objetivo de criar um sistema educacional separado, porém igual, para os negros jamaicanos. Depois, Garvey se mudou para os EUA onde fundou a Universal Negro Improvement Association. Além de diversos empreendimentos, ele criou uma empresa de navegação chamada Black Star Line. Porém, em 1925 Garvey teve problemas. A  Black Star Line foi à falência e ele foi julgado por fraude postal e evasão fiscal. Ele foi sentenciado à prisão, mas em 1927 o presidente Calvin Coolidge mudou a sentença e ele foi mandado de volta à Jamaica através do Panamá.

Em seu auge, Garvey advogou um movimento de volta à África que, em parte, vinha de uma linha do Salmo 68: “Venham embaixadores do Egito; estenda a Etiópia ansiosamente as mãos para Deus.” Já inspirado, Garvey disse que os negros deveriam “olhar para a África e ver a coroação de um rei negro; ele será o redentor.”

Em 1930, Ras Tafari Makonnen, o bisneto do rei Saheka Selassie of Shoa, foi nomeado o Imperador da Etiópia; parecia ser a realização da profecia de Garvey, e em nenhum lugar isso repercutiu mais do que na terra natal de Garvey, na Jamaica. Tendo o título Sua Majestade Imperial Haile Sellasie I (um nome que significava “Poder da Trindade Sagrada”), o novo líder da Etiópia deu uma nova esperança aos desabrigados e os acampamentos rastafáris (palavra tirada do nome de Selassie) começaram a povoar a ilha.

5 comentários:

  1. Não conhecia a história dos rasta e estou aprendendo pacas!
    obrigado hempada.

    ResponderExcluir
  2. bia420 disse...

    RastaFórum é foda
    27 de junho de 2010 12:03


    IISSAÉ bia MY GRANDE AMIGA! GRANDE frita!!!!

    ResponderExcluir
  3. Toda honra e Glória a HIM
    Força ao Blog!
    BigUP

    ResponderExcluir