por Rafael Braz
Bem-vindos! Quem nunca ouviu aquela frase em inglês sacana "On Jack is Tall Back"?! Pois é... bem apropriado para nossa nova editoria, dedicada ao grande ativista do universo canábico. A OnJack é o novo espaço do Hempadão e tem como objetivo a tradução do livro de Jack Herer chamado O imperador está nú.
Paralelamente a editoria semanal na Hempada, será mantido um blog, homônimo a obra, que além do material bruto traduzido, trará outras informações. O método é uma forma de estudo em grupo que trazemos para os leitores de forma participativa e necessária na proliferação de informações. E o trabalho começa já:
Capítulo 1
Uma visão geral da história do cânhamo
A fim de esclarecer esse livro, as explicações ou documentações marcadas com um asterisco (*) estão enumeradas no final de cada parágrafo. Por concisão, outras fontes para os fatos, anedotas, histórias, estudos etc., estão citados no corpo do texto ou nos apêndices. Os fatos aqui citados são em geral confirmáveis na Encyclopaedia Britannica, que foi impressa essencialmente em papel produzido pelo cânhamo por mais de 150 anos. Entretanto, qualquer enciclopédia (não importa sua época) ou um bom dicionário funcionará para qualquer dúvida a ser verificada.
Cannabis sativa L.
Também conhecida como: maconha, verde, plantinha, erva do mal, cânhamo, boldo, boldinho, cânhamo-indiano, ganja, erva, erva do demônio, marijuana, baga, banza, massa, diamba e até veneno. Todos os nomes são para exatamente a mesma planta!
Carolus Linnaeus descreveu em 1753, chamando-a de Cannabis sativa L., aonde o L vem do seu sobrenome, Linneaus.*
*Foto e parágrafo pertencentes a Wikipédia.org.
Geografia Estadunidense
Existem diversas localidades nos Estados Unidos mencionando o “hemp” (cânhamo) no nome: HEMPstead (em Long Island), Condado de HEMPstead (em Arkansas), HEMPstead (no Texas), HEMPhill (Carolina do Norte), HEMPfield (Pennsylvania), entre outros que também foram nomeados com referências às áreas com grandes plantações de cânhamo, ou até por sobrenomes de famílias que mantinham a tradição de plantar.
No Brasil, poucas pessoas sabem o que significa “cânhamo” e, por mais hilário que seja, a palavra “maconha” surgiu da própria palavra original. Os escravos trouxeram a erva da África e inventaram um código para se referirem a ela, tiveram assim a idéia de fazer um anagrama da palavra “cânhamo”. Ou seja, trocando algumas letras de lugar, temos a palavra “maconha”.
Fonte: “Jornal Brasileiro de Psiquiatria” (www.scielo.br) e Dicionário Online de Português (www.dicio.com.br).
Essa foi a tradução e adaptação da página 1. Clique aqui para a versão em inglês. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica sinta-se livre para postar um comentário!
---------------------------------------------------------------- Notas do Tradutor:
Já vi que algumas pessoas que comentam aqui no Hempadão cobram muito as fontes das informações, o que é extremamente justo, e eu pretendo sempre postar alguma referência online atual ao conteúdo do post. E claro, eu posso me enganar, esquecer alguma coisa ou outra, é aqui que entra o papel de vocês, leitores: questionem, debatam, perguntem; mas é claro que tudo com acima de tudo respeito.
Eu me considero com inglês fluente, mas mesmo assim eu deixo escapar várias coisas. Algumas traduções podem sem querer saírem de um jeito meio robótico e estarei, obviamente, aceitando sugestões (sempre creditadas!) pra deixar as informações mais claras, evitar o duplo sentido, expressar melhor a ideia etc. E não é necessário saber inglês para ajudar! É até muito interessante que pessoas sem noção de inglês ajudem, as frases podem ficar melhor formuladas e tal. Obviamente, quem sabe inglês, pode ajudar bastante também!
Existem alguns capítulos específicos sobre saúde, leis, agronomia, economia etc; os quais eu não domino o vocabulário nem em inglês e nem em português. Mas como já vi que muitos leitores do Hempadão são engenheiros, advogados, médicos etc; sei que essas pessoas podem contribuir!
Ao mesmo tempo estarei postando conteúdos relacionados a cannabis no blog O imperador está nu, onde já se encontram posts mais específicos sobre o livro e o blog em si, como: Por que o título "O imperador está nu?", "Conteúdo do blog" , "O que é o blog?" e até o post de Introdução, no qual eu explico quem sou e o que estou fazendo. Tem muito - muito - conteúdo! Viva o Jack!
BOAAAAAA MATERIA OTEMA!
ResponderExcluirTODOS JUNTOS PELA PAZ!
muito bom esse novo editorial!
ResponderExcluiradorei a idéia..
vou tentar participar sempre!
"On Jack is Tall Back"
ResponderExcluirmuito boua éssa. vo faze uma taoo cm isso.! isuhaiusahusiahus *-*
by rafinhá
"On Jack is Tall Back"
ResponderExcluiro quer dizer ?
Muito bom, sempre que puder participarei e colaborarei !! =D
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom esse editorial, mesmo.
ResponderExcluirO Blog tá fantástico, tem tudo que se pode saber e um pouco mais.
Irado eim galera, obrigada por nos proporcionar essas informações!
Vou passar adiante.
Paz!
papel de canhamo? adoraria bolar uma vela nessa seda SIOFHOIJSDOIJSDOKPODKO
ResponderExcluiramigo fazendeiro muitas das sedas q compramos oje nas tabacarias para usar de roupa para nossa sagrada erva são de fibra de canhamo um exemplo classico é a pure hemp
ResponderExcluirmuito boa a nova editoria cada dia melhor ein hempadão é nóis fote abraço a todos e paz de jah
muito boa a iniciativa...estou procurando alguns livros sobre o assunto e achei este...mas queria ele impresso e não online...estava pensando em traduzir...já que iniciram com o projeto...quero ajudar...como fazemos?
ResponderExcluirabraxxx
pra quem nao sabe o que eh ON JACK IS TALL BACK?
ResponderExcluireh so ler em voz alta! hahahahahhaha...
ondiéquitáobéqui
ResponderExcluirOn Jack is Tall Back?
ResponderExcluirAHUEAEIAHEAHUEHA
RAFAEL.............ONDDIÉ q tá o beck???
ResponderExcluirR- na mente!!!!!!!kkkkkkkkk
Ótimo...vou acompanhar.
ResponderExcluirbomconheiro matou a charada... ahhahaha
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirhuauhauhauhhua caralho essa galera que nao sacou a frase sequelou en? asheaseuhsaiuehuaie, eu ri velho kkkk, se perguntem oras, onde é que está o beck? o meu ta na boca esfumaçando nesse exato momento hauhuaa.
ResponderExcluirTem otra do jack que um broder havia me falado é tipo assim:
O maluco bolou varios becks, dae chamou o broder gringo pra fumar um, so q na hora da fumaça esqueceu onde botou os baseados, e fica desesperado, dae ele vira pro broder gringo e diz:
Put a keep a real fool deal, On Jack Us Back Stone?
ahiuseahaiusheiuahiehas, sacaram?
foi mal ae galera se foi palia mas é q quando a gente esta chapado essas piadinhas sao raxantes uhahuahua. abrass a todos!
on jack is tall back ?
ResponderExcluirhahahhaahahaa
star no boot..
full may..
monday bus car..
da pa viajaaa hahahaha ;P
full may kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirPut a keep a real fool deal, On Jack Us Back Stone?
ResponderExcluirauehuaehueaae. booa!
É as 4:20 na Área!
ResponderExcluir