domingo, 4 de julho de 2010

[Ed. #71] DiscoveryHemp: Maconha mata Neurônio? Canabinóides e o Fortalecimento das Células Tronco!

por Dr. Moura Verdini

No ato de fumar maconha, reside a lenda que um de seus efeitos adversos é a morte dos neurônios e demais células do sistema nervoso. Uma pesquisa realizada na UFRJ, no entanto, demonstra a importância que os canabinóides podem ter em tratamentos realizados com células tronco, aumentando significativamente a taxa de sobrvivência das células embrionárias indiferenciadas. As células tronco embrionárias são células com a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de células adultas, produzindo qualquer tipo de tecido, até mesmo o tecido de células nervosas. Daí, reside o grande sonho da medicina em se utilizar tais células na regeneração de órgãos. Porém uma das grandes dificuladades do uso de tais células é a baixa eficiência devido a sua pequena taxa de sobrevivência. Os canabinóides, no entanto, podem aumentar e taxa de sobrevivência para 45%, aumentando a relevência de tratamentos realizados com este tipo de célula.

"Sabemos que, por razões diversas, somente entre 1% e 20% das células-tronco transplantadas sobrevivem in vivo [no corpo], o que reduz a eficácia delas e traz a necessidade de transplantes com números significativamente maiores de células do que as de fato terão algum efeito”. Explica o co-autor do estudo Stevens Rehen, pesquisador do instituro de Ciências Biomédicas da UFRJ.

Alguns dados de estudos anteriores demonstravam a possível existência de uma ligação entre o sistema canabinóide e a sobrevivência de células tronco, através da ativação de fechaduras químicas a partir da ativação dos recptores CB1 e CB2. Rehen e seus colaboradores iniciaram o estudo apostando que a interação de canabinóides com estes receptores poderiam facilitar não somente a sobrevivência das células mas também sua tranformação em neurônios.

"Mas vimos que, na verdade, não se tratava de um efeito específico e associado à diferenciação [especialização] neuronal", conta Rehen. O que acontece é que o estímulo aos receptores aumentam a sobrevivência de todas as células presentes nos corpos embriódes, conjunto de células tronco que representam sua primeira fase de especialização celular. Foram testadas substâncias que estimulam ambos os receptores. A principal delas, embora tenha estrutura química bem diferente da que caracteriza o THC produz na célula efeitos muito semelhantes. Aos efeitos provocados por este canabinóide, esta molécula levou à diminuição de 45% na morte das células-tronco, enquanto outra substância testada, que age especificamente sobre o CB2, reduziu a morte celular em 20%.

"O próximo passo será explorar o potencial dos canabinoides como agentes capazes de aumentar a sobrevivência de células-tronco embrionárias depois de transplantes.” diz Rehen. "O pré-tratamento das células-tronco poderá fortalecê-las para que sobrevivam no campo de batalha do organismo, de modo que tenham condições de sobreviver e se diferenciar no tecido lesado e/ou inflamado", afirma o biólogo. "Por conta da exposição dos seres humanos aos canabinoides ao longo de milhares de anos, conhecemos a maior parte de seus efeitos no organismo, o que favoreceria sua aplicação terapêutica quando comparados a outros fármacos", diz o pesquisador.

13 comentários:

  1. muito bom o relato.... Porem todos as pessoas que consome já sabe, mais não tinha dados a nível de comprovação. Agora os sequelados já contesta os poderes místicos, curativos, e pensantes da santa erva.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico surpreso com pessoas que ainda acreditam que maconha mata neurônios...tipo..destruição em massa kkkk, mas essas pesquisas mostram cada dia mais a razão da erva estar presente na terra.

    ResponderExcluir
  3. http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/maconha/thc.html

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!
    Um novo e eficiente aliado à medicina regenerativa.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto hempada, só faltou dizer se mata realmente os neuronios ou não, deixou essa pergunta no ar, ou to viajando?

    ResponderExcluir
  6. Maconha não mata neurônios, isso é mito e ja é comprovado (basta pesquisar no Google que vc acha rapidão).
    Existem até alguns cientistas que acreditam que ela tenha o poder de fortalecer os neurônios evitando a sua morte.
    Mas excelente reportagem, parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Google nao responde tudo. Existem pesquisas que afirmam que maconha causa danos cerebrais, e outras que nao acharam tal relação. Nao existe um consenso.

    ResponderExcluir
  8. Vitor, isso que tu falo eu sei já, mas no texto essa pergunta que ficou no ar, entende?

    ResponderExcluir
  9. O q mais falta fazer pra maconha ser legalizada, falar. lava? passar? cozinhar?
    gahauhauu otima noticia

    ResponderExcluir
  10. é, concordo com o rafael ! esse é um site que é um ponto a favor da legalização e descriminação da erva, vocês tem que usar argumentos realmente bons porque os danos cerebrais são muito importantes e tem que ser tratados com importância

    ResponderExcluir
  11. pena que são gabrielrs. esta sem maconha graças a um delegadinho de merda metido a capitão nacimento!

    ResponderExcluir