terça-feira, 20 de julho de 2010

[Ed. #73] Chapa2: THC - A Revista da Cultura Canábica Argentina!

O Chapa2 de hoje vai abrir espaço para uma publicação interessante sobre a revista THC, voltada a cultura da cannabis, ali na Argentina. O texto é de Edmundo Leite e trata-se de uma descrição do lugar onde ele foi e se espantou com a revista na banca. No entanto não fica por aí, o periódico fez lembrar o caso do nosso amigo Pedrada, preso por plantar a erva e que, graças à Jah, já está na mais perfeita paz e liberdade. Vale a leitura, boa abordagem:

"Andar pelas ruas de Buenos Aires – atividade cada vez mais comum na rotina de brasileiros que aproveitam o câmbio favorável para fazer turismo na capital argentina – pode render várias surpresas.  Uma delas é descobrir que levar a sério aquela rivalidade futebolística  cada vez mais incentivada – inclusive  por gente que nunca conheceu um argentino pessoalmente -  é uma grande bobagem.

Outra poderá acontecer numa banca de jornal e revistas. Como acontece em quase todo o mundo, os títulos nas bancas argentinas  são os mais diversos, passando por jornais de várias formatos e tendências,  revistas noticiosas semanais, de esportes, celebridades, música, cinema,  pornografia e entretenimentos diversos.

TCH003Apesar dessa diversidade, não tem como não chamar atenção dos forasteiros um título que está em várias bancas da capital acompanhado de um conhecido símbolo de uma folha com sete pontas: a THC.  E para não deixar dúvidas do que trata a publicação, abaixo do título vai a apresentação da linha editorial:   “A revista da cultura cannabica”.

O nome da revista é  a sigla do nome científico da substância psicoativa encontrada na  maconha, o tetraidrocanabinol. Com um fôlego surpreendente, a revista argentina  sobre maconha está em sua 28ª edição.  Tem edição e impressão caprichadas e distribuição nacional na Argentina e no Uruguai.

A  última edição aproveitou  a Copa do Mundo para abordar o tema do doping no esporte. Faz um histórico do doping de maconha nas competições e traz especialistas  defendendo  que  o chamado doping com drogas sociais – como a maconha – não deveria ser punido como uso de substâncias para a melhora de rendimento.

Ainda no tema principal da edição,  a THC  fez uma entrevista  com o ex-jogador Fernando “el Rifle” Pandolfi, campeão pelo Vélez e Boca Juniors e hoje líder da banda de rock “Mil Hormigas”, que admite que dava uns tapas – com moderação -  quando era atleta: “Nunca fui um fumador compulsivo porque era esportista e levava isso a sério.” Outro personagem do mundo esportivo entrevistado é o ex-goleiro do Boca Sandro Guzmán, que se converteu ao rastafari, o movimento jamaicano que crê em propriedades religiosas da maconha.

O bloco sobre futebol continua com um artigo saudando Maradona por ter convocado para a seleção que disputou a Copa do Mundo  o jogador Ariel Garcé, que já cumpriu suspensão pode doping de cocaína, e uma reportagem sobre os tipos de maconha cultividados na África do Sul. Na última página, um texto relembra o drama do doping de Maradona na Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Mas as 68 páginas da edição de junho não se restringe a futebol. Tem reportagens  sobre técnicas de cultivo, controle  de pragas, estudos científicos, tipos de plantas e até uma página de culinária, com a  receita de um fondue preparado com maconha.

Interativa, a THC publica duas páginas  com fotos de  leitores  com suas plantações de maconha para consumo próprio, o que é permitido no país desde 2009.

#

Nessa semana que passou,  a descriminalização do consumo  de maconha voltou  a ser discutida aqui no Brasil  depois que um grupo de renomados neurocientistas publicou uma carta aberta defendendo  o plantio de pequenas quantidades para consumo próprio.

A motivação do manifesto dos cientistas foi a prisão do músico Pedro Caetano, da banda de reggae Ponto de Equilíbrio, que cultivava dez pés da planta em sua casa.  Não consegui levantar informações, mas parece que  Pedro Caetano já foi liberado.

A discussão é daquelas boas, que dá para render debates interminávais entre os vários pontos de vista.  Se for discutido  com seriadade nos fóruns apropriados (Câmara,  Senado e Judiciário) será um avanço, seja qual for o resultado.   Com a eleição por perto, o debate já deu sinais que pode esquentar. Se ficar só na guerra eleitoral, será uma oportunidade perdida.

Além de provocar o debate sobre o tema, o  caso Pedro Caetano traz à memória dois casos famosos envolvendo artistas e maconha. Em 1976, num período de pouco mais de um mês de diferença,  Gilberto Gil e Rita Lee foram presos por serem flagrados com pequenas quantidades da droga.  Os dois acabariam condenados – Gil a tratamento de recuperação e Rita, grávida, a prisão domiciliar após amargar um período num presídio feminino.

#

16 comentários:

  1. é né! aqui nun tem High Times nacional,nem THC brazuca! só pau na molera dos "vagabundos maconheiros"

    ResponderExcluir
  2. Se Deus quiser a erva vai ser legalizada, varias revistas como essa vão existir no Brasil...Fé em Jah'

    ResponderExcluir
  3. interesante mais a ideia da revista eh valida
    eu assinaria ;D se tivese aki no brasil ;D

    legalize já

    ResponderExcluir
  4. QUE JAH NOS AJUDE!!!E QUE DAQUI UM BREVE TEMPO POSSAMOS ASSISTIR BRASIL X ARGENTNA DANDO UMS COM OS ERMANOS.

    ANTONIO BH

    ResponderExcluir
  5. Matheus Fabro Bianchi20 de julho de 2010 às 17:24

    na minha conta do orkut tem dois videos do gil nessa epoca, ae vai os links..

    Gilberto Gil preso com porte de Maconha em 1976
    http://www.youtube.com/watch?v=j6dvh3rJhWI

    Julgamento de Gilberto Gil por uso de Maconha em 1976
    http://www.youtube.com/watch?v=Q9zmXJgjE_Y

    ResponderExcluir
  6. O growroom tava planejando umarevista para o segundo semestre tomara q de certo !


    Ficaratrásdaargentina é foda!

    ResponderExcluir
  7. que Jah nos ajude!!!!!

    ResponderExcluir
  8. o hempadão daria uma ótima revista!


    Jah Bless!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de chegar de buenos aires. vc pode portar um porro (baseado) e cultivar um pe' em casa. nao pode fumar em lugares públicos, nao pode comprar nem vender. as lojas de sementes sao com hora marcada e discretas. e' bem melhor que o Brasil, muito mais evoluído. Mas nao vai pensando que e' a Jamaica, pq n e'. E sim, os argentinos sao muito sangue bom. Gostam mais da gente do que nos deles, e' a impressão q fiquei. E viva o bife de chorizo com papas fritas!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o comentario do bola acima... Essa questao da rivalidade no futebol por exemplo é mais nossa do que deles.... Muitas vezes nos referimos aos argentinos até com raiva, sendo que quem vai pra la é muito bem tratado.
    henrique

    ResponderExcluir
  11. essa parada ai de rivalidade do futebol, que na maioria das vezes a midia que faz, é ridiculo
    argentina otimo lugar de viver, pelo geito x)

    ResponderExcluir
  12. mídia controla...

    agora que é descriminalizada lá, mais um motivo pra discriminar eles e o ato!

    ResponderExcluir
  13. Aee pessoal, eu comprei essa revista em Mendoza faz 1 semana atrás, e tem o preço ali: 14 pesos, 12 reais.. isso mesmo, tem o preço em reais, ou seja deve ser distribuida aqui..
    Tem outra muito boa tambem chamada Haze, essa mais especifica sobre o cultivo, abraços..
    http://www.revistahaze.com.ar/

    ResponderExcluir
  14. HULK, eles tem preco em real, dollar e euro em tudo, pq tem mais gringo que argentino por la. Isso n significa nada alem disso. E a revista nao pode custar 12 reais ou 14 pesos, pq o real vale mais que o dobro do peso.

    12 BRL (Real Brasileiro)
    =
    26,7516 ARS (Peso Argentino)
    (Até 22/7/2010 21:54)

    ou seja,

    1 BRL (Real Brasileiro)
    =
    2,2293 ARS (Peso Argentino)
    (Até 22/7/2010 21:51)

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Alguem sabe se é possivel comprar dessas revistas pela internet para serem entregue pelo correio?
    Henrique

    ResponderExcluir
  16. Quando fui para a Argentina comprei as três edições que tinha na banca! essa revista é muito foda! Não vejo a hora de assinar a minha hempadão e ler ela sentado no sofá da varanda...

    ResponderExcluir