segunda-feira, 19 de julho de 2010

[Ed. #73] OnJack: Cap. 1 Parte 4 – Grandes Guerras para Garantir a Disponibilidade do Cânhamo!

por Rafael Braz

Por exemplo, a razão original para a guerra de 1812 (EUA contra Inglaterra) era pelo acesso ao cânhamo russo. Esta também foi a principal razão pela qual Napoleão (aliado dos EUA em 1812) e os aliados ao Bloqueio Continental invadiram a Rússia em 1812. (Ver capítulo 12, “A guerra (do cânhamo) de 1812 e Napoleão invade a Rússia.”)

AbacáEm 1942, depois que invasão nipônica nas Filipinas cessou o fornecimento de abacá*, o governo norte-americano distribuiu mais de 180 quilos de sementes de cannabis para os fazendeiros americanos de Wisconsin até Kentucky, que acabaram por produzir 42 mil toneladas de fibra de cânhamo anualmente até 1946, quando a guerra acabou. 

O abacá*, também conhecido como cânhamo-de-manila, cânhamo-de-manilha, alvacá, bananeira-de-corda, bananeira-de-flor e bandala é um tipo de bananeira que proporciona também uma das mais importantes matérias-primas para a cordoaria. Os seus frutos não são comestíveis. Com as fibras dela extraídas, são feitos os cabos usados em todo o mundo para amarrar os navios nos portos. É usado de preferência a qualquer outra fibra porque, além de sua enorme resistência à tensão, é dificilmente deteriorável sob a ação da água, doce ou salgada. As fibras dessa musácea tropical têm de dois a quatro metros de comprimento e procedem dos pecíolos de suas folhas. A plantação tem o aspecto de um bananal e as plantas são cortadas pela base antes que cheguem a frutificar. O abacá é empregado também na manufatura de cordéis, sacos, linhas e redes de pescar, tapetes, papel de embrulho e pasta de papel. As ilhas Filipinas têm sido, desde tempos imemoriais, o principal centro produtor. Durante a II Guerra Mundial, as plantações dos EUA na América Central, iniciadas na década de 1920, supriram o mercado aliado. Alguns países da região são hoje grandes produtores.

*Fonte: Wikipédia.

Por que o cânhamo tem sido tão importante na história?

Porque o cânhamo é a mais forte, resistente e durável fibra natural do planeta. Suas folhas e flores foram – dependendo da cultura – o primeiro, segundo ou terceiro medicamento mais utilizado por dois terços da população mundial por pelo menos 3 mil anos, até a virada do século.

Na Botânica, o cânhamo pertence a mais avançada família de plantas no mundo. Ela é dióica (possui o órgão sexual masculino ou feminino e às vezes é hermafrodita – os dois órgãos na mesma planta), é abundante, herbácea e usa o sol com mais eficiência que praticamente qualquer outra planta no planeta, chegando a ficar com de 3 até 6 metros de altura em baixa temporada. Pode ser plantada em praticamente qualquer clima e condição de solo existentes no mundo, inclusive nos de pior qualidade.

O cânhamo é, de longe, a principal fonte natural renovável da Terra. É por isso que o cânhamo é tão importante.

Footnotes:
1. Clark, V.S., History of Manufacture in the United States, McGraw Hill, NY 1929, Pg. 34.
2. Ibid.
3. Diaries of George Washington; Writings of George Washington, Letter to Dr. James Anderson, May 26, 1794, vol. 33, p. 433, (U.S. govt. pub., 1931); Letters to his caretaker, Williams Pearce, 1795 & 1796; Thomas Jefferson, Jefferson's Farm Books, Abel, Ernest, Marijuana: The First 12,000 Years, Plenum Press, NY, 1980; M. Aldrich, et al.

(Para preservar os dados, as notas de rodapé vão em inglês pois talvez a informação se perca na hora de traduzir fontes específicas.)

O capítulo 1 termina aqui e já pode ser baixado através desse link!

Essa foi a tradução das páginas 5 e 6.
Clique aqui para a versão em inglês.

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica sinta-se livre para postar um comentário!

9 comentários:

  1. "O cânhamo é, de longe, a principal fonte natural renovável da Terra."

    E enquanto o homem mata,ploui,rouba,extorque por petróleo a maconha é ilegal.
    Que coisa ridícula.

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que todos os cânhamos tinham aquela folha caracteristica da maconha... Mas pelo visto nao...

    ResponderExcluir
  3. aff, os posts mais interessante geram menos comentários.. foda

    ResponderExcluir
  4. taí uma parte do verdadeiro motivo da ilegalidade da erva, simplesmente por ser a planta mais versátil encontrada no planeta, que detona qualquer produto feito de plástico,algodão,por exemplo, sem falar nos seus poderios farmacêuticos e nutricionais únicos, e por que naum recreativos, já que a recreação também é medicinal...

    LEGALIZE CANNABIS !!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela tradução deste importante livro! Tomara que depois de pronto de certo para fazer uma edição "física" bonita, e assim possamos vê-lo nas livrarias de todo país! continuem esse belo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. A primeira foto também é cânhamo?

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo

    A primeira foto é do abacá, também conhecido como "cânhamo-de-manila", é uma bananeira. O abacá conseguia mais ou menos substituir o cânhamo mesmo, apesar de não ser tão bom, a vantagem era a isenção de impostos, isso tudo vai ser melhor explicado nos próximos posts.

    Tirei essas informações sobre a planta do wikipédia.

    Espero ter esclarecido sua dúvida, abração

    ResponderExcluir
  8. Obrigado.... Nada como a cannabis... Melhor tipo de cânhamo!!! haha

    ResponderExcluir
  9. Muito bom essas edições _\|/_

    ResponderExcluir