sábado, 14 de agosto de 2010

[Ed. 76#] ErvaMundi: Cultura da Maconha na Escócia!

Hoje o ErvaMundi vai descer em terras do Reino Unido, mas não pulamos todas as letras do alfabeto para isso. Começamos pela letra A e ainda estamos no E, e hoje é dia de desvendar a cultura canábica da Escócia. Por lá as políticas públicas gostam basntante da idéia do uso da maconha medicinal, sobretudo em casos de doenças degenerativas. No caso do consumo recreativo... pode-se dizer que o uso não é crime, mas a posse e compra sim.

Na verdade há determinada vergonha nacional ao ter tirado a maconha da classe C para a B no critério de periculosidade. A mudança contraria muitas recomendações científicas, mas mesmo assim a cannabis é classificada com droga da classe B, o que contempla uma pena máxima de até 14 anos de prisão para fornecimento, produção e tráfico. Antes, quando pertencente à classe B, a pena máxima era de nove anos.

Já o porte a pena máxima era de cinco anos, mas passou para dois, recentemente. A maioria dos crimes por posse de cannabis resultava num aviso e confisco da droga. No entanto, se tiverem fatores agravantes, como fumar em local público, pode ser a causa para prisão ou perseguição. Ou seja, são grandes as dificuldades que se mostram diante da lei.

No entanto há boa notícias, como estudos da Universidade de Edimburgo, que mostra a capacidade da maconha ajudar idosos no não acúmulo de gordura responsável pela osteoporose, doença que acaba com os ossos. Isso em pessoas idosas, já que os estudos apontam possíveis efeitos contrários em pessoas jovens. O estudo foi feito com ratos e comentado pelo Maierovitch.

Ainda no campo da ciência, recentemente houve a notícia do spray contendo THC e canabidiol usado contra a esclerosa múltipla, doença degenerativa sem cura. O medicamento está em vias de utilização em todo Reino Unido além da Espanha. Se alguém tiver mais informações sobre a Escócia, cai na roda e diz... não foi fácil achar conteúdo.

Semana que vem, mais ou menos a hora que der... no fuso confuso da erva no mundo, vamos falar da Eslovênia... eita, será que tem fumaça?!

5 comentários:

  1. Parabéns hempada! ótimo post, como todos, claro!
    Load2010

    ResponderExcluir
  2. Parabéns equipe Hempadão, ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Ta na Escócia, ta faltando post aqui no Ervamundi em .. kkk qual o próximo ?

    ResponderExcluir
  4. Quando passei por Edinburgh, achei um envelope com um bud de green dentro do banheiro do hostel, com um bilhete "tive que pegar o voo, e nao pude levar comigo". No dia seguinte estava em Glasgow, e naturalmente fumei margens do Rio Clyde e assisti depois o festival de gaita de foles chapadao. Entao, com essa impressao, eu considero a Escocia um lugar bem Lega.

    ResponderExcluir