terça-feira, 10 de agosto de 2010

[Ed. 76#] OnWave: Enteógenos.org - Informação e Conhecimento!

Hoje vamos dar uma dica que vale por três. Isso porque o site enteogenos.org funciona assim, com espaços independentes. São eles: o Moksha, editoria destinada a "coisas indiretamente relacionadas a enteógenos: arte, espiritualidade, filosofia, ciência..."; o Soma, espaço de indicação de outros blogs e também o Amrita, com textos mais opinativos. Vale a visita e a leitura... click na imagem para viajar, de verdade:

8 comentários:

  1. eu quero é hemp... isso né hemp não!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, eu gosto é de HEMPADA!!!
    .
    Esses caras dos enteogenos são mto é preconceituosos pois não reconhecem a santa maria como enteogeno também !!! Muitos fazem seu uso ritualistico, esses enteogenistas fanáticos deveriam ler mais sobre outras religiões.

    ResponderExcluir
  3. Esse site é muito bacana. Recomendo.

    Cuidado com a generalização Renato, pois ela é muito preconceituosa.

    Falo isso porque sou um dos autores do blog enteogenico.blogspot e reconheço a cannabis com potencial de induzir experiências enteogênicas. É interessante que nenhuma substância é em si enteogenica, mas é a experiência que é enteogenica. Então existem sim, plantas, substâncias, com potencial enteogenico, dentre elas a cannabis.

    Só que, de modo geral, de fato a cannabis é uma planta usada de forma recreacional mais comumente que outras com potencial enteogenico. Isso também tem acontecido com o LSD em doses leves. (Sem entrar na visão preconceituosa contra o uso recreacional, visão do qual não compartilho)..

    Mas é isso. Para que tantas barricadas se podemos construir tantas pontes?

    Um abraço,
    Fernando Beserra

    ResponderExcluir
  4. ahahahahahahaha

    Calma, Fernando! Vamos levar "suave na nave".

    Acho que o Renato Araújo estava se referindo no geral, embora ainda com a compreensão um pouco incipiente.

    Grande Renato, valeu por trazer à tona esse incômodo tópico.

    Eu mesmo sou a favor da liberação da cannabis, pois se está desperdiçando um enorme recurso sustentável e poderoso. Já disse o querido autor do "O Rei Está Nu" (The Emperor Wears no Clothes), o saudoso Jack Herer (do qual até mesmo uma strain de cannabis foi nomeada em sua honra):

    "Se todos os combustíveis fósseis e seus derivados e todas as árvores para papel e construção fossem banidos de modo a salvar o planeta, reverter o efeito estufa e parar com o desflorestamento, então há apenas um recurso natural anualmente renovável que é capaz de prover a maior parte de todo o papel e tecido do mundo, de alimentar todo o transporte mundial e as necessidades industriais e domésticas de energia, enquanto simultaneamente reduz a poluição, reconstrói o solo e limpa a atmosfera tudo ao mesmo tempo. E a substância é... aquela que já fez tudo isso antes: Cannabis - Hemp - Marijuana - Santa Maria".

    (eu ainda diria que o ritmo mais lento que o consumo da erva traria a todos beneficiaria a sociedade... quero até mesmo fundar um país com todos os maconheiros do mundo e movido a cannabis)


    Ainda assim, estamos a falar de algo literalmente ilegal na maior parte do mundo e punido severamente dependendo da situação. Vou te falar, eu trabalho com isso e todo dia tenho um processo inteiro de tráfico na minha mesa. Uma pena, mas posso dizer que nosso ordenamento jurídico hoje em dia, apesar de mais avançado que no passado, ainda é muito míope para a questão das drogas e isso é um grande entrave para a única forma de acabar com essa violência toda.

    Portanto, calma lá, não vamos nos irritar uns com os outros sem necessidade. Ambos os lados podem melhorar. Eu mesmo participo da enteogenos.org, talvez mais como agitador do que colaborador.
    Por isso e pelo que falei acima, entre tantos outros argumentos, reconheço o potencial enteógeno da cannabis.

    Porém, atualmente, a maioria que a utiliza o faz por vício, o que geralmente tem trazido consequências drásticas para a saúde de muitas famílias. Claro, isso nessa cultura consumista que temos. Isso é muito diferente do uso terapêutico e do uso ritual. São três instâncias diferentes: recreativa, terapêutica e ritual. Os astekas faziam isso muito bem como, por exemplo, os cogumelos. Mas conheço muitos coitados que derreteram o corpo com cogumelos.

    (cont)

    ResponderExcluir
  5. Admiro muito os daimistas marianos e não acredito no que uma amiga daimista de raiz falou ("não existe mariano, só maconheiro"). Pessoalmente, não me faz sentido algum a religião rastafári, mas sou obrigado a respeitar, não por causa da cannabis, mas porque são seres humanos. Eles não têm culpa de serem tolos, tadinhos. kkkk

    Discordo veementemente é de uma coisa: ler sobre religião. Isso pode trazer informação, o que é uma faca de dois gumes. Enquanto traga benefícios, pode causar um sufocamento intelectual.

    Isso quer dizer que ler não é garantia de nada. Conheço muitos padres que estudaram profundamente magia, mas que não praticam rituais para Baphomet ou falam sobre Sephiroth em seus sermões.

    (cont)

    ResponderExcluir
  6. Por isso, o que eu recomendo a todos aqui é mais diálogo.

    Afinal, a corrida "esquisotérica e misticóide" em que se metem alguns pretensos psiconautas é mais prejudicial do que a velha corrida social e animal que já enfrentavam naturalmente. Muitos são nada mais do que fantasiosos. Não estou acusando ninguém específico, pois que náo escorregou na jaca, escorregará. O caminho é esse.

    Um pouco mais de prazer é uma proposta bem tântrica e pode alçar uma espiritualidade genuína.

    Por outro lado, muitos viciados MENTEM para si mesmos dizendo que estão fazendo algo espiritual quando estão apenas se entupindo de bhang ou hashish ou charas. Muitos caras de pau apenas se drogam e acham que aquele efeito específico tem algo de espiritual.

    Vale muito a pena não confundirmos PES com trabalho espiritual e muito menos com realização espiritual sem esforço.

    Assim, acho que cada lado tem algo a ensinar aos demais e ninguém precisa ficar vigiando o rabo dos outros. Cada um já tem sua consciência, basta não deixá-la atrofiar. Aí a medida do que seja prazer, vício ou ritual é de cada um.

    Afinal, ninguém aqui quer uma vida de mentiras, só verdade (sol verdade).

    ResponderExcluir
  7. TENHO SO UMA PALAVRA PARA ACABAR COM A PICUINHA :
    RESPEITO,RESPEITO SE NOS RESPEITARMOS O PONTO DE VISTA DE CADA UM NAO IMPORTA O ROTULO QUE O OUTRO LEVE SE O CARA USA CHA FUMA OU CHEIRA NAO IMPORTA O QUE IMPORTA E OQUE ELE FAZ DE BOM DURANTE SUA VIDA!
    LOUCOS SEMPRE UNIDOS!!!!
    ANTONIO BH

    ResponderExcluir