sábado, 18 de setembro de 2010

[Ed. #81] RastaFórum: Stir It Up -- Mexa-se!

Enquanto Bob trabalhava duro em Delaware, Coxsone Dodd lançava músicas que o grupo havia gravado antes da partida de Bob: “Love and Affection”, “Put it On”, “I’m still Waiting”, cover dos Beatles, “And I Love Her”, “Cry to Me” e “Where Will I Find”. Todas atingiram o sucesso. Enquanto isso, Rita continuava a gravar com as Soulettes e o grupo emplacou um hit com uma versão da americana “Pied Piper”.

Para se aproveitar do sucesso dos Wailers durante a ausência de Bob, Dodd reconfigurou o grupo colocando Bunny no vocal principal, Peter no vocal secundário, a prima de Rita, Dream, na harmonia e Rita nos backing vocals, ocupando o lugar de Beverly Kelso. O grupo gravou um novo material e também se apresentou no Kingston’s State Theater, apoiando cantores americanos como Betty Everest e Bem E. King.

Quando Bob voltou ao Studio One no outono de 1966, ele gravou músicas que tinha escrito em Delaware. O estilo deles era parecido com o rock steady, uma variação do ska que estava na moda em 1966. O rock steady dava mais destaque ao violão e vocais solos enquanto empurrava a trompa sempre presente no ska para o fundo e elevava o baixo num estilo que lembrava o funk de James Brown.

Embora Bob não tenha conseguido tanto dinheiro na América como esperava, ele ainda estava determinado a sair das mãos dos empresários de música jamaicanos. Com a ajuda de Peter, Bunny, Rita e Dream, ele abriu sua própria loja de vinis no quarto da frente da casa de Viola, tia de Rita, em Greenwich Park Road. Ele começou vendendo os vinis de Dodd por consignação e logo criou seu próprio selo, Wail ’N’ Soul ‘M, cujo nome foi em homenagem aos Wailers e às Soulettes, os quais ele acabou gravando.

O primeiro lançamento do selo Wail ‘N’ Soul ‘M foi uma música dos Wailers, “Bend Down Low”. O segundo, foi um dueto formado por Bob e Rita chamado “Hold On to this feeling”. Bob lançou mais alguns singles, incluindo “Stir it Up”, que se tornou um de seus maiores sucessos anos depois, mas os recursos financeiros eram poucos para manter o selo. Ele faliu em 1967 e Bob, frustrado por viver nas costas da tia de Rita, levou Rita e Sharon (uma filha que ela teve antes de conhecer Bob) de volta a Nine Miles para pensar no que ia fazer. Ele também tinha que provar que era autossuficiente e que poderia sustentar sua família.

De acordo com as memórias de Rita, “nós começamos a viver felizes naquele lugar... a gente podia gritar, ser feliz, livres! Eu me sentia, por último, como uma mulher.” Eles viviam na casa que o avô de Bob havia construído para Cedella e começaram a construir um jardim nas terras de Omeriah plantando inhame, batata e repolho. Eles também tinham um burro de estimação chamado Nimble. Rita se lembrou que Bob “tratava Nimble como um filho – lhe dava até vitaminas! Em qualquer lugar que a gente ia, Nimble estava conosco.” Como sempre, Bob tocava seu violão e compunha músicas, um hábito que nunca se perdeu, não importando onde ele morasse.

2 comentários:

  1. As dificuldades estão aí para serem superadas, BOB foi um guerreiro, lutou pra espalhar o reggae pelo mundo! Sua luta não foi em vão!! Regueiros guerreiros como BOB sempre vão existir, a resistência nunca vai acabar!!

    ResponderExcluir